Pastas-de-dente-sem-fluor-para-sensibilidade

Pastas de dente sem flúor podem ser a solução pra sensibilidade.

Quem nunca sentiu aquela dorzinha nos dentes quando comeu um sorvete ou tomou uma bebida muito gelada? Mesmo que a sensibilidade seja super comum, isso não quer dizer que você é obrigada a lidar com ela — ainda mais depois que você descobre que pode ser culpa da sua pasta de dente. As pastas de dente sem flúor podem ser a solução pra te livrar da sensibilidade, mas claro, não esqueça de falar com o seu dentista, tá?

Segue aqui que eu vou te contar tudo sobre a pasta de dente sem flúor e como ela pode te ajudar com a sua sensibilidade dental.

Índice

  • O que é sensibilidade dental?

    • Causas comuns da sensibilidade dental.

  • Como a pasta de dente sem flúor ajuda a reduzir a sensibilidade?

    • Principais ingredientes das pastas de dente naturais e sem flúor? 

  • Por que as pastas de dente podem aumentar a sensibilidade?

  • A melhor alternativa pra quem tem sensibilidade: Tabs Dentais!


O que é sensibilidade dental?

A sensibilidade dental é um problema super comum e é caracterizada por uma dor aguda e temporária nos dentes, geralmente depois de comer ou beber coisas quentes, frias, doces ou ácidas. Sim, a sensibilidade não é causada só pelo frio! Essa dor acontece quando a dentina, a camada interna do dente que protege os nervos, fica exposta. 

A dentina dos nosso dentes é normalmente protegida pelo esmalte e pela gengiva, mas quando essas proteções se desgastam ou se retraem, os nervos no interior dos dentes ficam mais suscetíveis a estímulos, resultando na sensação dolorosa conhecida como sensibilidade dental. Essa condição pode afetar um ou vários dentes e pode variar em intensidade.

Causas comuns da sensibilidade dental.

Assim como vários problemas dentários, a causa da sensibilidade pode vir de várias fontes diferentes. Pra ter certeza do que pode estar causando a sua sensibilidade, é importante que você consulte com o seu dentista. Além de conseguir identificar a causa exata do seu problema, ele vai pode te orientar melhor sobre como tratar, considerando que cada caso é único. 

Agora, anota aí as principais causas dos dentes sensíveis e fique de olho nos sinais:

  • Desgaste do esmalte: o uso excessivo de creme dental abrasivo ou técnicas de escovação inadequadas podem desgastar essa camada protetora.
  • Retração gengival: assim como no caso do desgaste do esmalte, quando as gengivas se retraem, a dentina, camada interna do dente, fica exposta, aumentando a sensibilidade.
  • Cáries e dentes fraturados: cavidades e rachaduras nos dentes podem expor a dentina e os nervos, resultando em dor.
  • Bruxismo: esse hábito de ranger os dentes pode desgastar o esmalte e causar sensibilidade.
  • Procedimentos dentários recentes: tratamentos como clareamento dental ou preenchimentos podem temporariamente aumentar a sensibilidade dos dentes.

Como a pasta de dente sem flúor ajuda a reduzir a sensibilidade?

A pasta de dente sem flúor tem ganhado popularidade, principalmente com quem procura por alternativas mais naturais pra sua rotina. Essas pastas de dente frequentemente usam ingredientes naturais que são menos abrasivos, ajudando a proteger o esmalte dental. E como a gente já viu aqui nesse texto, a preservação do esmalte é crucial pra reduzir a sensibilidade.


Além de serem menos abrasivas e substituírem o flúor por outras opções, essas pastas também levam outros componentes que ajudam a cuidar dos dentes, enquanto pastas de dente comuns geralmente se apoiam só no flúor. Esses outros ingredientes vão ajudar a manter as bactérias longe da sua boca e a até a reduzir a sensibilidade.

Principais ingredientes das pastas de dente naturais e sem flúor?

Ah, acho importante dizer que nem todas as pastas de dente sem flúor são naturais, mas as que unem esses dois benefícios podem ser a escolha ideal pra quem tem sensibilidade. Como citei agorinha, as pastas de dente naturais trazem outros ingredientes que ajudam a manter a sua saúde bucal em dia. E agora, eu reuni aqui os principais pra você conhecer:

  • Hidroxiapatita Mineral: substituto do flúor, agente anticárie que remineraliza os dentes, evitando o surgimento de cáries, ainda protege e suaviza o esmalte, além de poder ajudar a reduzir a sensibilidade dos dentes. Também, é de fonte mineral, sendo um ativo vegano.
  • Zinco PCA: bactericida, age contra as bactérias causadoras da cárie e da gengivite, além de inibir o mau hálito.
  • Prata: tem ação antisséptica, previne mau hálito e ainda ajuda na redução de placa e tártaro. Não causa o efeito de resistência nas bactérias, isso é: a Prata nunca deixa de agir contra esses microorganismos.

Por que as pastas de dente podem aumentar a sensibilidade?

Pode parecer contraintuitivo, mas o uso de pastas de dente pode aumentar a sensibilidade dental em alguns casos. Isso acontece por causa da presença de ingredientes abrasivos que são usados pra remoção de placa e manchas. Mesmo que eles sejam eficazes na limpeza dos dentes, eles podem desgastar o esmalte ao longo do tempo — o que a gente já viu que causa sensibilidade. Anota aí os mais comuns pra ficar de olho:

  • Lauril Sulfato de Sódio (Sodium Lauryl Sulfate - SLS): usado como agente limpante, é extremamente agressivo e resseca a mucosa da boca, causando até aftas.
  • Triclosan: agente antibacteriano controverso que pode interferir nos hormônios e contribuir pra resistência bacteriana.
  • Parabenos (Parabens): conservantes que podem aparecer como metilparabeno (Methylparaben), etilparabeno (Ethylparaben) ou propilparabeno (Propylparaben), entre outros. Associados a distúrbios hormonais e outros problemas de saúde.
  • Propilenoglicol (Propylene Glycol): utilizado como umectante e solvente, pode causar irritação em pessoas sensíveis.
  • Dietanolamina (Diethanolamine - DEA): utilizada para criar espuma, pode ser irritante e potencialmente cancerígena.
  • Formaldeído (Formaldehyde) e liberadores de formaldeído: conservantes que liberam formaldeído, conhecidos por serem cancerígenos. Podem aparecer como: quaternium-15, DMDM hidantoína (DMDM Hydantoin) e imidazolidinil ureia (Imidazolidinyl Urea).
  • Aromas e Corantes Artificiais (Artificial Flavors and Colors): podem causar reações alérgicas e sensibilidades. Exemplos incluem Blue 1 (Cl 42090) e Red 40 (Cl 16035).
  • PVP (Microplásticos): tóxico pra vida marinha e que é absorvido pelo nosso corpo, se acumulando no organismo. Nas pastas de dente, funciona como o aglutinante, o agente responsável pela textura do produto. Muitas vezes listado como polietileno (Polyethylene) ou polipropileno (Polypropylene).

Todos esses ingredientes são usados em pastas de dente sintéticas. As que possuem fórmulas naturais dispensam o uso desses ativos. Além de não causarem ainda mais desgaste e sensibilidade, as pastas de dente naturais vão cuidar da sua saúde bucal de forma mais completa — mesmo as que usam flúor.

Além de ingredientes abrasivos de limpeza, a presença de branqueadores também pode ser bem agressiva pros dentes. Muitos produtos de clareamento dental contêm peróxidos e outros compostos que podem causar irritação temporária aos nervos dentários, além de o uso frequente ou prolongado pode levar a um aumento na sensibilidade dental. 

Ah, técnicas inadequadas de escovação também podem contribuir pro aumento da sensibilidade. Escovar os dentes com muita força ou usar uma escova de cerdas duras pode causar retração gengival e desgaste do esmalte. E aí já viu, né? Se combinar isso com o uso de pastas de dente abrasivas ou com ingredientes químicos agressivos, o risco da sensibilidade aumenta.

A melhor alternativa pra quem tem sensibilidade: Tabs Dentais!

Deixa eu te apresentar a solução pra todos os seus problemas: Tabs Dentais! Eles são a versão em pastilha das pastas de dente comuns e possuem fórmulas naturais, veganas, livres de crueldade animal e totalmente zero plástico. Eles são mais práticos e evitam a meleca na pia do banheiro, mala de viagem ou mochila do trabalho. A melhor parte é que existem versões com e sem flúor, o que se adequa pra todos os tipos de rotina e necessidades.

Curtiu? Pode comemorar que eu tenho uma linha completa de higiene bucal pra te apresentar e que tem Tabs Dentais com e sem flúor. Os meus Tabs foram odontologicamente e clinicamente testados, além de serem recomendados pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Els também previnem o aparecimento de cáries e matam 99,9% das bactérias causadoras dos problemas bucais, além de protegerem e suavizarem o esmalte dos dentes.

Meus Tabs Dentais também naturais, zero plástico e livres de SLS, PVP, parabenos, triclosan, sulfatos e outros sintéticos potencialmente nocivos pra nós e pro Planeta. Pra completar, o RDA médio entre 60 e 90, com abrasividade menor do que a maioria das pastas de dente comuns do mercado. Tudo isso faz dos meus Tabs a melhor alternativa pra quem tem sensibilidade dental — e se você não quiser, nem precisa abrir mão do flúor!

Vem ver meus outros produtos de higiene bucal e revolucione a sua rotina de cuidados diários com os melhores produtos pra você e pro Planeta.

 

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

promoção
promoção lançamento
promoção lançamento
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção lançamento
promoção lançamento
promoção lançamento
promoção lançamento
ver todos os produtos