pasta de dente sem flúor infantil

Por que usar pasta de dente sem flúor ao escovar os dentes das crianças?

Eu sei bem que essa é uma dúvida bem comum entre os pais e mães por aí: as crianças podem ou não usar flúor? Apesar de esse ser um dos ingredientes mais usados na rotina de higiene e saúde bucal, algumas informações controvérsias sobre ele podem deixar os pais inseguros. A verdade é que o flúor pode sim trazer algumas complicações pro desenvolvimento dos dentes dos pequenos, mas não é tão simples assim.

Segue aqui que hoje vou te explicar tudo sobre o flúor na rotina de higiene bucal das crianças e ainda te contar se as pastas de dente sem flúor são o melhor caminho pros pequenos.

Índice

  • A importância da escolha da pasta de dente infantil.

    • O papel do flúor na saúde bucal das crianças.

    • Existem contraindicações pro uso do flúor em crianças?

  • Crianças podem usar pasta de dente sem flúor?

    • Como escolher uma pasta de dente sem flúor?

    • Tabs Dentais: praticidade na higiene bucal das crianças.

A importância da escolha da pasta de dente infantil.

A formação dos dentes e gengivas nas crianças é um processo delicado, por isso os produtos escolhidos pra fazer a higiene bucal dos pequenos precisa daquela atenção extra. Até os 6 anos é mais indicado usar produtos especificamente formulados pras crianças, já que eles possuem fórmulas mais personalizadas pras necessidades delas. Depois dessa idade, já está liberado introduzir os pequenos a uma rotina que use produtos liberados pra todas as idades.

Além dos ingredientes, que precisam ajudar na proteção e no fortalecimento dos dentes em desenvolvimento, é importante considerar o sabor e a textura da pasta de dente infantil. Crianças são mais sensíveis a sabores fortes e texturas desagradáveis, o que pode complicar a consistência de uma rotina de escovação regular. A  gente sabe que os produtos comuns de higiene bucal geralmente são carregados no sabor de menta pra trazer aquele hálito refrescante, mas pros pequenos esse gostinho pode não ser o ideal. 

Ah, é bem importante também que a escolha da pasta de dente infantil seja feita em conjunto com o dentista pediátrico. Ele vai ajudar você a entender quais produtos são mais adequados pra cada criança, levando em consideração a idade e quaisquer necessidades específicas que a criança possa ter. 

O papel do flúor na saúde bucal das crianças. 

Você com certeza já conhece o flúor, afinal esse mineral é um dos ativos mais usados nos produtos de higiene e saúde bucal. Ele previne o aparecimento de cáries, além de  fortalecer o esmalte dos dentes e deixar eles mais resistentes aos ataques ácidos das bactérias presentes na boca. Não sei se você sabia dessa parte, mas o flúor está presente naturalmente na natureza, isso quer dizer que a gente encontra ele na água, no solo e até nos nossos alimentos. Além dessa presença, o flúor também é inserido na nossa água potável e esse processo foi uma das grandes revoluções na odontologia preventiva, reduzindo significativamente a incidência de cáries em várias populações ao redor do mundo.

Quando falamos da saúde bucal das crianças, o uso do flúor é bem importante, principalmente nesses 6 primeiros anos de desenvolvimento dos dentes. Ele vai ajudar a remineralizar áreas que podem ter começado a se decompor, revertendo o processo de formação de cáries antes que ele se torne severo. Porém, é sempre importante destacar a importância de respeitar a dose adequada de flúor, o excesso desse ingrediente pode levar a uma condição chamada fluorose dental, que causa manchas e descoloração nos dentes. Por isso que nesse período de desenvolvimento é tão importante supervisionar a quantidade de pasta de dente usada e garantir que as crianças não engulam o produto.

Leia mais: Mitos e verdades sobre o flúor.

Existem contraindicações pro uso do flúor em crianças?

Mesmo que o flúor seja seguro e um dos ingredientes mais indicados pra cuidar da saúde bucal, é bem comum que os pais fiquem em dúvida sobre o uso dele. Ainda mais considerando o risco de intoxicação. Só que, é importante ressaltar, o consumo médio de flúor é de 0,5 mg pra crianças e, pra que aconteça uma intoxicação, o grau de consumo deve ultrapassar a média diária de 5 mg. Mantenha em mente também que todas as doses que recebemos de flúor no nosso dia a dia, seja na ingestão de água ou através de produtos de higiene bucal, são calculadas pra que não ocorra essa intoxicação. Por isso, o risco é muito baixo.

De qualquer forma, é sempre importante manter um acompanhamento com um dentista. Só ele vai poder indicar se existe algum risco ou contraindicação específica pra cada criança. Falando de modo geral, não devem existir contra indicações pro uso desse ingrediente na higiene bucal, mas cada caso é individual.

Crianças podem usar pasta de dente sem flúor?

Sim, as pastas de dente sem flúor estão liberadas pra todo mundo! No caso das crianças é legal esperar até os 6 anos de idade pra fazer essa troca — como falei antes, nessa fase inicial de desenvolvimento dos dentes é essencial usar produtos específicos infantis que contenham flúor.

Ah, é importante também que a decisão de usar pasta de dente sem flúor seja feita em conjunto com o dentista, que pode oferecer orientação personalizada com base na saúde bucal e nas necessidades individuais de cada criança. Sempre levando em consideração que o foco principal deve ser sempre a promoção de hábitos de higiene bucal saudáveis desde cedo, independentemente do tipo de pasta de dente escolhida.

Leia mais: Crianças podem usar pasta de dente natural e em barra?

Como escolher uma pasta de dente sem flúor?

Na hora de escolher uma pasta de dente sem flúor, a primeira coisa que você precisa verificar é se ela tem ingredientes remineralizantes que possam substituir os benefícios do flúor. Eles que vão ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes e a prevenir cáries, desempenhando um papel crucial na manutenção da saúde bucal das crianças. Sem esses ingredientes, a pasta de dente pode não ser tão eficaz na proteção contra cáries, o que pode comprometer a saúde bucal a longo prazo.

Listei alguns dos substitutos mais comuns do flúor pra você ficar de olho: 

  • Hidroxiapatita: agente anticárie que remineraliza os dentes, evitando o surgimento de cáries, ainda protege e suaviza o esmalte, além de poder ajudar a reduzir a sensibilidade dos dentes. Também, é de fonte mineral, sendo um ativo vegano.
  • Xilitol: adoçante natural que também ajuda a combater bactérias que causam cáries.
  • Fosfato de cálcio: ajuda na remineralização do esmalte dental e na prevenção de cáries.
  • Arginina: aminoácido que pode ajudar a neutralizar os ácidos na boca e fortalecer o esmalte.

Tabs Dentais: praticidade na higiene bucal das crianças.

Vou te dar uma dica que vai mudar totalmente a sua rotina de higiene bucal e a do seu pequeno: os Tabs Dentais! Eles são a versão em pastilha das pastas comuns, além de serem veganos, cruelty free, naturais e totalmente zero plástico. Eles trazem mais praticidade pra rotina e ainda são livres de ingredientes sintéticos poluentes e potencialmente prejudiciais pra nossa saúde.

Você sabia que as pastas de dente comuns são cheias de SLS, PVP, parabenos, triclosan e petrolatos que, além de potenciais alergênicos, ressecam a mucosa bucal e causam aftas? Ainda existem outros malefícios desses ingredientes, como possíveis disrupções endócrinas e elementos cancerígenos. Tudo o que a gente não quer quando estamos tentando cuidar da nossa saúde bucal, né?

Leia também: Já ouviu falar em pastilha dental?

Eu tenho uma linha completa de oral care que conta com Tabs com e sem flúor. Eles são perfeitamente porcionados com 90 unidades de 400mg, evitando o consumo excessivo e ainda deixando seu banheiro (e nécessaire!) livre de meleca de pasta de dente. Além disso, são odontologicamente e clinicamente testados, e recomendados pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

A partir dos 6 anos, todas as crianças estão liberadas pra usar esse produto, mas sempre com a supervisão de um adulto, claro. Os Tabs vão deixar a hora de escovar os dentes ainda mais divertida e sensorial, além de serem muito mais práticas e intuitivas pro uso. Sem contar que são uma ótima oportunidade pra começar a ter uma rotina mais equilibrada e menos poluente.

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

promoção
promoção lançamento
promoção lançamento
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção lançamento
promoção lançamento
promoção lançamento
promoção lançamento
ver todos os produtos