cabelo cacheado no inverno

Como manter os cachos definidos e sem frizz no inverno

Amado por muitos, temido por outros… Como qualquer estação do ano, o inverno tem as suas vantagens e desvantagens. Um dos problemas da estação mais fria do ano é como ela pode afetar a estrutura dos fios, ainda mais com curvatura. O cabelo cacheado, no inverno, exige um cuidado extra, já que o clima seco e frio pode levar ao frizz, à quebra e à perda de brilho, tornando os cachos menos definidos e mais difíceis de manejar.

Se você está percebendo essas características nos seus fios, tenho uma notícia boa: preparei as melhores dicas pra te ajudar a manter o seu cabelo saudável e radiante, mesmo quando as temperaturas caem. Vem comigo?

Por que os cachos podem ficar ressecados e sem definição no inverno?

Quando o inverno chega, podemos perceber algumas mudanças não só no clima, mas também na saúde dos cabelos. Os cacheados, em particular, tendem a sofrer mais com o ressecamento e a perda de definição durante essa estação, porque eles têm uma estrutura em espiral única que faz com que seja mais desafiador pro óleo natural do couro cabeludo se distribuir de maneira igual pelos fios.

rotina de cuidados completa pras cacheadas.

Mas, antes de te dar dicas pra lidar com essa situação, você precisa entender quais são os principais motivos que causam esse ressecamento.

Principais causas do ressecamento nos cabelos

Separei as três principais causas do ressecamento dos cabelos cacheados no inverno pra você ter atenção e, caso esteja fazendo alguma delas, tentar repensar ou reduzir a frequência.

  • Água quente nos banhos: a água quente é uma delícia em dias frios, mas sabia que ela pode ser uma verdadeira vilã pros cachos? Ela remove a oleosidade natural, essencial pra saúde dos fios e ainda pode provocar a abertura das cutículas capilares. O resultado? Cabelo ressecado e com frizz.
  • Ar seco e frio: o ar do inverno não é apenas frio, mas também seco. Essa combinação pode sugar a umidade dos cachos, que ficam quebradiços e opacos, precisando lutar ainda mais pra se manterem hidratados.
  • Baixa umidade: além da baixa umidade natural dessa época do ano, os ambientes aquecidos internamente também podem ser uma armadilha pros cachos. Assim como no primeiro caso, os cabelos cacheados podem se tornar ainda mais secos, resultando em frizz e perda de definição.

Dicas pra manter os cachos definidos e sem frizz no inverno

Agora, sim, chegou o momento de te ajudar a arrasar e ter cachos lindos e sem frizz também na época mais fria do ano. Separei algumas dicas e truques de cuidados com os cabelos cacheados no inverno.

Escolha o shampoo certo

A base de qualquer boa rotina de cuidados com os cabelos começa com a escolha do shampoo. E no inverno é ainda mais importante escolher shampoos sem sulfato pra evitar o ressecamento, já que esse ingrediente sintético faz um tipo de limpeza super agressiva que pode contribuir ainda mais pro ressecamento. 

O meu Shampoo em Barra Hidratante, por exemplo, limpa os cachos de maneira bem delicada, mantendo a oleosidade natural que protege e nutre seus fios, além de cuidar de outros aspectos importantes, como a definição dos cachos, fortalecimento dos fios e hidratação profunda.

Faça um cronograma capilar no inverno

O cronograma capilar é fundamental em qualquer estação do ano, mas ainda mais importante no inverno. Pra garantir que seus cachos fiquem sempre saudáveis nessa época, inclua etapas de hidratação, nutrição e reconstrução no seu planejamento. Se você nunca montou um cronograma capilar, não se preocupe! Separei uma sugestão com passos que vão te apoiar nessa missão.

1. Hidratação
  • Objetivo: Manter a umidade dos fios, evitando que fiquem ressecados.
  • Produto sugerido: Shampoo em Barra Hidratante
  • Frequência: Se os fios estiverem mais secos, pode usar toda vez que lavar os cabelos, mas se estiverem mais oleosos ou equilibrados, use 1 vez por semana.
2. Nutrição
  • Objetivo: Nutrir e fortalecer os fios, reduzindo o frizz.
  • Produto sugerido: Shampoo em Barra Nutritivo
  • Frequência: Se os fios estiverem mais secos, pode usar toda vez que lavar os cabelos, mas se estiverem mais oleosos ou equilibrados, use 1 vez por semana.
3. Reconstrução
    • Objetivo: Repor proteínas e massa capilar, fortalecendo os cabelos contra quebras.
    • Produto sugerido: Máscara Capilar Definição
    • Frequência: 2 vezes por mês.
    • Como usar: Com os fios já limpos e úmidos, distribua a máscara capilar nas mechas do cabelo. Use um pente de dentes largos pra desembaraçar e deixe o produto agir por 3 minutos. Lave com água fria pra fechar as cutículas.
  • Ponto extra: Além de trazer o Aminoácido de Beterraba que fortalece a fibra capilar, ela conta com as Manteigas de Bacuri e Karité e o Extrato de Shikakai que são super hidratantes e nutritivos.
  • Um ponto que preciso ressaltar é que cada tipo de cabelo é único. Então, é importante observar como seus fios reagem a cada etapa do cronograma e ajustar os produtos e a frequência conforme necessário.

    Finalize com os produtos certos

    Pra finalizar o cabelo ondulado e cacheado, não esqueça de usar produtos feitos especialmente pra esses tipos de fios, como o meu Condicionador Modelador. Essa barrinha é 2 em 1 e funciona tanto como condicionador quanto como leave-in, garantindo cachos definidos e hidratados o dia todo.

    cachos definidos e sem frizz no inverno

     

    E pra usar o condicionador como creme é bem fácil, tá? Você pode tanto molhar a barrinha e passar ela diretamente nos fios, quanto molhar bem a barrinha e esfregar ela nas mãos até que ela forme um creminho que você vai passar no cabelo. Depois que escolher o seu jeito preferido de aplicar o produto, é só seguir com a finalização de cachos que você mais gosta!

    Agora, o frio já pode vir com tudo! Principalmente se você já estiver com o seu Kit Tudão Cachos prontinho no chuveiro pra garantir o máximo de hidratação pros seus cachos no inverno.

    Compartilhe no Linkedin

    Deixe um comentário

    promoção
    promoção
    promoção
    ver todos os produtos