Óleo de Jojoba: para uma pele mais equilibrada!

A jojoba é uma plantinha muito legal: além desse nome curioso e fofo, que dá vontade de ficar repetindo até cansar –  jojoba, jojoba, jojoba :) – ela ainda dá origem ao famoso óleo de jojoba. Já ouviu falar dele, né? 


O óleo de jojoba tem essa fama toda porque ele tem um monte de ações benéficas pra nossa pele. Ele até ganhou um apelido pra lá de elegante – “ouro do deserto” – e ainda por cima faz tudo isso de forma totalmente natural, já que é um extrato vegetal. 

A gente reuniu algumas informações bem legais sobre o óleo de jojoba e, na real, achamos que você vai amar ficar por dentro de tudo isso. É só vir junto!

Índice

Pra que serve o óleo de jojoba?

A jojoba é uma planta que nasce bem longe daqui: ela é originária dos desertos de Mojave e Sonora, nos Estados Unidos e no México. Ela tem o jeitão de um arbusto e produz frutinhos que lembram um grão de feijão. Dentro deles estão as sementes e a partir delas é extraído o óleo de jojoba em um processo chamado prensagem a frio.


Os povos originários daquela região já conheciam o poder desse vegetal há muuuito tempo, e utilizavam o óleo de jojoba pra tratar ferimentos e outros problemas na pele. Então, só por aí, já pra desconfiar pra que serve o óleo de jojoba, né?


A composição do óleo de jojoba inclui vários ativos naturais que ajudam a manter a pele saudável, bonita e equilibrada. Daí, com o tempo, ele acabou ganhando um importante papel no mundo dos cosméticos, sendo um componente da fórmula de diversos produtos e receitas para a pele e para os cabelos também.


Leia também: Óleos essenciais: descubra tudo sobre suas propriedades, benefícios e aromaterapia

Óleo de Jojoba para o rosto: se liga nos benefícios!

O óleo de jojoba é quase que totalmente composto por ceramida, um lipídio que ajuda na hidratação da pele. Então, um dos principais benefícios que o óleo de jojoba oferece é ajudar a manter a pele bem hidratada, retendo líquidos e também formando uma barreira protetora que evita o ressecamento do tecido.


Tem mais: o óleo de jojoba também tem efeito antioxidante na pele, graças à vitamina E de sua composição e ainda tem ação anti-inflamatória! Demais esse pacote completo de skincare natural, né?

Confere aí essa listinha de benefícios do óleo de jojoba que a gente preparou pra você não se esquecer:


  • ele tem propriedades emolientes e umectantes, deixando a pele mais hidratada, preservando a umidade e formando uma camada de proteção que ajuda a manter o pH regulado;

  • apresenta efeito antioxidante, combatendo os temidos radicais livres, que estão associados ao processo de envelhecimento da pele;

  • o óleo de jojoba promove uma ação anti-inflamatória, atuando em situações de irritações na pele e outras condições dermatológicas;

  • ele também atua na saúde do couro cabeludo, removendo excesso de sebo e combatendo a caspa, além de desobstruir os folículos e promover o crescimento dos fios

Por essas e outras que o óleo de jojoba para o rosto é muito indicado, ajudando a regular a oleosidade dessa região tão delicada, cuidar da hidratação e até mesmo tratar a acne e outros probleminhas dermatológicos. 

A importância da limpeza facial

A pele da região do rosto é naturalmente mais delicada e sensível, e precisa de cuidados especiais. Fora isso, é uma região do nosso corpo que naturalmente acaba mais exposta ao sol e aos poluentes do dia a dia – e isso aumenta a chance de ressecamento e acelera o envelhecimento desses tecidos, né? Quer completar o quadro caótico? Nosso rosto é um dos locais mais propícios pra ter  problemas com a oleosidade excessiva, especialmente na chamada “zona T”, que desce da testa até o nariz. 


Já deu pra notar que uma atenção extra com a pele do rosto é essencial na rotina do seu skincare, né? Um jeito simples e eficaz de fazer isso é começar pela limpeza, claro! A limpeza facial traz mais saúde e potencializa o resultado dos outros tratamentos, já que deixa a pele prontinha pra receber os cuidados posteriores.


Uma das formas de fazer a limpeza facial é usando um esfoliante para o rosto. Ele remove resíduos de poluição e células mortas, e estimula um processo de renovação do tecido, deixando a pele sempre com aquele visual renovado e bonito.

Mas, é importante ter equilíbrio, tá? Exagerar nesse processo de limpeza ou de esfoliação pode dar ruim: a pele pode reagir na mesma intensidade, disparando um “efeito rebote” que gera descontrole da oleosidade e complica tudo. Por isso, o ideal é usar produtos leves e de origem natural em sua rotina de autocuidado, como a nossa Barra de Limpeza Facial Pele Equilibrada. Ela vem recheada de ingredientes naturais, e não contém ativos químicos agressivos, que podem ser nocivos pra você e pro planeta. 


Dá um check nos principais componentes dessa barrinha incrível:


  • Argila Amarela: rica em minerais revitalizantes, mantém o equilíbrio da barreira cutânea e proporciona viço e luminosidade, mandando embora o aspecto cansado da pele; 

  • Farinha de Casca de Laranja: faz uma micro esfoliação suave, sem agredir, que remove as impurezas diárias e também as células mortas, purificando e desobstruindo a pele;

  • Óleo de Jojoba: mantém a hidratação e a oleosidade natural da pele, proporcionando elasticidade e firmeza, acabando com aquele visual repuxado e ainda tratando possíveis probleminhas no tecido cutâneo. 

Como usar a Barra de Limpeza Facial Pele Equilibrada

Assim como todos os nossos produtos Waterless Beauty, a Barra de Limpeza Facial Pele Equilibrada une sustentabilidade e praticidade em um só produto, tornando a sua rotina de autocuidado muito mais consciente, simples e natural. 

Com ela, você inclui os benefícios do óleo de jojoba no seu cuidado diário com a pele de um jeito bem simples. E o mais legal é que usar essa barrinha é fácil, fácil! Se liga nesse passo a passo:


  • Umedeça a barrinha e a aplique no rosto com movimentos circulares.
  • Massageie a pele espalhando o produto e espere 2 minutinhos antes de enxaguar
  • Depois do tempo de pausa, enxágue e seque o rosto.

  • Pronto! Pele limpa e bem cuidada em 3 passinhos rápidos que se encaixam na sua rotina agitada.


    Essa é a nossa proposta por aqui: desenvolver produtos de cuidado pessoal inovadores que, além de serem ótimos no que fazem (modéstia à parte), ainda são fáceis de usar, sustentáveis e causam zero impacto no planeta. Você já sabe, né? Nossa linha de produtos é totalmente livre de plástico e ainda é vegana, Cruelty-Free e não usa componentes químicos agressivos ou nocivos. #cleanbeauty


    Compartilha com a gente como tem sido sua experiência de cuidado com a pele do seu rosto? Nós e as #BOBers de plantão vamos adorar saber! :)

    deixe um comentário

    meus produtos