uma mão segurando uma planta - ecofriendly

Conheça o conceito eco friendly e como praticá-lo!

Diz aí: quantas vezes você já ouviu o termo “eco friendly” ser mencionado em conversas, posts, artigos e, até mesmo, em propagandas de produtos por aí? Essas duas palavrinhas se tornaram bem populares nos últimos anos, principalmente com toda a visibilidade que — felizmente — as pautas de sustentabilidade ambiental vêm ganhando.

Mas, mais do que um termo do vocabulário sustentável, esse conceito simboliza toda uma forma de pensar e agir em prol do Planeta, que pode ser adotada por todos nós, seja ao nível pessoal ou coletivo.

Pra te deixar por dentro de tudo sobre o assunto, eu preparei esse post completo sobre o que é ser eco friendly, quais as vantagens desse estilo de vida e como pôr ele em prática. Vem comigo pra saber mais!

moça segurando uma ecobag laranja com plantas dentro

Índice

O que significa ser eco friendly?

Sustentável, ecológico, amigo do meio ambiente! Todas essas palavras são sinônimos de eco friendly, um termo em inglês que se popularizou no mundo todo por ser usado, de um jeito informal, como selo de produtos, materiais e até experiências que causam pouco, ou nenhum, impacto na natureza, quando comparados às suas versões “convencionais”.

Trazendo pra um exemplo do dia a dia, pense na famosa eco bag: ela chegou no mercado pra substituir as sacolas plásticas de uso único, já que é feita de lonas resistentes ou tecidos laváveis que permitem que ela seja reutilizada infinitas vezes, seja pra carregar as compras ou até mesmo seus itens pessoais no dia a dia. Isso é uma proposta de produto ecologicamente correto — que, aliás, deu muito certo!

Só que o conceito se popularizou tanto que logo o mundo foi vendo que tudo pode ser eco friendly: produtos, pessoas, empresas, organizações, indústrias e até governos inteiros. Porque, mais do que um selo de sustentabilidade, esse conceito indica todas as atitudes com o propósito de preservar a natureza, desde a redução da produção de lixo ou diminuição do tempo gasto no banho, até a troca das sacolas plásticas por eco bags.

O importante pra esse movimento é começar!

Como ser eco friendly? 3 práticas possíveis!

Pra algumas pessoas, a ideia de se tornar eco friendly pode parecer um pouco intimidadora, já que existem infinitas possibilidades de ações que podem ser tomadas em prol do meio ambiente e fica um pouco difícil de saber por onde começar. Mas, calma: pra te ajudar a entrar nesse movimento, eu preparei 3 práticas super possíveis que você pode incluir na sua rotina hoje mesmo.

Vale lembrar que essas dicas são pra você, enquanto pessoa, já que no caso de marcas, indústrias e governos as ações precisam ser um pouquinho diferentes, já que devem mobilizar um número maior de pessoas. Mas, é claro: nada impede que você leve essas ações pra mais gente, seja no trabalho, na família, nos amigos ou até na vizinhança. Anota aí cada uma delas:

1. Aposte no consumo consciente

Se você quer trazer práticas mais eco friendly pra sua rotina, um bom primeiro passo é conhecer mais sobre o consumo consciente, um conceito que ensina a escolhermos o que comprar considerando tudo o que é impactado do momento em que esse item é produzido, até a hora do descarte.

Aqui, se aprende a conhecer mais sobre o quão ético a cadeia de produção de um item é. Se considerarmos, por exemplo, uma camiseta de algodão, você pode se perguntar: esse algodão foi plantado livre de agrotóxicos? As pessoas que colheram o material e produziam a peça possuem condições dignas de trabalho? Essa camiseta percorreu um longo caminho pra chegar até mim, ou é de produção local? Quem a vende é uma loja que trabalha com moda consciente, ou faz parte das redes de fast fashion?

Esses questionamentos podem te ajudar a se direcionar pra escolhas mais sustentáveis e, com o tempo, eles se tornam tão automáticos que o seu processo de compra, das roupas aos alimentos, vai se tornar naturalmente ecológico.

mulher mexendo no notebook com o cartão de crédito na mão

2. Descarte o lixo da forma correta

Essa dica tá muito atrelada à primeira, já que tem tudo a ver com considerar o tipo de material que cada item que temos é feito, pra então saber como descartar ele da maneira correta. Isso porque o lixo que produzimos diariamente não desaparece por aí, ele vai parar em aterros sanitários e lixões, onde demora anos e até séculos pra se decompor, dependendo da matéria-prima.

Pra colocar o estilo de vida eco friendly em prática, você pode conhecer mais sobre reciclagem, compostagem doméstica e reutilização do descarte. Alguns exemplos bem legais são o upcycling, que transforma peças “velhas” em novos itens, e o DIY que usa materiais recicláveis pra criar novos artigos de decoração da casa.

Ah, e ainda tem a possibilidade de entrar em movimentos como o Zero Waste, que visa reduzir ao máximo a quantidade de lixo produzida, seja em casa, no comércio ou até mesmo em indústrias. Aliás, eu fiz um post completo sobre esse conceito aqui no blog, corre lá pra conhecer mais!

3. Faça trocas sustentáveis em sua rotina

Lembra lá no começo quando eu falei sobre a eco bag e como ela veio pra substituir a sacola plástica? Você pode fazer trocas sustentáveis parecidas em outros itens e até rituais da sua rotina, do tipo:

  • trocar o carro pela bike;

  • levar uma garrafinha de alumínio com você pra se hidratar, ao invés de comprar as de plástico;

  • optar pelo recibo digital ao invés do impresso;

  • trocar os cosméticos líquidos (shampoos, condicionadores, sabonetes e afins) por cosméticos em barra que não usam água, nem plástico, em sua composição ou embalagens.

bancada de banheiro com acessórios e produtos em barra sustentáveis

E você já sabe bem: se o assunto é apostar em produtos em barra que sejam waterless, plastic-free e 100% alinhados com o movimento eco friendly, as minhas barrinhas são as melhores escolhas!

Além de serem 100% sustentáveis, elas possuem fórmulas limpas, totalmente livres de ingredientes potencialmente nocivos pra você e pro Planeta. Ao invés disso, elas contam apenas com ativos naturais de alta performance que cuidam do seu corpo, pele e fios de forma gentil e eficiente, sem deixar resíduos ou causar danos.

Ah, e eu ainda tenho uma linha completa de acessórios pro banho e pra viagem, perfeitos pra você potencializar o uso das barrinhas e carregar elas por onde você for.

Viu só como ser eco friendly é super possível? Agora que você tá por dentro de tudo sobre o conceito, é só encontrar as práticas que se alinham mais com a sua rotina e começar.

Lembre que, quando o assunto é ajudar nosso Planeta, não existe certo ou errado: toda ação é bem-vinda, por mais simples que ela pareça. Juntos, nós podemos tornar esse ciclo muito mais sustentável e equilibrado!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos