O que é um produto vegano? Conheça os benefícios!

O que é um produto vegano? Conheça os benefícios!

Diz aí: você sabe o que são produtos veganos? Esses itens surgiram como alternativa aos produtos de origem animal de diversos tipos: alimentação, cosméticos, roupas e produtos de higiene pessoal, por exemplo. A ideia de quem os produz é mostrar que é possível, sim, termos tudo o que precisamos na rotina sem precisarmos estimular o sofrimento e a exploração animal.

O mais legal é que o impacto positivo que esses produtos geram na preservação da flora acaba beneficiando todo o ecossistema, já que os bichinhos têm papel fundamental no seu equilíbrio. Além disso, existem muitas alternativas de itens veganos surgindo por aí, feitos com processos e ingredientes sustentáveis, fundamentais pro bem do Planeta.

cachorro no meio dos produtos em barra

Ficou curiosa pra saber mais sobre o assunto? Então vem comigo explorar tudo sobre o universo dos produtos veganos, desde o que são até todos os benefícios que eles trazem pra você e pro meio ambiente!

O que é um produto vegano?

De forma simples, um produto vegano é feito com processos livres de sofrimento animal. Ou seja, o item 100% vegan não pode conter ingredientes de origem animal em sua composição, nem ser testado em bichinhos — isso vale pra todas as suas etapas de produção e dos seus ingredientes, tá?

Esses produtos surgiram pra combater o sofrimento e a exploração animal, tão presente na produção e nos testes de diversos produtos consumidos no dia a dia, principalmente cosméticos, itens de higiene pessoal, alimentos e roupas.

É importante ressaltar que, pra todos esses exemplos, já é possível encontrar alternativas de origem 100% vegetal, tá bem? O segredo é sempre ficar atenta aos rótulos e pesquisar sobre nomes que você não reconheça.

Além de serem feitos a base de plantas, existem alguns produtos veganos que também podem ser as melhores opções pra gente cuidar do meio ambiente, pois muitos deles também são feitos em processos 100% alinhados com as práticas de sustentabilidade ambiental.

Ah, e você não precisa ser vegano pra consumir eles: a ideia é que todo mundo possa testar e usar os produtos quando quiser. Até porque essa pode ser uma oportunidade de conhecer mais sobre o movimento e descomplicar o conceito de ativismo vegano!

Aliás, eu falo mais desse assunto no meu post sobre o movimento Go Vegan. Aproveita pra ler ele e saber tudo sobre essa campanha!

Vegano, natural, orgânico e cruelty-free: qual a diferença?

Muita gente confunde os termos vegano, naturaL, orgânico e cruelty-free, porque é bem comum que os selos deles apareçam juntos nas embalagens de produtos. Mas existem algumas diferenças entre eles, olha só:

  • Vegano: livre de ingredientes e testes em animais;

  • Natural: não possui nenhum componente sintético (criado em laboratório). Os ingredientes podem ser vegetais ou animais;

  • Orgânico: naturais, livres de agrotóxicos e com extração/fabricação sustentável;

  • Cruelty-free: livres de testes em animais, mas podem ser de origem animal.

diversas caixinhas de produtos em barra

Quais os benefícios de consumir produtos veganos?

O consumo de produtos veganos traz diversos benefícios pros animais, pro Planeta e também pros seres humanos. Dá uma conferida nos principais:

Preservação da vida animal

Esse é provavelmente o benefício mais óbvio do uso de produtos veganos, já que eles são feitos justamente pra evitar o sofrimento animal. Mas o fato é que escolher itens sem ingredientes animais é mostrar que não concordamos com a exploração, o sofrimento e o sacrifício animal pra que a gente possa suprir nossas necessidades de consumo.

Como consequência, o mercado começa a se adaptar pra novas formas de fabricar seus produtos, suprindo a demanda sem que animais tenham que ser maltratados no processo.

Equilíbrio do ecossistema

Esse ponto é super relacionado com a preservação da fauna. Pensa comigo: o funcionamento do ecossistema depende do equilíbrio entre os processos realizados por todas as matérias orgânicas presentes nele, incluindo animais e vegetais.

Quando uma espécie é explorada e consumida de forma insustentável — como os animais usados pro consumo humano — é bem provável que a contribuição dela pro meio ambiente seja reduzida. O problema é que a natureza não se adapta tão rapidamente a essas mudanças bruscas, ocasionando um desequilíbrio em processos necessários pro seu funcionamento.

Um exemplo é o caso das abelhas que fazem a polinização das flores, contribuindo pra reprodução de cerca de 80% das plantas. A exploração desses insetos pra comercialização de mel e própolis, por exemplo, muitas vezes causa desnutrição e morte dos bichinhos muito antes do normal.

Como resultado, diversas espécies de abelhas estão ameaçadas de extinção, colocando em risco boa parte da nossa vegetação. Por isso, deixar de consumir produtos de origem animal impacta positivamente não só a vida dos bichinhos, mas a preservação de processos importantíssimos da natureza.

Consumo de água reduzido

Se liga nesse dado: a pecuária consome cerca de 1/3 de todo o recurso hídrico consumido no mundo [2]. Isso é muita coisa, né? Pois é, ela é usada na criação em massa de animais pro abate, tanto pra hidratar os bichinhos quanto pra irrigar grãos que eles comem.

Mas toda essa água poderia ser consumida de forma mais equilibrada se não os animais não fossem explorados de maneira tão desenfreada. Ela poderia ser usada, por exemplo, pra abastecer países que sofrem com a crise hídrica, como também pra cultivar grãos pro consumo humano, reduzindo até mesmo a escassez de alimento e a taxa de desnutrição.

Optando por produtos sem origem animal, a gente consequentemente reduz a demanda pela criação em massa deles. A longo prazo, os recursos hídricos podem ser usados de forma muito mais sustentável e a gente consegue preservar muita água.

Quer saber um pouco mais sobre a preservação desse recurso tão precioso? Aproveite pra ler meu post sobre o Dia Mundial da Água!

Redução do desmatamento

Sabia que uma boa parcela do desmatamento acontece pra criação de animais pela indústria pecuária? Esse solo desmatado acaba sendo comprometido, e até impedindo de vez o crescimento da nova vegetação. E a gente sabe bem: se não há vegetação, as chances de todo o gás carbônico proveniente da poluição ser convertido em oxigênio são nulas.

Porém, se o consumo de produtos de origem animal der lugar aos produtos veganos, a necessidade de desmatar terras pra criação de animais pode diminuir bastante. É claro que os resultados não serão da noite pro dia, até porque os danos que já foram causados à vegetação são enormes. Mas pouco a pouco, é possível, sim, recuperar nossa flora consumindo itens 100% veganos.

Estímulo ao consumo consciente

Se a gente parar pra analisar todos esses benefícios que eu trouxe, consumir produtos veganos pode ser o primeiro passo em uma grande revolução pelo consumo consciente — que nada mais é do que escolher consumir itens pelo impacto que eles geram nos seres vivos e no Planeta.

Pode ser que você comece apenas pela curiosidade do quão diferente um hambúrguer vegano é de um feito de carne. Ou porque viu que os ingredientes de um shampoo vegano não possuem nada de tóxico, o que muitas vezes não acontece na versão convencional.

O fato é que esses pequenos experimentos podem ser a porta de entrada pra você enxergar o que consome sob um novo olhar. Afinal, por que escolher um produto que contribui com o sofrimento animal e destruição do Planeta quando existem alternativas tão boas e até melhores que beneficiam todo o ecossistema, né?

mãos segurando vários sabonetes em barra

Quais os exemplos de produtos veganos?

Hoje em dia, é muito fácil encontrar opções de produtos veganos pra basicamente tudo o que é normalmente produzido com ingredientes de origem animal. Olha só alguns exemplos do que você já pode encontrar por aí:

  • Cosméticos: maquiagem, hidratantes, perfumes e esmaltes;

  • Higiene pessoal: desodorantes, shampoos, condicionadores e sabonetes (alô, minhas barrinhas!);

  • Produtos de limpeza: detergentes, fórmulas multiuso e sabão em barra;

  • Itens de vestuário: couro ecológico e diversas alternativas pra seda e lã de origem 100% vegetal;

  • Alimentos: hambúrgueres, almôndegas e até tiras de “frango” e “peixe” feitos de plantas.

Se você quiser saber mais a fundo sobre esses produtos, aproveite pra ler meu post sobre o shampoo vegano, onde eu faço um raio-X sobre seus benefícios e mostro as melhores alternativas!

Produtos B.O.B sobre mesa e saboneteiras

Pois é, alternativas não faltam pra quem quer dar uma chance pros produtos veganos. E a tendência de surgirem novas opções só aumenta, viu? A procura por esses itens vem crescendo bastante, mostrando que cada vez mais pessoas estão em busca de consumir com mais consciência e com carinho pelo meio ambiente.

Curtiu o conteúdo? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixa seu comentário aqui pra gente continuar essa conversa!

Cosméticos B.O.B em barra veganos
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos