Dominando o cabelo poroso: guia completo pra tratamento e cuidados.

Dominando o cabelo poroso: guia completo pra tratamento e cuidados.

Hoje eu vim aqui falar pra você algumas dicas de saúde capilar. Mais especificamente, vou tratar de um probleminha que impede que a gente tenha aqueles fios saudáveis, leves e cheios de brilho: estou falando dos cabelos com aspecto ressecado, danificado e sem vida, o famoso cabelo poroso.

Quer saber tudo sobre esse desequilíbrio na porosidade capilar, como identificar e quais os melhores tratamentos pra recuperar a saúde dos seus cabelos? Vem comigo!

Índice

  • Afinal, o que é um cabelo poroso? 

  • Por que o cabelo se torna poroso?

  • Como identificar se meu cabelo está poroso?

    • Teste de porosidade do cabelo

  • Como tratar o cabelo poroso?

    • Tratamento pra baixa porosidade

    • Tratamento pra porosidade média

    • Tratamento pra alta porosidade

Afinal, o que é um cabelo poroso?

O cabelo poroso é aquele que tem cutículas abertas, diminuindo sua capacidade de reter água e nutrientes essenciais pra manter os fios hidratados e com aparência saudável. Esse problema resulta em frizz, pouca elasticidade e falta de brilho.

A porosidade é dividida em três níveis, sendo importante entender em qual desses pontos seu cabelo poroso está, pra descobrir quais tipos de cuidados são mais adequados:

Imagem informativa sobre a comparação entre a porosidade dos fios de cabelo

  1. Baixa porosidade: as cutículas estão muito fechadas, impedindo a hidratação, quase como um fio impermeável.
  2. Porosidade média: é o nível ideal. O fio está aberto o suficiente pra absorver nutrientes e conseguir reter eles.
  3. Alta porosidade: as cutículas estão muito abertas. O cabelo absorve rapidamente a hidratação, mas a perde com a mesma facilidade.


Leia mais: Dicas simples para ter – e manter – um cabelo saudável

E por que o cabelo fica poroso?

Nenhum cabelo nasce poroso — ele fica assim por causa das ações externas. Um dos principais motivos que causam esse problema é o excesso de procedimentos químicos, como tinturas, descolorações e progressivas, que podem ser agressivos aos fios. É claro que mudar a cor dos fios ou fazer qualquer procedimento químico não é algo errado. Mas, é sempre importante prestar atenção na saúde dos cabelos e fazer os tratamentos capilares necessários pra manter eles sempre saudáveis.

cabelo posoroso

Outro fator que contribui bastante pro surgimento de fios porosos é a falta de proteção contra o calor excessivo. Estamos tão acostumados a usar secadores, chapinhas e outros modeladores, que nem percebemos como o calor deles pode afetar a estrutura dos fios. Pra que a fibra capilar não sofra com o aquecimento causado por esses equipamentos, e até mesmo pelo sol, invista em produtos que protejam seus fios contra o calor excessivo, como minhas máscaras capilares que utilizam uma nanotecnologia que penetra no fio e, quando entra em contato com altas temperaturas, libera seu fator de proteção.

Ah, adotar um cronograma capilar também pode te ajudar a manter os cabelos sempre saudáveis. Se quiser saber mais sobre esse assunto, eu preparei um post que explica tudo sobre como ter uma rotina de haircare! Olha aqui: Cronograma capilar: haircare é o novo skincare!

Como identificar se meu cabelo está poroso?

Existem algumas maneiras de saber se seu cabelo está poroso, e você não precisa ser um expert pra identificar. Uma das formas de descobrir se seu cabelo está com esse problema é prestando atenção em alguns sinais na aparência dos fios:

- Pontas duplas.

- Fio quebradiço e com pouca elasticidade.

- Descamação.

- Mudança na textura do cabelo entre a raiz e a ponta – começando brilhante e terminando ressecado, por exemplo.

- Maior tendência ao frizz.

Teste de porosidade do cabelo

Além de conhecer os sinais que acabei de mencionar, você pode fazer um teste caseiro super rápido pra descobrir se seus fios estão porosos e qual é o nível de porosidade deles.

 

cabelo poroso

Pra fazer esse teste é bem simples: primeiro, você deve colocar água filtrada em um copo de vidro — é importante que ele seja transparente. Em seguida, pegue um fio do seu cabelo limpo e coloque dentro do copo. A forma que ele se comporta com a água vai indicar o quão poroso ele está:

- Fio flutuando: indica baixa porosidade, quando ele não é capaz de absorver hidratação.

- Fio no meio: mostra média porosidade e, como vimos, é o nível ideal.

- Fio no fundo do copo: cabelo com alta porosidade, indicando que ele não consegue reter nada do que absorve.

 Como tratar o cabelo poroso? 

Agora que você já sabe qual é o nível de porosidade dos seus fios, confira a melhor forma de tratar seu cabelo pra obter aquele resultado que amamos: fios saudáveis e sedosos!

Tratamento pra baixa porosidade

Como vimos, quando nossos cabelos estão nesse ponto de porosidade, eles não conseguem absorver nenhum tipo de nutriente e reter a água necessária. Por isso, o melhor tratamento nesse caso é a famosa hidratação — que alimenta a fibra capilar de forma intensa com proteínas e ajuda a recuperar o brilho e a suavidade.

Uma boa ideia é procurar produtos hidratantes que contenham ingredientes como queratina vegetal e manteiga de bacuri, que combatem o ressecamento dos fios e repõem as proteínas dos cabelos.

Tratamento pra porosidade média

Os cabelos com porosidade média têm capacidade de reter água e se manter hidratados, não sendo necessário o uso de tratamentos muito intensos. O ideal aqui é manter uma rotina de haircare constante com shampoos e condicionadores de nutrição, sempre conforme o seu tipo de cabelo, seja ele naturalmente mais seco, misto ou oleoso.

Tratamento pra alta porosidade

Os cabelos com alta porosidade têm suas cutículas completamente abertas, causando muita fragilidade nos fios pela pouca capacidade de reter substâncias nutritivas. Nesse caso, é preciso usar tratamentos capilares que ajudem a repor a massa saudável perdida, como a reconstrução capilar com queratina, vitamina B5, manteiga de Karité e óleo de Argan. Eles reparam seus fios e ajudam a trazer todo aquele brilho incrível de volta!

Agora que você entende mais sobre o cabelo poroso e como identificar, fica muito mais fácil escolher os cuidados certos pra manter a saúde do seu cabelo sempre em dia, né?

kit reconsconstrução capilar

Minhas barrinhas pro cabelo, por exemplo, são uma ótima opção pra você cuidar dos seus fios. Eu tenho opções de shampoos, condicionadores e máscaras capilares com ativos que cuidam, nutrem, reparam e hidratam os cabelos. Tudo isso em fórmulas limpas, veganas, waterless e cruelty-free. Ou seja, tudo de bom pra saúde dos seus fios! Aqui vão algumas dicas pra você dar um check: 

Ah, você sabia que essa porosidade pode ser sintoma de outros problemas capilares, como o corte químico? Aproveite e confira o post em que falo mais sobre essa condição, com detalhes completos de como cuidar direitinho dos fios que sofrem com cabelo fragilizado por procedimentos químicos: Corte químico: o que é, tratamento e como evitar

Deixe nos comentários a sua forma preferida de manter os fios sempre em dia e nos vemos no próximo post.

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos