Tipos de cabelo masculino: tem diferença? Entenda!

Tipos de cabelo masculino: tem diferença? Entenda!

Do liso ao crespo, cada tipo de cabelo masculino precisa de um cuidadinho diferente.

Todo mundo precisa dedicar aquele tempinho pra cuidar dos cabelos. E se você se identifica com o gênero masculino, mas não sabe como exatamente cuidar dos seus fios, pode ficar tranquilo, cheguei aqui pra te ajudar nessa tarefa. Do ondulado ao liso, cada tipo de cabelo masculino precisa de um cuidado especial e pra começar, vou te ajudar a identificar qual é o seu tipo de cabelo. 


Segue aqui pra pegar todas as dicas essenciais e começar a sua rotina de cuidados com os cabelos.

Índice

Quais são os tipos de cabelo masculino?

Pra que você consiga entender melhor sobre o seu tipo de cabelo, precisamos antes falar sobre textura, curvatura e espessura dos fios. Parece muita coisa, mas calma, tudo isso é mais fácil de entender do que parece


Os fios são categorizados do superliso até o extremamente crespo, utilizando números e letras pra facilitar a identificação. Os 4 grupos de classificação são:


  • Liso – 1A, 1B e 1C.
  • Ondulado – 2A, 2B e 2C.
  • Cacheado – 3A, 3B e 3C.
  • Crespo – 4A, 4B e 4C.

Imagem comparativa sobre a textura de diferentes tipos de cabelo

Achou um pouco confuso? Eu te explico cada um direitinho!

1. Tipo Liso.

Uma das características principais de um cabelo liso é sua estrutura mais fina, resultando em um visual marcado por linhas mais retas. Ele costuma apresentar pouco volume em comparação com os outros tipos de cabelo masculino. Além disso, o cabelo liso geralmente tem fios mais frágeis e oleosos, principalmente quando não seguimos uma rotina de cuidados pensada pra esse tipo de fio. 

homem com cabelos lisos

Existem três tipos de textura pra esse cabelo: 

  • 1A — sem nenhuma ondulação e muito finos.
  • 1B — espessura média em comparação a outros tipos de cabelo liso.
  • 1C — textura e espessura mais grossas.

Leia também: Cabelo Oleoso x Queda de Cabelo: entenda como eles se relacionam!

2. Tipo Ondulado.

O cabelo ondulado é considerado aquele meio termo entre o liso e o cacheado, geralmente essa textura vem acompanhada de fios mais grossos e volumosos. Ah, esse tipo de cabelo também costuma ter mais frizz, além de ser mais seco que os lisos. 

homem de cabelo ondulado

Eles são classificados como:

  • 2A — ondas leves e pouco perceptíveis
  • 2B — fios mais ondulados e textura mediana
  • 2C — cachos bem abertos e soltos

3. Tipo Cacheado.

Como o nome já sugere, os cabelos cacheados são marcados por seus cachos bem definidos, que podem ser mais soltos ou mais fechados. Ah, assim como os ondulados, os cacheados também podem ter bastante frizz. Outro ponto importante sobre esse tipo de cabelo é que ele pode ser mais frágil e fino, mas ao mesmo tempo ele é mais fácil de modelar. A dica é apostar nos hidratantes e condicionadores pra manter o fios saudáveis, reduzir o frizz (se você quiser) e manter a definição em dia.

Homem de cabelo ondulado olhando para a câmera, com sorriso e camisa colorida

Eles são classificados como:

  • 3A — cachos bem demarcados.
  • 3B — mechas definidas e espessas.
  • 3C — volume médio/alto e fios grossos e fechados.

4. Tipo Crespo.

Os cabelos crespos geralmente são mais grossos e volumosos, além de terem cachos bem fechadinhos. Esse é o tipo de cabelo masculino que precisa de mais cuidados, já que geralmente precisam de mais hidratação.

homem de cabelo crespo usando óculos

 Esses fios são caracterizados como:

  • 4A — cachos bem apertados.
  • 4B — fios em formato de espiral
  • 4C — fios em formato zigue-zague e bem grossos.

O melhor jeito de cuidar dos seus cabelos: com barrinhas!

Independente do seu tipo de cabelo, o melhor jeito de cuidar dele é usando barrinhas. Além de serem menos poluentes, elas possuem ativos ultra concentrados que agem de forma profunda na fibra capilar. E, claro, como são apenas ingredientes naturais, veganos e livres de crueldade animal, você garante que tudo o que está colocando nos cabelos é essencial pra saúde deles. Agora pega a dica pro seu tipo de cabelo:


1. Tipo Liso. 

Como falei antes, os cabelos lisos tendem a ser mais oleosos, por isso o melhor shampoo pra eliminar a oleosidade e cuidar dos seus fios é o Purificante. Ele faz uma limpeza profunda e ainda deixa a hidratação natural dos seus fica intacta. Os cabelos ficam soltinhos e saudáveis. Pra combinar, você pode apostar no Condicionador Hidratação Suave, que hidrata sem pesar os cabelos, ajudando a manter a oleosidade em excesso longe.

 

Kit com shampoo e condicionador antiresiduos B.O.B

 

2. Tipo ondulado, cacheado e crespo.

Pros cabelos ondulados, cacheados e crespos, além de hidratação essencial, a definição precisa estar em dia. Por isso, meu Condicionador Modelador é a pedida sempre. Além de ser usado no banho, hidratando os fios profundamente, ele também é leave-in e pode ser usado pra finalizar seus cabelos e deixar eles modelados por muito mais tempo.

Dá mais uma voltinha aqui pelo blog pra conferir outras dicas de cuidados com os cabelos, a pele e o Planeta. Até o próximo post!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
ver todos os produtos