Dá pra participar da <s>Black</s> Green Friday e consumir com consciência?

Dá pra participar da Black Green Friday e consumir com consciência?

O consumismo e a Black Friday estão bastante relacionados, mas aqui vai uma boa notícia: dá pra ajudar o Planeta e aproveitar os precinhos.

Não dá pra negar: os descontos que rolam durante o mês da Black Friday são ótimos pra quem precisa economizar ou procura pelos melhores preços. Porém, a quantidade extensa de ofertas e as comunicações agressivas de descontos acabam incentivando uma prática nociva não apenas pro bolso, mas também pro nosso Planeta: o consumismo


Apesar de parecer difícil, é viável fazer um consumo consciente nesta data. Afinal, sustentabilidade possível de verdade é aquela em que conseguimos equilibrar as nossas necessidades sem perder de vista o que o Planeta precisa. E se você está nessa busca de melhorar os seus hábitos de consumo e a sua rotina, chegou no lugar certo! Vou dar algumas diquinhas pra comprar o que você quer e precisa na Green Friday, sem pesar a mão. Segue o fio!

Índice

 

O que é a Black Friday.

A Black Friday é um evento que promove preços ainda mais baixos através de descontos, com objetivo de atrair mais clientes pras compras de final de ano. Surgiu nos Estados Unidos por volta da década de 60 e se tornou uma tradição. Acontece todos os anos sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro, após o feriado de Ação de Graças. Em 2022, a Black Friday deve acontecer no dia 25 de novembro.

 

Com o tempo, a data se tornou um evento popular ao redor do mundo e começou a expandir pra além de um só dia de descontos. Hoje, é comum vermos marcas que fazem a semana e até o mês inteiro com promoções. Essa popularização também pode ter incentivado a prática do consumo desenfreado, já que muitas pessoas aproveitam descontos sedutores pra compras que não são realmente necessárias.

 

Olha só que interessante esse dado: o surgimento das lojas online também facilitou o acesso e o processo de compra nesta data. De acordo com a Pesquisa Pós Black Friday 2021 da Behup, 49% dos entrevistados fizeram suas compras pela internet. Pra 2022, a expectativa é que aconteçam ainda mais compras na Black Friday. Em 2021, 47% das pessoas disseram que aproveitariam os descontos. Já em 2022, esse número sobe pra 50%, de acordo com a Pesquisa Consumo 2º semestre 2022, também da Behup.

O consumismo da Black Friday.

Não pense que o problema das compras excessivas é algo que surgiu por conta da data. Essa prática já existe há bastante tempo: em 1915, o psiquiatra Emil Kraepelin já tentava explicar esse fenômeno e definiu como "mania por compras" ou "oniomania”. Atualmente, o termo foi redefinido como transtorno aditivo ou obsessivo-compulsivo, porém ainda não foi incluído oficialmente como um diagnóstico de saúde mental no Brasil.

 

A causa mais associada a esse problema seria uma busca por prazer e a sensação de recompensa que o cérebro sente quando a pessoa faz uma nova compra, mas novos estudos ainda estão sendo feitos pra esclarecer melhor o tema. O que podemos relacionar, no entanto, é que essa perda de controle pode ser considerada também um sintoma social. Se pararmos pra pensar, é quase como um sistema cíclico: 

Consumo consciente - Black Friday B.O.B

 

De acordo com o economista Victor Lebow, o consumismo já se transformou em um estilo de vida. O sucesso da Black Friday é um símbolo do consumo como lifestyle na sociedade moderna, onde compramos e descartamos as coisas em um ritmo cada vez mais acelerado e insustentável pro Planeta. Pra solucionar esse problema, não podemos isolar os fatos, precisamos pensar em todo o contexto social e disseminar cada vez mais as consequências de um consumo irresponsável, como a grande quantidade de plástico que se acumula e prejudica todo ecossistema. Mais do que explicitar dados assustadores sobre a poluição plástica, te convido a pensar em soluções viáveis pro dia a dia, como o consumo consciente

O que é consumo consciente?

Se eu fosse definir em poucas palavras, diria que é toda ação de consumo (como comprar produtos, contratar serviços, consumir alimentos e utilizar recursos naturais) que pensa nos impactos sociais, econômicos e ambientais que podem acontecer a partir dela. Leve em consideração que rever as suas práticas de consumo vai muito além de pensar em si: é algo que ajuda o coletivo.

 

O consumo consciente acontece desde o momento que você pensa em comprar alguma coisa, passa pelo instante em que esse item está sendo usado e chega até o descarte. Quando vamos adquirir algum produto, é legal pensar em toda a vida útil dele e a partir disso optar pelo que irá causar menor impacto negativo pro Planeta, enquanto supre as nossas necessidades. 

 

Vamos pegar uma garrafa de água como exemplo. Você pode escolher comprar uma garrafinha plástica toda vez que tiver sede e acumular mais resíduos plásticos. Ou você pode optar pelo consumo consciente e investir em uma garrafa durável que você vai usar por muito tempo. Além de não contribuir pra poluição, no longo prazo você ainda economiza - tente colocar na ponta do lápis aí quanto custa em um ano comprar uma garrafinha descartável de água todos os dias x investir em uma garrafa durável que vai seguir com você durante a vida.

 

Se quiser saber mais sobre o Consumo Consciente, eu fiz um guia especial só sobre esse tema. Dá uma olhadinha aqui: Guia do consumo consciente.

 

Leia também: Consumo consciente: o que é e como aderir a esse estilo de vida.

Black Friday x Green Friday.

A Green Friday é um movimento francês idealizado pela Envie, uma rede de empresas amigas do meio ambiente. Essa é uma alternativa das marcas pra Black Friday, que valoriza e incentiva compras mais conscientes e pensa nos impactos gerados pro Planeta. O objetivo é influenciar o consumidor a pesar mais as suas escolhas durante a época de descontos. 

 

Green Friday B.O.B

Com o crescimento do debate sobre a nossa pegada ecológica, é natural que mais empresas se adequem à realidade que valoriza os cuidados com o mundo e que surjam marcas novas que já possuem esse objetivo consciente desde o começo. Por isso, a Green Friday tem conquistado o seu espaço com cada vez mais gente fazendo parte desse movimento. Oba!

Green Friday da B.O.B.

Claro que eu não poderia ficar de fora dessa! Afinal, um dos principais lemas por aqui é a sustentabilidade possível, né? Eu já nasci com o objetivo de levar a palavra do consumo consciente pra mais pessoas, enquanto incentivo um autocuidado com produtos de alta performance, que não usam plástico e ingredientes tóxicos. O que sempre procuro mostrar é que dá sim pra ser sustentável sem deixar tudo o que a gente precisa pra viver em um mundo moderno. 

 

Enquanto divulgo descontos que deixam todas as #BOBers felizes, falo sobre consumo consciente e ainda trago novas pessoas pro lado barrinhas da força. Estar dentro desse movimento traduz tudo aquilo que sempre defendi. Então, o que você pode esperar da Green Friday da B.O.B é a combinação de descontos imperdíveis e conteúdos perfeitinhos.

05 Dicas pra consumir consciente na Black Friday.

Se você está se perguntando como aplicar o consumo consciente na Black Friday, é bem mais simples do que parece. São alguns hábitos que você muda que já vão fazer toda a diferença pra você e pro Planeta. Pega seu bloquinho ou prepara o print pra guardar essas dicas:

 

  • Planeje suas compras.
  • O planejamento é essencial pra que você faça escolhas mais inteligentes. E isso vale tanto pra você conseguir aproveitar os descontos que realmente valem a pena, quanto pra não cair em golpes de lojas falsas. Então, alguns meses antes, comece sua lista de compras.

     

  • Avalie o impacto e a necessidade de cada produto.
  • Não se deixe levar por modas passageiras, na hora de fazer a sua lista de compras pra Black Friday, pense naqueles itens que você realmente precisa e vai usar. Investir naqueles que são pouco duráveis, descartáveis e de pouca usabilidade é um desperdício do seu dinheiro e prejudicial pro Planeta. 

     

  • Apoie marcas sustentáveis e locais.
  • Quando pesquisar as lojas com melhores preços, também inclua nesse processo produtos locais e lojas que sejam mais sustentáveis. Leve em conta produtos que sejam veganos e cruelty free, e que evitem o uso de ingredientes tóxicos, assim como de embalagens plásticas. Apoiando esses comércios, você incentiva a mudança nos processos de produção. 

     

  • Fique de olho no frete.
  • Além de analisar o preço do produto em si, não esqueça de pensar no valor total da sua compra, incluindo o frete. Invista em produtos mais próximos de você, evitando grandes emissões de poluentes causadas pelo transporte.

     

  • Compartilhe o consumo consciente por aí.
  • Mesmo que as suas escolhas já façam uma grande diferença pro Planeta, não esqueça de compartilhar essas e outras dicas com quem você conhece. Quanto mais pessoas aderirem ao movimento do consumo consciente, mais força ele ganha. O Planeta agradece! 

     

    Agora você já está preparada pra aproveitar a Green Friday, né? Não esqueça de compartilhar essas dicas e deixe aqui nos comentários como você aplica o consumo consciente no seu dia a dia. 

     

    REFERÊNCIAS:

    O que é e como surgiu a Black Friday - Remessa Online

    Black Friday: por que compramos compulsivamente - BBC

    Como aplicar o consumo consciente durante a Black Friday - Begreen

    Black friday: dicas para comprar conscientemente - Ecycle

    Consumo consciente na Black Friday - Vegan Business

    As Compras na Black Friday Prejudicam o Ambiente, Mas o Leitor pode Ajudar - National Geographic

    BLACK FRIDAY 2022: TERMÔMETRO DE CONSUMO - Gente Globo

    Compartilhe no Linkedin

    Deixe um comentário

    meus produtos

    promoção
    promoção
    ver todos os produtos