O melhor bodycare pra pele seca.

O melhor bodycare pra pele seca.

Lidar com a pele seca não é um problema só pra região do rosto, nosso corpo também pode ficar bastante ressecado. Uma coisa que eu gosto sempre de destacar é que cuidar do corpo é tão essencial quanto cuidar do rosto — especialmente se estamos falando de pele seca. Ah, e esse não é só um problema estético, tá? Esse ressecamento pode ser um sinal de que sua pele não está recebendo a hidratação e nutrição necessárias pra se manter saudável. 

Felizmente, pra tudo existe uma solução! E hoje eu vou explorar com você todo o universo da pele seca e ainda te dar as dicas essenciais pra recuperar a saúde e a hidratação que ela tanto precisa. Vem comigo? 

Índice

  • O que causa a pele seca?

    • Por que ter cuidados extras com a pele seca?

  • Rotina de cuidados com a pele seca.

    • Como escolher os melhores produtos pra pele seca?

    • Ingredientes que fazem mal pra pele seca.

  • Melhor produtos naturais pra pele seca.


O que causa a pele seca?

Não dá pra conectar a causa da pele seca com um só fator, várias coisas podem influenciar na saúde da nossa pele, desde fatores ambientais, genéticos e até comportamentais. Mas eu posso te dizer um dos principais culpados: a exposição prolongada a condições climáticas extremas, como frio intenso e vento, que podem retirar a umidade natural da pele. Além disso, ambientes com baixa umidade, como aqueles com aquecimento central ou ar-condicionado, também podem contribuir pra essa perda de hidratação.

Outro ponto bem importante são os produtos que você usa na sua pele. Sabonetes muito agressivos, por exemplo, removem os óleos naturais da pele, enquanto banhos quentes e prolongados podem comprometer ainda mais a barreira de hidratação natural da região. Além disso, algumas condições médicas, como dermatite atópica, podem causar um ressecamento crônico da pele, nesses casos o melhor é sempre buscar por um médico dermatologista. Ah, a idade também é um fator que contribui pra pele seca, já que a produção de óleo na pele diminui naturalmente com o envelhecimento.

Além de tudo isso, alguns hábitos também podem contribuir pra esse problema, como ter uma alimentação que não traz os nutrientes essenciais ou não beber água o suficiente. Os fatores genéticos também devem ser levados em consideração, algumas pessoas são naturalmente predispostas a ter pele seca. Pra você saber a causa exata, o melhor caminho é buscar por um médico dermatologista, tá?

Leia mais: Por que a pele resseca no frio?


Por que ter cuidados extras com a pele seca?

Não tem como negar, a pele seca é uma condição que pode causar muito desconforto e até complicações mais sérias se não for tratada. Quando a pele está seca, ela se torna menos eficaz como barreira protetora, perdendo um pouco da sua capacidade de lutar contra poluição, bactérias, substâncias químicas e outros fatores ambientais que podem ser nocivos pra gente. Isso pode deixar sua pele mais sensível, resultando em problemas como vermelhidão e coceira. Além disso, a pele seca é mais propensa a desenvolver rachaduras e fissuras, que podem ser portas de entrada para infecções.

Investir em cuidados extras pra pele seca não é só uma questão estética, mas também de saúde mesmo. Hábitos simples como tomar bastante água e não lavar tomar banho com água muito quente também são fundamentais pra saúde. Além disso, é sempre importante ficar de olho na sua rotina de cuidados pessoais e nos produtos que você está usando. Cada pele tem necessidades específicas e a seca não seria diferente!  Busque por produtos ricos em óleos e manteigas vegetais são essenciais pra dar e recuperar a hidratação desse tipo de pele.

Rotina de cuidados com a pele seca.

Pensando que a pele seca pede por uma rotina específica pra manter sua hidratação e saúde em dia, separei aqui algumas dicas pra você incluir por aí. Quando falamos sobre recuperar a saúde da pele seca, o foco geralmente fica na hidratação, mas aqui eu também quero trazer uma atenção especial pra limpeza. 

Dê preferência pra sabonetes livres de sulfatos, parabenos e outros ingredientes sintéticos, eles são agressivos e podem contribuir ainda mais pro ressecamento. Então, você pode estar usando um produto próprio pra pele seca e não estar sentindo os resultados (ou percebendo até uma piora) porque ele usa esses sintéticos agressivos nas suas fórmulas. Por isso, é essencial escolher produtos com pH balanceado e ingredientes hidratantes como glicerina ou óleo de macadâmia.

Todos os tipos de pele precisam de hidratação e proteção solar, mas a pele ressecada precisa ainda mais que esses passos sejam mantidos e seguidos na rotina. Importante aqui ficar de olho na fórmula também, elas precisam ser livres de silicones que, além de não hidratarem de verdade, ainda criam uma camada sobre a pele que impede a manutenção da hidratação de forma natural.

Pra te ajudar, montei aqui uma rotina de cuidados com a pele seca pra você incluir no seu dia a dia:

Manhã

  1. Limpeza suave: comece seu dia com um banho que inclua um sabonete de limpeza suave e rico em óleos e manteigas vegetais. 
  2. Hidratação: depois do banho, aplique um  hidratante potente em todo o corpo, mas principalmente nas áreas mais afetadas pelo ressecamento.
  3. Protetor solar: 20 minutos depois do hidratante, finalize com um  protetor solar.

Noite

  1. Limpeza: use novamente o sabonete pra tirar o excesso de produtos e suor acumulados ao longo do dia.
  2. Hidratação: aplique hidratante novamente, se o seu médico dermatologista sugerir um hidratante específico pra hora da noite, esse é o momento de usar.
  3. Cuidados específicos: nas áreas extremamente secas, como cotovelos e joelhos, você também pode aplicar produtos específicos.

Dicas Adicionais:

  • Hidratação de dentro pra fora: tomar água é essencial também pra manter a saúde da sua pele em dia, não esqueça!
  • Evite banhos muito quentes: eu sei, o banho quente é uma delícia, mas não exagere na temperatura da água. O ideal é entre 29°C e 38°C.
  • Umidificador: nos períodos muito secos, os umidificadores de ar são ótimos aliados pra evitar a desidratação da pele.
  • Esfoliação Suave: uma vez por semana use um esfoliante suave pra remover células mortas e melhorar a absorção dos produtos hidratantes.

Leia também: Cuidados com o cabelo e a pele no inverno.


Como escolher os melhores produtos pra pele seca?

Muito mais do que escolher o produto pro seu tipo de pele, pra cuidar realmente da saúde da região é essencial ficar atenta também nos ingredientes da fórmula. Eu não canso de defender os produtos naturais! Eles são a melhor opção, já que são livres de sintéticos agressivos e ainda são ricos em ingredientes altamente hidratantes, como manteigas e óleos vegetais que oferecem um tratamento profundo pra pele.

Além dos ingredientes hidratantes, é importante escolher produtos que ajudem a fortalecer a barreira natural da pele. Ceramidas e ácidos graxos são essenciais pra manter a integridade da barreira cutânea, prevenindo a perda de umidade e ainda fornecendo os nutrientes essenciais pra pele se manter saudável a longo prazo. Essa é outra vantagem dos produtos naturais, já que os ingredientes costumam fazer muito mais do que hidratar e geralmente fornecem essa nutrição que nossa pele precisa.

Aqui vai um checklist pra você levar junto na hora de escolher os produtos pra cuidar da sua pele: 

  • Leia os rótulos: fuja de sulfatos, parabenos e petrolatos, e opte por fórmulas que listem mais óleos e manteigas vegetais. 
  • Evite produtos com álcool: o álcool pode ressecar ainda mais a pele, então prefira fórmulas sem álcool.
  • Opte por produtos hipoalergênicos: isso minimiza o risco de reações alérgicas e irritações.
  • Escolha produtos com ceramidas e ácidos graxos: esses ingredientes ajudam a fortalecer a barreira da pele. Ah, mesmo que eles não estejam diretamente listados na fórmula, procure os componentes dos ingredientes. O óleo de jojoba, por exemplo, é 95% composto de ceramidas.
  • Evite fragrâncias e corantes sintéticos: esse tipo de ingrediente sintético é altamente alergênico e pode ser a causa de algumas sensibilidades na sua pele. Opte por aqueles que tenham fragrâncias naturais ou certificadas.

Ingredientes que fazem mal pra pele seca.

Como já citei algumas vezes nesse post, um dos principais vilões da pele seca são os sulfatos, principalmente o lauril sulfato de sódio (SLS). Esses agentes de limpeza são conhecidos por sua capacidade de remover óleos e sujeira, mas podem ser extremamente agressivos, retirando sua umidade natural e deixando qualquer pele super ressecada e irritada. 


Outro ingrediente que vale a pena evitar é o álcool, especialmente o álcool desnaturado (Alcohol Denat) e o álcool etílico. Embora esses tipos de álcool sejam frequentemente usados em produtos pra pele porque possuem propriedades de secagem rápida, eles podem causar ressecamento excessivo e irritação. Além disso, as fragrâncias e os corantes artificiais também são bastante prejudiciais. Essas substâncias podem causar irritação e reações alérgicas, especialmente em peles sensíveis ou secas. 

 O que causa a pele seca?

Agora que você já entendeu a importância das fórmulas naturais pra recuperar a saúde de peles secas, vou indicar aqui algumas das minhas barrinhas pra ajudar você a manter a saúde da sua pele em dia. Como citei antes, apesar da hidratação ser a chave pra recuperar uma pele que sofre com o ressecamento, precisamos prestar muita atenção no step de limpeza. Muitas vezes os sabonetes sintéticos são super agressivos e podem acabar com todo o avanço que você fez com a hidratação. Por isso, meus sabonetes são perfeitos pra cuidar da saúde da sua pele ressecada. 

São duas fórmulas naturais e com base vegetal, o que quer dizer que também são veganas e livres de crueldade animal. O Sabonete Black Clay faz uma limpeza profunda na pele do corpo, eliminando toxinas e tonificando a pele. Ele também ativa a microcirculação periférica que ajuda a manter a saúde da pele. Na sua fórmula, ele traz o Óleo de semente de uva que é rico em ômega 6, ajuda a fortalecer a barreira da pele, tem ação reparadora, antimicrobiana e antioxidante.

 

Já o Sabonete Green Clay  controla a oleosidade e faz uma microesfoliação na pele, além de ter ações antioxidante e regeneradora. A fórmula traz o Óleo de macadâmia que tem ação regenerativa, é rico em esqualeno e ômegas 7 e 9. Ele tem ação hidratante, não obstrui os poros, além de devolver a elasticidade da pele e prevenir o envelhecimento precoce, deixando a pele macia e saudável.

Além dos cuidados com a pele do corpo, eu ainda tenho o sabonete facial pra pele equilibrada e meu Lip Balm, os dois produtos são multifuncionais e perfeitos pra peles secas. A barra facial limpa e microesfolia, removendo impurezas e células-mortas, mas sem repuxar. Ela revitaliza peles cansadas, devolve o viço e a luminosidade, e ainda traz o Óleo de Jojoba na fórmula que mantém a hidratação natural da pele, proporcionando elasticidade e firmeza, além de ser rico em ceramidas essenciais pra recuperar a saúde da pele.

Lip Balm

O meu Lip Balm foi feito pra recuperar a saúde dos lábios ressecados, mas mais do que isso, ele também pode ser usado em pequenas áreas do corpo que estejam passando por ressecamento. A sua fórmula traz Óleo de abacate, Lanolina vegetal e a Vitamina E que juntos tem ação suavizante, aceleram a cicatrização e ainda criam um filme protetor que melhora a barreira cutânea e previne o ressecamento. Além disso, ajudam a neutralizar os danos causados pelos raios U.V., poluição e outros fatores externos.

Viu só, dá pra recuperar a saúde da sua pele ressecada usando só produtos naturais — ainda mais se esses produtos forem as minhas barrinhas. Dá uma olhadinha em todas as opções de cosméticos em barra que eu tenho pros seus cuidados pessoais e revolucione a saúde dos seus cabelos e pele.

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

ver todos os produtos