Ritual de autocuidado para o Ano Novo: 10 dicas para fazer em casa

Nada como a chegada de um novo ano para trazer esperança e inspirar recomeços – e depois de um 2020 repleto de desafios, isso é tudo que queremos, não é? 

E para entrarmos com energia e boas vibrações neste novo capítulo, nada melhor que um ritual de autocuidado. Afinal, um aprendizado que podemos levar daqui pra frente é o de que sempre precisamos estar atentos à nossa saúde e bem-estar. 

Fazer uma pausa na rotina e separar um momento só para você, se desconectando das demandas alheias, não apenas relaxa a mente, como também cria um espaço para que você coloque as coisas em perspectiva, e os pensamentos em ordem. 

Dessa forma, preparamos um roteiro completo para que tenha um momento digno de spa em casa, começando o próximo ano renovado. Vamos lá? 

1. Para que esse momento realmente tenha ares de ritual, é muito importante que você o faça com atenção – e intenção. Essa é a "chavinha" que torna um simples banho, por exemplo, em algo especial. Por isso, deixe o celular no modo avião e ligue a mente no modo  "mindfulness": se concentre em cada etapa do processo, percebendo os cheiros, os sons e as sensações. 

2. A escovação a seco é uma ótima técnica para começar o dia com energia. Aqui, ao invés de aplicar uma bucha úmida sobre a pele molhada durante o banho, você usa uma escova de cerdas naturais na pele ainda seca, antes mesmo de entrar no chuveiro. A prática remove  as células mortas e aumenta a circulação sanguínea, fazendo o corpo "acordar" – você pode até sentir uma leve formigação. 

Você não precisa de nenhum outro produto para fazer a escovação, como óleos ou cremes hidratantes – essa etapa da hidratação acontece durante e após o banho. Sendo assim, pegue sua escova de preferência e comece pelas solas dos pés. Aos poucos, vá subindo até chegar ao pescoço, sempre fazendo movimentos suaves no sentido de baixo para cima. Na barriga, faça movimentos circulares para não machucar a região. 

3. Hora do banho! Antes de ligar o chuveiro, despeje no piso do box algumas gotinhas do seu óleo essencial favorito – os óleos de Hortelã-Pimenta e Alecrim são conhecidos pelo poder energizante. A água corrente fará com que o aroma se espalhe e, em segundos, seu banheiro estará muito cheiroso. Pode confiar! Outra sugestão, é usar o óleo essencial em um difusor, caso tenha. 

4. E se quiser mesmo potencializar a sensação de revigoração, opte pela água gelada – o clima de verão dá um empurrãozinho para isso, vai? São muitos os benefícios de trocar a água morna pela fria, já que ela estimula a circulação sanguínea e também alivia dores musculares.

Se não estiver acostumado com temperaturas mais baixas, comece com um banho morno-frio e, aos poucos, vá fechando a torneira de água quente. Controlar a respiração, inspirando e expirando devagar, relaxa o corpo, fazendo com que você crie uma maior tolerância com a experiência – aliás, esse é o truque utilizado pelos atletas que fazem imersão em banheira de gelo, sabia?

5. Siga o banho utilizando os seus produtos favoritos, como aquele sabonete com um cheirinho especial – e, claro, a linha da B.O.B! O Shampoo Detox da é uma ótima adição para esse momento. Com propriedades antioxidantes e anti-poluentes, ele realiza uma limpeza profunda, removendo resíduos de poluição e o acúmulo de outros produtos, que acabam entupindo os folículos capilares. Assim, nossa fórmula revitaliza o couro cabeludo, permitindo que os fios nasçam fortes e saudáveis.

6. Tchau, energias negativas! E para a limpeza, que tal um banho de sal grosso? É importante que você faça a receitinha antes de entrar no chuveiro, de forma que finalize o banho com ela. O passo a passo é bem simples: Ferva de 1 a 2 litros de água e, depois de aquecido, despeje o líquido em uma vasilha. Em seguida, adicione 7 colheres de sal grosso e misture até que o ingrediente se dissolva. Leve a mistura para o banheiro e deixe esfriar.

É importante que a água já esteja morna quando for despejá-la sobre o seu corpo. A temperatura está agradável? Vire a vasilha e jogue a água do pescoço para baixo – mentalize coisas boas durante o processo. Para os mais antenados em questões energéticas, é aconselhado seguir com um banho de ervas depois do sal grosso, já que o sal neutraliza as energias, retirando tanto as positivas quanto as negativas, ok? 

Se preferir ou quiser poupar tempo, você encontra banho prontos em lojas de produtos naturais e pequenos produtores, como é o caso da Primeira Folha e Lunna Care.

7. É importante que o corpo seque naturalmente depois do banho de sal grosso e o banho de ervas – então deixe a toalha de lado, ok? Enquanto espera, que tal dar uma atenção especial ao rosto? Faça como no banho e separe os produtos que mais gosta, ou invista em uma receitinha caseira de esfoliação ou em uma máscara de hidratação

8. Agora é hora de relaxar. Faça um chá, leia um livro ou escute música enquanto você espera a máscara agir – o importante é realmente ficar longe das redes sociais, criando um momento pra você. Uma outra dica é tirar esse tempinho para fazer uma lista das conquistas e momentos especiais vividos esse ano (mesmo que você os considere  pequenos!) e pensar nos passos que você deseja tomar neste ano que chega.

9. Hidrate, hidrate, hidrate! Depois de esfoliar e limpar o corpo e o rosto, é muito importante seguir com a hidratação. Assim você garante que a pele permaneça saudável, sem irritação ou ressecamento, após a remoção das células mortas e impurezas.

10. Coloque uma roupa confortável e termine esse ritual com uma pequena sessão de meditação. Será mais fácil entrar no modo meditativo depois de organizar a mente e relaxar o corpo – e você sempre pode contar com meditações guiadas disponíveis em aplicativos gratuitos e até no Youtube. 

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados