O que é e como proteger o esmalte dos dentes?
Você já parou pra pensar no seu esmalte dental hoje? Essa é uma das partes mais importantes dos nossos dentes e que podem sofrer muito com a erosão dental. Saber mais sobre elas é o primeiro passo pra manter a sua saúde bucal em dia — prometo que se aprofundar nesse assunto não é tão complexo quanto parece, tá?
Segue aqui comigo hoje que eu vou te explicar de um jeitinho fácil e descomplicado sobre o seu esmalte dental e como manter ele sempre saudável.
Índice
O que é esmalte dos dentes?
-
Como fortalecer o esmalte dos dentes?
-
Dá pra perder o esmalte dos dentes?
-
Qual é a melhor pasta de dente pro esmalte dos dentes?
O que é esmalte dos dentes?
O esmalte é uma substância dura e translúcida que cobre toda a parte visível dos dente — fun fact: essa é a substância mais dura em todo o corpo humano, até mais dura do que os ossos! Ele tem a função essencial de proteger nossos dentes contra a degradação física e química, que pode ser causada pela mastigação e alimentos e bebidas ácidos.
Ah, o esmalte dos dentes não é o responsável pela cor dos dentes, tá? Como eu disse, ele é uma substância transparente, a cor dos nossos dentes vem da dentina. Mas isso não quer dizer que a cor do esmalte não pode mudar! Ela pode ser manchada por certos alimentos, bebidas e até pelo tabaco. Tudo isso sem contar que se o seu esmalte ficar fino ou desgastado, ele pode revelar mais da cor da dentina, o que dá aquele aspecto amarelado ou acinzentado pros dentes.
Como fortalecer o esmalte dos dentes?
Como deu pra perceber, o esmalte dos dentes é essencial pra manter a saúde bucal em dia. O primeiro jeito de manter o esmalte forte é através da alimentação que deve incluir cálcio e vitamina D. Estes nutrientes vão te ajudar a fortalecer os seus dentes (e até os ossos). Outro ponto pra ficar sempre de olho é a ingestão de açúcar ou coisas muito ácidas, eles podem prejudicar bastante o esmalte dos dentes.
Fora isso, fazer uma boa higiene bucal também é essencial pra proteger seu esmalte. Isso inclui escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e usar o fio dental pra remover os restos de comida entre os dentes. Tudo isso contribui pra manter a placa e as cáries bem longe dos seus dentes, protegendo o esmalte. Algumas pessoas também podem precisar de tratamentos adicionais, por isso é sempre importante manter consultas regulares no dentista, tá?
Leia mais: Você usa plástico pra escovar os dentes?
Dá pra perder o esmalte dos dentes?
Mesmo que o esmalte dos dentes sejam duros, eles podem ser danificados e até perdidos — isso se chama erosão dental. Quando não fazemos a higiene bucal adequada, as bactérias se acumulam na nossa boca e começam a produzir mais e mais ácidos que corroem o esmalte. Você também pode conhecer esse processo como cáries! Depois que o esmalte é perdido, ele não pode ser regenerado, ao contrário de outros tecidos do corpo, ele não contém células vivas que ajudam na reparação.
Além da falta de uma higiene bucal consistente, fazer a escovação com muita força ou com uma escova de cerdas duras, ranger ou apertar os dentes (bruxismo) e, claro, ingerir muitos doces e ácidos também pode danificar o esmalte.
Apesar de não se regenerar sozinho, dá pra tratar a perda de esmalte nos dentes e é bem importante procurar pro tratamento com um dentista. Se não, os dentes podem ficar mais sensíveis e doloridos, além de mais propensos a cáries e infecções. Como eu disse antes, seus dentes também podem ficar mais amarelados se o esmalte dos dentes for danificado.
Leia também: Guia oficial sobre higiene bucal.
Qual é a melhor pasta de dente pro esmalte dos dentes?
Como deu pra perceber, uma boa rotina de higiene bucal é essencial pra manter o esmalte dentário em dia e, por consequência, a escolha da melhor pasta de dente vai te ajudar nisso! Isso porque a escovação é a parte mais importante da higiene bucal, ela combina a escova de dentes com a pasta pra eliminar os resíduos de comida e a placa bacteriana.
Um ponto bem importante pra gente conversar é sobre o que tem dentro da sua pasta de dente. As que encontramos geralmente no mercado são cheias de ingredientes sintéticos e potencialmente nocivos que além de fazerem mal pro Planeta, são prejudiciais pra sua saúde bucal. Eles são bastante abrasivos, ressecam a mucosa da boca e podem até colaborar pra corrosão do esmalte.
Por isso, optar por versões naturais é o jeito perfeito de manter o seu esmalte dentário saudável. Os meus Tabs Dentais, por exemplo, trazem tudo o que você precisa, além de serem em barra, eles foram odontologicamente e clinicamente testados, e são recomendados pela ABO, Associação Brasileira de Odontologia.
Falando dos benefícios pra sua saúde bucal, eles têm ação anticárie e matam 99,9% das bactérias associadas aos problemas bucais, além de protegerem e suavizarem o esmalte dos dentes. Os Tabs possuem RDA médio entre 60 e 90, com abrasividade menor do que a maioria das pastas de dente comuns do mercado. Tudo isso com fórmulas de ingredientes naturais, livre de SLS, microplásticos, parabenos, triclosan e outros ativos sintéticos potencialmente nocivos pra gente e pro meio ambiente.
Tá vendo, escolher optar por uma versão natural em barra da sua pasta de dente pode mudar completamente a sua saúde e higiene bucal.