Cabelo elástico: o que é e como recuperar

Cabelo elástico: o que é e como recuperar

Se você já puxou um fio de cabelo e percebeu que ele esticou mais do que o normal antes de quebrar, pode estar lidando com um problema conhecido como cabelo elástico. Este é um sinal de que seus fios estão extremamente danificados e precisam de cuidados especiais. Mas calma, pra tudo tem solução e eu cheguei aqui pra te ajudar a entender o que são cabelos elásticos, como identificar eles e, mais importante ainda, como fugir e tratar esse problema. Segue aqui!

Índice

  • O que é o Cabelo Elástico?

    • O que Causa o Cabelo Elástico?

    • Como identificar o cabelo elástico?

  • O que fazer e o que não fazer com o cabelo elástico

    • Como evitar o cabelo elástico

  • Como recuperar o cabelo elástico só com produtos naturais.

O que é o Cabelo Elástico?

Cabelo elástico é um termo usado pra descrever os fios que perderam a sua elasticidade natural. Em vez de voltar à sua forma original depois de esticado, esse fio estica e, muitas vezes, quebra, tipo um chiclete que já foi muito mastigado, sabe? Isso geralmente é um sinal de um cabelo extremamente danificado que pode ter sofrido com diversos fatores externos agressivos e até com a falta de cuidados diários básicos.

como recuperar cabelo elástico

Leia também: Cabelo poroso: entenda por que acontece e saiba tratar!

O que Causa o Cabelo Elástico? 

O cabelo elástico é geralmente causado por danos à cutícula do cabelo, que é a parte externa do fio responsável por proteger a estrutura interna. Quando a cutícula é danificada, ela não consegue manter a hidratação do cabelo, o que resulta em um fio seco e sem elasticidade. As principais causas de cabelo elástico incluem:

  • Processos químicos agressivos, como coloração, descoloração, alisamentos e permanentes.
  • Uso excessivo de ferramentas de calor, como secadores de cabelo, chapinhas e modeladores.
  • Falta de hidratação, nutrição e reconstrução adequadas.
  • Exposição excessiva ao sol, vento e água da piscina.

Como identificar o cabelo elástico?

Como já citei algumas vezes, o principal sinal de um cabelo elástico é um fio que estica e não volta à sua forma original. Outros sinais pra ficar de olho são:

  • Cabelo que quebra facilmente.
  • Fios secos, opacos e sem vida.
  • Excesso de pontas duplas.
  • E muitos nós nos cabelos.

Se você identificar qualquer um desses sinais, comece a prestar um pouquinho mais de atenção. Um cabelo que está tão fragilizado tem mais propensão a sofrer com cortes químicos e térmicos. 

Leia mais: Cuidados essenciais com o cabelo descolorido.

O que fazer e o que não fazer com o cabelo elástico

Depois que você já identificou que seus fios estão elásticos, tá na hora de entender o que dá e o que não dá pra fazer diariamente com o seu cabelo. 

O que dá:

  • Hidrate regularmente: a hidratação é fundamental pra recuperação do cabelo elástico. Isso inclui tanto a hidratação interna, através da ingestão de água, quanto a externa, através do uso de produtos hidratantes, então use e abuse das máscaras de hidratação.
  • Evite fontes de calor: ferramentas de calor, como secadores, chapinhas e modeladores, podem danificar ainda mais o cabelo. Evite o seu uso até que o cabelo esteja saudável novamente.
  • Cuide do seu cabelo ao dormir: dormir com o cabelo solto pode causar atrito e levar a mais quebra. Invista em uma touca de cetim pra proteger os fios.

O que não dá:

  • Não faça descoloração, nem pinte: processos químicos como descoloração e coloração podem danificar ainda mais o cabelo elástico, já que eles agem na estrutura interna do cabelo e causam ainda mais ressecamento e quebra - alô, corte químico.
  • Não lave todos os dias: lavar o cabelo todos os dias pode ressecar ele ainda mais. Tente lavara cada dois dias e sempre com fórmulas mais suaves. Uma boa dica é apostar também no pré-poo e usar uma máscara de 10 a 15 minutos antes do seu banho pra proteger o seu cabelo da ação do shampoo.
  • Não prenda com muita força: prender o cabelo com muita força pode causar quebra. Se precisar prender o cabelo, opte por elásticos sem metal e evite penteados muito apertados.

Como evitar o cabelo elástico

Evitar o aparecimento do cabelo elástico é uma questão de cuidar bem dos fios no dia a dia e evitar práticas que possam causar danos. Como os processos químicos agressivos que são conhecidos por alterarem a estrutura interna do cabelo, causando ressecamento e quebra. Mas quem não curte mudar a cor do cabelo de vez em quando, né? Essa prática não precisa ser algo proibido, é só garantir que seus cabelos estejam saudáveis antes de fazer qualquer coisa e seguir cuidando e tratando dos fios depois de colorir ou descolorir.

Como evitar o cabelo elástico

Outras práticas pra ficar de olho: 

  1. Uso excessivo de ferramentas de calor: secadores de cabelo, pranchas e modeladores podem danificar o cabelo se forem usados com muita frequência ou em temperaturas muito altas. Tente limitar o uso dessas ferramentas e sempre use um protetor térmico.
  2. Hidrate regularmente: cabelos secos são mais propensos a se tornarem elásticos. Beba muita água, use um condicionador hidratante regularmente e se jogue na máscara capilar de hidratação.
  3. Proteja o cabelo de agentes externos: exposição ao sol, vento e água clorada pode danificar o cabelo. Na praia ou na piscina, lembre de usar chapéus e lenços pra proteger os fios do sol e do vento, e sempre lembre de levar seus tratamentos capilares pra usar antes e depois da exposição a esses ambientes.

Leia também: Dicas simples para ter – e manter – um cabelo saudável.

Como recuperar o cabelo elástico só com produtos naturais

Além de todos os cuidados e prevenções acima, pra recuperar o seu cabelo elástico é muito importante evitar o uso de químicos agressivos, como parabenos, petrolatos, sulfatos e silicones. Os sulfatos, por exemplo, podem causar ainda mais danos aos seus fios já frágeis, enquanto os silicones podem fazer parecer que você está recuperando o seu cabelo, quando na realidade ele está apenas mascarando o problema até a próxima lavagem - já ouviu falar no “efeito de salão”, pois é, ele vem do uso de silicone pra fazer parecer que seu cabelo está lindo, até você lavar ele e perceber todo o ressecamento. 

produtos naturais para recuperar cabelo poroso

Por isso, o melhor caminho pra cuidar do seu cabelo elástico é apostar em produtos naturais, que vão usar ingredientes de alta performance pra tratar profundamente seus fios sem causar ainda mais danos a eles ou ao Planeta. E, claro, eu tenho as indicações perfeitas pra te fazer: as minhas barrinhas! Monte sua rotina com: 

  • Shampoo Hidratante: nutre e hidrata profundamente, deixa os cabelos protegidos e macios, e ainda usa queratina vegetal pra fortalecer o seu cabelo.
  • Shampoo Nutritivo: nutre e remineraliza a fibra capilar, melhorando a elasticidade dos fios, e deixando eles macios e com brilho. Também ajuda a reduzir o volume e o frizz, deixando seu cabelo saudável da raiz às pontas.
  • Máscaras Capilares: com duas versões, a Hidratação e a Definição, minhas máscaras tratam profundamente os cabelos, hidratando, nutrindo e reconstruindo os fios. A diferença é que a Hidratação é indicada pra todos os tipos de cabelo, a e a Definição pra cabelos cacheados. 
  • Condicionador Hidratação Profunda: hidrata profundamente e combate o ressecamento, reduzindo a porosidade e as pontas duplas. Também controla o frizz, dá brilho., reconstrói e fortalece os fios. Tudo isso porque usa queratina vegetal.
  • Condicionador Modelador: 2 em 1, pode ser usado como condicionador e como finalizador de cachos. Traz hidratação profunda e redução do frizz, além de definir e modelar os cabelos. Também tem queratina vegetal que ajuda a reconstruir a fibra capilar.
  • No começo pode parecer assustador ver que está com cabelo elástico, mas basta seguir uma rotina de cuidados regular que logo logo seu cabelo já vai estar saudável de novo. Agora, me conta aqui nos comentários se você já passou por isso e o que fez pra recuperar esses fios, vou adorar ler tudinho! 

    Comprar

    Compartilhe no Linkedin

    Deixe um comentário

    meus produtos

    promoção
    promoção
    promoção
    promoção
    ver todos os produtos