Cuidados essenciais com o cabelo descolorido.

Cuidados essenciais com o cabelo descolorido.

Acabou de fazer uma descoloração? Essas dicas vão ajudar a recuperar a saúde dos fios danificados.

É inegável: passar pelo processo de descoloração dos fios é satisfatório, mas devemos redobrar a manutenção dos fios. Visivelmente o cabelo fica mais danificado e precisar repor todos os nutrientes que foram perdidos durante o processo. É preciso aquele trabalho diário pra recuperar a saúde capilar.


Tá afim de descolorir os cabelos ou acabou de passar por esse processo? Fica por aqui que vou te dar todas as dicas de como cuidar dos fios descoloridos. 

Índice

O que acontece com o cabelo platinado?

Antes de mais nada, acho que é bem legal explorar os motivos do cabelo ficar tão ressecado ao fazer uma descoloração. Pra platinar os fios, geralmente é usada a combinação de água oxigenada e pó descolorante -  a água oxigenada, que é extremamente ácida, tem a função de abrir as cutículas dos seus fios com agressividade pra que o pó descolorante entre na fibra capilar e retire os pigmentos presentes nos seus cabelos. 

cabelo sendo descolorido

Só que nesse processo, não é apenas o pigmento que sofre a ação desses produtos - ele também retira vários nutrientes essenciais pra saúde dos seus cabelos, como a água, os óleos e as proteínas, e é a perda desses elementos que causa ressecamento e enfraquecimento dos fios. Por isso que, depois de uma descoloração intensa, é essencial fazer um tratamento de reposição que vai devolver tudo isso.


Por que o cabelo descolorido fica amarelo?

Outro ponto de atenção na descoloração dos cabelos é o amarelamento dos fios. Tanto platinadas, quanto loiras tingidas e naturais, acabam vendo os fios ficarem mais amarelados com o passar do tempo. Esse processo acontece com todos os cabelos e nada mais é do que a oxidação dos fios, que pode ser intensificada pela ação do sol, da poluição e de acessórios de calor, como chapinhas e secadores. Os fios mais claros acabam realmente mostrando isso com o amarelamento, enquanto os castanhos, pretos e ruivos mascaram um pouco melhor esse processo. 

fontes de calor que danificam e amarelam os fios

Por isso que muita gente inclui os produtos matizadores em suas rotinas de beleza, já  que eles têm o poder de eliminar os amarelados dos fios e fazer aquela manutenção da cor. Só que um detalhe pra ficar sempre de olho é a função do matizador que você estiver usando: se ele for apenas um shampoo com pigmento, talvez não seja a escolha ideal pros seus fios. Busque por fórmulas antioxidantes que vão, além de neutralizar os amarelos, prevenir que voltem tão cedo. 

Rotina de cuidados com os cabelos platinados.

Logo depois de descolorir os cabelos, o ideal é apostar na reconstrução dos fios. Esse tratamento vai ajudar a fibra capilar a recuperar tudo o que perdeu no procedimento químico. Além desse step, a hidratação e a nutrição também são super importantes pra manutenção. Enquanto a reconstrução restaura o cabelo, a nutrição e a hidratação devolvem nutrientes e água pros fios, ajudando eles a ficarem mais macios, sedosos e cheios de brilho.

mulher com cabelos platinados

Cronograma capilar pra cabelos descoloridos.

Um cronograma capilar pra cabelos platinados pode ajudar a manter uma rotina mais regrada de cuidados com os fios. Basicamente, você equilibra hidratação, nutrição e reconstrução semanalmente em ordens diferentes, recuperando aos poucos a saúde dos cabelos. Se você tiver dúvidas, é sempre legal também consultar o seu especialista sobre o tratamento ideal pro seu tipo de fio. 


Vou deixar aqui uma ideia de cronograma capilar pra cabelos platinados:

  • 1ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 reconstrução.
  • 2ª semana: 1 hidratação, 1 hidratação e 1 nutrição.
  • 3ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 hidratação.
  • 4ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 reconstrução.

Leia Mais: Cronograma capilar: haircare é o novo skincare!

Quem tem cabelo platinado pode usar cosméticos em barra?

Sim, cosméticos em barra estão liberadíssimos pra cabelos platinados e loiros - principalmente se estivermos falando das minhas barrinhas. Tudo por aqui é produzido com ingredientes naturais de alta performance e sem qualquer ativo potencialmente nocivo pra saúde dos seus fios, como petrolatos e silicones. Isso faz com que minhas barrinhas consigam tratar profundamente seus cabelos, recuperando a saúde deles, sem deixar resíduos tóxicos nos seus fios ou no Planeta. Tudo, né?


Se você ainda não conhece meus shampoos e condicionadores, vou listar aqui algumas das barras que você pode apostar pra cuidar dos seus fios platinados: 

  • Shampoo Detox: limpeza profunda e cuidados com o couro cabeludo.
  • Shampoo Revitalizante: hidrata, nutre e reconstrói durante a limpeza.
  • Shampoo Nutritivo: devolve os nutrientes essenciais pra saúde dos fios.
  • Condicionador Hidratação Profunda: combate o ressecamento e a porosidade, ainda elimina pontas duplas e devolve o brilho pros cabelos.
  • Máscara Capilar Hidratação: trata de forma profunda os cabelos, hidratando, nutrindo e fortalecendo.

Agora me conta: como você cuida dos fios descoloridos? Deixe tudo aqui nos comentários e a gente se vê no próximo post. 

Kit reconstrução B.O.B, a escolha ideal para cabelos descoloridos
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
ver todos os produtos