Como cuidar do cabelo com progressiva

Como cuidar do cabelo com progressiva

Se você é do time que pensa que depois de fazer um alisamento não precisa mais se preocupar com os fios, sinto muito em dizer que: a história não é bem assim. Progressiva, relaxamento, blindagem, entre vários outros tratamentos são procedimentos químicos que mexem na estrutura capilar do seu cabelo e requerem cuidados pra manter os fios saudáveis depois. 

Cheguei hoje aqui pra explicar um pouquinho mais sobre esse universo dos alisamentos e mostrar o que você deve fazer pra deixar os cabelos saudáveis depois desse procedimento. Segue aqui pra descobrir tudo!

Índice

  • O que são alisamentos e como eles funcionam?

    • Efeitos dos alisamentos nos cabelos

    • Cuidados Pré e Pós-Alisamento

  • Dicas para Manter Cabelos Alisados Saudáveis

    • Os melhores produtos pra cabelos alisados.


O que são alisamentos e como eles funcionam?

De forma resumida, os alisamentos são tratamentos químicos que alteram a estrutura do cabelo pra deixar ele mais liso. Agora, se você tem curiosidade de entender como eles funcionam de forma mais técnica, vou te contar: eles quebram as ligações de enxofre do cabelo, que são responsáveis por dar formato aos fios. Depois disso, o cabelo é penteado e pranchado pra manter a forma lisa, e as ligações de enxofre são refeitas e o cabelo tem suas cutículas seladas pra que ele mantenha o efeito alisado por mais tempo. Muito legal, né?

cabelo alisado

Existem vários tipos de alisamentos, os mais conhecidos são a escova progressiva, o relaxamento e o alisamento japonês. A principal diferença entre eles é a intensidade dos ativos da fórmula e a duração do efeito liso.


Efeitos dos alisamentos nos cabelos

Ao contrário do que muita gente pensa, os alisamentos não são tratamentos pra deixar os cabelos saudáveis. Como qualquer procedimento químico que altera o estado natural dos fios, eles também podem danificar bastante o cabelo, causando ressecamento, quebra e pontas duplas. Só que geralmente não percebemos esses efeitos do alisamento justamente por conta da selagem de cutículas que ele faz - lembra que citei isso logo no parágrafo anterior?

cabelo alisado

Essa selagem das cutículas traz um efeito de hidratação pros cabelos, mas isso não quer dizer que eles estão saudáveis. As cutículas bem fechadinhas dão sensação de maciez, o que mascara os danos causados por esses procedimentos. Por isso é super importante manter uma rotina de cuidados capilares antes e depois de fazer qualquer tipo de alisamento.

Outro erro bem comum é achar que uma vez alisado, o cabelo vai ficar liso pra sempre. Na verdade, o cabelo novo que cresce ainda vai ter a textura natural, o que torna essencial que, se você quer manter os fios lisos, você refaça o procedimento dentro de um período estipulado pelo seu cabelereiro. 

Cuidados Pré e Pós-Alisamento

Considerando tudo o que você sabe agora sobre os alisamentos, já deu pra entender que antes de fazer esse procedimento o seu cabelo precisa estar saudável, né? Por isso, planeje um cronograma capilar ou fale com o profissional que vai fazer o alisamento no seu cabelo pra entender quais cuidados você precisa ter com os seus fios antes. 

cabelo liso

Um ponto bem importante pra entender é que quando fazemos esse tipo de procedimento no cabelo, ele causa danos e depois sela as cutículas, tornando mais difícil qualquer tratamento pós-alisamento. Isso não quer dizer que ele não vai sofrer nenhum efeito positivo dos tratamentos que você fizer, só que ele vai absorver menos. Então, capriche no tratamento pré, garantindo que os cabelos estarão bem nutridos, hidratados e fortes pra receber esse tratamento químico sem sofrer muitos danos, desse jeitinho o pós fica mais fácil.

E depois de alisar, continue mantendo uma rotina de cronograma capilar, caprichando na hidratação e reconstrução dos seus fios e equilibrando com nutrição. Afinal, qualquer alisamento precisa ser refeito de tempos em tempos e pra garantir que você não vai sofrer um corte químico, você precisa manter seus fios saudáveis, tá? 

Leia mais: Tudo sobre cronograma capilar.

Dicas para Manter Cabelos Alisados Saudáveis

Como falei antes, os alisamentos são procedimentos químicos que alteram a estrutura do seu fio, o que faz com que ele fique mais sensível. Além de caprichar no cronograma capilar focado na hidratação e na reconstrução, alguns outros cuidados diários vão te ajudar a manter o cabelo saudável, olha só:

cabelo liso
  1. Evite acessórios de calor, mas quando usar, não esqueça a proteção térmica: esse tipo de produto ajuda a proteger os cabelos dos danos do calor excessivo.
  2. Prender o Cabelo Molhado? NUNCA! Isso molhado pode causar quebra e danos aos fios. Espere o cabelo secar antes de prender.
  3. Travesseiro de Cetim: trocar a fronha de algodão por uma fronha de cetim ou seda ajuda a reduzir o atrito nos fios durante o sono, evitando o frizz e a quebra.
  4. Cuidado ao Desembaraçar: use um pente de dentes largos pra desembaraçar os fios com delicadeza, começando pelas pontas e subindo gradativamente até a raiz. Pentear os cabelos sem cuidado também pode causar quebra.
  5. Evite sulfatos e parabenos: esses ativos sintéticos podem ressecar ainda mais o cabelo. A melhor solução é apostar em shampoos e condicionadores naturais.

Os melhores produtos pra cabelos alisados.  

Sim, se você tem progressiva também pode usar shampoo em barra. E não só shampoo, tá? Condicionadores e máscaras também estão super liberadas pra esse tipo de cabelo. Usar esse tipo de produto nos fios alisados pode trazer vários benefícios pra você. As minhas barrinhas, por exemplo, são super concentradas, já que não usam água na fórmula e não têm seus ativos diluídos, o que faz com que elas tenham uma ação mais profunda nos cabelos e durem mais tempo. 

Além disso, elas são naturais, veganas, livres de crueldade animal e totalmente zero plástico, isso quer dizer que NADA na fórmula delas vai causar ressecamento nos cabelos, ao contrário dos cosméticos líquidos comuns que são cheios de ativos sintéticos, como sulfatos, parabenos e petrolatos, que podem causar ainda mais danos nos seus fios já sensíveis. Já deu pra entender, né? Cabelo alisado e os meus produtos em barra são um match inegável!

produtos pra cabelos alisados

Pra quem tem os cabelos alisados, eu recomendo essas barrinhas aqui:

  • Shampoo Nutritivo: nutre e remineraliza a fibra capilar, melhora a elasticidade dos fios, deixa o cabelo macio e com brilho, e ainda reduz o volume e frizz.
  • Condicionador Hidratação Profunda: hidrata profundamente e combate o ressecamento, também reduz a porosidade e as pontas duplas, controla o frizz, dá brilho, reconstrói e fortalece os fios. Ele tem queratina vegetal na fórmula que é poderosa na hora de reconstruir os cabelos.
  • Máscara Capilar Hidratação: alta concentração de emolientes, nutrientes e proteínas vegetais que nutrem, hidratam e reconstroem os seus fios de uma só vez. Ela também devolve a queratina aos fios, ajuda a combater o frizz e dá um brilho intenso pros cabelos.

Leia também: Máscara capilar: para que serve, como usar e cronograma capilar!

Tá vendo? Nem tem como ter dúvidas. As barrinhas são a melhor opção pra cuidar dos cabelos alisados. Me conta aqui nos comentários sobre a sua experiência com esse tipo de procedimento químico. Vou amar ler tudinho!

Comprar

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos