Cuidados no Verão: saiba como se cuidar e curtir um verão perfeito!

Ah, o verão! A estação do sol, do calor, dos dias iluminados e cheios de energia à beira da piscina ou em frente ao mar. Mesmo sendo uma delícia curtir os dias de verão, não podemos deixar de falar daqueles cuidadinhos extras que precisamos ter com a nossa pele e o nosso cabelo. A combinação de sol a todo vapor + mar ou piscina pode ser o pesadelo pra sua rotina de autocuidado. 

É, já deu pra notar que, como tudo na vida, essa estação tem seu lado bom e seu lado não tão legal assim, né? Mas, pode ficar tranquila, chegamos com dicas que vão salvar os seus dias de verão. São cuidadinhos básicos, mas essenciais pra você atravessar os dias quentes com a pele e os cabelos em dia!

Vamos de #summerhacks?


Índice

Cuidados que você deve ter no verão

O verão chegou, e com ele aquela vontade louca de sair de casa, curtir o sol, se refrescar e aproveitar o dia até o último raio de luz, né? Mas, é importante fazer isso tudo sem descuidar da saúde: a estação mais quente e úmida do ano pede alguns cuidados especiais!


De forma geral, os perigos do verão estão justamente naquelas coisas que também o tornam tão legal. Quer ver só? Sua pele, por exemplo: é uma delícia sentir o sol esquentando a gente logo pela manhã, né? Isso sem falar naquele bronzeado que só o verão consegue produzir. Só que se a gente não ficar esperta, essa exposição à luz solar pode causar um monte de coisas ruins pra nossa pele.


Com os cabelos, é a mesma coisa. Além do sol mais forte dessa época do ano, que pode dar uma ressecada nos fios, a mistura de suor, cloro das piscinas ou sal da água do mar também pede atenção extra com as madeixas durante o verão. Isso sem falar na saúde como um todo: é legal ficar bem atenta com a hidratação e a alimentação nesses meses mais quentes pra garantir que nosso corpinho esteja adaptado aos desafios do verão! 

Cuidados com o cabelo no verão

Pra ter um cabelo saudável e bonito no verão, alguns cuidados especiais precisam fazer parte da sua rotina. É que essa época do ano junta um sol muito forte com muitas atividades “molhadas”, como festinhas na piscina ou um bom banho de mar. 


No caso do sol, passar o dia com os fios recebendo tanta exposição aos raios UVA e UVB pode facilmente levar ao ressecamento se você não prestar atenção. A dica é manter a hidratação sempre em dia, tá? Apostar em um cronograma capilar, por exemplo, é uma forma de garantir que seu cabelo está recebendo os cuidados necessários semanalmente.

Outro ponto de atenção fica com aquele tchibum na piscina ou no mar: o cloro pode danificar a estrutura dos fios e a água salgada do mar também complica um pouco mais as coisas. Condicione bem os fios após essas atividades e fique atenta em como seu cabelo vai reagir a essa rotina do verão.


Por último, não esqueça do couro cabeludo, tá? A gente produz muito mais suor nesses dias quentes e vale a pena se cuidar direitinho pra garantir que ele não vá se acumulando (junto com impurezas e resíduos de poluição) na região do couro, causando problemas pras raízes e folículos pilosos, e também aumentando o risco do surgimento da caspa.


Como cuidar dos cabelos loiros no verão?

Alguns perfis capilares precisam de cuidados adicionais pra enfrentar o verão em toda a sua glória e os cabelos loiros são um deles – especialmente se esse loiro foi produzido no salão. É que os fios loiros – naturais ou não – geralmente já são finos e, assim, mais frágeis. Aí, o processo químico de descoloração e/ou tintura deixam a fibra capilar ainda mais delicada, e se não rolar uma atenção extra, os fios podem se ressecar rapidinho e começar a quebrar.


Outro detalhe legal pra loira é prestar atenção aos efeitos do cloro de piscina no cabelo: um certo look “esverdeado” é muito relatado pelas donas de fios claros nessa época do ano. Por isso é importante estar com a hidratação em dia e, se for o caso, fortalecer a proteção com o uso de máscaras capilares.


Leia também: Máscara capilar: para que serve, como usar e cronograma capilar!

Como cuidar dos cachos no verão?

Outro tipo de cabelo que precisa de cuidado especial no verão é o cacheado, já que esse tipo de fio, por seu próprio formato cheio de curvas, tem mais dificuldade de se manter hidratado. A oleosidade natural do cabelo tem mais dificuldade de chegar até as pontas, e problemas como ressecamento e quebra ganham intensidade nos meses mais quentes do ano.

Como prevenir é sempre melhor que remediar, o legal é manter o cronograma capilar em dia e, se for o caso, reforçar os cuidados prévios com o uso da máscara capilar. Quem cuida bem dos seus cachos já sabe também que o ideal é optar por um shampoo mais suave, sem sulfatos agressivos (hey, Low Poo!) que abrem demais a cutícula: isso ajuda a evitar o ressecamento dos fios e manter uma camada protetora em volta. Também vale a pena – quando for possível, né – passar os cachos por uma ducha logo após a piscina ou o banho de mar, retirando na hora o excesso de cloro ou sal que possa ter ficado nos fios.


E os cuidados com a pele no verão?

Proteger a pele é fundamental no verão, evitando irritações, alergias, queimaduras ou até mesmo problemas piores. O sol ganha muita força nessa época, e qualquer descuido pode complicar a saúde da nossa pele.


A palavra chave aqui é equilíbrio: tomar sol é ótimo e faz bem pra nossa saúde, ajudando na produção de melanina, serotonina e vitamina D, por exemplo. Mas, tem gente que acaba exagerando e colocando tudo a perder em busca do bronzeado perfeito. Então, promete que vai tomar bastante cuidado, tá?


Não saia de casa sem o protetor solar nessa época do ano, mesmo se não for à praia ou à piscina – a gente se expõe ao sol mais do que imagina! Faça mais de uma aplicação ao dia, se for o caso. Cuidado também com o suor excessivo, típico desses dias tão quentes: ele pode se acumular sobre a pele, tapar os poros e causar probleminhas chatos como a acne, especialmente em regiões do corpo mais propensas a isso, como a "zona T” do rosto e as costas. Usar um sabonete para pele oleosa pode ser interessante, tá?


Além disso, pra garantir uma pele saudável e bem cuidada no verão, outra dica é caprichar na limpeza facial e, dependendo do tipo de pele, fazer uma esfoliação de vez em quando. Incluir esses cuidados na sua rotina de skincare ajuda a eliminar células mortas e remover resíduos de suor e outras impurezas que ficam sobre a pele.


Sua saúde no verão: alimentação e hidratação

Além da saúde dos cabelos e da pele, o verão também pede atenção especial com a nossa saúde de forma geral. O calor intenso altera o metabolismo de nosso corpo e o ideal é que a gente adapte a nossa alimentação a esse processo. 

Uma dieta com alimentos mais leves vai super bem, já que a digestão fica mais lenta com as temperaturas elevadas e aquelas comidas mais pesadas podem não cair legal, né? Além disso, o verão faz nosso organismo perder muito líquido, e a gente precisa repor: beba bastante água, e não descuide com a hidratação, combinado?


Roupas úmidas no verão: fique alerta!

Outra questão de saúde importante durante o verão é que a combinação de umidade e altas temperaturas – basicamente o pacote completo dessa estação, né – é um convite à proliferação de microrganismos como fungos e bactérias, que causam doenças chatas e podem estragar as férias.


Um cuidado especial é com as roupas úmidas, como biquínis, maiôs e sungas: passar o dia na praia ou na piscina usando essas roupas pode ser uma porta de entrada pra doenças na região genital, como a candidíase, que cresce em número de casos nessa época. Foco na higiene íntima, fechou?


Verão tem tudo a ver com B.O.B!

E aí? Curtiu nossas dicas de cuidados básicos pra ter aquele verão dos sonhos e atravessar a estação com muita saúde e beleza? O mais legal é que nossos produtos acompanham você em toda a sua rotina do verão, sabia? Quer ver só? Segue a thread!

Na hora de garantir uma pele saudável e renovada nos meses quentes, eliminando resíduos de suor e outros poluentes, nossas barras de limpeza facial são suas melhores amigas! 


E pra cuidar direitinho da sua região íntima e evitar qualquer risco de infecções e micoses por ali, o B.O.B Íntimo chegou na hora certa: nosso lançamento mais recente vai tornar seu cuidado íntimo muito mais suave, fazendo desse momento uma parte importante da sua rotina de autocuidado e autoconhecimento.


Tem mais: seus cabelos estão em boas mãos (as suas, claro!) nesse verão com os nossos shampoos, condicionadores e máscaras capilares em barra! São cosméticos sólidos, sustentáveis, com ingredientes naturais e livres de plástico – perfeitos pra acompanhar sua rotina durante o verão e cuidar dos seus fios de um jeito muito mais prático e consciente!
E na hora de manter seus cabelos e seu couro cabeludo livres de resíduos do verão como cremes capilares, cloro, sal do mar e suor do dia a dia, nosso shampoo sólido Detox está prontinho pra entrar em ação: ele é um shampoo antirresíduo em barra que remove todas as impurezas com a força do carvão vegetal e ainda dá aquela sensação de refrescância incrível que deixa você numa boa pra encarar essa rotina em alta temperatura!


Então já sabe, né? É verão? Vem de B.O.B!


Ah, e compartilha com a gente aqui nos comments quais são suas dicas pra um verão lindo e cheio de saúde. Vamos juntas!

deixe um comentário

nossos produtos