Trocas sustentáveis: dicas práticas pra deixar sua rotina mais consciente.

Trocas sustentáveis: dicas práticas pra deixar sua rotina mais consciente.

Ei, me pensa comigo: sabe aquelas coisas que você tem em casa e não quer mais? E se pudéssemos trocar tudo o que está sobrando, como roupas, brinquedos, acessórios, itens de cozinha e mais?


Hoje eu vim falar com você sobre trocas, mas trocas sustentáveis! Não apenas de itens repetidos que temos, mas também trocar hábitos antigos por novas práticas diárias que podem ser bem mais conscientes e equilibradas. Vem que te explico tudinho desse assunto!

Índice

 

A melhor sustentabilidade é aquela que é possível.

Eu vivo dizendo: não adianta pensar em mudar o mundo sem antes mudar nossa casa. Até porque se a gente não começar pequeno, com aquilo que tá na nossa frente, a tendência é desanimar diante do desafio gigantesco e acabar não fazendo nada. Isso é a sustentabilidade possível: é desencanar um pouco das mudanças utópicas – aquelas que você ainda não consegue fazer – e focar em atitudes práticas que você pode tomar hoje mesmo, em diversos momentos do seu dia, pra transformar sua rotina, ter um consumo mais consciente e gerar menos impacto na natureza.


Cada pessoa sabe onde consegue mudar um hábito, e isso tudo precisa fazer sentido pra você. Dá pra começar pelo básico, de um jeito bem simples, fazendo trocas sustentáveis: instalar um arejador na torneira do tanque, por exemplo, pode economizar um montão de água todo mês, sabia? Viu como é simples – e possível? 

 

10 trocas sustentáveis que você pode fazer hoje mesmo.

Se você curtiu essa ideia de aplicar uma rotina sustentável naquilo que está ao seu alcance, e quer se aprofundar nesse estilo de vida, eu tô aqui com vááárias ideias de trocas que você pode fazer pra começar. Vem ver como pode ser bem mais simples do que você imagina!

1 - Troque o fast fashion pelo visible mending.

O lançamento de coleções de moda, uma após a outra, estimula as pessoas a abandonarem peças passadas pra se vestir com os novos looks do momento. Dá um check nesses dados que eu coletei:


  • segundo o World Resources Institute, o equivalente a um caminhão de lixo carregado de roupas é queimado ou enviado pra aterros a cada segundo no mundo.
  • ainda de acordo com o WRI, de 2000 a 2014, passamos a comprar 60% mais roupas, mas reduzimos pela metade o tempo que ficamos com elas.

Por essas e outras, muita gente acaba se esquecendo que pode consertar uma roupa que sofreu algum dano, como um pequeno rasgo, por exemplo. Isso evita que uma peça vá pro lixo sendo plenamente útil, e ainda pode trazer um charme exclusivo pro visual. Essa aparência "retocada" tem até nome: é o movimento #VisibleMending, que conserta furos, rasgos e outros probleminhas com bordados aparentes. Sim, a ideia é justamente mostrar que a roupa foi consertada ao invés de descartada, aumentando a vida útil das peças e evitando que elas acabem nos aterros.


Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre moda sustentável!]

2 - Troque a secadora pelo varal.

Secar a roupa no varal é uma daquelas ideias geniais, você não acha? É só pendurar e esperar o vento fazer a parte dele, simples assim. Sim, a máquina de secar ajuda bastante nos dias chuvosos, mas isso não quer dizer que a gente precise dela a todo momento, né? 


A secadora vai consumir muuuita energia pra deixar as roupas sequinhas e é completamente evitável. Deixe pros casos de extrema necessidade e aposte no método antigo: mesmo em apartamentos menores, dá pra se organizar com os varais de chão e reduzir seu impacto no meio ambiente ao secar suas roupas!

3 - Troque o carro pela bike.

Diz aí: pedalar é tudo de bom, né? A bicicleta é um dos meio de transporte mais antigos e tradicionais, e a magrela atravessa gerações e gerações sem perder seu charme. Hoje em dia já tem um monte de modelos, pra todos os gostos, mas o legal mesmo é que você só precisa de 2 rodas, guidão, assento e os pedais pra ir pra lá e pra cá sem consumir combustíveis fósseis ou poluir a atmosfera!  ⁠

Bicicleta retrô encontada na parede

E a bike ainda ajuda a gente a cuidar da saúde a cada pedalada! Sim, eu sei que nem sempre dá pra abandonar o carro: cada um tem sua rotina, e em muitos momentos ele ainda é a opção mais viável. Mas quem sabe se você planejar seu itinerário ou não tiver tanta pressa, não dá pra deixar ele na garagem de vez em quando?

4 - Troque as garrafinhas plásticas por latinhas de alumínio.

O Brasil é um dos campeões mundiais em reciclagem de latinhas de alumínio – em boa parte, graças ao trabalho incansável de catadores e cooperativas, que coletam esses resíduos e destinam às centrais de reciclagem. Por aqui, quase 99% dessas latinhas foram recicladas em 2021, e muitas voltam pras prateleiras, totalmente renovadas, em menos de 30 dias! 


O mesmo não acontece com o plástico: só 1.3% do nosso lixo plástico foi reciclado no Brasil em 2019 :( Então, não tem porque insistir nessas embalagens: sempre que puder, troque as garrafinhas plásticas de suas bebidas favoritas pela versão em lata, fechou?

5 - Troque o delivery pelo seu tempero exclusivo.

O delivery de alimentos cresceu deeemais durante a pandemia – e com isso, claro, cresceu também a quantidade de plásticos descartáveis que obrigatoriamente embalam essas encomendas, isso sem falar de todo o impacto do transporte desses alimentos pela cidade.

Cenário com visão vertical de um prato de comida e legumes aos lado

É, eu sei que na rotina agitada que a gente vive, a praticidade de receber uma comida quentinha em casa é muito atrativa! Mas e se você se desafiar a reduzir sua dependência das entregas e se programar pra preparar sua própria refeição em alguns dias da semana? O prazer de cozinhar pode se tornar um hábito saudável pra você, pra sua vida em família e pro Planeta! Me conta qual vai ser o cardápio de hoje? :)

6 - Troque a carne por plantas.

Um dia sem carne faz diferença, sim! Eu fui pesquisar, e descobri que ao separar um dia da semana pro tirar a carne do cardápio, você pode evitar:


⁣⠀

E tem outra coisa, né: quando a criação de gado é feita de forma irresponsável, ela acaba se envolvendo com a destruição de florestas e áreas de conservação. Estima-se que a pecuária seja responsável por 65% do desmatamento da Amazônia.

⁣⠀

Então, dar uma chance pras receitas vegetarianas por um diazinho da semana é uma troca legal de fazer, não acha? Sua saúde, o meio ambiente e até o seu bolso agradecem!

Leia também: Dia Mundial da Água: como as mudanças climáticas podem afetar o acesso aos recursos hídricos

7 - Troque o recibo da maquininha pelo SMS.

"Vai querer a sua via?" Quantas vezes você ouve essa pergunta por dia? A cada pagamento feito na maquininha de cartão, a gente tem essa escolha – e pode ser uma ótima chance de fazer mais uma troca sustentável, sabia?


É que os recibos são feitos de um papel termossensível, e pra que essa impressão ocorra através do aquecimento, é utilizado um agente químico chamado Bisfenol A (BPA), que pode ser nocivo pra nossa saúde e pro meio ambiente. O BPA também dificulta que esses papéis sejam reciclados, e quando são descartados de forma incorreta, essa substância vai parar nos oceanos e na natureza, contaminando lençóis freáticos, solos e atmosfera. 


Bom, nem preciso dizer que resposta você pode dar então, né? Recuse a impressão da sua notinha, e peça pra receber o recibo digital via SMS ou apenas confira o extrato no aplicativo do seu cartão.

8 - Troque o light mode pelo dark mode.

Se você tá lendo esse conteúdo no seu celular, me conta: como é a iluminação da sua tela? Sabia que dá pra fazer trocas sustentáveis até quando você usa seu smartphone?

Uma delas é mudar do modo normal de visualização – chamado de light mode – pro dark mode: ao inverter as cores claras e escuras da tela, dá pra economizar bateria e reduzir bem o seu consumo de energia. Ah, e também pode exigir menos da sua visão, o que é ótimo.


Hoje em dia a maioria dos modelos já conta com essa opção, e muitos aplicativos também. Dá uma fuçadinha aí que você vai achar ;)

9 - Troque o galão de água pelo filtro de barro.

Toda vez que você pede um galão de água pra sua casa, de 10 ou 20 litros, acaba contribuindo pra aumentar o uso - e o descarte - do plástico.⁠ Pronto, falei.

Esses galões até podem ser reutilizados, mas apenas por um período limitado (de até 3 anos) e se passarem por um processo de higienização que inclui vááárias fases de lavagem. Isso, claro, consome muita água e ainda depende de agentes químicos poluentes.⁠ Se eles forem enviados pra reciclagem, continuarão gastando energia e recursos nesse processo custoso e cada vez menos viável.⁠

Topa uma troca sustentável? Por que não abandonar o delivery de água e abraçar os filtros que usam água da torneira? Tem muitos modelos por aí, mas eu sou apaixonada mesmo pelo clássico filtro de barro!  Ele é uma invenção genuinamente brasileira, e já foi até eleito como o mais eficiente do mundo, sabia? É só encher com água da torneira e deixar a mágica acontecer: água filtrada e fresquinha a qualquer momento. Pensa nisso!⁠

10 - Troque seus cosméticos líquidos pelas versões em barra.

A indústria da beleza é uma das principais geradoras de poluição plástica, mas dá pra deixar seu banheiro e sua rotina de cuidados pessoais beeem mais sustentáveis, sabia? A melhor forma de começar é trocando suas embalagens plásticas de shampoos e condicionadores líquidos pelas minhas versões sólidas. Elas vêm em barras, e isso faz toda a diferença:


  • cerca de 80% do conteúdo de um cosmético líquido é água, então as versões sólidas preservam esse recurso preciosíssimo – isso é ser Waterless, tá?
  • shampoos e condicionadores em barra não precisam ser embalados em garrafinhas plásticas - é isso mesmo, minhas barrinhas são 100% livres de plástico
  • meus cosméticos sólidos não precisam de conservantes e outros agentes químicos nocivos, como as versões líquidas
  • no formato de barra, os ingredientes dos cosméticos ficam beeem mais concentrados, e isso significa que rendem muito mais
  • levar as versões sólidas pra lá e pra cá em seu dia a dia ou em viagens é muito mais prático e fácil do que transportar aqueles frascos desajeitados
Produtos em barra B.O.B sobre saboneteiras de cerâmica

Ufa, quanta vantagem de trocar seu shampoo de embalagem plástica pela minha barrinha, né? E fazer essa troca fica ainda mais legal se eu te contar que toda minha linha de produtos – shampoos, condicionadores, máscaras capilares, barras de limpeza faciais, sabonetes e desodorantes – é vegana, Cruelty Free e cheia de ingredientes naturais maravilhosos, sem aditivos químicos agressivos ou derivados de petróleo. Aí você já nem tem dúvida, né: vale muito a pena fazer mais essa troca sustentável!


Leia também: Cosméticos sólidos ou líquidos: quem vence a batalha da sustentabilidade?


Eu tô por aqui pra gente conversar sobre essas trocas e aprendermos juntas como podemos deixar o nosso cotidiano mais alinhado às necessidades do Planeta. Não é fácil, mas também não é difícil: é só a gente começar com aquilo que podemos fazer. Então, se você tiver alguma dúvida ou só quiser compartilhar comigo e com as outras #BOBers quais trocas você tem feito por aí, deixa seu comment aqui embaixo. Vamos trocar tudo, principalmente experiências e informações! :)

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos