Julho Sem Plástico: Como ter um Banheiro Sem Plástico

Banheiro Sem Plástico - Julho Sem Plástico

O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, produzindo 11 milhões de toneladas por ano, sendo que maior parte, 7,7 milhões de toneladas, ficam em aterros sanitários. Foi por números como esses que a Plastic Free Foundation criou a campanha do mês de julho Plastic Free July, ou Julho Sem Plástico,  trazendo para as pessoas a reflexão e o desafio de recusar plásticos de uso único (descartáveis) em seu consumo diário.

Aqui na BOB, já nascemos com esse compromisso de solucionar a poluição plástica: nossos shampoos e condicionadores veganos em barra são totalmente livres de plástico, e com cada kit BOB, você evita que 5 garrafas plásticas sejam consumidas e descartadas no meio ambiente (visto que utilizamos caixa de papelão como nossas embalagens).

Mas como nossa luta contra o consumo de plástico descartável não para por aí, faremos um série de postagens em nosso BLOG com dicas para te ajudar a reduzir seu consumo deste material em diversas áreas em seu dia a dia, e dar um empurrãozinho para que entre na onda do desafio Julho Sem Plástico.

Dicas de um Banheiro sem Plástico

E claro, não poderíamos deixar de começar por dicas de um Banheiro Sem Plástico:

  1. Opte por roupas com tecidos de algodão orgânico ao invés das fibras sintéticas;
  2. Troque as fraldas e absorventes descartáveis por reutilizáveis;
  3. Abandone os absorventes descartáveis: use copinhos menstruais ou calcinhas absorventes.
  4. Faça seu próprio esfoliante com ingredientes naturais (e.g. café moído + óleo de coco). As esferas presentes na maioria do cosméticos esfoliantes são microplásticos;
  5. Use cotonetes com hastes de papel ao invés de plástico. Cotonetes de plástico são um dos itens mais encontrados entre os mais de 5.25 trilhões de pedaços de resíduos plásticos no oceano, principalmente por ser tão comum seu descarte indevido em vasos sanitários. A versão em papel, em contato com a água, se decompõe facilmente.
  6. Dê uma chance para a escova de dente de bambu. Escovas tradicionais de plástico levam mais de 400 anos para se decompor.
  7. Reaproveite o jornal como saquinho de lixo do banheiro e do seu pet;
  8. Troque o sabonete líquido por sabonetes em barra. Sabia que usamos 6x mais quantidade de sabonete líquido para a mesma limpeza de um sabonete em barra? Além disso, eles vêm em embalagens plásticas que demoram centenas de anos para se decompor.
  9. Abandone shampoos e condicionadores líquidos, e use suas respectivas versões em barra.
  10. Use esponjas e buchas naturais no banho;
  11. Opte por escovas de madeira ou bambu com cerdas naturais;
  12. Abandone os discos de algodão descartável, e opte por eco-pads, esponjinha natural  ou discos de crochê para remover a maquiagem.

E aí, se animou para esse desafio? Compartilhe suas novas práticas com a gente. Use a hashtag #JulhoSemPlasticoBob.

3 comentários

Tô doida para experimentar os shampoo e condicionador em barra, estou aos poucos me livrando de tudo que é plástico, por entender de uma vez por todas o quanto o plástico degrada a natureza, e eu não quero me culpar por esse mau, então vou fazer a minha parte!!

Leonilda Alves Paixão Cavalcante outubro 14, 2020

Olá, amei o site de vocês!
Além dos produtos maravilhosos, tem dicas, ensinamentos e provocações bem interessantes para refletirmos sobre o futuro do nosso planeta e como pequenas mudanças no dia a dia podem colaborar para produzirmos menos lixo por exemplo.
Porém, vejo que é necessário um investimento e iniciativa do governo por exemplo para solucionar a poluição plástica no Brasil. comprar produtos veganos HOJE não é barato, como viabilizar esses produtos para a população em geral conseguir consumir produtos mais conscientes?

Um grande abraço,
Sua Fã, Maggie

Margareth outubro 14, 2020

Ei equipe Bob! Tudo bem com vocês?
Eu amei a iniciativa de vocês com a marca, mas como grande curiosa que sou, sempre procuro muito sobre diversos assuntos de cuidados pessoais e como levar uma vida mais natural e sustentável… no item 4 de como ter uma banheiro sem plástico vocês citam o uso de café moído com óleo de coco para esfoliação facial, mas nisso foi um grande equívoco :( o óleo de coco é super comedogênico e não deve ser passado na pele, e o café quando moído não forma microesferas perfeitas e ficam umas pontinhas que vão machucando a pele e a longo prazo pode causar manchas e cicatrizes… inclusive só achei um esfoliante eco friendly até agora e foi o da Sallve com micro esferas de bambu, mas tenho ciência que não podem fazer propaganda de outras marcas assim hahahha enfim, se pudessem mudar isso para não induzir ninguém ao erro e procurar ema dermatologista, esteticista ou cosmetóloga para se informar melhor e passar uma informação 100% verdadeira e no item 12 a melhor forma de limpar o rosto e remover a maquiagem é usando as próprias mãos com auxílio de algum produto… no mais amei amei amei a marca e estou ansiosa para comprar logo meus shampoos e condicionadores em barra!!!

Espero que levem isso como uma crítica construtiva e quem realmente admira a marca e espera que fiquem longe do cancelamento hahahah

Se cuidem ❤️
Roberta

Roberta outubro 14, 2020

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados

Ao usar COSMÉTICOS SÓLIDOS, você economiza na emissão de CO2, no uso de combustíveis e em embalagens plásticas que transportam ÁGUA ao longo de toda a cadeia produtiva.

Afinal, você já tem água encanada em seu chuveiro ;)

B.O.B Bars Over Bottles