Consumo consciente: como suas escolhas de consumo tornam o mundo melhor

Vamos começar esse conteúdo jogando a real? Então, segura essa: consumo consciente vai muuuito além de consumir menos, tá? Consumo consciente tem a ver com comprar de um jeito mais inteligente, escolher melhor e com mais qualidade, além de comprar e usar as coisas de uma forma mais sustentável. 


Aqui, a gente vai falar sobre tudo de bom que essa forma de consumir pode fazer pra você e pro planeta. Ah,também vamos mostrar que dá pra comprar com mais consciência de um jeito simples, sem precisar jogar tudo pro alto e mudar completamente seu estilo de vida. 


Então vem com a gente saber mais sobre consumo consciente!

Índice


O que é consumo consciente

Bom, o próprio nome já diz, né? Consumo consciente é quando você consome alguma coisa sabendo exatamente o motivo de estar fazendo aquilo. É quando você compra um produto sabendo que você vai usar e que ele vai ser útil. Também é quando você consome a quantia certa de alguma coisa - nem mais, nem menos - e sabe qual é o impacto que esse consumo vai gerar no ambiente e na comunidade. Tudo isso é consumo consciente, tá?


Quer um jeito fácil de entender o consumo consciente? Aqui vai um hack pra você: é só jogar o “jogo do contrário” e pensar no que é o consumo inconsciente. Bora? Tenta se lembrar de alguma vez que você comprou uma coisa e acabou descartando ela sem nem ter usado. Lembrou? Pois é, foi uma compra inconsciente. Pode ser comida que estragou antes de ser consumida, um produto que ficou dentro da caixa e nunca foi usado, aquele conjuntinho que foi pra balada uma única vez - quando era hiper hypado - e nunca mais saiu do guarda-roupa. Ah, tem tantos exemplos, né? 


Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre moda sustentável!


Tudo isso é consumo inconsciente! E quase sempre, isso acontece porque a gente compra as coisas sem pensar muito, né? É o tal do impulso. Então, quando a gente para e pensa um pouquinho mais antes de comprar alguma coisa, já é meio caminho andado pra começar a ter uma forma de consumo mais consciente!

Consumidor consciente

Pra virar um consumidor consciente não tá difícil: é só se perguntar algumas coisas antes de começar a comprar. O Instituto Akatu tem um guia muuuito legal sobre isso: chama “As 6 perguntas do consumo consciente”. São perguntinhas básicas que a gente pode fazer antes de consumir e isso já ajuda demais a tornar nossas escolhas mais conscientes. Espia só:


  1. Por que comprar?
  2. O que comprar?
  3. Como comprar?
  4. De quem comprar?
  5. Como usar?
  6. Como descartar?


Só da gente se questionar antes de consumir, já é um consumo consciente, né? Mesmo que, depois, a gente perceba que um produto não deu certo ou não funcionou como a gente esperava. Foi uma compra errada - que bad, né! - mas não foi uma compra inconsciente!


Outra coisa bacana do consumo consciente é que ele ensina a prever o futuro, sabia? Parece brincadeira, mas não é (tanto assim haha)! Você imagina como vai ser esse consumo e até mesmo como será o final dessa história: o que resta do produto, como descartar do jeito certo, etc. Essa espiadinha em qual será o destino do que você comprou torna mais fácil as escolhas de consumo mais conscientes!


Por exemplo: se a gente parar pra pensar e perceber que, depois de usar um produto, ele não pode ser reaproveitado ou reciclado e vai acabar em um lixão poluindo o ambiente, será que ele vale a pena? Olhar com carinho pra sustentabilidade do nosso consumo também é consumir com consciência!

 

Consumo consciente e sustentabilidade: deu match!

A gente nem precisa “shippar” o consumo consciente e a sustentabilidade: eles já se amam de paixão e estão sempre juntos. Na real: não dá pra separar esses dois!


Quando a gente faz uma escolha de consumo, isso tem um impacto, né? E pensar na sustentabilidade disso é consumir com mais consciência. De um jeito bem simples: fechar a torneira pra escovar os dentes é uma escolha de consumo. O impacto? Bom, a gente vai economizar água, que é um recurso vital pra nós e pro planeta. O que rolou aqui? Consumo consciente e sustentabilidade, juntinhos!


Se a gente preferir as frutas da estação no mercado, é a mesma coisa: elas consumiram menos recursos  - e menos agrotóxicos - pra serem produzidas e chegar até nós, então é uma produção mais sustentável. Se o produtor for local, daí nosso consumo consciente bate nas alturas: essas frutas viajaram menos, gastaram menos combustível no transporte, poluíram menos a cidade e o nosso dinheiro ainda apoia um pequeno agricultor da comunidade. O melhor dos mundos, hein?


Outro exemplo de consumo consciente e sustentabilidade está em saber mais sobre os produtos que a gente leva pra casa. Descobrir quem fabricou esse produto e como ele foi feito é puro consumo consciente: os trabalhadores recebem condições dignas? O produto poluiu - ou vai poluir - o ambiente? Vai prejudicar minha saúde de alguma forma? E a embalagem desse produto: precisa ser embalado desse jeito? O que eu faço com essa caixa depois? Dá pra reciclar ou reutilizar? Ou vira lixo?


Ufa! Quanta pergunta, né? Por isso que é tão gostoso quando você compra um produto que responde a cada uma delas de um jeito positivo e sustentável. Facilita sua vida, faz bem pra você e cuida do planeta - o pacote completo da sustentabilidade possível e do consumo consciente!


Nossos produtos são assim: a gente desenvolveu eles com foco em tornar a sustentabilidade e o consumo consciente cada vez mais possíveis e simples, entrando no dia a dia da gente de um jeito natural e tranquilo. Queremos mostrar que dá pra fazer pequenas escolhas de consumo consciente na nossa rotina que geram uma cadeia enorme de impacto positivo e ajudam a melhorar o mundo.


Quando você leva nossas barras pra sua casa, seu consumo é naturalmente consciente e sustentável. E é assim por causa de algumas características dos nossos produtos. Confere aí!

shampoo sólido vegano waterless cruelty free

Vegano


As nossas barrinhas são veganas: não tem nenhum ingrediente de origem animal nelas, como leite, mel ou cera de abelhas. A gente privilegia ingredientes de origem vegetal na nossa formulação: óleos, essências e manteigas extraídas de plantas ou de outras fontes minerais. Isso é mais sustentável, porque não depende da criação de enormes rebanhos de animais, que consomem muitos recursos.


Cruelty Free


Aqui não rola nenhum tipo de exploração ou crueldade com os bichinhos: a gente não faz testes em animais e nem usa nenhum ingrediente ou ativo que tenha passado por esse tipo de conduta na produção dos nossos cosméticos sólidos.


Waterless


Como a gente criou nossos produtos em formato sólido, não usamos água - ao contrário dos cosméticos líquidos, que são diluídos e gastam muuuito mais desse recurso (80% do conteúdo é pura água!) e ainda precisam de garrafas plásticas pra serem embalados. Nossas barras são sequinhas, concentradas, rendem bem mais, consomem menos recursos naturais e, claro, não usam embalagens plásticas! #plasticfree

Consumo consciente e o seu bolso

Achou que a gente não ia falar de dindin, né querida #BOBer? Só que é o seguinte: consumo consciente também tem tudo a ver com isso! É simples: se você compra qualquer coisa que não pode pagar, já era: foi uma compra inconsciente. Quando você compra um produto e não utiliza ele até o fim ou descarta antes da hora, é a mesma coisa: jogou dinheiro fora também.


É importante falar disso nessa época de Black Friday, tá? A gente pode acabar comprando um monte de coisas no impulso, sem saber se tem grana suficiente. Ou, pior: embarcar em alguma promoção maluca e levar pra casa mais do que precisamos. Quem nunca, né? :(


É por isso que estamos propondo uma Black Friday diferente: muito mais consciente e sustentável, claro! Sem exageros, sem impulsos, mas repensando nosso consumo juntas e enxergando a Black Friday com um novo olhar! 

semana do consumo consciente bob

Semana do Consumo Consciente B.O.B

Sabemos que esse é um período que incentiva a gente a consumir de forma desenfreada e, por isso, queremos nos juntar ao movimento pra ressignificar o sentido de consumo com vocês! Especialmente nesse período promocional, é importante estarmos mais alertas ao posicionamento das marcas que consumimos. Priorizar as que buscam reduzir seu impacto ambiental e que têm produtos de qualidade é sempre um bom caminho. 


Como cerca de 40% das pessoas esperam pela Black Week pra testar produtos que sempre tiveram vontade de experimentar, queremos aproveitar pra incentivar um novo público a conhecer uma alternativa mais responsável para cuidar de si, sem prejudicar o planeta - dizendo adeus ao plástico!


Por isso, criamos a Semana do Consumo Consciente B.O.B! Uma semana inteirinha de:


- 20% de desconto em todo site;

- Conteúdos sobre o tema e um Guia pra te ajudar a consumir de forma consciente;

- Outras promoções exclusivas, apenas nos Stories (já aproveita pra seguir a gente por lá: @use.bob).


Ah, tem mais: estamos bem orgulhosos de contar pra vocês que durante essa semana, 1% de toda a venda de barrinhas será destinado ao WWF Brasil, ajudando a financiar projetos de proteção e regeneração da natureza. Quer saber mais sobre essa parceria? Dá um check aqui.


Vamos juntas nessa busca por uma forma de consumir mais consciente?

deixe um comentário

nossos produtos