mulher com toalha na cabeça fazendo massagem no rosto

Já conhece a automassagem? Descubra 5 tipos dela!

Você já ouviu falar em automassagem? Essa prática conta com diferentes técnicas que podem ser aplicadas dos pés à cabeça — e é perfeita pra quem busca uma forma simples e eficaz de aliviar tensões e dores leves enquanto relaxa o corpo e a mente. Isso sem contar que ela também é uma ótima forma de autocuidado, já que é um momento pra você se dedicar 100% a si mesma.

A melhor parte é que ela pode ser feita em qualquer momento do dia: durante o banho, ao acordar, antes de dormir e até mesmo durante as pequenas pausas no trabalho ou estudos. Quer saber como? Então vem comigo, porque hoje eu vou explicar o que é automassagem, quais são seus benefícios e ainda vou te apresentar as 5 formas mais comuns de aplicar ela, vem ver!

mulher com faixa branca no cabelo e massagem no rosto com os dedos

Índice

O que é automassagem?

A automassagem é um conjunto de técnicas que uma pessoa faz em si pra relaxar os músculos de partes localizadas do corpo. Cada área corporal recebe diferentes técnicas que, normalmente, não precisam de muita coisa além das mãos ou das pontas dos dedos, mas que também podem ser realizadas com bolinhas de tênis ou produtos naturais com óleos essenciais, por exemplo.

A ideia dessa prática caseira é reproduzir de forma prática a massagem realizada por um profissional e, pra isso, você pode até mesmo investir em todo um mood pro momento, seja colocando uma música relaxante, abaixando a luz do ambiente onde você tá, e por aí vai. O que importa aqui é que a prática promova o máximo de bem-estar pro seu corpo e pra sua mente.

Quais os benefícios da automassagem?

Assim como a massagem profissional, a automassagem vem recheada de benefícios a curto e longo prazo — e não só pra área corporal onde ela é aplicada, viu? Olha só as principais vantagens de investir nessa prática:

  • Alívio de tensão e dor muscular;

  • Redução do inchaço corporal;

  • Melhora da circulação sanguínea;

  • Melhora do sono — principalmente quando feita antes de dormir, já que deixa o corpo todo relaxado;

  • Aumenta a conexão com seu próprio corpo, já que permite que você entenda melhor quais as sensações fazem bem pra ele;

  • Ajuda a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade;

  • Prolonga a sensação de bem-estar do corpo e da mente.

Além desse monte de vantagens, massagear a própria pele também é considerada uma prática de skincare, sabia? Isso porque, com a melhora da circulação sanguínea, a pele pode ficar mais firme e ter um aspecto natural muito mais saudável.

Sem contar que é uma prática super alinhada com uma rotina minimalista de skincare, já que você não precisa usar diversos produtos pra fazer ela dar certo. Aliás, eu já falei sobre os cuidados minimalistas com a pele em um post sobre o skinimalismo, aproveita pra ler e saber mais!

Como fazer automassagem?

Bom, como a automassagem pode ser aplicada em diferentes partes do corpo, cada uma delas recebe a técnica de forma diferente. Por isso, eu separei aqui as 5 principais áreas corporais que podem ser massageadas e vou te mostrar o passo a passo de como deixar cada uma delas mais relaxada, vem comigo!

1. Automassagem nos pés

A automassagem nos pés, ou podal, é uma das mais comuns que existem por aí, principalmente por quem passa o dia inteiro na correria andando de lá pra cá, ou que passa muito tempo em pé. Ah, e um ponto muito positivo dessa prática é que ela reflete no corpo todo, estimulando a circulação e reduzindo dores. Olha só como fazer:

  • Com os pés limpos, pegue um deles e comece deslizando a mão do tornozelo às pontas dos dedos;

  • Com as pontas dos dedos das mãos, faça movimentos circulares do peito do pé por cerca de 4 minutos;

  • Deslize os dedos das mãos pela sola do pé, circulando levemente, durante uns 3 minutos;

  • Vá pra a parte de cima do pé e faça movimentos circulares por mais 2 minutos;

  • Por fim, gire o pé pra ativar a mobilidade;

  • Repita o processo no outro pé e prontinho!

Mulher massageando seus pés

2. Automassagem na barriga

Outra opção super interessante de automassagem é na barriga, que pode ser uma grande aliada durante o período menstrual, já que pode ajudar a aliviar a cólica — claro que isso em alguns casos, até porque se você sofrer de cólicas muito fortes, é importante evitar pressão sobre a região.

Além de ser uma grande aliada do ciclo menstrual, ela também contribui pra redução de gases que, às vezes, se acumulam por conta de algum alimento que comemos, por exemplo. E fazer ela é super fácil, olha só:

  • Deite de barriga pra cima;

  • Aqueça as mãos, esfregando uma na outra;

  • Com as mãos aquecidas, comece fazendo movimentos circulares, no sentido horário, por cerca de 3 minutos;

  • Depois, deslize as pontas dos dedos no centro do abdome, começando na altura do estômago e descendo até abaixo do umbigo;

  • Por fim, volte a fazer movimentos circulares em volta do umbigo, por cerca de 15 minuto.

mulher ruiva com óleo essencial

3. Automassagem nas costas

Quem nunca quis aquela massagem nas costas depois de um dia cansativo? Se automassagear nessa área do corpo é uma opção incrível pra tirar toda aquela pressão que se acumula na coluna ao longo do dia, principalmente na região da lombar.

E se você tá se perguntando como fazer massagem nas costas sozinha é possível, a resposta é uma só: utilizando uma bolinha, tipo aquelas de tênis. Dá uma olhada no passo a passo dessa técnica:

  • Coloque a bolinha entre uma parede e as suas costas — foque no ponto dela que mais dói;

  • Comece fazendo movimentos de cima pra baixo com o corpo, por cerca de 5 minutos;

  • Troque o sentido dos movimentos, agora indo da direita pra esquerda, por mais 5 minutos;

  • Se, durante o processo, você sentir alguma área mais dolorida, é super válido colocar um pouquinho mais de pressão nela.

Pessoa fazendo massagem nas costas de outra pessoa

4. Automassagem nos ombros, pescoço e nuca

Você sabia que a gente tende a acumular boa parte da tensão nos ombros? Pois é, por isso mesmo, essa região, juntamente ao pescoço e à nuca, merecem uma automassagem especial. O mais legal é que você pode fazer essa técnica até mesmo durante o banho, usando um sabonete corporal com óleos essenciais, e ativos adequados pro seu tipo de pele, pra estimular ainda mais o relaxamento. Olha só como fazer:

  • Incline a cabeça pra baixo e comece a deslizar as pontas dos dedos na nuca, indo da base da cabeça até o topo dos ombros;

  • Em seguida, leve as mãos pras laterais do pescoço e deslize de baixo pra cima, fazendo uma leve pressãozinha;

  • Quando o pescoço estiver aliviado, deslize a mão direita pro ombro direito (ou o outro lado) e aperte o músculo que fica entre ele e o pescoço algumas vezes;

  • Repita o processo do outro lado e prontinho!

pessoa fazendo automassagem no ombro

Aproveitando que essa é uma prática super legal de trazer pra debaixo do chuveiro, aproveita também pra ler meu post sobre a rotina do banho, onde eu falo sobre essa e outras dicas pra deixar esse momento ainda mais relaxante!

5. Automassagem facial

Por fim, mas não menos importante, eu trago a automassagem facial, que também pode ser feita durante outros rituais de autocuidado, como o banho ou o skincare. Pra isso, utilize um sabonete pro rosto com óleos essenciais e ativos que estimulem a pele e a circulação, pois assim você consegue deixar a região ainda mais viçosa e firme. Vem ver o passo a passo dessa técnica:

  • Comece deslizando as pontas dos dedos do centro da testa até as têmporas, de dentro pra fora, por cerca de 2 minutos;

  • Agora repita o processo sobre as maçãs do rosto, indo do osso central do nariz até as têmporas;

  • Em seguida, massageie o nariz, deslizando os dedos por todo o seu comprimento;

  • Por fim, deslize os dedos do queixo até as bochechas, de baixo pra cima, por mais 2 minutos.

Dependendo das regiões onde você escolher fazer a automassagem, é super possível unir duas ou mais dessas técnicas que eu trouxe, aumentando ainda mais a sensação de relaxamento no corpo. Lembre que o importante aqui é que a prática te faça se sentir bem e livre de tensões, por isso, você pode fazer as regras de como realizar ela.

mulher morena fazendo automassagem no rosto com os dedos

Curtiu o conteúdo? Aproveita pra compartilhar com a galera, pra mais pessoas conhecerem esse método incrível de autocuidado. Ah, e se você quiser continuar aprendendo sobre rituais que trazem bem-estar pro corpo e pra mente, leia também meu post sobre mindfulness, onde eu conto tudinho sobre o conceito da atenção plena.

Até a próxima!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

best seller promoção
ver todos os produtos