Sustentabilidade em tempos de pandemia? Sim, é possível!

A recente e inesperada situação de pandemia do COVID-19 pegou o mundo de surpresa.
Enquanto nos recolhemos em nossas casas para tentar conter o avanço do coronavírus, muito se discute sobre quais as melhores medidas a se tomar nessa hora. Como não somos autoridades sanitárias ou econômicas, só podemos dizer a você que siga as orientações de isolamento e quarentena, e proteja a si mesmo e aos demais.

Mas já que estamos na luta pela sustentabilidade há bastante tempo, podemos sugerir algumas ações sustentáveis nestes tempos de isolamento, racionamento e fragilidade. São medidas simples que, como sempre dizemos por aqui, podem gerar grande impacto quando aplicadas de modo coletivo em nosso cotidiano.

1 - Consumo Consciente

A crescente histeria com a chegada do coronavírus, não só no Brasil como em diversos outros países, levou as pessoas a uma corrida irracional aos supermercados. Apesar dos insistentes apelos das autoridades em sentido contrário, algumas prateleiras começaram a ficar vazias

Estocar produtos em casa, em quantidade muito além do que efetivamente será consumida, passa longe de uma visão sustentável. Adquirir os itens que você realmente precisa, em quantias ajustadas, colabora para um melhor abastecimento de todos em sua cidade, e ainda evita que, eventualmente, produtos perecíveis comprados em excesso acabem indo parar no lixo.

Outra atitude bacana, mesmo que deseje garantir um estoque um pouco maior do que de costume, é optar por embalagens econômicas ou “tamanho família”: assim você leva para casa uma quantidade maior do produto sem necessariamente gerar o descarte de mais embalagens. 

Tem mais: produtos que sequer precisam de embalagens, como os cosméticos sólidos da BOB, são uma opção ainda melhor nesse sentido, concorda? :)

Agora, mais do que nunca, é hora de exercitarmos o consumo consciente e agir com cidadania na hora de ir às compras!


2 - Limpeza

A corrida da população ao famigerado álcool gel 70% praticamente extinguiu o produto do mercado. Mas, como você deve saber, a dupla dinâmica água e sabão é muito mais eficiente na limpeza das mãos!

Acontece o seguinte: o coronavírus tem uma camada protetora feita de lipídeos - que nada mais é que gordura. Como o sabão, o detergente e até mesmo o shampoo são ótimos para eliminar gorduras, então também são armas eficazes para acabar com vírus.

Eles possuem substâncias chamadas de surfactantes, que removem a gordura e também eliminam o vírus. Agora, podemos ainda combiná-los com um toque de sustentabilidade, optando por produtos que usam surfactantes biodegradáveis - como é o caso dos cosméticos da BOB!

Reserve o álcool gel para usar quando não tiver uma torneira por perto. Assim, sobra mais para você e para todo mundo ;)


3 - Hora de reduzir

Não é o momento de sobrecarregar ainda mais os diversos serviços públicos que atendem às nossas cidades e comunidades. No caso da COVID-19, por exemplo, somos orientados a procurar o sistema de saúde apenas quando notarmos os sintomas reais da doença para não dificultar ainda mais o atendimento aos verdadeiros casos de infecção.

Muitos órgãos públicos estão operando em regime especial, e precisamos nos atentar a isso, agindo com senso comunitário em um momento delicado como esse.

Uma forma de se alinhar ao esforço comum é procurar maneiras de reduzir seu lixo. Com menor descarte, a coleta em sua cidade não fica sobrecarregada e esse serviço tão essencial sofre menos impacto das limitações operacionais!

E como você sabe, reduzir lixo é com a gente! Se você optar por produtos que geram menos resíduos, já estará automaticamente colaborando para desafogar o sistema de coleta.

Cada barrinha de shampoo sólido da BOB evita que 2 garrafinhas plásticas acabem no lixo, sabia? E nossa barrinha de condicionador ainda representa 3 embalagens a menos sendo descartadas! Legal, nao?

Mudanças como essa ajudam a produzir menos descarte, e talvez contribuam para que você até diminua o ritmo com que entrega seu lixo para os coletores, tornando o sistema mais leve para a cidade como um todo!

 

4 - Faça você mesmo!

O confinamento em nossos lares, aliado à quarentena e à interrupção na prestação de muitos serviços que faziam parte de nossos cotidianos, tem causado alguns transtornos para muitos, é inegável

Mas talvez possamos aproveitar a oportunidade para estimular alguns dons e talentos que possuímos e, por vários motivos, sempre ficaram lá, escondidos e subutilizados.

Já que vamos precisar nos “virar nos 30” e resolver muitos probleminhas rotineiros sozinhos, nada melhor que assumir de vez uma postura DIY - Do It Yourself - e exercitar nossa criatividade.

Com lojas fechadas, talvez aquela camiseta velhinha possa ganhar um belo remendo, não? Sem comprar brinquedos novos para a turminha, pode ser a chance perfeita para estimular os pequenos a improvisar e criar seus próprios passatempos. Melhor ainda se, por exemplo, você reaproveitar itens que já tem em casa como, por exemplo, as caixas de papelão que, antes, iriam direto para o descarte.

Ativar a criatividade e encontrar soluções caseiras para as necessidades diárias é uma ótima forma de colaborar com o meio ambiente, com as recomendações sanitárias de contenção do coronavírus e, claro, com nossa própria saúde mental! :)

Esperamos que tenham curtido nossas dicas e estamos ansiosos por conhecer as suas: então, deixe seus comentários! :)

Um abraço (virtual, claro)!

BOB

1 comentário

Que maravilha ver o consumo consciente estimulados!

Melody Oliveira outubro 14, 2020

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados

Ao usar COSMÉTICOS SÓLIDOS, você economiza na emissão de CO2, no uso de combustíveis e em embalagens plásticas que transportam ÁGUA ao longo de toda a cadeia produtiva.

Afinal, você já tem água encanada em seu chuveiro ;)

B.O.B Bars Over Bottles