Shampoo para queda de cabelo: como escolher o produto e tratar o problema.

Shampoo para queda de cabelo: como escolher o produto e tratar o problema.

Queda de cabelo?

Só quem já passou pela experiência de ver seus fios caindo por aí sabe o quanto é importante desmistificar o tema.

Por isso, vamos aprender um pouco mais sobre as causas da queda de cabelo e o que pode ser feito para combater essa situação, explorando também como funciona o shampoo antiqueda e ajudando você escolher qual é o melhor shampoo para queda de cabelo em cada caso.

Índice

O que causa a queda de cabelo?

Você vai ajeitar seu cabelo com as mãos ou com a escova, e elas se enchem de fios. Ou, logo pela manhã, ao se levantar, repara que o travesseiro está coberto de cabelos. Pior ainda: no banho, ao lavar as madeixas, você nota uma quantidade exagerada de fios se acumulando no chão ou indo para o ralo. Se identificou? 

Muitas pessoas, principalmente mulheres, se assustam com essa situação, pois o imaginário popular nos fez acreditar que apenas os homens são vítimas da queda de cabelo. E, embora haja uma razão para isso (eles, de fato, sofrem mais com esse problema, mas por motivos diferentes), as mulheres também podem experimentar uma diminuição na quantidade de fios.

queda de cabelo

 

Antes de mais nada, é legal saber que existe um ciclo natural de queda e reposição de fios ocorrendo constantemente em nosso cabelo (segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, entre 100 e 200 fios caem diariamente), e que o problema só existe, de fato, quando um número maior de fios começa a cair, ou quando não há nascimento de novos fios suficiente para regular essa dinâmica.

Outro processo natural agindo sobre nossos cabelos tem origem ancestral: nós, assim como cães, gatos, ursos e muitos outros mamíferos com pelos, passamos por estágios sazonais de maior e menor taxa de queda de cabelos, geralmente ligados às mudança de estações. 

Essa ação dos genes impacta de forma igual a homens e mulheres, mas os homens possuem uma maior propensão à calvície, e boa parte dos fatores causadores de sua queda de cabelo estão ligados a hormônios masculinos. Além disso, eles tendem a ter uma maior oleosidade no couro cabeludo. Já as mulheres passam por processos diferentes de perda capilar, cujas causas mais comuns estão relacionadas ao eflúvio telógeno, uma condição clínica que leva à perda excessiva dos fios e que pode ser desenvolvida por motivos que vão do estresse metabólico à doenças autoimunes. 

Sendo assim, o primeiro passo é descobrir o que está causando a queda: só identificando a causa é possível combatê-la! Por isso, vamos conhecer algumas das principais causas para queda de cabelo feminino, e depois falaremos sobre o produto para queda de cabelo mais indicado.

Causa 1 - Hormonal ou Saúde

Algumas das principais causas de queda de cabelo são de origem hormonal, ou estão ligadas a questões de saúde, de forma geral. Um exemplo que muitas mulheres conhecem bem é a famosa perda de cabelos após o parto: este é um exemplo de como alterações hormonais no corpo feminino se refletem diretamente na quantidade de fios na cabeça.

Mas é importante saber que eventuais desajustes hormonais podem, e costumam, ocorrer em outras diversas situações e períodos da vida, e podem ser a causa da diminuição da quantidade de cabelos. O hipotireoidismo (quando a glândula tireóide não está produzindo hormônios corretamente), a menopausa e até mesmo uma eventual troca de métodos anticoncepcionais também podem ser os gatilhos dessa alteração nos hormônios, e levar a uma experiência de queda de cabelo feminino.

Além das questões hormonais, desequilíbrios na saúde de forma geral também podem ser responsáveis por perda capilar: falta ou excesso de algumas vitaminas, anemias e o uso de algumas classes de remédios também podem disparar uma reação de queda de cabelos. O mais indicado, sempre, é procurar um dermatologista, que ajudará a descobrir as causas e indicar o melhor tratamento, com algum produto para queda de cabelo.

shampoo para queda de cabelo

 

Causa 2 - Estresse

Ah, o estresse… Sempre ele, não? Vilão de diversas patologias e doenças modernas, o estresse (físico e mental) também é um dos prováveis causadores da queda de cabelo feminino.

Com as rotinas agitadas que a maioria de nós vive hoje em dia, é quase inevitável que a gente experimente eventuais de picos de estresse, causados pelos mais variados motivos: tensões no trabalho, acidentes de trânsito, término de relacionamentos, perda de familiares, diagnósticos preocupantes, provas ou entrevistas de emprego, entre outras.

Acontece que o estresse pode alterar ou trocar o ciclo natural dos fios de cabelo, fazendo-os cair. Em outros casos, pode ser um agente potencializador da queda, agindo juntamente a outros fatores. O importante, para a saúde em geral, mas também para reduzir os efeitos do estresse na queda de cabelo feminino, é agir para reduzir essa tensão e ansiedade, buscando uma rotina com pausas para relaxar, incluindo atividades de lazer na agenda e priorizando sempre a qualidade de vida. 

O uso de um shampoo para queda de cabelo também pode agir na diminuição dos efeitos nocivos do estresse sobre seus fios, amenizando a queda. Seus cabelos, e sua saúde, agradecem!

Causa 3 - Excesso de Químicas e Tratamentos

Outra causa relativamente comum para a queda de cabelo nas mulheres é o excesso de produtos químicos e tratamentos aplicados aos fios. Colocadas sob tais condições, as estruturas capilares ficam fragilizadas, podendo até mesmo levar à perda dos fios.

Toda ação sobre os fios, seja ela de origem química, como aplicação de alisadores, máscaras, tinturas, descolorantes e outros produto, ou de origem física, como coques e rabos de cavalos até as chapinhas, secadores e demais técnicas que expõem os fios a altas temperaturas, podem causar danos aos cabelos, especialmente quando executadas de forma exagerada, ou sem os devidos cuidados.

Elas podem enfraquecer o cerne dos fios, deixando-os mais quebradiços e conduzindo a um efeito de fratura chamado de corte químico, ou até mesmo prejudicar a raiz, com o acúmulo de resíduos no couro cabeludo aumentando as chances de queda ou dificultando o nascimento e crescimento natural de novos fios. 

shampoo queda capilar

Como tratar a queda de cabelo?

Como já vimos, existem diversas causas que podem estar por trás da sua queda de cabelo. Na maioria das vezes, elas estão relacionadas, de uma forma ou de outra, a alguma das situações que relatamos acima. Mas é importante saber que há ainda outros fatores, como genética, doenças autoimunes, como a alopecia areatae até mesmo ela, a famosa oleosidade excessiva

O tratamento passa pela identificação correta das causas, e isso depende de um profissional da saúde habilitado para o diagnóstico. Uma visita ao dermatologista vai bem e, em casos de alterações hormonais, pode ser recomendada uma consulta com um endocrinologista. Mas em muitas outras situações, simples mudanças de atitudes e o uso dos produtos certos podem ter um efeito incrível sobre a queda de cabelo, diminuindo ou até mesmo acabando de vez com o problema. 

Pegar leve e fugir do estresse é sempre bom, assim como ir com calma nos tratamentos químicos e escovas progressivas. Mas usar um bom shampoo para queda de cabelo também pode ser uma peça fundamental em seu tratamento antiqueda. 

calvice

 

Shampoo para queda de cabelo

O shampoo para queda de cabelo é desenvolvido com uma formulação específica para encerrar a dinâmica de queda e, ao mesmo tempo, estimular a reposição de novos fios. Geralmente, são produtos unissex, mas existem alguns preparados especialmente para combater a queda de cabelo nos homens. O shampoo antiqueda promove uma melhor saúde do sistema capilar, atuando na limpeza do couro e da raiz, e também contribuindo com a nutrição dos fios.

O efeito de purificação dos fios é importante como forma de eliminar prováveis fatores causadores ou potencializados da queda, como a oleosidade em excesso ou o acúmulo de resíduos no couro e nas raízes. Esses dois fatores levam a uma obstrução dos poros e folículos capilares, prejudicando a saúde da raiz e se tornando um obstáculo a mais para o nascimento e crescimento de novos fios.

O poder de nutrição trabalha de forma paralela, fortalecendo os fios e evitando sua quebra, e garantindo que o ciclo dos fios ocorra corretamente, com o nascimento de novos fios no lugar dos que caem naturalmente.

Para isso, os ingredientes do shampoo antiqueda devem ser equilibrados para agir em conjunto e gerar os resultados esperados. No entanto, nem sempre é fácil identificar qual é o melhor shampoo para queda de cabelo, não é mesmo? Afinal, são diversas opções no mercado, com fórmulas variadas e componentes diversos.

O shampoo para queda de cabelo da Bio Extratus, por exemplo, é uma opção que reúne uma mistura de vitaminas e ingredientes naturais, como jaborandi, quilaia e alecrim, e combina vitaminas A, B e E, com ação antioxidante e hidratante. Outras opções, como o shampoo antiqueda Kerium, da La Roche-Posay, ou o Amplexe, da Ada Tina, também são bastante conhecidos. Porém, o que une todas essas fórmulas é a presença, em maior ou menor grau, de agentes surfactantes sintéticos como o Lauril Sulfato de Sódio, um tipo de detergente poderoso que, usado em grande quantidade, pode se tornar agressivo para os fios, especialmente os mais sensíveis.

Além disso, muitos shampoos antiqueda levam em suas fórmulas substâncias como parabenos, petrolatos e outros ativos químicos que, além de ressecar os fios e irritar o couro cabeludo, são também considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

shampoo para queda de cabelo

Por conta disso, muitas pessoas se perguntam como fazer shampoo para queda de cabelo caseiro: afinal, se o excesso de agentes químicos agressivos pode ser uma das causas da queda, é natural imaginar que o melhor shampoo para queda de cabelo tenha uma fórmula de origem mais natural e menos industrializada. 

Mas o que colocar no shampoo para queda de cabelo caseiro? É preciso cuidado com a escolha dos ingredientes e, claro com as dosagens. Há receitas de shampoo para queda de cabelo caseiro que incluem ativos como babosa e óleo de alecrim, entre outras substâncias de origem natural.

No entanto, com a rotina acelerada que aflige boa parte do público feminino nos dias de hoje, quem sofre com a perda de cabelos simplesmente não tem tempo para se dedicar à produção de seu próprio shampoo para queda de cabelo caseiro. Extrair o gel que fica dentro das folhas de babosa ou encontrar os demais ingredientes pode se tornar um processo, por si só, estressante. E já sabemos que estresse não faz bem para os cabelos, certo? 

E mais: soluções caseiras muitas vezes resultam de práticas, fórmulas e ingredientes que não passaram por validação de pesquisas e órgãos certificadores. Isso acaba dificultando a garantia de que a mistura seja eficaz e também segura, incapaz de causar alguma alergia ou outra complicação durante o seu uso. 

Por isso, já existem opções no mercado para quem está em busca de um produto para queda de cabelo que seja mais sustentável e menos agressivo. Uma delas é o Shampoo Sólido Purificante da B.O.B.

 

Shampoo Sólido Purificante

A B.O.B. desenvolveu o Shampoo Sólido Purificante como um produto que promove uma limpeza profunda e controla a oleosidade, duas ações essenciais para combater a queda de cabelo. 

O Óleo de Palmiste, o Extrato de Alecrim e a Argila Verde retiram os resíduos sem danificar os fios. Os Óleos Essenciais de Menta e de Alecrim refrescam e reduzem a oleosidade excessiva do couro cabeludo, auxiliando na diminuição de queda. Vale lembrar que o Alecrim é muito conhecido por promover o crescimento natural dos cabelos, e ainda apresenta ação anti-inflamatória e adstringente.

Shampoo purificante em barra B.O.B

O Shampoo Sólido Purificante pode ser usado isoladamente, ou alternado entre outros shampoos em barra da B.O.B., como o Nutritivo ou o Detox, para atingir o efeito desejado para cada perfil de cabelo. 

Além da incrível fragrância e do frescor da Menta, Capim Limão e Alecrim, o Purificante ainda chama a atenção por sua proposta sustentável: seu formato de shampoo sólido, em barra, faz dele um produto que economiza água em sua produção, rende mais e não gera lixo plástico. É só pensar nas garrafas e frascos de shampoo líquido que você deixa de descartar ao optar por um shampoo sólido 100% plastic-free!

Tem mais: assim como todos os produtos da B.O.B., nosso Shampoo Purificante é natural, livre de ativos sintéticos nocivos como sulfatos, parabenos e derivados de petróleo, vegano e cruelty-free. Quanta coisa legal em uma só barrinha! Ah, ele é super fácil de usar, viu? Olha só:

1° passo: com os cabelos úmidos, aplique a barra diretamente no couro cabeludo.
2° passo: faça movimentos circulares até que forme a quantidade de espuma desejada.
3° passo: massageie a região com as pontas dos dedos, enxágue e finalize com seu condicionador em barra favorito.

Optar por uma alternativa mais sustentável e consciente em seu tratamento contra a queda de cabelo pode fazer toda a diferença nos resultados alcançados, agredindo menos seu cabelo e preservando o planeta ao mesmo tempo. Pode parecer pouco, mas cada pequena atitude – assim como cada fio de cabelo – tem muita importância, não é mesmo?

Então, experimente o Shampoo Sólido Purificante da B.O.B. e não esqueça de compartilhar com a gente seus comentários!

 

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos