Os sabonetes em barra e suas vantagens (para você e para o planeta)

Se você também se envolveu na luta diária por um planeta mais sustentável e equilibrado, seu chuveiro pode ser o ringue onde acontece o embate entre dois competidores famosos: o sabonete em barra e o sabonete líquido. 


Vamos conferir o que é verdade e o que é mito sobre cada opção, e ver quem ganha essa batalha pela sua preferência?



Sabonetes em barra ressecam a pele?

Depende do PH do sabonete, seja em barra ou líquido. Como a oferta de sabonetes sólidos sempre foi maior, é natural que haja uma variação maior de marcas e composições diferentes. Alguns possuem índices de PH mais básico, que em contato com a nossa pele, de PH mais ácido, pode gerar essa sensação de ressecamento. No entanto, hoje em dia existem muitos sabonetes em barra com PH ajustado ao da pele - a maioria deles, inclusive, possui glicerina em seus compostos, um ingrediente terapêutico que é ótimo para cuidar da pele. 



Mais espuma é sinônimo de mais limpeza?
Não necessariamente. Sabonetes líquidos possuem a fama de produzir mais espuma que os sólidos e, portanto, deixarem sua pele mais limpa. Isso se deve a uma falsa sensação de limpeza que a espuma oferece e, obviamente, os fabricantes se aproveitam disso. No entanto, provavelmente essa espuma se deve a algum reagente químico da composição. Leia os rótulos: há grandes chances de seu sabonete líquido ser, na verdade, um tipo de detergente sintético – uma mistura de diversos agentes químicos que podem ser nocivos à sua pele e ao meio ambiente - enquanto os sabonetes sólidos, geralmente, são compostos por diversas substâncias de origem natural, como gordura, óleos e sais.



A pegada de carbono dos sabonetes líquidos é maior?
Sim, e muito. A chamada “pegada de carbono” dos sabonetes líquidos é cerca de 25% maior que a dos sólidos: eles consomem 7 vezes mais energia em seu transporte  devido às embalagens plásticas (mais de 90% dos sabonetes líquidos vêm embalados em recipientes plásticos) e volume interno de água, que os tornam maiores e mais pesados, precisando de mais viagens e combustível. A própria produção dessas embalagens plásticas costuma ser um processo pouco sustentável. E nem precisamos falar do problemão causado pelo descarte dessas garrafinhas e tubos plásticos na natureza, né? 


Já os sabonetes em barra, mais concentrados, são menores e mais leves, e muitos vêm em embalagens de papel ou papelão, que são naturalmente biodegradáveis.



Sabonetes em barra são mais econômicos?

Certamente, sabonetes sólidos são mais econômicos que os líquidos. Sendo mais concentradas, as barras tendem a durar mais tempo. E estudos já mostraram que a maioria das pessoas acaba usando, em média, 6 vezes mais sabonete líquido do que em barra para lavar suas mãos. O próprio mecanismo que despeja o produto costuma apresentar falhas, podendo gastar quantidades muito maiores que as desejadas durante o uso, ocasionando desperdício. O consumo de água também tende a ser menor ao se utilizar o sabonete em barra, já que ele deixa menos resíduos na pele, diminuindo o tempo de enxágue. Ah, e só para concluir, confira no mercado: na média, sabonetes líquidos são mais caros que os sólidos, então a economia proporcionada pelos produtos em barra ocorre em diversas áreas – até no seu bolso.



Sabonetes líquidos são mais higiênicos que a versão em barras?

Durante muito tempo se acreditou nessa afirmação, com a ideia de que, por ter contato direto com as mãos, as barras de sabonete seriam criadouros de germes e bactérias (especialmente em locais públicos, com alta rotatividade de pessoas). Mas algumas pesquisas mais recentes indicam que ela não pode ser tomada como verdade absoluta. Ao que tudo indica, sim, existem germes nas barras de sabonetes, mas com chances mínimas que venham a causar qualquer tipo de danos à saúde de quem as utiliza. Portanto, não há qualquer prejuízo à sua saúde em usar sabonete em barra, ok?



Sabonetes em barra são mais naturais mesmo?

Como não usam água em sua formulação, os sabonetes em barra não necessitam de conservantes, que em geral são aplicados à composição dos sabonetes líquidos para evitar proliferação de fungos e bactérias que se proliferam em ambientes úmidos. Isso os torna os produtos em barra muito mais naturais. 



Sabonete em barra deixa o banheiro mais bagunçado? 

Sim, quando você utiliza o sabonete sólido, ele pode causar algum tipo de bagunça, já que pode deixar resíduos ou eventualmente se dilacerar em partes menores, especialmente no final da barra. Isso tudo depende muito do tipo de uso que é dado, da composição do sabonete e se a barra é deixada em uma saboneteira própria, por exemplo, que estimula a secagem do produto, drenando o excesso de líquido e deixando a barra sequinha novamente.


Existem bolsas para sabonete, que são produtos específicos para banho, onde você pode colocar o sabonete inteiro, ou os pedaços menores que quebraram, e passar no corpo. Além de conservar sua barra por mais tempo e evitar desperdício, ela ainda realiza uma massagem esfoliante em sua pele. Bacana, não? O legal é que se você não encontrar essa bolsa para comprar, dá até para reutilizar uma meia-calça velha, por exemplo: basta colocar os pedacinhos dentro e se ensaboar! E se você curte dar uma de alquimista, existem várias receitas na internet de como juntar os pedaços de sabão menores em uma panela, juntar alguns ingredientes e produzir uma nova barra novinha em folha!

Após essa verdadeira sabatina sobre as vantagens de cada sabonete, parece claro que se você procura uma solução para uma higiene pessoal que seja melhor para o planeta e até mesmo para você, os sabonetes em barra largam na frente e oferecem o que deseja: eles tendem a ser mais econômicos (em todos os sentidos), sustentáveis, saudáveis e tão higiênicos quanto a versão líquida. 


A B.O.B oferece uma linha de produtos em barra com sabonetes, shampoos e condicionadores que utilizam os melhores ingredientes, são veganos e cruelty-free e estão só esperando uma chance para transformar sua experiência debaixo do chuveiro! Vale a pena conhecer e vivenciar em sua rotina as vantagens dos cosméticos sólidos!



4 comentários

Eu tô conhecendo um mundo sustentável agora, ando fazendo muitas pesquisas e tô amando, descobri os cosméticos em barra através de vcs, um dia vou revender e mostrar a novidade a minha vizinhança.

Karolaine junho 12, 2020

Olá!
Gostaria de saber se os condicionadores podem ser usados também como finalizadores.
Obrigada!

Telma Scandiuzzi maio 07, 2020

Estou apaixonada pelos produtos de vocês, já recomendei para várias amigas. Seria legal se vcs lançacem mais produtos. Muito sucesso e parabéns!!

Gabrielli Almeida maio 07, 2020

Produtos excelentes, shampoo deixa os cabelos com brilho e o condicionador deixa muito macio os cabelos. Parabéns e muito sucesso.

Maria Alice Quercia janeiro 07, 2020

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados

Ao usar COSMÉTICOS SÓLIDOS, você economiza na emissão de CO2, no uso de combustíveis e em embalagens plásticas que transportam ÁGUA ao longo de toda a cadeia produtiva.

Afinal, você já tem água encanada em seu chuveiro ;)

B.O.B Bars Over Bottles