Óleo de alecrim: saiba os benefícios pro cabelo e como usar

Óleo de alecrim: saiba os benefícios pro cabelo e como usar

Você com certeza conhece o alecrim, aquela plantinha versátil muito utilizada como tempero em receitas deliciosas, emprestando um sabor especial a vários pratos incríveis. Mas você sabia que existe um produto feito a partir dos ramos do alecrim que fornece uma série de outros benefícios ao seu corpo, especialmente pra pele e pro cabelo?

Eu tô falando do óleo essencial de alecrim: um ingrediente poderoso e muito utilizado na indústria cosmética. Pra te deixar atualizada sobre esse ativo natural, preparei esse post com todas as informações que você precisa saber sobre o alecrim — suas propriedades e como ele pode ajudar na saúde dos seus cabelos.

Vem comigo!

O que é óleo de alecrim e quais são suas propriedades?

O óleo essencial de alecrim é um subproduto dessa plantinha cheia de benefícios, que pode até ser considerada fitoterápica. Ele é extraído através do processo de destilação a vapor e é mais intenso que um óleo comum.

O mais legal é que o óleo possui várias funções e pode ser usado em várias etapas diferentes da nossa rotina de autocuidado. Dá uma olhadinha em algumas das coisas que ele pode fazer por você:

  • anti-inflamatório;
  • estimulante celular e mental;
  • antioxidante;
  • antibacteriano;
  • antimicótico;
  • antimicrobiano;
  • analgésico;
  • óleo refrescante e relaxante.

Qual é a diferença entre extrato e óleo de alecrim?

A grande diferença entre o extrato natural e o óleo de alecrim está no método de extração dos ativos e, às vezes, nas partes do vegetal utilizadas na fabricação dos produtos. Como vimos, o óleo essencial de alecrim é produzido por sistemas de destilação a vapor, obtido a partir de partes específicas da planta, como flores, folhas, raízes, cascas, frutos e sementes.

Já o extrato de alecrim é obtido a partir de processos de:

  1. maceração, que podem incluir a planta toda, até mesmo o bulbo;
  2. infusão;
  3. decocção;
  4. ou percolação.

O resultado é uma substância oleosa e bastante viscosa.

Outra diferença importante desses dois produtos é que o óleo essencial de alecrim é intenso, enquanto o extrato tende a ser mais suave — mas isso não significa que podem ser aplicados diretamente no corpo.

Pessoa lavando o cabelo com shampoo com Óleo Essencial de Alecrim

Quais os benefícios do óleo de alecrim pro cabelo?

Lembra que eu comentei que o óleo de alecrim é muito usado na indústria cosmética e faz super bem pro cabelo? Saiba aqui tudo o que ele faz:

  • Ajuda na redução da caspa;
  • Trata o couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea e desobstruindo folículos capilares;
  • Ajuda no crescimento dos cabelos e até a reduzir a queda capilar;
  • Estimula a regeneração celular, prevenindo o envelhecimento e deixando pele e cabelos mais bonitos e saudáveis;
  • Hidrata e tonifica o couro cabeludo;
  • Auxilia no tratamento de inflamações, espinhas, acne e outras erupções cutâneas;
  • Contribui pra uma melhor circulação sanguínea da pele.

Vale sempre lembrar que o tecido que forma nosso couro cabeludo, tecnicamente, também é pele — então, toda essa ação benéfica do alecrim pra pele se aplica também a ele! :)

Se você já escutou por aí que o óleo de alecrim ajuda a reduzir o problema de queda capilar, pode confiar! Ele é um aliado de quem precisa resolver esse problema. Aliás, a queda de fios é um assunto que eu já abordei aqui no blog, mostrando a relação da queda de cabelo com a oleosidade nos fios.

Onde encontro o óleo de alecrim?

Agora que você já está por dentro de tudo o que óleo de alecrim faz por sua pele e seus cabelos, deve estar na procura de um pra incluir na sua rotina, né? Hoje já é possível encontrar esse óleo em farmácias, lojas de produtos naturais e como ingrediente na fórmula de produtos de autocuidado.

Ah, mesmo que esse seja considerado um produto natural, ainda é importante verificar o rótulo, a empresa e outros detalhes da produção. Isso vale pra qualquer produto que vamos consumir! Assim, conseguimos garantir que estamos fazendo a melhor escolha pra nós e pro Planeta!

Como posso usar o óleo de alecrim no meu cabelo?

Como qualquer tipo de produto, existem indicações de uso mais adequado do óleo de alecrim. Como ele é um ativo bastante concentrado dessa planta, o uso precisa ser feito de uma forma mais cautelosa e seguindo realmente as indicações de cada fabricante — fique atenta à embalagem!

Ramos de alecrim dentro de uma lâmina de vidro

O que eu gosto de recomendar sempre é apostar em produtos que contenham o óleo essencial como ingrediente. Assim, você garante que vai fazer o melhor uso dele e ainda receber benefícios de outros itens que compõe a fórmula, intensificando qualquer tratamento que você esteja fazendo nos cabelos ou na pele. E sabe quem usa óleo essencial de alecrim? Euzinha!

Óleo de alecrim nos cosméticos em barra

A minha barrinha de shampoo purificante, por exemplo, é feita com um blend de óleos de alecrim, capim-limão e menta que energizam os cabelos e ajuda no crescimento saudável dos fios. Além disso, ela conta com argila verde, que controla a oleosidade sem danificar o couro cabeludo. Incrível, né?

Shampoo purificante em barra B.O.B

Se você gostou desse assunto e quer conhecer mais um produto pra complementar sua rotina de cuidados pessoais, confira meu post sobre o óleo de jojoba: um ativo natural incrível pra manter sua pele sempre hidratada. Nos vemos por lá!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos