cabelo grosso

Cabelo grosso: saiba como identificar e cuidar

 

Como qualquer tipo de fio, o cabelo grosso também precisa de uma rotina de cuidados especiais pra garantir que eles vão ficar sempre saudáveis, macios e cheios de brilho. Afinal, se cada cabelo é único, os cuidados com cada um dos tipos também precisa ser mais específico e ir além do básico diário lavar e condicionar, né? 

Por isso, hoje eu cheguei aqui pra desvendar a rotina de cuidados pra cabelo grosso, suas principais características e ainda dar mais algumas dicas pra simplificar o dia a dia de quem tem esse tipo de fio!

Como saber se meu cabelo é grosso?

Pra começar, vamos dar uns passos atrás e falar sobre como descobrir se o seu cabelo é grosso. Algumas características bem básicas são: excesso de volume, muito frizz e até uma aparência pesada. Geralmente, tudo isso é genético mesmo, mas (acredite) você pode mudar a estrutura do seu fio e acabar deixando ele mais grosso ou mais fino dependendo de como tem cuidado dele. 

Fator genético e características do fio espesso

Como falei logo ali em cima, o cabelo grosso pode nascer com você ou pode ir surgindo com o tempo. Essa mudança de textura do seu fio pode acontecer por vários motivos, um deles é o uso de química em excesso. Ah, caso você note essa mudança nos seus fios, é sempre legal procurar por um profissional que vai te ajudar a entender melhor as causas, se dá pra reverter ou se agora é só cuidar da sua nova textura de cabelo.

cabelo grosso

Além desse tipo de fio ter um diâmetro maior, o cabelo grosso pode ter um aspecto mais ressecado, além de ser um cabelo poroso, pesado e, algumas vezes, opaco, o que por consequência torna eles fios grossos e ásperos que não conseguem reter a hidratação e a nutrição como fios menos porosos. Tudo isso faz com que os cabelos grossos precisem de tratamentos mais profundos e mais direcionados pra recuperarem a sua saúde ou simplesmente manterem ela no dia a dia.

Quais as principais necessidades de um cabelo grosso?

Pra ficar mais fácil de entender como garantir a saúde do cabelo grosso e volumoso, preparei esse checklist pra você:

necessidades de um cabelo grosso

  • Hidratação intensa: pra que a hidratação penetre e realmente fique retida dentro desses fios, é essencial que você aposte numa rotina de hidratação intensa, com ativos super concentrados e de ação profunda. 
  • Nutrição profunda: a nutrição ajuda a repor todos os nutrientes perdidos pelos fios por causa das ações externas, ela ajuda a fortalecer, reduzir o frizz e melhorar a elasticidade dos fios.
  • Reconstrução capilar: a reconstrução atua repondo a massa perdida pelos cabelos no dia a dia, ela faz isso usando, principalmente, proteínas. Pelo nome já dá pra entender que esse tratamento vai literalmente reconstruir seu cabelo por dentro, ajudando a deixar ele mais forte e saudável, e menos propenso a quebra e outros problemas.
  • O condicionador faz a diferença: ele é um item essencial pros cuidados de todos os fios, mas principalmente os grossos. Por serem mais porosos, todos os tratamentos feitos nesses cabelos tendem a “escapar” mais facilmente dos fios. O condicionador faz o trabalho de selar as cutículas, ajudando os fios a segurarem mais a hidratação e os nutrientes. Uma dica extra é apostar em um bom condicionador em barra, esse produto pode ser um aliado pra um resultado mais potente já não levar água e por isso tem uma fórmula mais concentrada.
  • Dê olho nas fórmulas: produtos com fórmulas que levam ingredientes como sulfatos, petrolatos e silicones não são ideais quando a intenção é cuidar dos fios, e isso vale pra qualquer tipo de cabelo, já que esses agentes sintéticos podem ressecar ainda mais. O melhor é sempre apostar em produtos naturais e concentrados que vão agir no seu cabelo de forma profunda e com ativos que cuidam da verdade dos seus fios. 

Ingredientes naturais pra cuidar do cabelo grosso

Dei a diquinha logo acima de usar produtos naturais pra cuidar dos cabelos, já que eles não levam ativos sintéticos que podem causar o efeito contrário do que você busca. Agora, pra te ajudar ainda mais, vou te listar alguns ingredientes naturais poderosos pra você buscar na hora de comprar os seus produtos pra cabelo

  • Manteiga de cupuaçu: hidrata os fios e reduz o frizz, o cabelo fica macio e saudável desde a raiz — até rimou.
  • Argila branca: rica em minerais, cuida da fibra capilar, reduz a porosidade e ajuda no controle da opacidade e ressecamento. Também contribui no equilíbrio dos fios e do couro cabeludo.
  • Shikakai: esse colágeno vegetal forma uma proteção natural ao redor do fio, mantendo a hidratação e os nutrientes, além de ser incrível pra cabelos cacheados, já que mantém a definição dos fios com seu efeito “curl memorizer”.

Tratamentos capilares eficazes pra fios grossos

O tratamento pro cabelo grosso mais indicado, sem dúvida, é a hidratação. Ela é essencial pra repor a água perdida e devolver a maciez pros fios. Você também pode dar um boost combinando a hidratação com uma boa nutrição, ela vai ajudar a fortalecer os cabelos através da reposição de nutrientes. E se você gosta de uma rotina mais prática, aposte em máscaras capilares que já tragam a hidratação e a nutrição dentro de uma mesma fórmula. Além disso, alguns tratamentos capilares pra fios grossos que são legais de manter na rotina são a umectação e a manutenção do cronograma capilar consistente.

Dicas pra cuidar do cabelo grosso

Você já deve ter percebido que não tem jeito: a hidratação é um dos segredos de um cabelo grosso bem cuidado. Ela vai te ajudar a controlar todo o desequilíbrio, como o frizz, além de devolver a maciez e o balanço que você está buscando. 

Tratamentos pra fios grossos

Prefira o uso de shampoos, condicionadores e finalizadores que ajudem a trazer um tratamento profundo, como os shampoos em barra que têm todos os seus ativos concentrados por não usarem água na fórmula e ainda levam apenas ingredientes naturais de alta performance. Isso significa que seu cabelo recebe todos os nutrientes da fórmula sem dividir espaço com água, plástico ou ingredientes sintéticos que danificam seus cabelos. É bom pra você, pro seu cabelo e pro Planeta!

Cortes de cabelo 

Além de hidratar e nutrir muito seus cabelos, o corte pode ajudar a manter o volume controlado e a dar aquele balanço e leveza que estamos sempre buscando. Olha só os que estão mais em alta no momento que vão te ajudar a chegar nesse resultado:

  • Shaggy Hair: inspirado nos anos 1970, o corte Shaggy é caracterizado por camadas irregulares, repicadas e uma franja volumosa, perfeito pra quem tem cabelos grossos e busca um visual moderno e despojado.
  • Long Bob: uma escolha popular de quem tem cabelos grossos por ser versátil, prático e ainda, por ter o comprimento logo abaixo dos ombros, ajuda a pesar os fios naturalmente, reduzindo o frizz.

Você sabe o produto ideal pro seu cabelo? Vem cá que eu te ajudo!

Já te contei as características, tratamentos e ingredientes que deixam o dia a dia de quem tem cabelo grosso mais fácil. Mas não é só isso, tenho uma dica extra: as minhas barrinhas!

Produtos pra cabelo grosso

Lá no meu quiz de haircare, você responde algumas perguntas rápidas (leva menos de 2 minutos) e fica sabendo de mais produtos e ingredientes que vão ajudar na sua rotina de cuidados. Incrível, né?

Ah, e comenta aqui embaixo de qual cuidado com seu cabelo você não abre mão! Adoro ler todas as dicas de vocês.

Comprar

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos