Autocuidado: Conheça os 4 pilares para incluir no seu dia a dia

Autocuidado: Conheça os 4 pilares para incluir no seu dia a dia

E mais: entenda como a sustentabilidade tem a ver com uma rotina de self care. 

Todo mundo precisa daquela rotina de autocuidado, né? Mas, antes de qualquer coisa, tem um ponto que é super importante: não confunda autocuidado com skin care! Mesmo que essa associação seja bem comum, uma coisa não necessariamente tem a ver com a outra. A sua rotina de self care pode sim incluir os cuidados com a pele, mas tem muito mais que você pode fazer por você mesma pra cuidar da sua mente e do seu corpo, sabia?

Hoje, vamos mergulhar nesse mundinho e descobrir várias formas de aplicar o autocuidado no dia a dia. Vem comigo. 

Índice

O que é autocuidado?

O nome dessa prática já é bem explicativo, né? Autocuidado nada mais é do que dedicar um tempinho pra cuidar de si mesma. Ele começa quando dedicamos toda a nossa atenção ao momento que estamos vivendo e começamos a prestar atenção nas nossas sensações emocionais e físicas. Isso quer dizer que o self care é mais do que parar uns minutinhos do dia pra cuidar de si, ele também pode acontecer de forma natural a cada momento que você pensa como está se sentido sobre as coisas que acontecem ao seu redor. O autocuidado é estar conectada com você mesma.

Ah, mesmo que o self care aconteça também durante a rotina, dar uma pausa nela pra pensar um pouquinho em você também é essencial. Quando saímos do fluxo corrido do dia a dia de tarefas, trabalho e responsabilidades, permitimos que a nossa mente descanse e o nosso corpo relaxe, e deixar isso só pra hora de dormir não é o melhor jeito de cuidar de você. Todo mundo precisa de pequenos respiros durante o dia. 

O autocuidado também tem 4 pilares, olha só:

Leia também: Mindfulness: bem-estar com inteligência emocional

Auto cuidado físico.

O objetivo aqui é cuidar do seu corpo de forma completa, não apenas em alimentação e exercícios físicos, mas também pensando em tudo aquilo que você coloca nele de forma geral. Pensar no seu cuidado físico não quer dizer que você precisa pensar em emagrecimento, apenas em ter a rotina que melhor se encaixe pra você de exercícios físicos, alimentação equilibrada e hidratação.

mulher se alongando

Agora, vamos combinar, de nada adianta você ter uma rotina super saudável de alimentação e exercícios se quando chega nos cosméticos você enche seu corpo com ingredientes potencialmente nocivos, plásticos, silicones, parabenos, etc. A sua saúde física também é sobre aquilo que você aplica nos fios e na pele, por isso, sempre que for possível, opte por produtos de origem natural.

Autocuidado emocional.

Estar alinhada com as suas emoções é essencial em uma rotina de autocuidado. Isso quer dizer que é legal apostar em uma terapia psicológica e, além do cuidado profissional, diariamente trabalhar consigo mesma pra entender o que você está sentindo e realmente abraçar cada sentimento. 

Entender porque você está sentindo e da onde o sentimento vem é um ótimo jeito de se conhecer melhor e saber reconhecer os gatilhos que fazem você reagir. Trabalhar esse lado também ajuda você a adaptar comportamentos, evitar alguns erros e a melhorar sua relação com você mesma. Autocuidado também é autoconhecimento.

Autocuidado social.

Tem um ponto muito importante que acaba sendo esquecido por aí: a socialização. A gente precisa de contato humano no dia a dia pra manter também a saúde mental em dia, afinal, o ser humano é totalmente social por natureza. Quando estamos isolados, na solidão ou nos sentindo excluídos, é natural perceber efeitos ruins na nossa mente e até na nossa saúde. 

mulheres em restaurante sendo servidas por uma mulher

Se você não gosta de lugares muito lotados, não tem problema, a socialização tem que acontecer também dentro da sua zona segura. Convide amigas pra um café, faça um jantar na sua casa, saia pra dar uma caminhada. Aposte em tudo aquilo que vai fazer bem pra você e fortalecer os laços com as pessoas que você gosta. 

Autocuidado espiritual.

Primeiro de tudo precisamos entender que espiritualidade não tem nada a ver com religião. A espiritualidade nada mais é do que a sua conexão com seus valores, sua intuição e a conexão entre você e o mundo. Ela também é uma prática totalmente individual e que se conecta com o seu propósito de vida.

Se conectar com sua espiritualidade é justamente entender isso: qual é o seu propósito e trabalhar pra que ele seja atingido diariamente. E nesse processo qualquer coisa é válida, você pode ler, se conectar com trabalhos sociais, passar mais tempo na natureza, meditar… Aqui vale tudo que ajude você a atingir os seus objetivos com você mesma. 

Autocuidado que vai além do eu.

Lá no comecinho eu falei sobre como o autocuidado é mais do que o skin care e agora eu quero trazer outro ponto importante: autocuidado também é muito mais do que o “auto”, o eu. Por aqui, eu gosto de falar sobre como o autocuidado também é cuidar do Planeta, afinal dependemos do nosso mundo pra estarmos aqui, pra termos acesso aos ativos naturais, pra vivermos bem. Então, nada faz mais sentido do que incluir no seu autocuidado a sustentabilidade possível. 

Pra cuidar do Planeta, o primeiro passo é começar a tirar da sua rotina tudo aquilo que pode ser prejudicial pra ele de alguma forma. Claro, nenhuma mudança precisa ser radical e você não precisa hoje mudar a sua vida totalmente. Todo processo de mudança é melhor se for feito aos poucos, passo a passo. Tudo o que é radical causa um choque muito grande e torna difícil que a mudança se torne rotina. 

Um ótimo primeiro passo é começar trocando garrafas por barras. Escolher as barrinhas é muito mais do que aderir a um novo tipo de cosmético, é inserir na sua rotina ingredientes naturais que não deixam resíduos poluentes e tirar dela plásticos descartáveis que poluem o nosso Planeta, além de reduzir a pegada de carbono que você deixa por aí. 

Leia mais: A pegada de carbono da sua rotina de beleza.

Dá uma voltinha pelo meu site e confira as opções de shampoos em barra, condicionadores sólidos e outros cosméticos waterless pra acrescentar na sua rotina. 

Tá, agora me conta rapidinho nos comentários: o que é autocuidado pra você e como você coloca ele em prática?

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos