Mindfulness: bem-estar com inteligência emocional

Mindfulness: bem-estar com inteligência emocional

Quem nunca teve aquela sensação de chegar a algum lugar e perceber que não faz a menor ideia do que aconteceu no percurso até lá? É como se você tivesse ligado o piloto automático mental e desativado sua consciência durante todo o trajeto entre um ponto e outro. 

Isso pode acontecer por conta de dois fatores: as rotinas agitadas que vivemos e o tsunami de informações e estímulos que chegam até nós o tempo todo. Dessa forma, vamos perdendo a capacidade de viver cada pequeno momento como deveríamos: atentos, presentes e cientes de tudo o que está acontecendo à nossa volta.

Nesse cenário, as técnicas e reflexões propostas pelo mindfulness surgem como uma forma de nos trazer de volta para o presente e corrigir essa deficiência crônica de atenção e envolvimento com os acontecimentos do mundo real. É um chamado natural para ativar nossa consciência interior e viver cada pequeno instante com mais intensidade e foco. 

Por isso, trouxemos esse conteúdo que explica o que é a técnica mindfulness. Aqui você vai descobrir para que serve o mindfulness e aprender como aplicá-lo em seu cotidiano para desfrutar dos benefícios desse exercício contínuo de atenção com o seu interior e com tudo que está a sua volta.

Vamos lá?

Índice do Conteúdo

mindfulness

 

O que é mindfulness?

O mindfulness, ou Atenção Plena é um conceito amplo. Podemos defini-lo como a capacidade humana de se sentir totalmente presente, ciente de onde está e do que está fazendo, controlando o impulso de reagir automaticamente a tudo aquilo que acontece ao seu redor. É um estado de atenção ativa e aberta para o presente, que dá a chance de observar com calma seus próprios sentimentos, pensamentos e sensações.

Com essa análise mais objetiva do que está acontecendo, o mindfulness pode ser usado para minimizar a autocrítica e o julgamento exagerados, nos ajudando também a identificar e lidar com aquelas emoções mais difíceis. Sendo assim, podemos dizer que ele é capaz de conduzir a sensações positivas de paz interior e bem-estar emocional. Isso tudo é resultado de um entendimento mais claro do que está acontecendo dentro e fora de cada um de nós e de até onde podemos ir para transformar essa realidade. 

Praticar e buscar a Atenção Plena é viver o momento e despertar para o presente, em vez de ficar pensando no passado ou tentando antecipar o futuro.  É um “estado de espírito” que envolve estar totalmente focado no “agora” e que pode ser alcançado conforme você pratica diariamente e se dedica a esse objetivo.

O que não é mindfulness

Agora que você já entendeu o conceito de mindfulness, é importante esclarecer que não estamos falando de uma prática religiosa. Sua origem está ligada à meditação e tradições espirituais milenares, mas, hoje, a Atenção Plena extrapolou esse passado e ampliou seu campo de ação. A Psicologia e a Medicina, por exemplo, utilizam a técnica como uma solução terapêutica que traz diversos benefícios comprovados cientificamente.

Também é importante dizer que a atenção plena não é uma passagem só de ida para uma vida repleta de felicidade ou de alegria, mas um importante aliado na superação da tristeza, da ansiedade e dos sentimentos negativos. O mindfulness nos ensina a aceitar essas experiências delicadas e respeitá-las, trabalhando as sensações de sofrimento e dor para extrair delas novos sentidos.

mindfulness exercícios

Para que serve o mindfulness?

A prática do mindfulness ajuda a melhorar a nossa atenção para os acontecimentos do dia a dia, propondo também aquela pausa necessária para pensar logicamente quando surgirem possíveis problemas. Dessa forma, é possível reduzir o estresse e ganhar mais discernimento e consciência.

Leia também: Autocuidado: conheça os 4 pilares para incluir no seu dia a dia

Estudos recentes sugerem que a Atenção Plena age em muitos aspectos do nosso bem-estar psicológico: melhorando nosso humor, aumentando as emoções positivas e diminuindo nossa ansiedade, reatividade emocional e esgotamento profissional. Ou seja: aprender a prestar atenção nas nossas experiências atuais e aceitá-las sem julgamento pode realmente nos ajudar a sermos mais felizes e nos sentirmos mais satisfeitos com quem somos.

Mas será que o mindfulness também colabora com a nossa saúde física? Tudo leva a crer que sim! Pesquisadores já obtiveram alguns resultados surpreendentes, indicando que a Atenção Plena pode impactar positivamente o coração, o cérebro, o sistema imunológico e outras partes do nosso corpo.

 

Confira alguns dos diversos benefícios associados à prática do mindfulness:

  • Redução do estresse
  • Diminuição da ansiedade e da reatividade emocional
  • Melhora da atenção, do foco e da produtividade
  • Traz benefícios para nossas relações interpessoais

 

mindfulness significado

Como fazer o mindfulness?

Com tanta coisa boa resultando da prática do mindfulness, você certamente já deve estar se perguntando: como faço para desenvolver a Atenção Plena? Bom, ela vem da prática diária e de exercícios contínuos que visam à fortalecer em você uma mentalidade voltada à autoconsciência e ao ao bem-estar mental e emocional. Quando praticamos mindfulness, estamos exercitando a arte de criar espaços: espaço para pensar, espaço para respirar, espaço entre nós e nossas reações.

Uma boa forma de começar a praticar mindfulness pode ser reservando 10 minutos do seu dia para realizar a seguinte rotina:

1 - Encontre um lugar tranquilo e, usando uma almofada ou cadeira, sente-se de forma ereta, mas sem rigidez, permitindo que sua cabeça e ombros se posicionem de forma confortável. Coloque as mãos em cima das pernas e os braços ao lado do corpo.

2 - Feche os olhos, respire fundo e relaxe. Sinta seu peito subir e descer e a sua barriga expandir e contrair. A cada respiração, sinta o frescor do ar entrando e o calor saindo. Não controle a respiração, mas siga o seu fluxo natural.

3 - Mantenha o foco: seus pensamentos vão tentar desviar sua atenção da respiração. Perceba-os, mas não faça julgamentos. Aos poucos, volte a se concentrar na sua respiração. Algumas pessoas contam suas respirações para ajudar a manter o foco.

4 - No momento certo, abra os olhos: aguarde um instante e perceba os sons no ambiente. Observe como seu corpo se sente agora, bem como seus pensamentos e emoções.

Essa é apenas uma sugestão e não significa que a Atenção Plena só pode ser exercitada dessa forma. Na verdade, após um pouco de prática, você vai perceber que o mindfulness cabe em quase todas as nossas atividades corriqueiras: basta enxergá-las pela ótica da Atenção Plena enquanto as realizamos. 

mindfulness como praticar

 

Exercícios mindfulness

Além de reservar um tempo em sua agenda para se dedicar especialmente à meditação e à Atenção Plena, você também pode incluir o mindfulness em diversos momentos e atividades do seu dia a dia: é possível praticar a meditação sentado, caminhando, em pé e em movimento, e combiná-la com atividades como ioga, corrida e outros esportes.

Confira nossa sugestão de exercícios mindfulness que você pode aplicar em suas rotinas diárias: é uma ótima maneira de experimentar agora mesmo os benefícios desse envolvimento total com o momento presente, seja ele qual for. 

Exercitando o mindfulness nas refeições 

Deixe o celular de lado, desligue a TV e concentre-se no que está no seu prato. Aprecie a cor, o aroma, a textura e o sabor da sua comida e lembre-se também da pessoa que a preparou para você. Mastigue devagar e saboreie cada porção, exercitando o paladar. Não tenha pressa! Comer de forma consciente é também prestar atenção aos sinais de fome do seu corpo e saber quando você já está satisfeito.

Exercitando o mindfulness no trabalho

Estar presente e atento em suas atividades profissionais começa com o exercício contínuo de focar no agora e dedicar-se a ele. O conceito de multitarefa não cabe aqui: trabalhar com Atenção Plena requer que você defina e mantenha um ritmo de produção constante, organizando suas demandas e fazendo uma coisa de cada vez. Os resultados, provavelmente, serão de maior produtividade e menos estresse.

mindfulness significado 

Dica da B.O.B: exercitando o mindfulness no seu cuidado pessoal

O seu momento de autocuidado e skincare é uma ótima oportunidade de aplicação da Atenção Plena. Olhe para você com toda a atenção que merece, sem julgamentos, e repare nos pequenos detalhes e até mesmo nas imperfeições que tornam seu rosto único no mundo. Passe sua mão nas bochechas, orelhas, sinta as eventuais rugas ou marcas da pele. Durante a limpeza e esfoliação do seu rosto, segure sua barrinha de limpeza facial da B.O.B nas mãos, sinta seu formato e sua textura, aproxime-a do nariz para sentir seu aroma. Faça movimentos circulares gentis, fechando os olhos para focar na sensação causada em sua pele pelo toque da barrinha. Siga com a mesma mentalidade durante a aplicação dos demais produtos que fazem parte do seu ritual de cuidado pessoal.

Exercitando o mindfulness nos esportes

Mais do que benefícios físicos, exercícios conscientes podem melhorar bastante seu humor, ajudar você a estar mais focado e fortalecer a conexão entre a mente e o corpo. Admita: quantas vezes você já perdeu a contagem dos seus exercícios por estar pensando em outros assuntos? Se você divagar enquanto estiver correndo ou levantando pesos, concentre sua atenção de novo no exercício, no seu corpo e na sua respiração.

Exercitando o mindfulness nos relacionamentos

Quer sejam seu parceiro, filhos, irmãos ou pais, dê a eles sua atenção total, sempre que estiverem falando com você. Pause o que você está fazendo e conecte-se com eles nesse momento. Suspenda qualquer forma de julgamento e escute o que estão dizendo: ouça realmente suas opiniões e reconheça seus sentimentos ao invés de querer automaticamente refutá-los.

 

mindfulness como praticar

 

Dica da B.O.B: exercitando o mindfulness no banho

O banho já é naturalmente considerado por muitos como uma pausa relaxante ao longo do dia. E se o potencial de aplicação do mindfulness neste momento já é enorme, com as barrinhas da B.O.B em ação ele se torna praticamente um ritual de meditação diária. Quer ver como?

Comece trazendo seus sentidos para o momento presente. Sinta a água do chuveiro caindo em seu corpo, ouça o som que as gotas produzem e repare como seu corpo reage à temperatura da água e às gotinhas escorrendo. Se estiver na banheira, faça pequenos movimentos com os dedos, mexendo a água e prestando atenção ao barulho relaxante. 

Após usar o sabonete, escolha seu shampoo ou condicionador em barra da B.O.B: sinta o peso da barrinha, repare em sua coloração, perceba sua textura e dedique seu olfato ao aroma de sua fragrância. O que essas sensações transmitem? Que sentimentos elas estimulam? Ao utilizar sua barrinha B.O.B, sinta como ela toca suavemente e massageia seu couro cabeludo, percebendo como a circulação na região vai sendo ativada. 

Faça tudo com calma, no seu ritmo e concentre seus pensamentos e sensações no que está acontecendo ali, naquela hora. É você, é o seu banho, é o seu momento.

Exercitando o mindfulness na hora de dormir

Reflita sobre o seu dia e busque encontrar motivos para exercer a gratidão com tudo o que você fez e o que aconteceu. Aceite eventuais frustrações com tarefas que não foram concluídas ou eventos inesperados que exigiram mudanças de planos. A prática de escrever um diário pode ajudar no controle do estresse e da ansiedade, tornando-se um espaço seguro para seus pensamentos e sentimentos e afastando preocupações que afetam a qualidade do seu sono.

 

mindfulness o que é

  

Cuidar de você e do planeta é um exercício diário

Já deu para entender que mindfulness tem tudo a ver com sustentabilidade, não acha? Os dois conceitos só trazem benefícios e fazem a diferença quando começamos a aplicá-los em nosso dia a dia, mesmo que inicialmente de forma mais simples. É com o tempo que vamos aprendendo mais e vendo os resultados aparecerem em nós mesmos e ao nosso redor! Praticar o mindfulness é uma forma de cuidar mais de você e, no momento em que você está em equilíbrio, também está mais apto a cuidar dos outros e da natureza.

Então, convidamos você a ler outros conteúdos aqui no nosso blog e aplicar as dicas que mais tem a ver com você no seu dia a dia. Depois, compartilhe com a gente quais são suas experiências nesse caminho para uma vida mais equilibrada, consciente e leve!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos