Shampoo Vegano: o novo produto que chegou para ficar

O movimeno vegano cresce a cada dia: provavelmente você conhece alguém que aderiu a essa filosofia ou, pelo menos, simpatiza com a causa. Talvez até você, que está lendo este artigo, faça parte dessa tendência!

O veganismo prega o fim de qualquer atividade humana de exploração animal, seja para alimento, trabalho, vestuário ou demais finalidades. Geralmente, esse posicionamento está mais associado à dieta alimentar, mas muitos produtos já adotaram certificações veganas para atender a esse público extremamente zeloso de seus princípios.

Uma das indústrias que abraçou o veganismo com mais força é a de cosméticos. São diversos produtos que já contam com o selo vegano e, entre eles, um dos mais buscados é o shampoo vegano.

shampoo vegano em barra

Você já usa ou pensa em usar esse produto? Sabe para que serve o shampoo vegano? Do que é feito? Onde encontrar?

Sim, são muitas perguntas! Mas calma: neste artigo, traremos respostas para todas elas! 

Então, siga a leitura!

Índice

O que é shampoo vegano?

shampoo vegano

Para ser considerado vegano, um shampoo não pode incluir nenhum ingrediente de origem animal. Isso inclui, por exemplo, leite, mel ou cera de abelhas. 

Ou seja: seguindo as normas do veganismo, os elementos que compõem a formulação do shampoo vegano devem ser todos de origem vegetal: óleos, essências e manteigas extraídas de plantas ou de outras fontes minerais.

Ah, e claro: ingredientes sintéticos, como não possuem origem animal, também são permitidos. Mas, é claro, vale sempre a pena dar preferência às opções mais naturais, certo?

Para que serve shampoo vegano?

O shampoo vegano atende a uma parcela do público consumidor que deseja unir o cuidado diário com seus cabelos a uma postura mais responsável com a natureza e o meio ambiente. 

banheiro sustentável shampoo em barra vegano

Como a própria exploração animal consome uma série de recursos naturais, optar por um produto vegano é escolher conscientemente um produto que gera menor impacto ambiental.

Por outro lado, não dá para falar em exploração animal sem lembrar da crueldade que, em muitos casos, está envolvida nessas atividades. 

Por isso, como um shampoo vegano deixa de utilizar quaisquer insumos de origem animal, podemos dizer que, automaticamente, ele se torna um produto vegano e Cruelty-Free

Assim, são muitas vantagens de se usar um shampoo vegano, tanto para seus fios quanto para a natureza. Bacana, não?

Qual a diferença de um shampoo vegano?

A principal diferença de um shampoo vegano está em sua formulação. 

A grande maioria dos shampoos convencionais usa e abusa de diversas substâncias que podem ter origem animal, como algumas glicerinas, pantenol, aminoácidos e vitamina B, por exemplo. 

O shampoo vegano não: ele é livre destes e de quaisquer outros ingredientes de origem animal, como mel, cera de abelha, leite, gorduras e outros derivados, como colágeno e lanolina. 

ingredientes de origem natural para shampoo vegano

Como só inclui ingredientes de origem vegetal, a composição de um shampoo vegano acaba usando muitos elementos naturais, extraídos de plantas ou outras fontes na natureza, como argilas e outros materiais. Portanto, na maioria das vezes, um shampoo dessa natureza é muito mais natural e menos agressivo.

No entanto, é importante ressaltar que, nem sempre, um shampoo vegano é totalmente natural ou orgânico: alguns produtos incluem ativos sintéticos em sua formulação e continuam sendo veganos, já que tais substâncias não possuem origem animal.

De resto, assim como ocorre com os shampoos de composição não vegana, os shampoos veganos também possuem versões para diferentes propósitos e tipos de cabelos: fios oleosos, ressecados, quimicamente danificados, entre outros.

Como fazer shampoo vegano?

A produção do shampoo vegano segue, de forma resumida, os mesmos processos de um shampoo convencional (não vegano). A diferença, no caso, realmente está nos ingredientes utilizados.

composição de shampoo vegano

De maneira geral, o shampoo do tipo vegano leva ingredientes como diversos derivados de plantas, além de muitos óleos e manteigas, tanto vegetais quanto minerais, ou essências, de acordo com o processo de produção de cada marca e da finalidade a que se destinam.

Com o advento da saboaria artesanal, não é difícil também encontrar receitas caseiras para você produzir o seu em casa. Mas, claro, é preciso prestar muita atenção aos ingredientes usados e à sua origem: certifique-se de estar utilizando insumos que comprovadamente não derivam de exploração animal, ok?

Shampoo vegano é bom?

Claro que é! Além de fazer maravilhas pelo seu cabelo, cuidando dos fios com uma ação mais suave e menos agressiva que os sintéticos, o shampoo vegano é bom também para o meio ambiente.

Sua produção, de modo geral, é mais sustentável, pois utiliza matérias-primas de fontes vegetais. Durante o uso, o shampoo vegetal não libera resíduos poluentes na rede de esgotos, o que ajuda a cuidar dos rios e dos oceanos. E, obviamente, usar um shampoo vegano garante maior cuidado e respeito pelos animaizinhos!

cruelty free

Fora isso, muitas pessoas relatam que o uso do shampoo vegano e de seus ingredientes de origem vegetal trouxe benefícios paralelos, como diminuição de irritações ou alergias na pele, por exemplo, que eram causadas pelos componentes químicos dos produtos convencionais.

Por último, lembramos que existem diversos tipos de shampoos veganos, voltados para todo e qualquer tipo de cabelo! 

Qual o melhor shampoo vegano?

Conforme dissemos, a indústria dos cosméticos mergulhou de cabeça no conceito vegano, e hoje em dia existem muitos shampoos veganos no mercado. 

No entanto, é preciso ter cuidado com shampoos que se dizem veganos e, na verdade, não são — é o tal do greenwashing querendo te enganar! Procure por selos e certificações nas embalagens, leia os rótulos com sua formulação e, claro, pesquise na internet sobre a marca.

shampoo vegano falso

Alguns shampoos veganos que atualmente estão no mercado são os da marca Skala, Salon Line e, claro, o shampoo vegano em barra da BOB que se destaca, pois além de não usar ativos derivados de origem animal, ainda é 100% Plastic-Free, Natural, Cruelty-Free e liberado para Low Poo!

Shampoo vegano em barra

Não, você não leu errado: existe shampoo vegano em barra! Quer uma ideia mais incrível que essa?

shampoo vegano em barra

Unir esses dois conceitos tão legais em um mesmo produto só poderia dar certo! 

Além de todo o respeito pelo ambiente e pelos animais do conceito vegano, o shampoo vegano em barra ainda adiciona uma boa dose de sustentabilidade à receita pelo seu formato inovador, sólido, que resulta em menos embalagens plásticas descartadas na natureza e menos uso de recursos naturais.

O shampoo vegano em barra da BOB, por exemplo, é 100% Plastic-Free. Além disso, ele ainda é natural (sem aditivos, parabenos, derivados do petróleo, sulfatos, silicones e fragrâncias artificiais) Cruelty-Free e liberado para Low Poo! Demais, não?

tipos de shampoos em barra

A BOB possui uma linha de completa de shampoos e condicionadores veganos sólidos, em barra, que estão fazendo um baita sucesso

E cada shampoo sólido da BOB é indicado para um tipo de cabelo — inclusive o seu: o Nutritivo é recomendado para fios normais ou levemente ressecados; o Purificante é perfeito para cabelos mistos, que às vezes se tornam mais oleosos; e o Detox é o shampoo vegano em barra para quem deseja combater a oleosidade dos fios, obtendo uma limpeza profunda.

Que tal conhecer melhor os produtos da BOB? Com certeza, você vai encontrar o shampoo em barra vegano perfeito para você, para seus cabelos e para o planeta!

 

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados

Ao usar COSMÉTICOS SÓLIDOS, você economiza na emissão de CO2, no uso de combustíveis e em embalagens plásticas que transportam ÁGUA ao longo de toda a cadeia produtiva.

Afinal, você já tem água encanada em seu chuveiro ;)

B.O.B Bars Over Bottles