o que é lip balm?

Qual é o melhor Lip Balm pra rotina de skincare?

Quando a gente pensa em skincare, geralmente não incluímos o Lip Balm na lista dos produtos essenciais pros cuidados diários, mas ele deveria ser indispensável em qualquer rotina — principalmente durante os meses mais frios do ano, quando a pele tende a ficar mais seca. Além de hidratar a pele da região, esse produto ainda pode ajudar na cicatrização e a reduzir a irritação causada pelo ressecamento em excesso.

Vem comigo que no post de hoje vou te contar (ainda mais) detalhes sobre o Lip Balm e ainda te ajudar a escolher o melhor pra sua rotina!

Índice

  • O que é Lip Balm?

    • Benefícios do uso de Lip Balm

    • Lip Balm, hidratante labial ou lip oil: são a mesma coisa?

    • Como escolher o melhor Lip Balm?

    • Pega a dica: Lip Balm em barra da B.O.B

O que é Lip Balm?

Lip Balm é um tipo de hidratante labial feito pra tratar e cuidar da pele dos lábios. Ele é geralmente composto de ingredientes emolientes, como manteigas e óleos vegetais que ajudam a manter a hidratação e a suavidade da pele dos lábios. Porém, é importante dizer que nem todos os lip balms vão conter esse tipo de ingrediente, os mais comuns do mercado, que são feitos com fórmulas sintéticas, geralmente são compostos de silicones que apenas mascaram o ressecamento, mas não combatem ele de fato. 


Outro ponto importante é que nem todo lip balm vai ter cor, mas existem sim alguns tipos que também foram feitos pra colorir os lábios e dar aquela carinha de saúde. A principal função do lip balm é criar uma barreira protetora nos lábios e assim ele ajuda a pele a não perder a sua hidratação natural e ainda protege ela de fatores externos, como o vento e o frio. Além disso, algumas fórmulas também podem ter ativos adicionais, como vitaminas e antioxidantes que vão fazer mais do que hidratar, eles ajudam na regeneração da pele e na manutenção da saúde dos lábios.

Leia também: Lip Balm B.O.B: hidratação profunda em uma fórmula natural e vegana.

Benefícios do uso de Lip Balm.

Por ser feito pra hidratar e cuidar da saúde dos lábios, o lip balm também ajuda a prevenir rachaduras, descamações e o ressecamento da pele da região. Como também citei no comecinho desse post, alguns lip balms usam ingredientes nutritivos como vitaminas e antioxidantes, que também vão promover a regeneração celular e manter os lábios macios e saudáveis. Além disso, eles ainda podem ajudar a reduzir a irritação e o desconforto causados por ressecamentos e rachaduras.


Considerando tudo isso, o lip balm também melhora a aparência geral dos lábios. Quando essa pele fica bem hidratada e nutrida, ela fica com uma textura mais suave e aparência mais saudável. Ah, uma dica bem legal é que os lip balms também podem servir de base pra outros produtos labiais, como batons e glosses, garantindo uma aplicação mais uniforme e duradoura. 

Lip Balm, hidratante labial ou lip oil: são a mesma coisa?

Mesmo que esses 3 tipos de produto sejam todos direcionados pra cuidar da saúde dos lábios, eles não são exatamente a mesma coisa. Cada um tem características e funcionalidades próprias que podem se encaixar de formas diferentes na nossa rotina. Dá uma olhadinha nas principais diferenças entre eles:  

  • Lip Balm:
    • Textura: Espessa e cerosa
    • Função: Proteção intensa e barreira contra elementos externos
    • Ideal para: Climas frios e secos
  • Hidratante Labial:
    • Textura: Leve e de rápida absorção
    • Função: Hidratação profunda
    • Ideal para: Uso diário e manutenção de hidratação constante
  • Lip Oil:
    • Textura: Leve e brilhante
    • Função: Hidratação com acabamento estético
    • Ideal para: Quem busca hidratação e brilho sem sensação pesada

Além de tudo isso, tem outro fator que é bastante importante de ser considerado: a maior desses produtos possui fórmulas sintéticas que nem sempre vão realmente tratar o ressecamento e ainda são super poluentes por Planeta. Isso acontece principalmente quando falamos de fórmulas líquidas ou cremosas, as que são em bastão (ou em barra) são mais facilmente encontradas com fórmulas naturais e embalagens zero plástico.

Leia mais: Lábios ressecados: o que pode ser? Confira o guia B.O.B!

Como escolher o melhor Lip Balm?

Falando em fórmulas naturais, essa é uma das melhores formas de identificar qual vai ser o Lip Balm ideal pra você: olhar pros ingredientes e embalagens dele. Os produtos de base natural geralmente são mais benéficos pra gente e pro Planeta, já que não usam  substâncias sintéticas potencialmente irritantes e poluentes. Óleos e manteigas vegetais não só hidratam profundamente, mas são calmantes e anti-inflamatórios. Esses ativos criam uma barreira protetora sem obstruir os poros, isso permite que os lábios respirem e se regenerem naturalmente.

Além disso, fórmulas naturais costumam não ter aquela sensação pegajosa ou pesada que alguns produtos sintéticos podem causar. Elas são facilmente absorvidas pela pele, proporcionando uma hidratação duradoura e ainda são livres de fragrâncias e corantes artificiais que podem ser altamente alergênicos.

Tudo isso sem contar que optar por um lip balm com ingredientes naturais e também escolher um caminho menos poluente. Muitas marcas que produzem lip balms naturais também se comprometem com práticas de produção sustentáveis e embalagens zero plástico. Isso significa que, além de cuidar dos seus lábios, você está reduzindo a sua pegada ambiental.

Pega a dica: Lip Balm em barra da B.O.B

O meu Lip Balm, por exemplo, oferece tudo isso e ainda mais pra saúde dos seus lábios. Ele deixa os lábios macios e sem pelinhas soltas, além de ser incolor com acabamento acetinado que realça a cor natural da boca. Esse produto também tem cobertura confortável que não deixa os lábios pegajosos e oferece uma hidratação de longa duração. Tudo isso sendo livre de silicones e outros ingredientes potencialmente tóxicos.

Uma das coisas que eu mais gosto do meu Lip Balm é a sua multifuncionalidade. Ele pode ser usado nos ossinhos da bochecha pra devolver o viço à pele, nas cutículas, nos cotovelos, entre outras pequenas áreas. Perfeito pra uma rotina de cuidados diários mais prática, né? Ah, ele também é embalado em papel, o que reduz ainda mais a sua pegada poluente.


Eu escolhi apenas os melhores ingredientes naturais pra compor essa fórmula:

  • Óleo de abacate: tem ação suavizante e acelera a cicatrização da pele.
  • Lanolina vegetal: cria um filme protetor que melhora a barreira cutânea e previne o ressecamento, também ajuda na hidratação.
  • Vitamina E: antioxidante, ajuda a neutralizar os danos causados pelos raios U.V., poluição e outros fatores externos.

Sou suspeita pra falar, mas depois de tudo isso é difícil não dizer que meu Lip Balm é a melhor opção pra sua rotina de skincare.

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

ver todos os produtos