Julho Sem Plástico: Como ter um Banheiro Sem Plástico

Julho Sem Plástico: Como ter um Banheiro Sem Plástico

Banheiro Sem Plástico - Julho Sem Plástico

Você sabia? O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo! Nós produzimos, em média, 11 milhões de toneladas por ano, sendo que a maior parte, 7,7 milhões de toneladas, são colocadas em aterros sanitários. No mundo, essa média é ainda maior e foi por números como esses que a Plastic Free Foundation criou a campanha Plastic Free July, ou Julho Sem Plástico. A ideia é trazer pras pessoas a reflexão e o desafio de recusar plásticos de uso único (descartáveis) na sua rotina começando pelo mês de julho, mas também levando esses novos hábitos pro restante do ano.
E tem lugar melhor pra começar essa mudança do que o nosso banheiro? Vem com a gente nesse blog que vamos dar algumas dicas sobre como substituir itens plásticos na sua rotina!

Índice

Como surgiu o julho sem plástico?

Pra começar, vamos falar um pouquinho sobre esse movimento. O Julho sem plástico foi idealizado por Rebecca Prince-Ruiz e começou lá na Austrália em um pequeno grupo local do governo do país. Anos depois, esse movimento se tornou uma das campanhas ambientais mais influentes do mundo. Esse movimento é a maior prova de que pequenas ações podem causar grandes impactos no Planeta. 

Mulher fazendo compras de produtos naturais

 

Milhões de pessoas no mundo todo participam dessa campanha todos os anos e a grande parte delas leva seus novos hábitos pra além do mês de julho. De acordo com o site da fundação, as pessoas que aderem ao Julho sem Plástico:
  • reduzem os descartes de suas casas em até 15kg por pessoa a cada ano, totalizando em uma média de menos 3,5% de lixo.
  • em uma escala global, são reduzidas 2.1 bilhões de toneladas de lixo.
  • 86% das pessoas fazem mudanças que se tornam hábitos pra toda a vida.

Onde a B.O.B entra nisso?

Já nascemos com o compromisso de solucionar a poluição plástica: nossos shampoos e condicionadores veganos em barra são totalmente livres de plástico. Com cada Dupla, você evita que 5 garrafas plásticas sejam consumidas e descartadas no meio ambiente. Cada vez mais aumentamos o nosso portfólio, assim conseguiremos eliminar o plástico do banheiro de todo mundo pelo Brasil (e até pelo mundo)!

Barras e acessorios B.O.B

Dicas pra um banheiro zero plástico.

Pode parecer complicado reduzir o uso de plástico, mas garantimos que esse processo é muito mais simples do que você pensa. Existem formas de tirar esse material do seu dia a dia sem perder a praticidade essencial pra vida moderna. Dá uma olhadinha nessas dicas:
  1. Troque os absorventes descartáveis por opções reutilizáveis, como as calcinhas menstruais. 
  2. Dê uma chance para as escovas de dentes feitas de bambu. 
  3. Escolha as barrinhas: shampoos, condicionadores, máscaras capilares, sabonetes corporais, faciais e íntimos, e até o desodorante já possuem versões waterless.
  4. Troque os esfoliantes sintéticos por opções naturais. 
  5. Curte usar esponjas no banho? Vá com as versões naturais, como a bucha vegetal! 
  6. Opte por escovas de madeira ou bambu com cerdas naturais para pentear os cabelos.
  7. Na hora de tirar a maquiagem, não use mais os lencinhos feitos de TNT, você pode usar ecopads reutilizáveis ou espalhar removedor de maquiagem com as mãos mesmo.

Rotina plastic-free.

Depois que você estiver mais adaptada com essas trocas conscientes, existem ainda mais formas de reduzir o plástico no seu banheiro e na sua rotina de forma geral. Essas outras dicas são quase uma segunda etapa pra esse processo de redução de descartes poluentes. 

No banheiro, você ainda pode trocar as sacolas plásticas do lixo por jornais ou sacolas de papel, mesmo. Trocar as pastas de dente por pastilhas naturais e o fio dental tradicional pelo formato biodegradável. Encontrar opções de hidratantes faciais e corporais que sejam em barras, ou usem embalagens mais conscientes. E ainda evitar o uso de cotonetes e quando quiser fazer aquela limpezinha nas orelhas, escolher as opções reutilizáveis ou de papel. 

Para o restante da casa existem outras trocas importantes, como evitar roupas de tecidos sintéticos, abolir o uso do Filme Plástico para embalar as comidas e optar por fazer compras à granel levando seus potes e ecobags sempre que possível. São pequenas atitudes que não reduzem apenas a quantidade de plásticos descartáveis por aí, mas também a poluição pelo microplástico nas águas. 

Fazer escolhas mais conscientes não é sobre fazer tudo de uma só vez e mudar completamente a sua rotina do dia pra noite. É sobre adotar novos hábitos aos poucos de acordo com a sua disponibilidade e com o que a sua rotina permitir. Quando você perceber, já vai estar uma rotina muito mais leve e menos impactante pro Planeta. 

E aí, se animou para esse desafio? Compartilhe suas novas práticas com a gente comentando aqui ou lá pelo Insta: @use.bob. 

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos