Hábitos saudáveis que previnem o envelhecimento da pele

Hábitos saudáveis que previnem o envelhecimento da pele

O envelhecimento é algo natural do corpo humano, em algumas partes dele esse processo não é visível, nem palpável, mas em outras dá pra enxergar de longe a passagem dos anos. A pele é uma dessas partes que estampa o 'ficar mais velho' e mesmo que seja lindo abraçarmos cada ruguinha e linha de expressão que declara que já vivemos e curtimos muito essa vida, também precisamos cuidar pra que cada momento aconteça na hora certa.

Cuidar da pele deveria ser um passo essencial da rotina de todo mundo pra evitarmos o envelhecimento precoce e até o aparecimento de problemas graves nessa região. E é sobre isso que eu vou falar hoje! Além de dar diquinhas de como você pode cuidar da sua pele, também vou te explicar tudinho sobre o processo de envelhecimento dela. Vem comigo!

pele manchada de acne

Os tipos de envelhecimento: conheça cada nível

Sabia que a nossa pele passa por diferentes estágios de envelhecimento? Isso é importante pra entender como cuidar dela. E, pra isso, existe uma escala, feita por Richard Glogau, especialista em envelhecimento cutâneo, que demonstra que existem 4 níveis de envelhecimento pra pele. Conheça cada um:

  • Tipo 1: ocorre dos 20 aos 30 anos, possui poucas rugas e quase não tem alterações na pigmentação da derme;

  • Tipo 2: acontece dos 30 aos 40 anos, nesse momento, começam a aparecer linhas de expressões e pequenas manchinhas na pele;

  • Tipo 3: depois dos 50 anos, o nosso rosto começa a mostrar sinais, como rugas e marcas causadas pelo sol, podendo aparecer em forma de bolinhas vermelhas ou brancas;

  • Tipo 4: após os 60 anos, a nossa pele apresenta rugas mais aparentes e uma coloração mais amarelada, causada pelo aumento da espessura da córnea.

Quais são os processos de envelhecimento da pele?

Existem dois processos principais que influenciam no envelhecimento da pele, são eles: fatores intrínseco ou cronológico. No primeiro caso, são alguns fatores específicos de cada pele.

Alguns exemplos disso são as características da cor da pele e condições genéticas. Já nos aspectos cronológicos entram fatores como oleosidade, impactos da luz solar, oleosidade, estresse e secura.

Todas essas condições causam a perda de elastina e de colágeno — que é uma proteína natural do corpo. O resultado dessa alteração são os sinais de envelhecimento que eu te contei agora pouco!

6 hábitos que previnem o envelhecimento precoce da pele

Além do envelhecimento natural da pele, existem alguns fatores internos e externos que influenciam a antecipação dos sinais de envelhecimento cutâneo. Vamos conhecer quais são?

1. Tenha cuidado com os efeitos da poluição na pele

Essa você já esperava, né? Algumas substâncias que ficam no ar são nocivas à nossa pele, alguns exemplos desses poluentes tóxicos são: fuligem, óxidos de nitrogênio, sílica, dióxido de enxofre, chumbo e monóxido de carbono.

Só tem uma solução: a limpeza de pele, essa é a melhor alternativa pra deixar ela livre desses resíduos poluentes. Se engana quem pensa que fazer isso é difícil — dá pra fazer uma limpeza da pele em casa, com produtinhos que você tem!

O passo a passo é simples: comece lavando o rosto, abra os poros usando uma toalha úmida com água morna, esfolie a pele e enxágue a região com água fria pra fechar os poros.

Se quiser saber mais sobre isso, vem ver esse outro post que preparei: como fazer a limpeza da pele em apenas 4 etapas.

sabonetes bob

2. Tenha um estilo de vida saudável

Não adianta fugir, todo o nosso corpo pede por um estilo de vida mais saudável, inclusive a nossa pele. Saiba quais os fatores que mais impactam nisso:

  • Consumir água suficiente pro seu corpo: essencial pra manter a pele hidratada;

  • Manter uma alimentação saudável: consuma proteínas, gorduras e carboidratos na medida certa — isso ajuda na integridade e reparação da pele;

  • Praticar exercícios físicos: melhora a circulação sanguínea e combate a flacidez cutânea;

  • Dormir bem: importante pra renovação das células da pele — deixando ela equilibrada.

homem relaxando

3. Não se exponha ao sol sem proteção

A exposição solar sem nenhuma proteção contribui pra aumentar a produção de radicais livres, sabe o que isso significa? A nossa pele fica mais ressecada, sujeita ao aparecimento precoce de rugas e linhas de expressão.

Além da questão estética, o cuidado com a pele em contato com o sol é uma questão de saúde, viu! Porque o sol causa queimaduras e irritações. A dica é bem conhecida: use protetor solar sempre, esse cuidado é ainda mais importante no verão, quando os raios solares ficam mais fortes.

4. Evite tomar banho muito quente

A água muito quente rompe a barreira de proteção da pele. Isso deixa ela desidratada e mais propensa ao envelhecimento precoce.

Mas, calma, isso não quer dizer que é o fim dos banhos quentes e relaxantes, você só precisa deixar a temperatura mais equilibrada com a natural do corpo, entre 37°C e 38°C.

E, tem mais, depois de um banho quente, a pele costuma ficar seca porque ela perda umidade. Por isso, é super importante passar um hidratante pra manter a pele macia e bonita.

mulher lavando o rosto

5. Cuide dos níveis de estresse e ansiedade

Você já deve saber que o estresse não faz bem pra nossa saúde e, muito menos, pra nossa pele. Liberamos mais hormônios da adrenalina, cortisol e insulina quando estamos ansiosas ou estressadas.

Isso inflama e reduz a produção de colágeno em nossa pele e, como comentamos antes, esses fatores são importantes pra ocasionar o envelhecimento cutâneo. A dica principal aqui está relacionada à prática de exercícios físicos, pois eles ajudam a reduzir a ansiedade e aliviar o estresse!

6. Mantenha uma rotina de cuidados com a pele

A pele protege o nosso corpo de milhares de vírus, fungos e bactérias. Mas, não para por aí, ela também funciona como uma espécie de escudo que protege o nosso organismo e regula a temperatura corporal.

Com tantas funções assim, você já deve ter notado que cuidar dessa camada superficial do corpo vai muito além do aspecto estético, mas também agrega bem-estar à nossa rotina.

Manter a pele equilibrada evita, inclusive, oleosidade excessiva e ressecamento — que causa inúmeros incômodos devido aquelas pelinhas que descascam.

Como fazer uma rotina de cuidados com a pele?

Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar em 'skincare', certo? Esse termo se refere ao cuidado constante com a pele. O objetivo dele é manter a pele hidratada e equilibrada.

A rotina de cuidados deve ocorrer duas vezes por dia, pela manhã e à noite, com sabonete facial específico pra necessidade da pele. Aproveite pra conhecer o passo a passo de como montar a sua rotina de skincare pra pele oleosa.

homem cuidando da pele do rosto

Existe idade certa pra começar a cuidar da pele?

Não! Quando falamos de envelhecimento da pele, muitas vezes, pensamos que devemos começar a nos preocupar com isso só depois dos 35 ou 40 anos, né?

Mas a verdade é outra: o ideal é iniciar uma rotina de cuidados com o corpo cedo, por volta dos 25 anos, isso ajuda a suavizar mais os traços naturais do tempo deixados na nossa pele.

Ou seja, quanto mais cedo iniciarmos uma rotina de autocuidado, menor será a probabilidade de precisarmos de um tratamento invasivo no futuro.

Mas isso não quer dizer que você não vai conseguir cuidar da sua pele depois que ela já demonstra sinais de desequilíbrio. Pelo contrário, é super possível cuidar da pele envelhecida! Sabe como? Por meio de uma rotina de skincare com a pele e adotar um estilo de vida saudável.

Quais sabonetes faciais usar pra cuidar da pele?

Use produtos sustentáveis, que realmente façam bem a sua pele, como as minhas barrinhas de sabonetes pra limpeza facial que removem as impurezas, resíduos de substâncias tóxicas de poluição e células mortas.

Além disso, tenho opções que fazem a microesfoliação da pele, deixando ela mais sequinha e equilibrada. Conheça as minhas barrinhas faciais e dê um up na sua pele!

foto de barra de limpeza facial

Viu? Com algumas mudanças de hábitos é super possível suavizar os sinais de envelhecimento precoce da pele.

Que tal continuar aprendendo sobre esse assunto? Aproveite pra conhecer os benefícios do óleo de jojoba pra a nossa pele — te espero lá!

barras de limpeza facial
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
  • carvão ativado

  • argila rosa

ver todos os produtos