Sabonete líquido, em barra ou que mata 99% das bactérias?

Sabonete líquido, em barra ou que mata 99% das bactérias?

Qual é a melhor fórmula pra limpar a sua pele sem ressecar. 

O item mais comum da nossa rotina de higiene pessoal é o sabonete. Ele está presente no chuveiro, na pia, no trabalho, restaurantes, bares, basicamente em qualquer banheiro que entramos durante o nosso dia. E por isso mesmo que é essencial pensar nos impactos que ele causa no nosso Planeta. 

Hoje, vou te mostrar como cada tipo de sabonete age no meio ambiente e até na saúde da sua pele. E, claro, indicar quais são as melhores opções pra ter sempre por perto. Vem!

Índice

Como é feito o sabonete?

Os sabonetes convencionais em barra, aqueles que encontramos em qualquer mercado ou farmácia, usam gordura animal como base do processo de saponificação, que dá como resultado o sabão do sabonete e também uma glicerina concentrada. A grande parte das indústrias retira essa glicerina e usa ela em outros produtos mais hidratantes, deixando essas barras de sabonete apenas com as propriedades de limpeza - e isso pode ressecar bastante a nossa pele. 

Depois do processo de saponificação, os sabonetes comuns recebem o restante dos seus ingredientes, os mais comuns sendo corantes e fragrâncias sintéticas, e conservantes químicos potencialmente nocivos, como os Lauril Sulfatos e Petrolatos. Os sabonetes líquidos não fogem muito desse processo, a diferença é que não usam a gordura animal como base, mas seguem tendo um processo de saponificação, a retirada da glicerina e o uso de ingredientes sintéticos potencialmente nocivos.

O impacto dos sabonetes líquidos.

Os sabonetes líquidos se tornaram os favoritos por parecerem ser mais práticos e trazerem a falsa sensação de um cuidado maior com a pele. Na realidade, eles podem ser bastante nocivos pra nós e pro Planeta. Pra começar, eles utilizam embalagens plásticas, tanto nas versões full, quanto os refis e cerca de 80% da composição de suas fórmulas é água, o que dilui os ingredientes de forma excessiva, desperdiça esse recurso natural e faz com que eles acabem super rápido - já perdem vários pontos de custo-benefício.

sombra colorida de embalagens de sabonetes líquidos

As fórmulas levam ingredientes potencialmente tóxicos, como: BHT, EDTA e ftalatos, fragrâncias sintéticas e corantes artificiais. Eles também podem conter Lauril sulfato e “amida”, que são responsáveis pela viscosidade do produto. E as amidas podem conter nitrosaminas que são comprovadamente cancerígenas. Pra completar, por causa da forma líquida, sua estrutura química não suporta altas concentrações de óleos e manteigas vegetais que proporcionam a hidratação da pele.

Leia também: O mito por trás da reciclagem do plástico.

Nem toda barrinha é boa.

Eu, não por acaso, sou a defensora número 1 de produtos em barra, mas preciso confessar: nem toda barrinha é boa. Os sabonetes são os produtos mais comuns em barra, só que os tradicionais geralmente possuem processos de produção e ingredientes que podem ser nocivos pro Planeta e péssimos pra nossa pele. Como adiantei lá no comecinho desse texto, os sabonetes convencionais possuem base de gordura animal, o que já tira deles o atributo de ser vegano e livre de crueldade animal que, vamos ser sinceras, é essencial pra qualquer produto que a gente vá usar, né?

mãos com ingredientes de sabonetes

Eles também usam embalagens plásticas ou de papel envolto de camada plástica protetora, que podem levar mais de 400 anos para se decomporem. Sua fórmula tem ingredientes potencialmente tóxicos, como: BHT, EDTA, ftalatos, parabenos, fragrâncias sintéticas e corantes artificiais. E sua fabricação é feita com baixa porcentagem de óleos vegetais e glicerina, o que faz com que eles sejam mais agressivos pra pele.

Hot process x cold process.

Existe também um detalhe do processo de produção das barras que acabamos não prestando muita atenção: o método é feito a frio ou usando fonte de calor? Isso é chamado de hot ou cold process. O hot process usa as fontes de calor. tem um tempo de preparo mais longo e um maior consumo de energia elétrica e água na produção. Já o cold process não usa nenhuma fonte de calor e usa menos energia e água, já que não precisa desse recurso natural pra resfriar.

Ser um produto menos impactante pro Planeta é também pensar nesses detalhes de fabricação. Ainda mais quando falamos de barrinhas que têm no seu DNA ser um produto waterless e que não desperdiça água. 

Sabonete que mata 99% das bactérias.

Quem nunca viu em uma embalagem de sabonete “mata 99% das bactérias” e pensou “nossa, esse deve ser o melhor”. Sinto muito dizer, mas esse é o pior tipo de sabonete que você pode usar. A nossa pele é composta por algo que chamamos de microbiota, ela é feita de fungos, vírus e bactérias benignas e essenciais pro funcionamento saudável dessa região. Esse tipo de sabonete que mata 99% das bactérias geralmente também atinge as que são boas pra gente, o que desequilibra a pele e deixa ela mais suscetível a inflamações, irritações e outros problemas. 

pessoa encostando no próprio ombro com os dedos da mão

Tudo o que você precisa pra uma limpeza efetiva são ativos que tiram os resíduos e são alinhados ao pH da sua pele, isso vai equilibrar ela e fazer com que as bactérias nocivas não consigam se proliferar na região e que as benignas sigam cumprindo o seu papel pra uma pele saudável. 

Leia mais: Microbiota: o que é, pra que serve e como manter ela saudável?

Sabonetes em barra naturais.

Os meus sabonetes naturais em barra trazem tudo aquilo que você precisa pra uma pele limpinha e saudável. Eu uso apenas os melhores ativos naturais de alta performance, sou adepta do clean beauty, vegana e dispenso os testes animais e o uso de plástico nas embalagens. Desenvolvi duas fórmulas pra que você consiga encontrar a sua rotina de autocuidado preferida: 

Sabonete em barra Black Clay: base 100% vegetal, tonifica e nutre a pele, elimina toxinas, tem poder antioxidante e ativa a microcirculação sanguínea. É indicado pra todos os tipos de pele.

Sabonete em barra Green Clay: controla a oleosidade, tem poder adstringente e faz uma microesfoliação da pele, além de também ter a base 100% vegetal! Indicado pra peles oleosas.

Viu só como uma escolha tão simples quanto o tipo de sabonete que você usa pode causar grandes impactos no Planeta e na sua pele? 

Logo mais tem post novo por aqui, até lá!  

Banner sobre os sabonetes B.O.B

 

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
ver todos os produtos