Tipos de pele: descubra qual é o seu e dê um up no seu skincare!

Você já deve saber que existem diferentes tipos de pele, né? Mas, diz aí: já parou pra pensar em qual deles é o seu?


Pois é, muitas #BOBers ficam confusas na hora de responder essa pergunta, mas a gente tá aqui pra ajudar! Descobrir qual é o perfil da sua pele vai dar um upgrade na sua rotina de skincare e ajudar você a conseguir aquela cútis que sempre sonhou.


Quer saber mais sobre os diferentes tipos de pele, os cuidados especiais pra cada um e conferir algumas dicas bem legais sobre esse assunto? Então bora aprender juntas!

Índice

Quais são os tipos de pele

Equilibrada, seca, oleosa e mista: esses são os quatro tipos de pele. Na real, os nomes já são bem auto explicativos, né? :)

E já dá pra imaginar que, com tipos de pele tão diferentes assim, cada uma precisa de cuidados específicos. Afinal, tratar uma pele seca como se fosse oleosa seria desastroso, certo? Então, antes mesmo da gente falar sobre como cuidar de cada tipo de pele, é importante saber qual é o perfil da sua. Assim, você cuida dela do jeito certinho!


Uma maneira legal de descobrir qual é o seu tipo de pele é simplesmente começar a prestar mais atenção a ela, sabia? Você vai sentindo como ela se comporta no dia a dia, reparando em como ela reage em situações diferentes e percebendo com calma que tipo de pele você tem.


Pra ajudar você a analisar melhor e descobrir qual é o seu tipo de pele, a gente separou alguns sinais e características que vão guiar você. Vem com a gente!

Como descobrir seu tipo de pele

Antes de tentar entender qual é seu tipo de pele, você precisa saber que existem os tipos de pele e os estados da pele, tá? O tipo de pele é constante, mas o estado da pele pode mudar em cada fase da vida, ou por fatores externos. Quer um exemplo? O clima, a poluição, o suor e até mesmo algum remédio que você está tomando podem alterar o estado da sua pele. Mas isso é temporário: o tipo de pele, esse sim, não muda.


Confere só as dicas que preparamos, e veja se você descobre qual é o seu tipo de pele:


  • Se a sua pele tem poros finos, uma textura aveludada, suave e bem lisinha, quase sem manchas, e uma sensibilidade natural ao toque: tudo indica que sua pele é equilibrada!

  • Se você notar que a sua pele é mais sensível e tem uma certa sensação de rigidez, um pouco áspera, ela pode ser uma pele seca. Ah, e a pele seca também pode ser um pouco mais opaca, tá? Fica esperta com sinais de descamação e coceira, e até mesmo algumas fissurinhas. 

  • Você vai saber que tem uma pele oleosa se perceber que os poros do rosto estão maiores e mais visíveis. Um visual de pele mais grossa e pálida também indica pele oleosa, ok? Ah, e claro: aquele brilho excessivo e o aparecimento de espinhas e cravos (mesmo em quem não é teen há um bom tempo) são sinais que seu tipo de pele é oleosa. 

  • Suas bochechas ficam vermelhas e secas com qualquer ventinho, e sua testa, nariz e queixo parecem mais uma fábrica de oleosidade funcionando a todo vapor? Pele mista, baby. Simples assim. 

Ah, sempre bom lembrar: nada substitui uma consulta com um bom dermatologista pra cravar com certeza qual é o seu tipo de pele, tá? E outra coisa: não esquece que o estado da sua pele pode mudar bastante – com a idade, todo tipo de pele vai ficando naturalmente mais seca, sabia? Além disso, a cor da pele também altera um pouco como ela reage ao sol, ao vento, etc.

Cuidados com os diferentes tipos de pele


Diferentes tipos de pele pedem diferentes tipos de cuidados. Fala a verdade: meio óbvio, né? Mesmo assim, tem muita gente que não se liga nisso e cuida da pele do jeito incorreto.


Usar produtos indicados pra outros tipos de pele, ou seguir rotinas de skincare que não tem nada a ver com o perfil da sua, é pedir pras coisas darem errado. Por isso que é importante saber qual é o seu tipo de pele, combinado?


A boa notícia é que, de forma geral, todo tipo de pele precisa dos mesmos cuidados básicos: limpeza, hidratação, tonificação e proteção. O segredo é saber como dosar essas ações pro seu tipo de pele e quais os componentes de cada etapa, tá? 


Então, agora que você já entendeu melhor qual é o seu perfil cutâneo, é hora de saber mais sobre os cuidados que cada tipo de pele precisa. 


Leia também: Skinimalismo: a tendência que reúne skincare e minimalismo

Pele Equilibrada: características e cuidados


A pele equilibrada é aquele tipo de pele que tem tudo bem ajustado: oleosidade na dose certa, sem exagerar no brilho, poros pequenininhos e zero secura. Por isso, os cuidados com a pele equilibrada tendem a ser mais simples. Como ela já é naturalmente mais balanceada, a rotina de skincare aqui é bem focada em manutenção mesmo. 

Não descuidar da hidratação e manter a limpeza em dia costuma ser um jeito bem simples e eficiente de garantir a saúde e o visual da pele equilibrada. E aqui, o ideal é incluir uma rotina de limpeza profunda, que consegue eliminar todos aqueles resíduos que aderiram à sua pele sem você nem perceber. Um jeito de fazer isso é através da esfoliação: ela é um tipo de limpeza mais específica, que remove células mortas e outras impurezas que se juntam por ali. A esfoliação também faz o sangue circular melhor na região e estimula o corpo a produzir novas células. Ou seja: rola uma renovação completa do tecido, e é claro que isso é ótimo pra sua pele - ela fica ainda mais bonita e mais saudável!


E esse cotidiano de cuidados especiais se torna muito mais natural e sustentável com a nossa Barra de Limpeza Facial Pele Equilibrada: ela realiza uma microesfoliação suave, que não agride o tecido da pele, e ainda garante aquela hidratação que você tanto deseja.

Barra de Limpeza Facial Pele Equilibrada


A Barra de Limpeza Facial Pele Equilibrada combina o poder da Argila Amarela e da farinha de Casca de Laranja pra purificar e limpar profundamente os poros – mas sem ressecar ou causar irritação. Aí, o Óleo de Jojoba vem mantendo a hidratação e a oleosidade natural pra garantir uma pele saudável e bem-cuidada, sem aquele efeito repuxado.

A Barra de Limpeza Facial Pele Equilibrada também tem propriedades remineralizantes e antioxidantes, e essa combinação é perfeita pra dar um jeito naquele visual cansado, tonificando o tecido e trazendo mais viço e luminosidade pra sua pele. 

Pele seca: características e cuidados

A pele seca produz pouco sebo e não consegue segurar a hidratação, então ela perde água com mais facilidade e acaba ficando com aquele visual esticado e ressecado. Até mesmo umas pequenas rachaduras, bem pequenas, podem aparecer. 


Quem tem a pele seca precisa caprichar na hidratação, claro, e ficar ligada na proteção também, já que é um tipo de pele mais fina e que sofre mais com os efeitos do sol. Por ser mais sensível, a pele seca pede alguns cuidados extras, como o uso constante do protetor solar. O fator de proteção pode variar: dá pra usar um protetor mais potente nos horários de sol a pino e ir com um mais suave nas horas de luz menos intensa. Mais uma dica? Atenção com a composição do protetor solar, tá? Use produtos com fórmula mais suave pra não agredir sua pele, que já é delicada.


Você também precisa ficar esperta com a vermelhidão e a descamação, que podem acontecer com quem tem a pele seca. Essa secura toda quase sempre tem origem genética – hormônios, sempre eles! –, mas dá pra complicar ainda mais as coisas tomando banhos muito quentes ou enfrentando o vento gelado do inverno com a cara e a coragem: o ar seco dessa época resseca ainda mais o tecido cutâneo. Então, já sabe: evite!

Pele Oleosa: características e cuidados

De um jeito bem simples e direto, a pele oleosa é, basicamente, o contrário da pele seca. Ela pega pesado na produção de gordura e tem excesso de oleosidade, e isso causa muito brilho e dá um visual mais carregado. 


Do mesmo jeito que acontece com a pele seca, a pele oleosa tem origem genética, mas também pode ser resultado do seu estilo de vida: comer de forma desregulada, andar estressada pra lá e pra cá e abusar do sol são hábitos que só pioram a situação. Aí, não tem jeito: se não rolar uma atenção especial, todo esse óleo pode se acumular na pele, tampar os poros e causar cravos e espinhas no rosto – a chata da acne – ou a temida caspa no couro cabeludo.


A dica pra quem tem a pele oleosa é caprichar na limpeza: lavar o rosto e remover o excesso de óleo é o segredo. Mas, vai com calma, tá? Quem tem a pele oleosa sente aquele impulso incontrolável de lavar o rosto a toda hora, e isso pode gerar um tipo de “efeito rebote" e levar a pele a produzir ainda mais sebo. Seu corpo, que não é bobo nem nada, entende que sua pele está ressecada e tenta corrigir isso fabricando mais gordura. Aí deu ruim, né?

Uma dica para não cair na tentação de abusar das lavagens é cuidar da sua pele oleosa com produtos que garantem a limpeza que você quer, mas sem perder o controle da oleosidade. E é claro que temos uma barrinha perfeita para isso: se sua pele é oleosa, vai de Barra de Limpeza Facial Pele Oleosa!

Barra de Limpeza Facial Pele Oleosa


Essa barra de limpeza facial tem propriedades antissépticas, e vem com uma combinação incrível de Óleo de Melaleuca (Tea Tree) e Alecrim que refresca e limpa profundamente sua pele, absorvendo as impurezas do dia a dia e removendo as impurezas e resíduos de poluição. Ao mesmo tempo, o Carvão Ativado de Arroz – que tem um baita poder antipoluição – faz um detox instantâneo e dá aquele tão sonhado efeito matte pra quem tem a pele oleosa e sofre com o brilho exagerado. 

A nossa Barra de Limpeza Facial Pele Oleosa ainda aposta na ação anti-inflamatória e hidratante do Inca Inchi, que é rico em Ômega 3 e 6, completando esse carinho extra com sua cútis. O resultado? Pele sequinha, oleosidade controlada e um visual incrível!



Leia também: Sabonete para pele oleosa: veja como cuidar da sua pele


Pele Mista: características e cuidados

Por último, antes de falar da pele mista, já deu pra perceber que ela é uma mistura de todas as outras, né? Pois é: a pele mista tem oleosidade demais em algumas regiões, e ressecamento em outras. 


No rosto de quem tem pele mista, geralmente a gordura se concentra na testa, no nariz e no queixo - essa é a tal da “zona T”. Aí, algumas extremidades, como as bochechas, por exemplo, podem ser mais secas. Ou seja: “tudo junto e misturado”. E quer saber? A pele mista é um dos tipos de pele mais comuns!


E como já era de se imaginar, um mix de cuidadinhos é o ideal com a pele mista: primeiro, garantir a hidratação e a proteção das áreas mais sensíveis, e depois monitorar de perto a oleosidade nas regiões mais propensas ao acúmulo de gordura, lavando o rosto pra remover os diferentes resíduos que vão se depositando em nossa pele, desde partículas de poluição até os produtinhos que a gente ama usar – cremes, maquiagens e, claro, o filtro solar. 

Cuide naturalmente da sua pele com B.O.B

Viu como é importante ter cuidados específicos pra cada tipo de pele? É por isso que as nossas barras faciais foram desenvolvidas especialmente pra cada perfil cutâneo: assim, você sabe que está fazendo tudo certo com o seu skincare. 

Usar nossos cosméticos sólidos é um jeito prático e muito esperto de cuidar da sua pele e do planeta. Nossas barrinhas seguem o conceito Waterless Beauty e levam apenas os ativos naturais realmente necessários pra sua pele e seus cabelos – elas são mais concentradas e duram beeem mais que os produtos líquidos, diluídos em água! E, claro, são naturais, livres de conservantes sintéticos e não usam nenhum tipo de plástico – zerinho mesmo!  #crueltyfree #plasticfree #cleanbeauty #vegan 


Pele limpa, beleza limpa e Planeta limpo: isso é ou não é uma sustentabilidade possível? :) Então, faz assim: compartilha nos comentários qual é o seu tipo de pele, como você se cuida na correria do dia a dia e qual é sua dica de skincare pras #BOBers!

deixe um comentário

meus produtos