Quantos centímetros o cabelo cresce em um mês?

Como Fazer o Cabelo Crescer: Tudo sobre crescimento capilar

As melhores dicas e produtos pra fazer seu cabelo crescer mais rápido.

Esperar pelos cabelos crescerem não é uma tarefa muito fácil, né? Pra quem tem um pouco mais de ansiedade, pode até parecer que ao invés de estar crescendo, o cabelo está encolhendo todo mês. Em alguns casos, o crescimento capilar realmente pode estar mais lento e isso pode acontecer por problemas com a saúde dos fios. 

Cheguei hoje com esse post pra te ajudar a identificar se o seu cabelo está crescendo normal ou se você precisa fazer alguma coisa pra recuperar a saúde dos fios e acelerar o #ProjetoRapunzel. Segue aqui pra pegar todas as diquinhas. 

Índice

Quantos centímetros o cabelo cresce em um mês?

De forma geral, os cabelos crescem de 1 a 1,5 cm por mês. Claro, essa é uma estimativa e alguns fatores podem interferir nesse processo, como químicas, uso de acessórios de calor, exposição ao sol, alimentação, etc. 

Se você tem curiosidade de saber como os cabelos crescem, vou te explicar: o folículo capilar está em uma estrutura chamada bulbo capilar e é a partir dele que o crescimento acontece. Tem uma área no centro desse bulbo que controla o ritmo e os ciclos de crescimento do fio, em todos os estágios. Legal, né?

O que realmente faz o cabelo crescer?

Vou falar aqui de um jeitinho técnico, mas juro que você vai entender, tá? O bulbo faz a síntese de novas células capilares que, quando se multiplicam, empurram o fio de cabelo pra fora, fazendo ele crescer. Ah, além da fase de crescimento, existem também as de transição, regressão e repouso, esse é o período que o fio cai e o crescimento reinicia. 

Pra que seu cabelo cresça de forma saudável, é essencial que o bulbo capilar esteja bem nutrido, qualquer deficiência em proteínas e nutrientes pode desestabilizar essa função. Ah, vale lembrar também que tudo em excesso também faz mal, então sobrecarregar o bulbo com esses ativos pode ter o efeito contrário.

 

Como fazer o cabelo crescer rápido?

Como já falei um pouquinho antes, nutrientes e proteínas são essenciais pra que os cabelos cresçam e, mais do que isso, a circulação sanguínea no couro cabeludo e os próprios cuidados com os cabelos também são super importantes. E mais do que saber o que ajuda o cabelo a crescer, ficar de olho no que impede o crescimento dele é uma tarefa pra colocar nos pontos de atenção.

Agora, se liga nessa listinha aqui que com certeza vai te ajudar a saber o que fazer ou não pra estimular um crescimento capilar saudável: 

  • Você é o que você come: se o seu cabelo precisa se “alimentar” de proteínas e vitaminas pra crescer, esse tema tem tudo a ver com sua alimentação também, né? Alguns nutrientes que ajudam no crescimento são a vitamina C, a biotina, o ferro, o zinco e o silício. Nesse aspecto, alimentos ricos em proteínas são ótimos e, vale sempre lembrar, amaranto, quinoa, pistache, feijão, frutas secas, chia, aveia, grão de bico, lentilhas, leite vegetal e vários outros alimentos de origem vegetal também têm proteína, então se você é vegetariano ou vegano, não se preocupe.
  • Cabelo preso faz mal? Usar rabo de cavalo ou tranças faz uma pressão leve nos fios, quase como se estivesse puxando eles pra fora e, na teoria, isso pode colaborar com o crescimento. Mas, ao mesmo tempo, o hábito de prender o cabelo com muita força pode ter o efeito contrário, gerando uma tensão exagerada e causando quebra e queda capilar. Ah, fique atenta: prender o cabelo molhado, jamais! Esse hábito pode danificar muito os fios.
  • Chapéus? Bonés? Use com moderação: O costume de usar chapéus ou bonés com frequência também pode impedir seus cabelos de crescerem como deveriam, já que eles tendem a abafar a região do couro cabeludo, o que não é nada bom pras raízes e, por consequência, nada ideal pro crescimento.
  • Evite tratamentos químicos e acessórios de calor em excesso: De forma geral, tudo isso causa estresse na estrutura do cabelo, enfraquecendo e aumentando as chances de quebra. Pra ajudar a reduzir os danos causados pelo calor, aposte em produtos que ofereçam proteção térmica.
  • Não esqueça do scalp care: massageie bem o couro cabeludo durante o banho, essa prática é ótima pra ativar a circulação na região, o que também garante que os fios vão receber os nutrientes que precisam pra crescer. Só não vale esfregar com força, tá? Isso pode quebrar os cabelos e causar queda. 
  • Atenção com a saúde: fora tudo isso, vale lembrar que a saúde do seu cabelo pode ser um reflexo da sua saúde como um todo. Ou seja, eventuais desequilíbrios hormonais, carência de nutrientes ou outras condições de saúde podem levar seu cabelo a crescer menos — ou até a cair.

prato com comidas saudáveis e coloridas

Como fazer um cronograma capilar pro cabelo crescer?

Vou começar sendo direta: não existe milagre de internet que vá acelerar o processo natural de crescimento dos seus cabelos, tá? A melhor coisa que você pode fazer pelos seus fios é apostar em um cronograma capilar. Essa rotina vai ajudar os seus cabelos a ficarem mais saudáveis e fortes, evitando a quebra ou a queda em excesso e, por consequência, estimulando o crescimento natural. 

Essa aqui é uma rotina básica pra você seguir:

  • 1ª semana: hidratação - hidratação - nutrição
  • 2ª semana: hidratação - nutrição - hidratação
  • 3ª semana: hidratação - nutrição - hidratação
  • 4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

Sempre importante falar: cada cabelo é um cabelo e talvez o seu esteja precisando de uma forma diferente de cronograma pra conseguir deixar seus fios saudáveis. Eu tenho um post completo por aqui que pode te ajudar a construir o seu cronograma perfeito, dá uma olhadinha: Cronograma capilar: haircare é o novo skincare!

Como fazer o cabelo cacheado crescer.

Quem tem cabelo crespo ou cacheado sabe da grande paciência que é preciso ter ao esperar os fios crescerem. A verdade é que todos os tipos de cabelo crescem da mesma forma e na mesma velocidade, a diferença é que os fios com curvatura aparentam serem mais curtos que os lisos por causa de sua estrutura enrolada. Então, pra estimular o crescimento desses cabelos é só seguir as dicas que dei logo acima. 

mulher com cabelo cacheado olhando no espelho

O que colocar no shampoo para o cabelo crescer mais rápido?

O que mais encontramos por aí são diquinhas de como “turbinar” o shampoo, colocando ativos que podem estimular o crescimento capilar, como óleos essenciais ou extratos vegetais, por exemplo. Mas, sendo bem sincera, a melhor opção é apostar em um shampoo que já tenha uma fórmula poderosa - e melhor ainda se ela for natural. Aderir a cosméticos que já tenham o que você precisa, além de ideal pros seus fios, também vai te ajudar a poupar dinheiro, tá?

Cosméticos em barra ajudam o cabelo a crescer?

Combinando todas as dicas que eu dei durante esse post com a ideia de que ingredientes naturais de alta performance são a melhor escolha pros seus cabelos, fica claro que as barrinhas podem ser exatamente o que você busca. Os meus cosméticos em barra são todos naturais e possuem ativos ultra concentrados que agem de forma profunda na fibra capilar, traduzindo: exatamente o que você está procurando pra fazer seu cabelo crescer mais saudável. 

Alguns shampoos e condicionadores em barra pra ajudar o seu cabelo a crescer:

    • Shampoo Detox: faz uma limpeza profunda que elimina todas as toxinas e impurezas, e deixa o couro cabeludo livre de obstruções. Ele também tem a argila preta na fórmula que controla a oleosidade e melhora a circulação sanguínea, ajudando no fortalecimento e crescimento dos fios.
    • Condicionador Hidratação Profunda: combate a porosidade, reduz as pontas duplas, garante maciez, aumenta o brilho e controla o frizz.

Ah, eu também tenho Duplas, Trios e Kits prontos que te ajudam a encontrar as barrinhas perfeitas pros seus cabelos de forma mais fácil, afinal, praticidade aqui é tudo. Alguns dos Kits que eu mais recomendo pro crescimento capilar são: Dupla Detox e Hidratação, Trio Antiqueda e o Kit Crescimento.

Se você já fez ou está começando o seu #ProjetoRapunzel, me conta nos comentários as suas principais dicas pra ajudar os cabelos a crescerem. Até o próximo post. 

 

kit crescimento

 

    Compartilhe no Linkedin

    Deixe um comentário

    meus produtos

    promoção
    promoção
    promoção
    promoção
    promoção
    promoção
    promoção
    promoção
    promoção
    promoção
    promoção
    ver todos os produtos