Rotina de skincare pra pele oleosa: como montar a sua?

Rotina de skincare pra pele oleosa: como montar a sua?

Vamos te contar um segredinho: cuidar da pele vai além da vaidade ou de seguir uma tendência momentânea. Se a gente parar pra pensar, manter uma rotina de skincare entra no campo da saúde, já que isso oferece um tratamento, muitas vezes preventivo, praquela que é o maior órgão do nosso corpo: a pele. Justamente por isso que ela merece toda a nossa atenção e dedicação.


Cada pessoa tem um tipo de pele – seca, equilibrada, mista e oleosa – e cada perfil precisa de cuidados específicos. Então, se você está nesse último grupo e procura pelas melhores dicas pra montar uma rotina de skincare pra pele oleosa, a boa notícia é que chegou no post certo. Chega aí!

Índice

Cuidados necessários pra pele oleosa.

Todo tipo de pele precisa de uma certa dose de oleosidade pra manter sua elasticidade e proteção natural. Os problemas começam quando essa oleosidade foge do controle e essa situação pode acontecer por diversos motivos: o estresse do dia a dia, uma rotina alimentar bagunçada, os hormônios em ação e, também, os próprios hábitos pessoais, como exagerar na água quente no banho. 


Enfim, tudo isso pode levar a sua pele a produzir mais gordura do que deveria e é importante criar uma rotina de skincare pra pele oleosa que ajuda a controlar esse excesso de oleosidade, equilibrando o brilho exagerado e também evitando possíveis probleminhas causados pelo acúmulo de gordura, como a acne e algumas dermatites.


E já que estamos falando em rotina de skincare, o importante é encontrar uma forma de encaixar esses cuidados com a sua rotina, né? Afinal, praticidade é tudo. Por isso, a gente dividiu esse tratamento em algumas ações que você pode fazer de dia e de noite: assim, esse autocuidado cabe na sua agenda. Confere aí!


Leia também: Tipos de pele: descubra qual é o seu e dê um up no seu skincare!


Rotina de skincare da manhã.

Aplicar alguns cuidadinhos básicos logo pela manhã é a melhor forma de começar sua rotina de skincare pra pele oleosa, sabia? Assim você já se protege contra os possíveis efeitos da oleosidade durante o resto do dia e ainda garante um visual bem bacana pra sua pele! Segue essa thread!

Comece pela limpeza facial com sabonete pra pele oleosa.

Durante a noite, mesmo dormindo, sua pele continua produzindo oleosidade. Então, de manhã cedinho, é legal incluir em sua rotina de cuidados uma limpeza profunda pra remover esse excesso de gordura. 


Todo sabonete tem uma função adstringente (que remove gorduras), mas existem alguns produtos que são especialmente formulados pro tratamento da pele oleosa, como a Barra de Limpeza Facial | Pele Oleosa da B.O.B. Além disso, o uso de um sabonete pra pele oleosa vai evitar o famoso "efeito rebote", que acontece quando você acaba removendo toda a gordura da pele – até aquela oleosidade saudável – e ela, tentando se reequilibrar, produz ainda mais oleosidade.

Cuide da hidratação da pele.

Talvez você se olhe no espelho e ache que aquele visual brilhante da sua pele significa que ela já está bem hidratada. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra, tá? Na verdade, sua pele pode até estar produzindo gordura em excesso como uma reação à falta de hidratação. 


Por isso, é legal incluir o uso de um bom hidratante na sua rotina de skincare pra pele oleosa. Ele vai ajudar a manter a hidratação em dia, evitando o ressecamento – que pode disparar o "efeito rebote" que já falamos logo ali em cima. Ah, e claro: beber água também ajuda, tá? Seu corpo precisa se manter hidratado, e se você não oferecer líquidos pra ele, um dos primeiros efeitos é a pele se ressecar.

Rosto de mulher atrás de dois copos d'água

Não esquece do protetor solar.

Depois de garantir a hidratação, é hora de pensar na proteção da sua pele. O sol pode fazer bem até um certo ponto, é preciso cuidado pra que a exposição solar não cause prejuízos, descontrolando a oleosidade. 


A dica é transformar o protetor solar no melhor amigo da sua pele e não sair de casa sem essa camada extra de proteção. Procure fórmulas modernas, que já conseguem oferecer um fator de proteção legal sem deixar aquele aspecto lustroso e carregado. Você pode retocar ao longo do dia, se sentir que precisa, tá?


Leia também: Cronograma capilar: haircare é o novo skincare!

Rotina de skincare da noite.

De noite, na volta pra casa, os cuidados com a pele oleosa continuam. É hora de completar o tratamento da manhã e garantir uma pele bem limpinha e hidratada com a rotina de skincare a seguir.

Remoção de resíduos: o início.

Se você usa maquiagem, o primeiro passo é retirar ela usando um produto que ajude nesse processo, como a Esponja Konjac. Isso garante que não vão sobrar resíduos de produtos na pele: se eles tamparem os poros, isso pode levar à uma condição de oleosidade excessiva. Escolha produtinhos que agem sobre todo tipo de make, inclusive aquelas que resistem à água.

Limpeza facial com sabonetes: a parte 2.

Aqui, rola um repeteco do que você já fez pela manhã: lave bem a pele com sabonete voltado pro controle da oleosidade. Se você quiser apostar em um produto um pouco mais potente nesse momento do dia, em que não há risco de exposição solar da pele, pode ser uma boa também. Uma ótima dica é combinar a Barra de Limpeza Facial com a Esponja Konjac, a união desses dois produtinhos potencializa a limpeza.

 

Complemente com séruns e tônicos faciais.

Depois dessa limpeza profunda nos poros, sua pele pode pedir por um pouco de descanso e restauração. Você pode adicionar essa etapa extra à sua rotina de skincare noturna ao aplicar cosméticos que trazem essa ação calmante e cicatrizante, como águas termais, séruns e tônicos faciais. Sua pele agradece esse carinho!

Finalize com a hidratação da pele.

Por último, mais hidratação! Complete sua agenda de cuidados com a pele repondo líquidos e nutrientes perdidos ao longo do dia, garantindo um visual bem cuidado e rejuvenescido, com textura saudável e brilho ideal. Muitos hidratantes já trazem em sua fórmula ativos com ação de remoção de manchas e controle de oleosidade, então vale a pena ficar de olho.


Leia também: Esfoliante para o rosto: entenda essa etapa essencial do skincare


Extra: outros cuidados pra pele oleosa.

Além de seguir essa rotina de skincare pra pele oleosa que compartilhamos com você, existem outras dicas que você pode aplicar no seu dia a dia pra ajudar no controle da oleosidade da pele e garantir uma pele saudável e bonita. São hábitos simples que podem se encaixar ao seu cotidiano e potencializar os efeitos dos produtos que você passa na pele. Pega aí!

Água quente? É fria!

Fuja da água quente: ela irrita a pele e ativa a microcirculação, e isso pode estimular as glândulas sebáceas a produzir gordura de forma mais intensa. Vale a pena regular a temperatura do seu banho, principalmente, mas também é legal ficar atenta à água que você usa pra fazer a limpeza do rosto. Se estiver lavando o rosto de manhã e de noite com água muito quente, isso pode reduzir os efeitos do tratamento. Ninguém precisa passar frio, claro, mas tente não exagerar e tomar banho com água fervendo, tá?

Alimentação é o segredo.

Você é o que você come, diz o ditado. No caso da pele, nada mais verdadeiro: sua alimentação pode, sim, influenciar na oleosidade. Por isso, é legal estar atenta à sua e evitar tudo o que é rico em gorduras e açúcares, que são aqueles que podem estimular a produção exagerada de óleo e colocar a perder os cuidados de skincare que você vem aplicando. Isso, claro, sem falar que manter uma rotina alimentar saudável e equilibrada faz bem pra sua saúde todinha, e não apenas pra sua pele, fechou?

Previsão do tempo: pele bonita e saudável o ano todo.

Outra dica bacana é ajustar a sua rotina de skincare pra pele oleosa às estações do ano, sabia? É que sua pele reage naturalmente aos períodos mais quentes e frios do calendário, e você pode aplicar alguns hacks pra se adaptar a cada um deles. 


No verão, com dias mais quentes, a tendência é você suar bastante: isso tampa os poros e pode culminar em mais oleosidade. É legal ficar ligada com a limpeza do rosto, mas cuidado pra não exagerar: se você lavar o rosto mais vezes nessa época, fica esperta com o "efeito rebote", ok?


Já no frio, a pele tende ao ressecamento e o vento gelado também pode complicar ainda mais as coisas. Sua pele vai reagir tentando produzir mais oleosidade pra controlar essa situação, então presta atenção com a hidratação pra garantir uma pele saudável e sem oleosidade exagerada.


Leia também: Cuidados no Verão: saiba como se cuidar e curtir um verão perfeito!

Kit básico de skincare pra pele oleosa.

Se você vai partir pro combate à oleosidade exagerada da sua pele, precisa ter as melhores ferramentas ao seu lado pra vencer a batalha, né?  O bacana é poder contar com um kit básico que vai fazer parte da sua rotina de skincare pra pele oleosa e estar sempre com você. 


É legal pensar em 3 ações bem básicas – limpeza, hidratação e proteção – e trazer os produtos com os quais você melhor se adaptar pra essa rotina. Pra cuidar da proteção, já existem protetores solares com formulações mais suaves e texturas menos cremosas – alguns até em pó – que vão deixar sua pele bem protegida e sem aquela sensação pesada ou anti-natural. Pra hidratação, o legal é escolher produtos específicos pra pele oleosa e em diluições mais leves, como gel ou sérum. Também vale checar se o hidratante tem outras ações, como antioxidante, por exemplo, que pode ser uma boa pedida.


Agora, a etapa da limpeza talvez seja a mais importante dessas ações, já que, se não for bem feita, pode prejudicar os efeitos das outras. É na limpeza que você vai remover não apenas os resíduos da pele, mas também o excesso de oleosidade – o que é essencial pra quem tem pele oleosa. Isso tudo, claro, precisa ser feito com muito equilíbrio: se a limpeza for agressiva, remove todo o óleo natural causando o “efeito rebote”.


A Barra de Limpeza Facial | Pele Oleosa da B.O.B que citei antes, por exemplo, foi desenvolvida especialmente pro controle de oleosidade na pele do rosto e pode ser uma ótima opção pra limpeza diária da região. Além de garantir uma pele limpa e sem resíduos, ela também tem propriedades antissépticas, previne o aparecimento de acne e age com delicadeza na pele, sem agredir as condições naturais dela.

Isso tudo por conta dos seus ingredientes naturais incríveis: o carvão ativado, famoso por sua ação antipoluição, faz um detox profundo e, ao mesmo tempo, remove o brilho excessivo, deixando a pele com aquele “look matte”. Já o Óleo de Melaleuca (Tea Tree) e o de Alecrim trazem refrescância e também ajudam a limpar a superfície da pele, absorvendo impurezas e resíduos de produtos. 


O Inca Inchi também faz parte dessa fórmula poderosa e ao mesmo tempo delicada dessa barrinha: esse ativo é rico em Ômega 3 e 6, tem ação anti-inflamatória e ainda por cima auxilia na hidratação, produzindo um visual sequinho e uma pele bem cuidada.


E, claro, outro diferencial incrível das Barras de Limpeza Facial da B.O.B. é que, como toda a nossa linha de produtos, elas são cosméticos sólidos, em formato de uma barrinhas super charmosas e sustentáveis. Ou seja: nada de embalagens plásticas! :)


Outro produto incrível pra acrescentar na sua rotina de cuidados diários com a pele oleosa é a Esponja Konjac. Esse acessório é um dos preferidos das apaixonadas por skincare, já que ele dá um boost na limpeza da pele. Essa esponja elimina as células mortas, a oleosidade e os resíduos de maquiagem, fazendo uma leve esfoliação na pele.

E mais: os produtos B.O.B também consomem menos água, são veganos, cruelty free e naturais, sem químicas ou ativos sintéticos nocivos à sua saúde ou ao ambiente. Afinal, se é pra cuidar da pele, tem que cuidar do Planeta também, né? E além de colaborarem pra um menor impacto ambiental, as barras da B.O.B ainda duram mais: como são sólidas e bem concentradas, rendem mais. 


Reduzir a oleosidade da sua pele sabendo que você está ajudando a reduzir a produção de resíduos plásticos que poluem a natureza deixa tudo mais bonito, diz aí? Então, deixe seus comentários por aqui e conta pra gente qual é a sua rotina de skincare e de sustentabilidade!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

promoção
promoção
  • carvão ativado

  • argila rosa

ver todos os produtos