Como fazer a limpeza da língua do jeito certo?
Você já sentiu que, mesmo escovando os dentes várias vezes ao dia, depois de todas as refeições, ou até usando enxaguante bucal, o seu hálito ainda não estava fresco? Isso pode ter a ver com a limpeza da língua, uma prática que não deve ser esquecida na escovação. Ela pode juntar um monte de bactérias e outras sujeiras que resultam em um hálito nada agradável e ainda em outros problemas bucais.
Então, se você não sabe como limpar a língua corretamente ou simplesmente não tem esse hábito, não precisa se preocupar! Vem comigo descobrir em passos simples a melhor forma de limpar a língua e quais os produtos mais indicados pra isso!
Por que é preciso escovar a língua?
Pode não parecer, mas a língua é um verdadeiro paraíso das bactérias — tudo por causa daquela textura rugosa que ela tem. Ali ficam “presos” restos de alimentos junto com a saliva, células mortas e microrganismos, e esse acúmulo pode atrapalhar o funcionamento da boca como um todo. Afinal, as bactérias na língua se espalham pelos dentes e gengivas, causando as famosas cáries e gengivite. Além disso, essas bactérias podem soltar toxinas que, se forem absorvidas pelo corpo, prejudicam a saúde em geral.
Por exemplo, já se perguntou o que causa mau hálito? Ou reparou naquela camada branca que às vezes aparece na língua? Os dois são resultados da saburra, uma mistura de células mortas, muco e bactérias. Essa condição não é aparentemente bonita e ainda deixa um cheiro nada agradável na boca.
E não é só o hálito que agradece com a limpeza, viu? A língua tem um papel fundamental na produção de saliva, que é importante pra manter a boca úmida e protegida. Se a sujeira acumular, pode atrapalhar essa produção e, com isso, a proteção da boca.
Qual a forma correta de escovar a língua? Confira o passo a passo!
Agora que você já sabe a importância de escovar a língua, vamos à prática? Separe uma escova, como a minha Escova de Dente de Bambu, algum produto pra higiene dental — os Tabs Dentais são uma ótima opção, já que as pastas de dente comuns costumam ter muito plástico e outros ingredientes sintéticos potencialmente nocivos — e vamos juntas!
Dica: o raspador de língua pode ser uma alternativa à escova. Com ele, faça movimentos de trás pra frente, aplicando uma leve pressão pra remover a camada de bactérias.
Pronto! Com esses passos, você terá uma boca mais saudável, assim como um hálito refrescante e uma língua mais rosada, com aparência mais bonita. Lembre que a consistência é a chave pra manter a saúde bucal em dia, viu?
Quais as causas e o que fazer pra tirar o branco da língua?
Como eu disse mais pra cima, a saburra é aquela camada branca ou amarelada que surge na língua, e é normal ter um pouquinho dela. Geralmente, essa camada é formada pela soma de células que a boca solta de forma natural, algumas bactérias, muco da saliva e restos de comida.
Pra tirar essa camada branca e deixar a língua limpa, não tem outro jeito: é preciso fazer uma boa higiene da boca. Isso inclui passar o fio dental antes de dormir, escovar os dentes 30 minutos após as refeições, ou no mínimo três vezes ao dia, e, é claro, limpar a língua todas as vezes que repetir o processo.
Ah! Se mesmo com toda dedicação na limpeza a sua língua continuar branca, não pense duas vezes: entre em contato com o seu dentista e deixe que o profissional pesquise as causas e passe um tratamento mais indicado pro seu caso. Combinado?
Com qual frequência é preciso escovar a língua?
Escovar a língua é tão importante quanto escovar os dentes. Então, o ideal é fazer isso pelo menos duas vezes por dia, de preferência antes de dormir e depois que acordar.
Isso porque, durante a noite, aquelas bactérias que já vivem na boca se alimentam das células mortas e dos restos de alimentos, ganhando força pra se multiplicarem. O resultado? Aquela camada branca logo pela manhã, dando origem ao temido “bafo” matinal.
Por isso, higienizar a língua antes de dormir diminui esse número de células mortas e resto de comidas, assim como fazer a limpeza logo cedo ajuda a eliminar as bactérias e os resíduos, evitando o mau hálito e diminuindo as chances de ter problemas nos dentes e nas gengivas.
Mas se der pra fazer isso toda vez que você escovar os dentes, melhor ainda! Então, depois de cada refeição, aproveita que você já vai escovar os dentes e não esquece da língua, tá? Assim, sua boca fica fresquinha e sua saúde bucal agradece!
E aí, aprendeu tudo sobre a limpeza de língua? Agora, o próximo passo é pensar em quais produtos vão te acompanhar nesse momento, né? Pra isso, minha última dica é: dê uma olhadinha na minha linha Oral Care e revolucione a sua rotina de limpeza.