É fácil conservar seus cosméticos em barra BOB. Veja como!
Além de durar até 5x mais que os shampoos e condicionadores tradicionais, os produtos em barra da BOB concentram apenas o melhor de cada ingrediente, sem diluí-los em água, e consequentemente, duram mais que os produtos líquidos.
Mesmo assim, alguns cuidados com a manutenção de seu shampoo ou condicionador em barra BOB podem prolongar ainda mais o tempo de uso dos produtos, sabia?
Basicamente, como são produtos secos, e por conta de alguns ingredientes como a glicerina, as barrinhas tendem a absorver umidade. Essa umidade pode, com o passar dos dias, acelerar o derretimento do produto, então devemos evitá-la.
Mas como acabar com a umidade dentro do banheiro, um ambiente úmido por definição? Seguem duas dicas essenciais:
1 - Mantenha seu banheiro arejado
Antes de mais nada, é importante que seu banheiro tenha uma boa circulação de ar. Isso é fundamental não apenas para os cosméticos sólidos, mas também para praticamente tudo o que está lá dentro, desde a pintura até os metais e outros elementos. Umidade costuma ser nociva para quase tudo que você tem em seu banheiro, então ofereça sempre uma boa chance de renovar os ares, abrindo as janelas e portas.
2 - Escolha uma saboneteira drenante
Além de manter o box organizado, saboneteiras ajudam a conservar suas barrinhas por mais tempo. Ela pode ter o design que você preferir: moderninha, geométrica, vintage, retrô, minimalista… desde que tenha um sistema de drenagem.
O ideal é que ela tenha muitos furinhos ou vãos para que a água escorra com facilidade, estimulando a secagem da barra após o banho. O quanto mais drenante, melhor! Assim, as barrinhas ficam secas pouco tempo após o banho.
Se possível, escolha modelos nos quais a barra tenha pouco contato com a superfície, evitando que se forme aquela lâmina úmida abaixo do produto. Aquela pequena quantidade de água já é capaz de, lentamente, ir dissolvendo a barrinha e diminuindo sua vida útil.
Algumas saboneteiras mantêm a barrinha suspensa, sem contato direto com a água, encostando apenas em alguns pequenos pontos. São ótimas opções!
Por fim, evite sempre os modelos em formato de cuia ou bacia, que tendem a acumular água na parte mais funda.
3 - DYI (Faça você mesmo)
Bom, agora que já entendeu o princípio de manter as barrinhas secas e arejadas, você também pode arriscar montar sua própria saboneteira com materiais que tenha em casa, sendo criativo e sem precisar comprar algo novo.
A seguir, alguns exemplos de como fazer a sua própria saboneteira em casa:
Clique aqui para ver mais um exemplo, em um vídeo passo a passo.
Então, é isso aí: quanto mais secos, mais tempo seus produtos BOB irão durar!
Ah, e vale lembrar: caso suas barrinhas venham a se partir em pedaços menores, existem saquinhos próprios para banho, chamados de Bar Soap Savers, onde você junta os pedaços pequenos e continua utilizando seus produtos sem qualquer problema. Se não encontrar um desses para comprar, não faz mal: dá para produzir sua versão caseira reaproveitando uma meia-calça antiga, por exemplo ;)
Você tem outras dicas de conservação dos seus produtos BOB? Compartilhe com a gente nos comentários!