carvão ativado

Carvão ativado: afinal, pra que serve e como usar?

O melhor ingrediente pra eliminar a oleosidade excessiva dos seus cabelos e da sua pele.

Muito se fala nos poderes do carvão ativado e dos seus benefícios pra pele e pro cabelo. Mas afinal, você sabe o que esse ativo é de fato? Pra começar, ele não tem nada a ver com aquele carvão que encontramos no mercado, tá? O carvão ativado passa por um processo diferente de queima, criando uma matéria com propriedades maravilhosas que estão sendo cada vez mais exploradas pela indústria da beleza.

Hoje, vim aqui falar mais sobre o carvão ativado e te explicar o que ele é, como funciona e todos os benefícios pra sua rotina de beleza. Vem comigo?

Índice

O que é carvão ativado e pra que serve?

O carvão ativado é um material poroso que coleta impurezas presentes nos seus poros e carrega elas pra fora, como se ele fosse um ímã mesmo que atrai e leva tudo o que é ruim pra longe da sua pele e dos seus cabelos. E essa ação, chamada de “adsorção” - sim, com D mesmo haha -, é o que dá pro carvão ativado o seu efeito de detox natural. 

carvão ativado

Como pode ser quebrado em partículas minúsculas, esse ativo se torna super versátil: pode ser encontrado em cápsulas, comprimidos, adicionado a receitas e itens de beleza que já fazem parte do nosso dia a dia. E, justamente por ser um poderoso aliado na hora de remover impurezas, que o seu uso em cosméticos é cada vez mais comum e suas propriedades adstringentes estão ganhando muito destaque em produtos detox.

Qual a diferença entre carvão vegetal e carvão ativado?

O carvão vegetal é mais conhecido como aquele que usamos pra queimar e fazer churrasco. Mas, a verdade é que tanto o ativado, quanto o de churrasco são vegetais, a diferença está nas propriedades e usos de cada um. 

O carvão que é usado nas churrasqueiras é derivado da queima de madeiras mais densas e rígidas. Por isso, ele tem uma estrutura mais forte e, mesmo que seja triturado, é difícil ser quebrado em partículas muito pequenas. Já o carvão ativado vem da queima da cortiça, de cascas de coco ou de lascas de algumas árvores, gerando um material diferente: extremamente leve e poroso! Isso também permite que ele seja quebrado em partículas minúsculas, podendo ser transformado até em pó.

Quais os benefícios do carvão ativado?

Eu já adiantei um pouquinho antes, mas um dos principais benefícios do carvão ativado é sua poderosa ação de limpeza. Aplicado na pele ou nos cabelos, ele faz um detox profundo e ainda ajuda a equilibrar a oleosidade em excesso. Isso é: o ingrediente perfeito pra incluir na rotina de beleza, né?

homem fazendo skincare com o sabonete facial para peles oleosas da B.O.B enquanto toma café

Vamos nos aprofundar mais nos benefícios dele?

Carvão ativado pra a pele do rosto e do corpo.

Na sua pele, o carvão ativado elimina toxinas, impurezas e resquícios de poluentes, tudo isso sem prejudicar a hidratação e brilho natural da pele, já que não atrai moléculas de água e sim de gorduras ou toxinas. Incluindo esse ativo na sua rotina de skincare, a pele pode ganhar um aspecto mais limpo e viçoso, com menos cravos e oleosidade excessiva. 

desodorante natural em barra para axila sequinha

O melhor jeito de usar o carvão ativado na sua pele é com produtos de limpeza pro rosto que tenham esse ativo em sua fórmula. Ah, nunca passe ele diretamente na pele, tá? Quando usado puro, ele pode causar dermatites e outras alergias.

sabonete de limpeza facial para peles normais a oleosas contendo carvão ativado

Carvão ativado pros cabelos.

Nos cabelos, esse ingrediente elimina a oleosidade excessiva, desobstrui os poros do couro cabeludo e contribui pro crescimento saudável dos cabelos. E ele faz mais, tá? Olha só:

  • Elimina a oleosidade sem agredir os fios.
  • Tira todas as impurezas do couro cabeludo.
  • Remove as células mortas do couro cabeludo.
  • Limpa profundamente.
  • Previne o surgimento de caspas.
  • Estimula o crescimento.
  • Reduz a queda de cabelo.

O resultado é um cabelo brilhante e sedoso. Assim como na pele, pra usar o carvão ativado no couro cabeludo, o melhor é sempre optar por produtos que tenham esse ativo na fórmula. Melhor ainda se for tudo natural, vegano, livre de crueldade animal e adepto do clean beauty.

 homem lavando cabelos, barba e bigode com shampoo em barra detox da B.O.B, feito com carvão ativado

Não é segredo, né? Minha recomendação é fazer o uso de produtos em barra, já que eles são mais leves pra você e pro Planeta.

Leia mais: Na dúvida sobre os benefícios do shampoo em barra? Veja depoimentos de quem já usa (e não larga mais).

Carvão ativado: como fazer?

Se você jogar no Google, provavelmente vai encontrar várias receitinhas caseiras pra fazer carvão ativado em casa, mas a verdade é que nenhuma delas é totalmente segura. O processo de extração do carvão ativado precisa de um alto nível de controle e ferramentas que a gente não tem em casa. Por isso, o mais indicado é garantir o seu de uma fonte aprovada pelos órgãos reguladores, mas pra ser totalmente sincera, o melhor é apostar em produtos que levem carvão ativado na fórmula, desse jeito você garante que vai estar usando a dose ideal pra garantir a saúde dos seus cabelos e da sua pele.

Onde comprar carvão ativado?

Procure por produtos detox e de limpeza profunda, geralmente são esses itens que têm carvão ativado em suas fórmulas. Apostar nesses produtinhos é o jeito perfeito de garantir um uso seguro desse ingrediente na sua rotina de beleza. E, claro, eu também tenho algumas barrinhas que levam carvão ativado por aqui:

  • Shampoo em Barra Detox: limpa seus fios de todas as impurezas, removendo sujeiras, partículas de poluição e controlando a oleosidade.
  • Desodorante em Barra Purificante: leva frescor e proteção pra suas axilas, evitando a proliferação de bactérias que causam o mau odor da região.
  • Barra de Limpeza Facial: perfeito pra higienização da pele do rosto e desobstrução dos poros, limpa e garante um efeito matte à pele, controlando a oleosidade e limpando profundamente seus poros, sem ressecar.
  • Esponja Konjac: limpa e remove todas as impurezas da pele, esfoliando de forma suave e reduzindo a oleosidade. Pode ser usada no rosto e no corpo.

Leia também: Shampoo Detox, saiba o que é, como usar e seus benefícios.

Agora que você já é expert em carvão ativado, dá um check em outros posts aqui do meu blog pra saber mais sobre outros ingredientes naturais que são perfeitos pra cuidar da sua pele, dos seus cabelos e do Planeta. Até mais!

 

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos