Sabonete para pele oleosa: veja como cuidar da sua pele

limpeza facial

Diga lá: você sabe qual é o maior órgão do seu corpo? Não vale dizer que você tem um coração enorme, tá? :)

Talvez você tenha arriscado alguns palpites, mas a gente aposta que pouca gente acertou. Acontece que a resposta é: sua pele!

Isso mesmo: a pele que recobre nosso corpo é considerada um órgão e, como tal, merece todo cuidado e atenção, assim como os demais. Ela é nosso canal de contato com o ambiente exterior, e está exposta a diversas situações e condições que podem exigir cuidados extras.

Uma delas é o excesso de oleosidade na pele, que acontece mais comumente no rosto, colo e costas, e que pode gerar incômodos e causar problemas — sendo um dos mais famosos a temida acne.

Por isso, vamos falar sobre o que causa excesso de oleosidade na pele, os cuidados necessários, qual é o tratamento ideal para pele oleosa e com acne e como acabar com a oleosidade do rosto de vez, incluindo também muitas informações valiosas sobre o uso do famoso sabonete para pele oleosa.

Confira abaixo quanta coisa legal este artigo traz para você, e boa leitura!

Índice do conteúdo

O que causa excesso de oleosidade na pele?

Nossa pele é, naturalmente, oleosa. E, na verdade, é bom que ela seja assim, pois faz parte das características de uma derme saudável e protegida. O problema, nesse caso — e em muitas outras situações da vida, diga-se de passagem — está no excesso: sim, o excesso de gordura na pele traz problemas.

Mas o que causa esse desequilíbrio na oleosidade da nossa cútis? Bem, as causas, como você já deve desconfiar, podem ser variadas.

A primeira delas é puramente hormonal, e abrange uma série de situações diferentes: pode se manifestar naturalmente durante a famosa puberdade, quando os hormônios de nosso corpo estão confusos e desajustados, potencializando uma série de efeitos — a oleosidade excessiva é um deles — ou pode ser fruto de uma reação hormonal a episódios pontuais de nossa vida, como picos de estresse no trabalho ou uma reação a certo evento traumático. 

Nosso corpo fala, e essa é uma das formas com as quais ele se expressa.

sabonete para pele oleosa

 

Outras causas conhecidas para a pele oleosa são a alimentação desequilibrada e o consumo de certos alimentos que podem estimular a produção de sebo nas glândulas, por exemplo. 

Existem também fatores físicos envolvidos. Por exemplo, o costume que muitos de nós têm de tomar banho com a água escaldante — quem nunca? — pode levar a pele a uma reação espontânea e desmesurada de produzir mais gordura.

Aliás, falando em banho, essa oleosidade também pode surgir de forma exagerada no couro cabeludo e afetar seus cabelos, deixando-os engordurados, com aspecto sujo e sem vida. Temos um artigo muito legal sobre esse assunto, inclusive!

A pele acneica

Como você já viu, as causas para o excesso de oleosidade na pele podem ser diversas. As consequências também, mas uma delas em especial causa pavor em muita gente: estamos falando da acne!

Essa é uma condição que aparece quando os folículos pilosos (local onde nascem os pelos) são obstruídos por óleo e células mortas da pele, ocasionando sua inflamação e dando origem às famosas espinhas e aos cravos.

 

cuidados com a pele

 A acne tende a ser mais comum em adolescentes e jovens, como já falamos, devido a causas hormonais, mas o fato é que ela não escolhe idade e pode aparecer a qualquer momento, especialmente quando há excesso de gordura na pele. Em geral, as principais regiões onde surge são o rosto, o peito e as costas.

Em muitas ocasiões, tais cravos e espinhas podem evoluir para caroços vermelhos e doloridos, contendo pus e infeccionando a região. Deu para ver que acne é coisa séria, não?

Além do aspecto visual, que em muitas pessoas pode comprometer sua autoestima e gerar dificuldades de socialização, a acne ainda pode atingir níveis de intensidade mais críticos, gerando lesões que, mesmo tratadas, deixam cicatrizes no local para o resto da vida.

Cuidados com a pele oleosa

A acne tem tratamentos variados, mas é claro que o ideal é prevenir seu aparecimento, ou, ao menos, reduzir a intensidade com que se manifesta, não é mesmo?

Por isso, alguns cuidados especiais com a pele oleosa são necessários para controlar os níveis de sebo na pele e evitar que a gordura em exagero cause problemas. Confira a seguir.

Cuidado com os produtos que aplica

Já dissemos que nossa pele é o primeiro contato de nosso corpo com o mundo exterior — e com tudo o que é aplicado sobre ele. Aqui, a dica se divide em duas partes: primeiro, procure saber o que você está aplicando em sua pele, pois muitas vezes é um produto voltado a outro perfil ou até mesmo pode ser um produto com ingredientes nocivos, gerando uma reação da pele. 

Em segundo lugar, cuidado com o exagero, especialmente na aplicação de cremes e maquiagens, que podem ser difíceis de remover na limpeza e depositar resíduos sobre os folículos, levando à acne.

Mão boba

Controle o hábito de levar as mãos aos rosto a toda hora: elas podem transportar algum tipo de sujeira para a face, obstruindo os poros e causando o excesso de óleo na região. Aliás, em tempos de COVID-19, a gente nem precisava dar essa dica, né?

 

sabonete facial pele oleosa

 

Atenção com a hidratação

Pele brilhante e lustrosa não é a mesma coisa que pele hidratada. Muita gente se deixa enganar pelo aspecto visual da gordura na pele e, imaginando que ela está hidratada, renega esse tipo de cuidado. 

Na verdade, o próprio excesso de gordura na pele já pode ser uma reação à falta de hidratação. Além de usar um bom hidratante, beber água também ajuda, viu?

Isso nos leva a outra situação parecida: por conta do excesso de oleosidade, muitas pessoas acabam lavado o rosto diversas vezes ao dia para remover a gordura. Só que essa ação, repetida de forma exagerada, acaba ressecando a pele e gerando o conhecido “efeito rebote”, onde a derme, para equilibrar a falta de sebo, acaba produzindo ainda mais. Percebe o círculo vicioso?

Um lugar ao sol

Exposição solar em excesso também pode levar ao descontrole da oleosidade na pele, sabia? É que, apesar daquele aspecto de secura que pode aparecer em sua pele quando exposta ao sol, a reação à essa situação pode aparecer alguns dias depois, em forma de uma produção maior de sebo para combater o ressecamento.

Já existem filtros solares que protegem a pele sem aumentar a sensação de oleosidade, e vale a pena apostar em seu uso cotidiano.

Qual o melhor sabonete para pele oleosa?

Mesmo com todos os cuidados tomados, nossa pela ainda pode dar sinais de excesso de oleosidade. A atenção deve ser constante, mas muitas vezes precisamos lançar mão de tratamentos e armas específicas que atuam não na prevenção, mas na solução do problema.

Visitar um dermatologista, claro, é sempre o ideal, pois esse profissional poderá identificar as causas da pelo oleosa e apontar os melhores caminhos de tratamento.

Mas existem opções simples e efetivas para o controla da oleosidade excessiva, e uma das mais famosas é o sabonete para pele oleosa. Esse tipo de produto possui uma formulação desenvolvida especialmente para o combate à gordura que se deposita sobre a pele, e tende a gerar resultados notáveis.

 

cuidados com a pele

 

Existem diversas opções de sabonete para pele oleosa no mercado, de fabricantes bem conceituadas e com fórmulas que, apesar de diferentes, focam no mesmo objetivo: reunir substâncias — como o ácido salicílico, LHA e surfactantes — que removem o excesso de gordura da pele e também colaboram com a remoção de outros resíduos e impurezas que obstruem poros e folículos.

Hoje em dia já existem alternativas para os conhecidos sabonetes para pele acneica à base de enxofre, e muitos desses sabonetes para pele oleosa executam um trabalho completo, ajudando na hidratação da pele ao mesmo tempo que eliminam o excesso de gordura. Alguns deles são o Normaderm, o sabonete líquido para pele oleosa da Vichy, o Asepxia, um sabonete em barra para pela oleosa de fórmula forte, o Deep Clean, que é o sabonete para pele oleosa da Neutrogena e também o sabonete líquido para pele oleosa da Actine, com ação calmante da aloe vera.

Não é possível afirmar qual é o melhor sabonete para pele oleosa, já que são fórmulas diferentes e, claro, cada pele também é única. Mas vale lembrar que, além do sabonete para pele oleosa, outros produtos e cosméticos também combatem a gordura em excesso na pele. Muitas pessoas também apostam em tônicos e loções que auxiliam no controle da gordura, e também existem novas opções de produtos no mercado, como o Limpador Facial para Pele Oleosa da B.O.B., que é uma barra de limpeza facial com propriedades que auxiliam na diminuição da oleosidade da região.

Limpador facial para pele oleosa

Desenvolvido especialmente para o controle de oleosidade na pele do rosto, o Limpador Facial para Pele Oleosa da B.O.B. é um produto voltado para a limpeza diária, com propriedades antissépticas e ingredientes incríveis.

A combinação do Óleo de Melaleuca (Tea Tree) e Alecrim refresca e limpa profundamente a superfície da pele, absorvendo impurezas e resíduos de produtos. O Carvão Ativado, com suas famosas propriedades antipoluição, realiza um detox profundo, conferindo ainda aquele tão desejado “efeito matte” à pele, sem brilho exagerado. 

 sabonete pele oleosa

Outro ingrediente do Limpador Facial para Pele Oleosa da B.O.B. que merece destaque é o Inca Inchi: rico em Ômega 3 e 6, ele ainda é anti-inflamatório e garante a hidratação dos tecidos. O resultado dessa combinação poderosa e, ao mesmo tempo, delicada, é um visual sequinho e uma pele sempre bem cuidada.

Um diferencial do Limpador Facial para Pele Oleosa da B.O.B. está na apresentação do produto: assim como todos os cosméticos da B.O.B., ele vem em formato de uma barra sólida super estilosa e sustentável! Dessa forma, não precisa de embalagens plásticas, como alguns dos sabonetes líquidos para pele oleosa, gerando menor descarte de lixo plástico e colaborando para um menor impacto ambiental.

Além disso, cosméticos sólidos ainda consomem menos água e, como são concentrados, rendem mais por aplicação. Ótimo para o planeta e para seu bolso.

Quer mais? Além de ser 100% plastic-free, o Limpador Facial para Pele Oleosa da B.O.B. também é vegano, cruelty free e natural, sem uso de químicas ou ativos sintéticos que fazem mal à sua saúde ou ao ambiente. 

Saber que um produto bacana como esse ajuda não só a reduzir a oleosidade da sua pele, mas também a reduzir o lixo plástico que você gera em seu consumo diário é uma ótima notícia, não acha?

Experimente o Limpador Facial para Pele Oleosa da B.O.B., e deixe seus comentários por aqui. A gente aposta que você vai amar!

deixe um comentário

nossos produtos