Rotina de Higiene Bucal em crianças

Crianças podem usar pasta de dente natural e em barra?

Falar em produtos naturais pra crianças costuma vir acompanhado de dúvidas bem comuns: será que são seguros e vão fazer a higiene da melhor forma? E isso não seria diferente pro caso dos Tabs Dentais. Ainda mais por serem bastante diferentes das pastas de dente comuns, incluir os Tabs na rotina de higiene bucal das crianças pode gerar bastante insegurança nos pais e mães. Mas, já vou dar um spoiler aqui, os Tabs são seguros e podem ser ainda melhores pros cuidados deles do que os cremes dentais que vemos nos mercados.

Quer entender mais? Então segue aqui comigo que hoje eu vou te explicar tudo sobre como os Tabs Dentais podem ser incluídos na rotina das crianças.

Índice 

  • Como fazer a higiene bucal das crianças?

    • Crianças podem usar flúor?

    • Como tornar a hora de escovar os dentes divertida pros pequenos.

  • Crianças podem usar Tabs Dentais?

    • Benefícios dos Tabs Dentais pras crianças.

    • Ingredientes nocivos das pastas de dente comuns.

  • Como introduzir os Tabs Dentais na rotina das crianças?

Como fazer a higiene bucal das crianças?

Acho que não é nenhum segredo que a higiene bucal é essencial pra garantir dentes, gengivas e língua saudáveis tanto pra crianças, quanto pra adultos, né? Por isso, é muito importante estabelecer uma rotina de cuidados com a boca desde os 6 meses de idade. E, antes mesmo dos primeiros dentes surgirem, os pais podem limpar as gengivas do bebê com uma gaze ou pano úmido, removendo resíduos de leite e estimulando a saúde bucal.

Quando os primeiros dentes começam a surgir, por volta dos 6 meses de idade, é hora de introduzir a escovação. O mais indicado pra esse momento é apostar em produtos direcionados pras crianças mesmo, como uma escova de dentes infantil, com cerdas macias e cabeça pequena, e uma pasta de dente também infantil e em pouca quantidade A escovação deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, depois das principais refeições e antes de dormir.

Conforme a criança vai crescendo, é a hora de ir ensinando ela a escovar os dentes sozinha com a supervisão dos pais. Nesse momento, é importante mostrar como escovar todas as superfícies dos dentes, incluindo a parte de trás e as gengivas, além disso, o uso do fio dental pode ser apresentado pros pequenos gradualmente. Tornar a escovação um momento divertido e educativo pode ajudar a criar bons hábitos sem que eles pareçam ser chatos pros pequenos.

Ah, claro, não podemos esquecer do dentista: é essencial estabelecer visitas regulares desde cedo, tanto pra manter a saúde bucal dos pequenos, quanto pra acostumar eles mesmo a ir neste médico sem medo. O dentista vai identificar com facilidade qualquer problema que possa surgir nos dentes da criança, além de realizar limpezas profissionais que são bastante importantes também. 

Leia também: Guia oficial sobre higiene bucal.

Crianças podem usar flúor?

Essas são dúvidas bem comuns: será que crianças podem usar flúor e a partir de qual idade elas podem começar a usar? Desde o surgimento dos primeiros dentes, o flúor já pode ser introduzido na rotina de higiene bucal das crianças. A recomendação dos dentistas é usar uma pasta de dente com flúor, mas em quantidade controlada. As crianças menores de três anos devem usar uma quantidade equivalente a um grão de arroz. Enquanto as crianças de três a seis anos devem usar no tamanho de uma ervilha.


O flúor é essencial pra nossa saúde bucal porque ele fortalece o esmalte dos dentes, deixando eles mais resistentes aos ácidos produzidos pelas bactérias naturais da nossa boca. Além disso, ele remineraliza os dentes, prevenindo o aparecimento das cáries. Ah, mas é bem importante que os pais supervisionem a escovação pra garantir que a criança não ingira a pasta de dente — quem nunca provou um pouquinho quando era pequeno, né? Só que a ingestão excessiva de flúor pode levar a uma condição chamada fluorose dental, que causa manchas nos dentes. Então fique de olho no seu pequeno!

O dentista também vai ajudar a monitorar o uso de flúor e identificar a necessidade de tratamentos adicionais, como aplicações tópicas de flúor. Ele pode ajustar a quantidade de acordo com as necessidades individuais de cada criança e ainda orientar sobre a melhor forma de incluir ele na rotina de higiene bucal

Como tornar a hora de escovar os dentes divertida pros pequenos. 

Como eu citei antes, fazer da hora de escovar os dentes uma atividade divertida pode ajudar a incentivar as crianças a manterem uma rotina de higiene bucal saudável. Pra isso,  você pode transformar a escovação em um momento agradável e lúdico. Eu trouxe aqui algumas dicas pra você incluir no dia a dia, anota aí:


  • Musiquinhas divertidas: eu garanto que o seu pequeno tem uma música favorita. Você pode usar ela pra deixar a criança mais focada e fazer esse tempo passar mais rápido, além de deixar o seu pequeno feliz e animado. Deixe que ele dance, cante e se divirta. 
  • Inclua histórias e jogos: Trazer alguns elementos lúdicos como personagens especiais pode ajudar o pequeno a entender a importância desse momento. Uma dica é contar histórias sobre "super-heróis dos dentes" que combatem as cáries ou você pode também criar jogos, como ver quem consegue fazer mais espuma.
  • As recompensas podem ajudar: um quadro de recompensas onde a criança possa ganhar adesivos ou pontos cada vez que escovar os dentes certinho também pode ajudar. Depois que ele acumular um certo número de pontos, ofereça uma pequena recompensa.
  • A participação dos pais é essencial: sabe aquilo de que a criança imita os pais? Pois é, ela se encaixa aqui também! Escove os dentes junto com a criança pra mostrar que é uma atividade importante e divertida pra todo mundo. 

Crianças podem usar Tabs Dentais?

Pra começar, deixa eu explicar pra quem ainda não conhece: os Tabs Dentais nada mais são do que a versão em barra ou em pastilha das pasta de dente comuns. A intenção desse produto é ser uma alternativa mais prática e sustentável desse produto de higiene básica. A maioria dos Tabs costuma ter fórmulas naturais e dispensa o uso de plástico nas embalagens. 

E pra quem tá na dúvida: sim, os Tabs podem ser usados pelas crianças! A sugestão é que eles sejam incluídos na rotina dos pequenos a partir dos 6 anos. Isso porque nessa idade a criança já tem um controle um pouco maior e não corre um risco tão grande de engolir o Tab. Claro, esse produto é seguro pro uso e não deve causar não problema caso seja engolido, mas assim como no caso das pastas de dente, não é indicado que aconteça esse consumo. E não esqueça que a supervisão de um adulto nesse momento é essencial independente do tipo de produto escolhido pra escovação.

Além de serem uma alternativa mais sustentável, os Tabs também são bastante práticos pra rotina dos pequenos. Por serem em pequenas pastilhas, eles carregam a quantidade ideal de produto e flúor por porção, garantindo a saúde e higiene bucal dos pequenos. Sem contar que eles trazem um toque extra de diversão pelo seu modo de uso que envolve mastigar as pastilhas e depois prosseguir com a escovação. 

Leia mais: Já ouviu falar em pastilha dental?

Benefícios dos Tabs Dentais pras crianças

Além da praticidade e do toque extra de diversão, os Tabs Dentais também trazem outros benefícios pra saúde bucal dos pequenos. Como eu citei antes, a maioria desses produtos é feita com ingredientes naturais, o que torna a fórmula mais suave e garante uma limpeza que não vai agredir os dentes ou ressecar a mucosa bucal das crianças. Eles também costumam ter um RDA médio entre 60 e 90, com abrasividade menor do que a maioria das pastas de dente comuns do mercado.

Olha só alguns dos ingredientes mais comuns nesse tipo de produto e o que cada um faz pela saúde bucal:

  • Flúor (1200 ppm de flúor): agente anticárie que remineraliza os dentes, além de proteger e suavizar o esmalte do dente.
  • Zinco PCA: bactericida, age contra as bactérias causadoras da cárie e da gengivite, além de inibir o mau hálito.
  • Prata: tem ação antisséptica, previne mau hálito e ainda ajuda na redução de placa e tártaro. 

Ingredientes nocivos das pastas de dente comuns.

Falando em ingredientes, tá na hora de entender porque os ingredientes sintéticos das pasta de dente comuns podem ser tão prejudiciais pra saúde bucal das crianças — e dos adultos também. O PVP é um tipo de microplástico muito comum nos cremes dentais, ele é tóxico pra vida marinha e é absorvido pelo nosso corpo. Nas pastas de dente, age como aglutinante, o agente responsável pela textura do produto. Além disso, eles também costumam usar Lauril Sulfato como o ativo espumante e de limpeza, só que além de ser alergênico e tóxico pros animais depois que é descartado, ele ainda tem um alto grau de ressecamento pra mucosa, podendo causar aftas. 

Além desses dois ingredientes, as pastas de dente comuns também usam aromatizantes, flavorizantes e corantes sintéticos que podem ser bastante alergênicos. Outro ingrediente bastante usado é o Triclosan que é um potencial disruptor endócrino e ainda faz com que as bactérias que queremos eliminar se tornem mais fortes e resistentes. Só que ele deveria ser conservante e bactericida, o que torna o contraponto dele ainda mais preocupante. Como manter as bactérias distantes e o produto conservado se elas se tornam resistentes a ele? 

Como introduzir os Tabs Dentais na rotina das crianças?

Incluir os Tabs Dentais na rotina das crianças não tem mistério! O primeiro passo é apresentar as pastilhas, explicando o que elas são, como funcionam e porque vão ser melhores pra rotina delas do que a pasta de dente. Explique de forma clara e objetiva, as crianças tem um entendimento mais claro das coisas que a gente imagina! 

Depois, é o momento de mostrar pro seu pequeno como usar o produto e assim como no caso das pasta de dente, o exemplo é a melhor estratégia. Use primeiro e depois supervisione a criança enquanto ela usa o Tab Dental. Mostre como esse produto pode ser ainda mais divertido e fácil de usar do que as pastas comuns. Esse também é um ótimo momento pra começar a falar com o seu pequeno sobre sustentabilidade e mostrar como pequenas escolhas já causam grandes impactos positivos no Planeta.

E se depois de tudo isso você já está pensando em pesquisar por Tabs Dentais pra fazer essa troca consciente na sua rotina e na do seu pequeno, tenho uma ótima notícia: você nem vai precisar procurar muito. Eu tenho uma linha de oral care sustentável completa que inclui Tabs Dentais com e sem flúor, além uma Escova de Dente de Bambu refilável e acessórios.


Meus Tabs Dentais foram odontologicamente e clinicamente testados, além de serem recomendados pela ABO, Associação Brasileira de Odontologia. Eles também são anticárie e bactericidas, e matam 99,9% das bactérias associadas aos problemas bucais. Além disso, protegem e suavizam o esmalte dos dentes com fórmulas de ingredientes naturais e 100% zero plástico. Pra completar, são livres de SLS, microplásticos, parabenos, triclosan e outros ativos sintéticos potencialmente nocivos pra gente e pro meio ambiente. Traduzindo: perfeitos pra sua rotina e dos seus pequenos!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

promoção
promoção
promoção
promoção
best seller
ver todos os produtos