Você sabia? Transpirar é essencial pras nossas axilas!

Mesmo que não seja a coisa mais confortável do mundo, transpirar é um processo natural e essencial pro nosso corpo - inclusive pras nossas axilas. Ninguém gosta de ficar com aquela sensação molhada, né? Mas, o processo de transpirar é a forma que o nosso corpo encontra de manter a temperatura corporal sempre em dia.

Interromper esse processo natural do nosso corpo não é o jeito ideal de lidar com cheiro de suor ou a transpiração excessiva. Mas, os desodorantes tradicionais acabam fazendo justamente isso: interrompendo o processo de transpiração, entupindo os poros das axilas com alumínio. Péssimo, né? Pode ficar tranquila que já existem alternativas melhores do que o alumínio pra lidar com a transpiração.

Vem com a gente entender um pouquinho mais sobre esse processo e ver as alternativas que não vão prejudicar o seu corpo - e nem o Planeta.

 

Índice


O que é a transpiração.

Pode parecer mentira, mas nós transpiramos O TEMPO TODO! Isso acontece porque o  suor é o jeito mais simples encontrado pelo nosso corpo de manter a temperatura corporal sempre na média dos 36,5ºC. Se nosso corpo alcança mais de 45ºC, nossos órgãos internos podem ser cozinhados. Tá vendo como transpirar é importante? 

A transpiração é produzida dentro das nossas glândulas sudoríparas, que são mais de (não caia pra trás) 3 milhões e estão distribuídas por todo o nosso corpo, mas a maior concentração está na cabeça, axilas, mãos, virilhas e pés. Ah, uma coisa legal de saber é que, se o dia for muito quente, o suor também pode ser água retirada dos tecidos próximos às glândulas. Então, nada de negligenciar a hidratação, hein?

De forma geral, a transpiração é composta por 99% de água e sais minerais, como sódio e potássio. A maior parte do nosso suor acaba evaporando no segundo que chega à pele (como falamos, transpiramos o tempo todo, então não é todo suor que vai ficar visível). E em um dia super quente de verão, um adulto pode perder até 2,5 litros de água através da transpiração. 

Quer saber mais sobre esse processo? Dá uma olhada nessa matéria da Superinteressante: Por que ocorre a transpiração? 

 

Eliminamos toxinas no suor?

“Ah, então se o suor é basicamente água, ele tem cheiro ruim por causa das toxinas?” Não! A verdade é que não liberamos toxinas no nosso suor. Nós só liberamos toxinas do nosso corpo através do xixi, já que é o nosso fígado quem faz esse filtro entre o que é bom pra gente e o que deve ser eliminado. 

Apesar de termos uma crença popular muito grande de que é possível eliminar toxinas através do suor, nada disso é comprovado cientificamente. A função da transpiração é apenas regular a nossa temperatura corporal e não fazer uma limpeza no nosso organismo.

Transpiração, suor e odor são a mesma coisa?

Suor e transpiração são o nome pro mesmo processo: o de resfriamento do corpo através da liberação de água. Porém, o odor não acontece simplesmente por causa dessa liberação de água. O cheiro que sentimos no suor é causado por fungos e bactérias localizados em alguns locais de transpiração, além de alguns alimentos e bebidas também causarem mau odor. 

Tá, sabemos que você deve estar confusa agora: se não liberamos toxinas no suor, como alimentos e bebidas afetam o odor dele? Os alimentos que podem alterar o cheiro da transpiração são alho e a cebola (sim, os temperos queridinhos dos brasileiros), eles são ricos em enxofre que nada mais é do que um metal. Por tanto, não é uma toxina, apenas um elemento químico natural da natureza.

Quer entender tudo sobre suor? Dá um check nesse conteúdo do Doutor Drauzio Varella: Odor Corporal (Bromidrose). 

Como evitar o mau cheiro sem interferir na transpiração.

Pra começar, vamos falar da diferença entre antitranspirante e desodorante. Apesar de chamarmos tudo de desodorante, a maior parte deles são antitranspirantes. Isso significa que eles fazem justamente o que o nome sugere: controlam a transpiração. E esses produtos fazem isso usando, principalmente, o alumínio!

Ele faz isso porque os sais de alumínio, adicionados à composição desses cosméticos, se transformam em um tipo de gel ao entrarem em contato com a pele. Uma camada isolante se forma naquele local e ela regula o funcionamento das glândulas sudoríparas pra que produzam menos suor.


Leia também: Alumínio no desodorante: vilão ou não?

Hoje, existem várias opções de desodorantes naturais que cumprem a função de controlar os odores das axilas, mas sem impedir a transpiração natural do corpo. Eles fazem isso com uma combinação de ingredientes que reduzem a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro. Além disso, esses cosméticos também causam menos impactos pro Planeta, já que não possuem ingredientes tóxicos ou nocivos. 

Ah, e se você quer saber qual é a melhor opção de desodorante com ingredientes naturais, se liga nessa dica: Desodorantes em Barra da B.O.B.

Desodorantes em barra B.O.B

São 4 versões pra você escolher: todas são livres de alumínio, não obstruem os poros, nem glândulas, não contém ingredientes potencialmente tóxicos. Ou seja: pele saudável e Planeta com menos resíduos tóxicos! Além disso, eles vêm com componentes de origem natural, que possuem ação de combate aos odores sem prejudicar a microbiota natural da região da axila e sem interromper o processo de transpiração natural da pele, que é muito importante. Isso tudo cuidando dos tecidos com muito carinho, regulando hidratação e oleosidade para uma pele saudável e bonita.

 

Desodorante em Barra B.O.B Intensivo

Com ingredientes naturais e livre de alumínio, o Desodorante em Barra Intensivo oferece proteção de longa duração e impede a proliferação de bactérias. É indicado pra todos os tipos de pele, e possui uma potente ação desodorante, fornecendo hidratação suave e manutenção da pele, que favorece uma microbiota saudável. Compatível com o uso noturno por permitir a transpiração natural.

Desodorante em Barra B.O.B Purificante

Sem alumínio em sua fórmula, seus ingredientes naturais promovem um detox natural da pele, controlando a oleosidade e o excesso de suor ao mesmo tempo. Compatível com todos os tipos de pele, em especial com as peles oleosas, o Desodorante em Barra Purificante promove hidratação suave e manutenção da barreira cutânea. Como permite a transpiração natural, pode ser usado no período noturno.

Desodorante em Barra B.O.B Refrescante

Traz hidratação intensa e alta proteção, obtidas por meio de ingredientes naturais e sem utilizar alumínio na formulação. Indicado pra todos os tipos de pele, nutre e hidrata profundamente, promovendo a integridade da barreira cutânea e evitando desconforto por atrito e/ou ressecamento. O Desodorante em Barra Refrescante é compatível com o uso noturno por permitir a transpiração natural.

 

Desodorante em Barra B.O.B Suavizante

Recomendado para peles sensíveis, seus ingredientes de origem natural possuem efeito  dermocalmante e, ao mesmo tempo, reduzem a oleosidade excessiva da pele. Livre de alumínio, ajuda na manutenção da microbiota saudável e na prevenção da foliculite. O Desodorante em Barra Suavizante tem ação remineralizante, cicatrizante e calmante, e pode ser usado como desodorante noturno por permitir a transpiração natural.

 

Transpire sustentabilidade com a B.O.B

Nossos desodorantes em barra são a melhor opção pra quem está buscando uma rotina de cuidado pessoal cada vez mais equilibrada, saudável e sustentável. Sem alumínio na composição e investindo em ingredientes naturais, eles também são veganos, 100% livres de plástico e crueldade animal. #CrueltyFree 

Dúvidas, medos ou ansiedades sobre a saúde o cuidado com suas axilas? É só deixar seu comentário aqui embaixo pra gente conversar, tá?

deixe um comentário

meus produtos