Zero Waste: o que é e como aplicar na sua rotina?

Já observou a quantidade de lixo que você gera diariamente? Repensar o consumo de plástico e outros resíduos é essencial para contribuir com o meio ambiente. Se você quer saber mais sobre o movimento lixo zero e aderir hábitos sustentáveis no seu dia a dia, você está no lugar certo!

O estilo de vida Zero Waste ainda não é muito comum. No entanto, mais e mais pessoas estão aprendendo sobre isso e se tornando seguidores. Por isso, hoje vamos falar sobre esse conceito e explicar como todos podem aderir a ele. O movimento Zero Waste ("lixo zero", em português) prega um estilo de vida em mais equilíbrio com nosso meio, visando a redução do impacto ambiental do nosso consumo diário. Produzir menos lixo, estar consciente da origem, dos processos de fabricação dos produtos que compramos e saber os impactos que eles causam ao longo de toda sua vida útil, até serem descartados são os principais passos de quem quer aderir a este movimento. Ao abordar o descarte dos objetos, ele propõe reflexões sobre a utilidade de cada bem material, fazendo-nos questionar se eles podem ser reutilizados, reciclados – ou até mesmo se são necessários!

Viver sem desperdício não significa viver sem os luxos da vida, significa apenas uma abordagem mais consciente das nossas escolhas como consumidores. Assim, você estará fazendo um favor a si mesmo e ao planeta.

A filosofia do movimento Zero Waste

O conceito de Zero Waste gira em torno de minimizar os resíduos que você produz, ou até mesmo eliminá-los por completo. O objetivo final de viver um estilo de vida Zero Waste é reduzir a sua produção de lixo ao máximo. No entanto, acreditamos que qualquer passo que você dê em direção a esse objetivo final, fazendo um esforço para reduzir e minimizar sua produção de resíduos, é uma conquista e um passo excelente.

Por onde começar?

Antes mesmo de começar a mudar qualquer coisa em sua vida diária, é preciso você estar atento aos resíduos que você produz todos os dias. Portanto, o passo 'zero' para começar seu estilo de vida Zero Waste é repensar e manter o controle de quanto lixo você produz, de que tipo são e em quais áreas de sua vida você produz lixo (limpeza, comida, higiene pessoal, etc.).

Assim que você se tornar ciente da sua produção de resíduos e se informar sobre a legislação local de reciclagem, poderá começar a fazer escolhas mais sábias para reduzir a quantidade de lixo gerada.

Os 5 R's do Zero Waste

Em seu livro, Zero Waste Home, a escritora e ativista Bea Johnson compartilha cinco princípios para manter uma vida com lixo zero. Conheça:

    1. Recuse o que você não precisa: Isso evita que itens indesejados entrem em sua casa. Essa revisão se aplica a todos os itens promocionais ou gratuitos que são ofertados, por exemplo, e que talvez você só aceite recebê-los pela falta de custo ou pelo desconto. Pergunte-se: será que realmente preciso disso? Além disso, você também pode evitar o uso de objetos descartáveis, como copos, sacolas e canudos plásticos.

    2. Reduza o que você usa Isso equivale a menos desperdício em geral.

    3. Reutilize o que puderReutilizar também significa trocar produtos descartáveis por versões duráveis, que podem ser facilmente lavados e, assim, usados mais de uma vez,em vez de serem jogados fora depois de um único uso.

    4. Recicle o que você não pode recusar ou reduzirEconomizar recursos do fluxo de resíduos por meio da reciclagem é uma opção, mas tenha em mente que alguns itens não serão reciclados e acabarão no aterro sanitário no final de sua vida útil (geralmente curta). Esses são os itens que os desperdiçadores de energia precisamos tentar evitar.

    5. Repense sobre o que sobrou A compostagem de restos de comida, pedaços de papel e escovas de dente de madeira ou bambu, por exemplo, retorna nutrientes e fibras de volta à terra

5 hábitos fáceis para você adotar já!

Comece a compostar
Esta é de longe a maneira mais rápida de reduzir muitas sobras que ficam pela sua casa. Muito do nosso lixo orgânico gera um adubo natural que é valioso para o enriquecimento solo.

Recolher coisas difíceis para reciclar (mas ainda recicláveis)
Reciclar é o último recurso, mas, infelizmente, muitas vezes vezes nem chegamos lá. Antes de jogar qualquer coisa fora no lixo, faça uma pequena pesquisa para ver se há algum depósito designado a receber esses descartes(como instalações de reciclagem municipais). Alguns dos itens difíceis de reciclar (mas ainda recicláveis) incluem lixo eletrônico, baterias, poliestireno, tubos de pasta de dente, cabeças de escova de dentes elétrica, etc.Mas é possível encontrar alternativas que cuidem destes materiais

Sempre carregue uma garrafa de água reutilizável e uma xícara de café
Parece simples? É porque é. Mas é também muito impactante: você pode economizar em média 156 garrafas por ano usando apenas uma garrafa reutilizável.

Use sacolas de compras reutilizáveis e não use sacolas plásticas comuns
Ao eliminar completamente as sacolas plásticas de compras, você ajuda que esses resíduos, que levam centenas de anos para se decompor, deixe de ocupar a natureza, onde danificam ecossistemas e também comprometem a vida de muitos animais.

Zero desperdício de itens de higiene pessoal e beleza
São muitas opções para o seu banheiro: escovas de dente e cotonetes de bambu, barbeador de metal, produtos em barra (como os shampoos e condicionadores da B.O.B!) e muito mais.

 

 

Prós e contras de um estilo de vida Zero Waste

É um estilo de vida que exige dedicação, pois pode ser frustrante e demorado no início. Ele precisa crescer em você e você precisa se adaptar a ele para se acostumar com essa nova maneira de viver. Depois de se estabelecer neste novo estilo de vida, ele traz muitas recompensas para você e para a natureza.

Como você pode ver, o desperdício zero não é um conjunto de medidas tão difícil, mas os resultados são, sim, impressionantes! Além de não produzir lixo (que, aliás, pode chegar a algumas toneladas por ano por família), você também estará economizando, comprando apenas o que precisa. Segundo alguns dados, ao aderir ao conceito de desperdício zero, você pode economizar até 40% do seu orçamento.

Agora, é com você: junte-se a este movimento e contribua para o meio ambiente com consciência limpa!

2 comentários

Fazer no poo não é tão fácil, principalmente se o comprimento do seu cabelo está abaixo da altura do seu ombro, felizmente encontrei as barras de shampoo e condicionador por intermédio da CAMILA VICTORINO do PENSANDO AO CONTRÁRIO, desde então aderi aos objetos de bambú como escovas de dente e cabelo, canudo de metal inoxidável, bucha vegetal, sabão em barra (tento não utilizar detergente nos ambientes que frequento), garrafas de vidro com tampa de metal, sacolas de algodão reutilizáveis, uma dieta vegetariana estrita quase sempre com preferência por alimentos frescos e crus, aos poucos uma vida mais saudável sem tanto lixo, e o que é lixo!

Anderson Martins da Silva dezembro 04, 2020

Olá,
Que bom conhecer vocês, estou conhecendo agora esse movimento e estou muito tocada por perceber que, por mais que eu sempre tenha estado atenta ao meio ambiente, não me dava conta do quanto de plástico ainda está ao meu redor.

Bárbara Nunes novembro 19, 2020

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados

Ao usar COSMÉTICOS SÓLIDOS, você economiza na emissão de CO2, no uso de combustíveis e em embalagens plásticas que transportam ÁGUA ao longo de toda a cadeia produtiva.

Afinal, você já tem água encanada em seu chuveiro ;)

B.O.B Bars Over Bottles