Como finalizar o cabelo em transição capilar

Como finalizar o cabelo em transição capilar

Eu sei bem, passar pela transição capilar não é um momento fácil. E é bem comum que a gente caia nas graças dos acessórios térmicos achando que eles vão nos ajudar a amenizar a diferença de texturas, mas você sabia que eles podem até colocar a sua transição em risco? Por isso, cheguei aqui hoje algumas dicas de técnicas e produtos que vão te ajudar na transição capilar. Vem comigo?

Índice
  •  O que é Transição Capilar?

    • Como Fazer a Transição Capilar? 

    • Cuidados com os cabelos durante a transição capilar. 

  • Como finalizar o cabelo em transição capilar. 

    • Quais produtos usar pra finalizar o cabelo em transição capilar?


O que é Transição Capilar?

A transição capilar é o processo de interromper tratamentos químicos que alteram a estrutura do cabelo, como alisamentos e relaxamentos, pra voltar ao formato natural dos fios. Esse movimento faz parte de várias discussões sobre empoderamento e aceitação da beleza natural que ganharam força principalmente a partir da década de 2000. Ele surgiu como uma resposta às pressões estéticas que incentivavam mulheres, principalmente negras, a alisarem seus cabelos pra se encaixar em um padrão de beleza que hoje entendemos como eurocêntrico — que olha apenas pros tipos de beleza e corpos da Europa que, em grande maioria, são loiros, altos e brancos.

Como finalizar o cabelo em transição

Falando de forma mais conceitual, esse é um momento de redescoberta e aceitação da textura natural do cabelo. Mas, apesar de ter esse lado bonito, também pode apresentar várias desafios, como duas texturas diferentes no cabelo: a natural, que está crescendo, e a alisada, que ainda permanece nas pontas.


Como Fazer a Transição Capilar?

Existem duas formas de fazer a transição: o Big Chop ou a Transição Gradual. O "Big Chop" é o ato de cortar toda a parte alisada do cabelo de uma só vez, deixando apenas a parte natural. É uma opção pra quem não quer lidar com duas texturas de cabelo e quer um resultado mais rápido, mas ele também pede muita coragem pra adotar um visual muito curto inicialmente, principalmente pra quem é mais apegada nos fios longos.

Já a transição gradual é um processo mais lento, onde você deixa o cabelo natural crescer sem realizar o corte drástico. É aqui que as duas texturas surgem e muita gente acaba cedendo aos acessórios térmicos. Mas o uso excessivo deles durante a transição também pode afetar a saúde dos cabelos e até o resultado, que pode não ficar tão definido quanto você esperaria.


Leia mais: O que é transição capilar? Descubra como fazer, cronograma capilar e mais!


Cuidados com os cabelos durante a transição capilar.

Existem 3 regrinhas básicas pra seguir durante a transição: mantenha o cabelo bem hidratado, evite o calor excessivo e tenha muita paciência. Cabelos em transição podem ficar mais secos e quebradiços do que o comum. Aposte em um bom cronograma capilar, focado principalmente na hidratação e fique sempre de olho nos sinais que os seus fios vão te dar. 

Como finalizar o cabelo em transição capilar

Como falei já um pouquinho antes nesse blog, o uso excessivo de ferramentas de calor pode danificar o cabelo natural que está crescendo e fazer com que ele não fique tão definido quanto você gostaria. Tente limitar o uso de secadores, chapinhas e modeladores de cachos. E, por fim, a paciência é essencial tanto pra quem está fazendo a transição gradual, quanto pra quem fez o big chop e está esperando o crescimento dos fios. 


Como finalizar o cabelo em transição capilar

Pra você disfarçar o aparecimento das duas texturas de cabelos durante a transição, mas não precisar apelar pros acessórios térmicos, a técnica de Fitagem vai ser a sua bff. Esse termo, "fitagem", é por que, durante o processo, o cabelo é separado em fitas. Além de ajudar a definir até as partes que ainda estão muito lisas, a fitagem também mantém o cabelo hidratado durante o processo de transição.

solid shampoo bar to the hair

Olha só o passo a passo:

  1. Tudo começa no banho: lave e hidrate bem os cabelos no banho, usando produtos próprios pra cabelos cacheados e que vão trazer definição pros cabelos.
  2. Depois do banho, separe o cabelo em seções, o tamanho delas vai depender da quantidade de cabelo que você tem e do tamanho do cacho que você está procurando. Pra cachinhos mais apertados, divida em seções menores. Pra cachos mais largos, separe mais cabelo por seção.
  3. Aplique um finalizador que ajude a modelar os cabelos em cada seção, espalhando bem nos fios e usando os dedos ou um pente pra ajudar nessa aderência. 
  4. Segure a seção de cabelo na raiz e deslize os dedos pelo comprimento, como se estivesse penteando. Isso vai separar o cabelo em fitas.
  5. Aí é só amassar as fitas de baixo pra cima pra fazer a formação dos cachos.
  6. Você pode deixar o cabelo secar naturalmente ou usar um difusor pra ajudar — mas não esqueça de maneirar no uso do calor, hein.

Leia também: Scab Hair? Saiba o que é e como tratar!


Quais produtos usar pra finalizar o cabelo em transição capilar? 

Vou te contar um segredinho: os melhores produtos pra usar na sua transição capilar são as minhas barrinhas. Eu tenho uma linha de produtos pensados pros cabelos com curvatura que possuem propriedades hidratantes e de definição que vão cuidar profundamente dos seus cabelos e ainda ajudar a modelar todas as suas texturas de fios. Olha só como eles são:

produtos para transição capilar

  • Shampoo Hidratante: nutre e hidrata profundamente, tem efeito curl memorizer - define os cachos por mais tempo, e usa queratina vegetal pra fortalecer os fios.
  • Condicionador Modelador:  é 2 em 1: e pode ser usado como condicionador e finalizador de cachos Traz hidratação profunda e redução do frizz, além de definir e modelar os fios. Ah, ele também tem queratina vegetal.
  • Máscara Capilar Definição: tem alta concentração de emolientes, nutrientes e proteínas vegetais que hidratam e nutrem profundamente. Também modela e define cabelos cacheados, crespos e ondulados, além de combater o frizz.

  • Além de serem em barra, o que dispensa o uso de água na fórmula e de embalagens plásticas, esses produtos usam apenas ingredientes naturais de alta performance que atuam de forma profunda nos seus cabelos. E, justamente por serem em barra, essas fórmulas são super concentradas, o que faz com que elas durem mais e tragam mais resultados pros seus fios. Perfeitinhas, né?

    E aí, curtiu as dicas? Me conta aqui nos comentários se você usa outras técnicas pra finalizar o seu cabelo transição, vou adorar ler todas as diquinhas.

    Comprar

    Compartilhe no Linkedin

    Deixe um comentário

    meus produtos

    promoção
    promoção
    ver todos os produtos