Tudo sobre Clean Beauty: A busca por uma beleza mais limpa

 

Green Beauty

MOVIMENTO QUE BUSCA UMA BELEZA MAIS LIMPA E SAUDÁVEL CRESCE A CADA DIA. SAIBA MAIS SOBRE O QUE É CLEAN BEAUTY E SEUS BENEFÍCIOS.

Vamos começar com uma perguntinha simples: você sabe dizer exatamente quais são os ingredientes presentes nos principais produtos de beleza e cuidado pessoal que utiliza em seu dia a dia?

Se você respondeu “não”, tudo bem: provavelmente, a esmagadora maioria das pessoas responderia o mesmo.

O fato é que muitos produtos de higiene e cosmética fazem parte de nossa rotina diária e, via de regra, mal sabemos o que, de fato, está sendo aplicado sobre nossa pele, não é mesmo? 

Rolou uma curiosidade de saber mais sobre isso? Pois foi esse mesmo questionamento que levou ao surgimento do movimento Clean Beauty, que vem crescendo e se tornando uma tendência na indústria da beleza: a ideia é trazer transparência total às informações dos ingredientes, restringindo o uso de todo e qualquer ativo que possa ser danoso à nossa saúde.

Faz todo sentido, não faz? Então vem com a gente saber mais sobre o Clean Beauty e como ele pode ajudar a melhorar sua relação com os cosméticos.

Índice de Conteúdo

Clean Beauty

O que é Clean Beauty

Como já adiantamos, Clean Beauty é o nome dado a esse movimento crescente na indústria de cosméticos que visa excluir da formulação de produtos quaisquer traços de componentes nocivos à saúde do consumidor.

Como o próprio nome já diz, a ideia aqui é privilegiar o uso exclusivo de ingredientes “limpos”, que não causem qualquer prejuízo potencial quando aplicados ou consumidos. 

Isso exclui uma série de ativos que são figurinhas carimbadas na indústria cosmética, como parabenos, sulfatos, ftalatos e derivados de petróleo, por exemplo. Essas substâncias podem causar irritações na pele, desequilíbrio hormonal e outros males como o câncer, sabia?

Além do aspecto mais técnico, que abrange as substâncias químicas adicionadas aos produtos, um outro lado do conceito Clean Beauty também diz respeito ao modo como escolhemos e consumimos os cosméticos que levamos para casa: o movimento prega uma maior consciência do consumidor a respeito de quais ativos compõem esses produtos, passando pela leitura atenta de seus rótulos (que também devem ser mais claros e didáticos).

Como surgiu o Clean Beauty

Assim como a maioria das tendências que surgiram nos últimos anos na indústria da beleza, o Clean Beauty também é originário de marcas e empresas de menor porte, com produção quase artesanal, que atendiam a nichos de mercado exclusivos e bem segmentados.

Lentamente, com a maior aceitação do público consumidor à proposta Clean Beauty, marcas de maior escala voltaram seus olhos para o potencial dessa tendência e começaram a investir nesse segmento, apresentando seus primeiros produtos Clean Beauty.

Como de costume, após ganhar as prateleiras dos Estados Unidos e da Europa, o Clean Beauty chegou ao Brasil também, e hoje em dia já é possível encontrar lançamentos e opções de produtos Clean Beauty no país.

Green Beauty

Clean Beauty x Slow Beauty x Green Beauty

Sim, a gente sabe que, hoje em dia, é natural ficarmos perdidos em meio a tantas tendências e conceitos de produtos na indústria de cosméticos. Mas estamos aqui para esclarecer tudo isso para você!

Primeiramente, é preciso traçar algumas linhas, por mais que elas estejam interligadas: não confunda produtos Clean Beauty com os produtos orgânicos, naturais ou veganos — dentro do movimento Clean Beauty cabem ativos de origem artificial também, desde que sejam comprovadamente inofensivos à sua saúde, ok?

Isso nos leva a falar de outras 2 correntes de beleza que compartilham de alguns princípios da Clean Beauty, mas não são necessariamente iguais.

A primeira é a Green Beauty: aqui, a ideia é usar apenas ingredientes de origem natural, extraídos da natureza, sem qualquer adição de sintéticos. A proposta, também chamada de “beleza natural” é muito bacana, mas é preciso entender que ingredientes de origem natural não são, obrigatoriamente, atóxicos. Como não existe uma regulação específica para o setor, muitos produtos Green Beauty podem ser realmente 100% naturais, mas alguns de seus ingredientes podem, eventualmente, gerar algum tipo de prejuízo à saúde.

A segunda tendência é a Slow Beauty, cuja proposta é mais conceitual, propondo uma mudança na forma como enxergamos a beleza e praticamos o autocuidado. A ideia é integrar uma série de variáveis como sustentabilidade — ambiental, social e econômica — respeito aos animais, consumo consciente, beleza real e saúde integral. 

O movimento Slow Beauty aponta uma direção mais distante dos produtos altamente industrializados, produzidos em larga escala, substituindo-os por alternativas mais simples, sem químicas nocivas, e estimulando um uso sem excessos, de forma mais gentil e delicada com seu próprio corpo.

Por que aderir ao Clean Beauty?

Demorou um pouco, mas nos acostumamos a prestar atenção aos rótulos de alimentos e bebidas que compramos e consumimos. Não é raro ver clientes nos corredores dos supermercados lendo atentamente a tabela nutricional de determinado produto, buscando informações que consideram ser importantes para sua saúde.

Pois bem: por que não fazer o mesmo com os cosméticos que utilizamos praticamente todo dia?

Pare para pensar: a pele é nosso maior órgão, e assim como fazemos com os alimentos que consumimos, é importante buscar informações sobre as substâncias presentes nos produtos de cuidado pessoal que aplicamos sobre ela.

Aderir ao Clean Beauty é aprofundar ainda mais sua noção de autocuidado e consciência de consumo, e gera diversos benefícios à sua saúde.

Benefícios do Clean Beauty

Não é difícil imaginar que adotar um consumo de cosméticos sob a ótica do conceito Clean Beauty deve trazer inúmeros benefícios para você, certo?

Os resultados mais sensíveis são notados em sua pele: nada de alergias, queimaduras ou irritações cutâneas, sejam elas locais (onde o produto foi aplicado, como mãos, couro cabeludo, etc.) ou indiretas: aquelas que aparecem em outros locais do seu corpo, como as pálpebras dos olhos.

Assim, você evita que os possíveis efeitos benéficos de um produto qualquer sejam encobertos por suas reações adversas negativas.

Outros benefícios, talvez menos explícitos, acontecem na saúde geral de seu corpo: como já vimos, muitos dos ingredientes nocivos utilizados no mercado de beleza estão ligados ao aparecimento de doenças sérias, como o câncer, e alterações hormonais que levam a queda de cabelos e redução da fertilidade, por exemplo. Livrar-se deles é uma decisão em prol de uma vida mais saudável!

Marcas e Produtos Clean Beauty

Hoje em dia, é cada vez mais fácil encontrar marcas e produtos que trabalham com base no conceito Clean Beauty. Como já vimos, os grandes conglomerados da beleza já estão lançando produtos que atendem a essa tendência, mas talvez as marcas de menor expressão ainda sejam as melhores e principais fontes de opções para você aderir à “beleza limpa”.

Com a venda de seus produtos pela internet, essas indústrias de menor porte conseguem atingir um público cada vez maior e expandir a área de cobertura de seus produtos Clean Beauty. Por isso, uma dica é procurar na web!

Outra dica fundamental, sem a qual o conceito Clean Beauty perde todo o sentido, depende de você: jamais compre um produto de Beleza Limpa apenas porque ele diz ser limpo. O movimento depende de uma ação consciente por parte do consumidor, que deve pesquisar com calma sobre o fabricante, ler o rótulo (que deve ser claro e o mais transparente possível) e decidir, por si só, se aquele item atende ao padrão Clean Beauty que procura.

shampoo sólido

 

Shampoo e condicionador sólido da B.O.B.

Esses conceitos dos quais tratamos já fazem parte da rotina de produção e comercialização da B.O.B. há muito tempo. Afinal, nascemos justamente para poder oferecer essas alternativas mais naturais, conscientes e saudáveis a você.

Nossas barrinhas de shampoo e condicionador sólidos levam ingredientes naturais repletos de benefícios para você: são componentes provenientes de fontes certificadas e obtidos a partir de processos sustentáveis. Além disso, somos Cruelty Free: nenhum deles é testado em animais!

Tem mais: sendo produtos sólidos, as barrinhas da B.O.B. possuem impacto ambiental reduzido - economizamos mais de 80% de água em comparação com as versões líquidas de shampoos e condicionadores. E, claro: a B.O.B. é 100% livre de plástico! Nossas embalagens são biodegradáveis e até mesmo os processos de envio de nossos produtos até sua casa não utilizam sacolinhas ou invólucros  plásticos — que são, provavelmente, os grandes vilões ambientais de nossos tempos.

Com a B.O.B. fazendo parte de sua rotina de cuidado pessoal e beleza, o conceito de Beleza Limpa se expande ainda mais, levando a uma experiência que abrange uma consciência limpa e, claro, um planeta mais limpo também!

Se você já usou os produtos da B.O.B. ou outros produtos que atendam ao conceito de Clean Beauty, deixe seu comentário e compartilhe com a gente como foi sua experiência!

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados