Dicas simples para ter – e manter – um cabelo saudável

Quem nunca quis ter aqueles cabelos dignos de uma propaganda de shampoo? Pra conquistar fios brilhantes, macios e sedosos. você só precisa de um pouquinho de disciplina, cuidado e paciência. Descobrindo os cuidados que os seus cabelos precisam e aplicando eles da forma certa, em pouco tempo seus fios vão ficar do jeitinho que você sempre quis.


Pra ajudar você nessa tarefa, cheguei com as dicas que vão mudar a sua rotina de haircare. São pequenos passos que fazem uma grande mudança na saúde dos seus cabelos. Então, segue a thread e descubra como deixar seus cabelos mais bonitos e saudáveis!

Índice

  • Cabelo saudável
  • Mas, como saber se o cabelo está saudável?
  • Dicas de como ter um cabelo saudável
  • Produtos para um cabelo saudável
  • Cabelo saudável

    O que é um cabelo saudável pra você? A gente tá sempre tão acostumada a pensar na beleza e não na saúde, do cabelo, né? Mas a verdade é que essas duas coisas estão ligadas: não tem beleza sem saúde e vice-versa.


    Na real, um cabelo bonito, mas que não tem saúde, não vai longe. Logo ele começa a dar sinais de problemas. Por isso, o legal é equilibrar sempre o visual dos fios com a saúde capilar. Assim, o cabelo fica bonito por mais tempo, e fica até mais fácil de cuidar.


    É importante lembrar que, pra conseguir aquele look dos sonhos, muita gente queima etapas e aposta em produtos e tratamentos capilares que acabam prejudicando os fios. Os resultados chegam logo, mas com o tempo o cabelo sofre e os problemas aparecem: pontas duplas, ressecamento, queda, entre outros. 

    Mas, como saber se o cabelo está saudável?

    Bateu a dúvida aí? :) Tudo bem, é legal querer saber se tá tudo bem com o nosso cabelo. Todas já cometemos um ou outro deslize na hora de cuidar dos fios e ficar de olho é importante: notando algum desequilíbrio logo no começo, fica mais fácil de corrigir, né?


    Existem alguns sinais que costumam indicar se nosso cabelo está saudável ou não. Essa tabelinha abaixo é um jeito bem simples de ajudar a entender se o seu cabelo está bem ou se ele precisa de ajuda.


    CABELO SAUDÁVEL

    CABELO SEM SAÚDE

    Brilho natural: hidratação em dia

    Fios sem brilho e opacos

    Pontas únicas e alinhadas

    Pontas duplas e secas

    Oleosidade natural

    Oleosidade exagerada ou ressecamento 

    Boa Elasticidade/Resistência ao atrito

    Pouca elasticidade/Quebra com facilidade

    Toque macio

    Fios ásperos

    Couro cabeludo limpo e sem irritação/descamação

    Acúmulo de resíduos no couro e aparecimento de descamação e vermelhidão

    Processo natural de queda de fios velhos e nascimento de novos

    Queda desregulada, sem reposição de novos fios


    Ficou mais fácil reconhecer um cabelo saudável assim, né? Essa tabela é pra você usar como um guia, mesmo. Está percebendo que seu cabelo está diferente? Dá um check na lista pra ver se está tudo sob controle ou não. 


    Ah, e só mais um detalhezinho: percebeu que o famoso frizz não está nessa lista? É que tem muita coisa que pode causar o frizz, e nem sempre é uma questão de saúde capilar. Alguns tipos de fios são mais porosos e naturalmente o frizz acontece: faz parte do perfil  de cabelo da pessoa e tá tudo bem. Por outro lado, existem sim os casos onde o frizz é causado por falta de nutrição e hidratação. Fica esperta pra saber qual é o seu, tá?

    Dicas de como ter um cabelo saudável

    Quem é #BOBer de carteirinha sabe: a gente vive falando por aqui sobre o poder das pequenas atitudes diárias, e como essas ações, juntas, geram resultados incríveis. É assim no cuidado com o planeta e é assim também no cuidado com seu cabelo, claro. Algumas ações e hábitos que realizamos no nosso dia a dia garantem um cabelo saudável e mais bonito. E o melhor de tudo: são todas coisas bem simples. Quer ver só?


    Pega leve com o condicionador

    Essa é quase uma regra de ouro do cuidado capilar: condicionador, leave-in e outros cremes não devem ser aplicados na raiz. O jeito certo é passar esses produtos sempre no sentido do fio até as pontas, sem chegar ao couro cabeludo. Se esses cremes se acumulam por ali, causam os probleminhas clássicos: entopem os folículos, enfraquecendo os fios e desregulando a raiz, o que pode levar ao excesso de oleosidade e à caspa.


    Cuidado com o calor

    Vamos direto ao ponto: cabelo saudável não curte excesso de calor. Isso significa algumas coisas: primeiro, evite banhos com água muuuito quente, tá? Ela faz o couro cabeludo produzir sebo em excesso e bagunça todo o equilíbrio de oleosidade dos fios. Segundo: cuidado com os tratamentos térmicos, como chapinhas e secadores quentes - se abusar dessas ações, a fibra capilar é exigida demais e fica frágil e quebradiça.


    Rolou uma química?

    Pintar os cabelos pode ser um ótimo boost pra autoestima, né? Mas, assim como vários outros tratamentos químicos, esse tipo de mudança estética pode danificar bastante os fios. Ah, isso não quer dizer que você está proibida de mudar o seu cabelo, mas é sempre bom dar um tempo entre um tratamento químico e outro, e cuidar bem dos fios durante esse processo. É possível ter um cabelo colorido e saudável, você só precisa escutar o que o seu cabelo precisa e respeitar os limites dele.


    Você é o que você come – e seu cabelo também

    Seus fios precisam de nutrientes pra ficarem firmes e fortes, com aquele visual bonito e prontinhos pros os desafios do dia a dia. Se você não oferece isso a eles – se alimentando mal – essa falta de vitaminas vai aparecer em algum momento. Até existem produtos capilares com ação nutritiva, mas eles são só um reforço: o que vale mesmo é caprichar em uma alimentação equilibrada. Seus fios agradecem!


    Use a escova certa (pros seus fios e pro meio ambiente)

    Existe um monte de escovas de pentear e não é à toa. Cada escova vai bem com um tipo de cabelo específico, e quando a gente se esquece disso, nosso cabelo sofre. Repare no que seus fios preferem: escovas com muitas ou poucas cerdas? Pentes com dentes grandes ou pequenos? Esse segredinho é muito simples, e já faz um efeito incrível na saúde do cabelo. Ah, e claro, né: estamos falando de escovas e pentes sustentáveis, feitos de materiais recicláveis e por aí vai. Nada de produtos plásticos, fechou?


    Cronograma Capilar

    O cronograma capilar é uma rotina de cuidados semanais que dá aos fios tudo o que eles mais precisam: hidratação, nutrição e reconstrução. Ela também ajuda a equilibrar esses tratamentos na medida certa. Existe um cronograma capilar pra cada tipo de cabelo, e seguir essa prática semanal é um ótimo jeito de garantir um cabelo saudável e lindão.


    Leia também: Cronograma capilar: haircare é o novo skincare!


    Pentear o cabelo no banho: o jeito certo

    Pentear o cabelo molhado divide opiniões, mas um #lifehack legal pra você testar é dar uma penteada suave durante o banho quando estiver com o condicionador ou máscara capilar nos cabelos. Aplique o produto, deixe agir por uns minutos pra ele ajudar a suavizar os possíveis nós e depois penteie. Você ainda pode deixar o produto agindo por mais alguns minutos depois de pentear, já que o condicionador ou máscara será espalhado com o pente por mais partes do seu cabelo, potencializando a ação deles. 


    Leia os rótulos para escolher o produto certo

    O produto errado prejudica a saúde do seu cabelo, então vale a pena escolher com bastante carinho. Antes de tudo, comece lendo os rótulos e confirme se aquele produto é indicado pro seu tipo de cabelo. Usar um shampoo pra cabelos oleosos em fios ressecados? Nem pensar!


    Ative o modo Clean Beauty e confira se o shampoo ou condicionador que você usa leva ativos químicos perigosos pra sua saúde – como sulfatos agressivos, petrolatos e outras substâncias nocivas – ou que não são indicados pro seu perfil capilar. Fique com aqueles que usam ingredientes inofensivos pra você e pra a natureza. Prefira produtos veganos, que não exploram animais, e que apostam em ingredientes de origem vegetal e natural: isso garante muito mais saúde ao seu haircare.

    Produtos para um cabelo saudável

    Se você acha difícil encontrar um produto como a gente descreveu acima, a boa notícia é que as nossas barrinhas são assim: elas concentram o melhor de diversos componentes naturais, de origem vegetal, que cuidam dos seus fios e do couro cabeludo de uma forma muito mais carinhosa e equilibrada, sem agredir seu cabelo (e a natureza) com químicas nocivas.


    Além disso, nossos shampoos em barra, condicionadores em barra, máscaras capilares e barras de limpeza facial foram desenvolvidos pra cada tipo de cabelo – incluindo o seu, claro! Como são cosméticos sólidos, os nossos produtos também possuem uma cadeia bem mais sustentável de produção, uso e descarte. Eles não consomem água na produção, não liberam resíduos poluentes nos esgotos, rios e mares e também não precisam ser embalados em garrafas plásticas pra chegar até você, como acontece com os produtos líquidos. Ou seja: nada de lixo plástico por aqui!


    É um jeito bem prático e natural de cuidar diariamente da sua saúde capilar, e de dar sua contribuição pra um estilo de vida mais consciente e um planeta mais limpo. Topa deixar seu comentário por aqui, contando pra gente como é a sua rotina de haircare e como anda a saúde do seu cabelo usando nossos produtos?

    deixe um comentário

    nossos produtos