Cuidados com a pele negra no inverno.

Cuidados com a pele negra no inverno.

Eu não sei se você já sabia, mas a pele negra precisa de alguns cuidados específicos pra se manter saudável — principalmente no inverno! Apesar desse tipo de pele ser um pouco mais resistente por conta da sua produção de melanina, justamente esse fator pode contribuir pra diversos probleminhas específicos. E nos dias frios, a falta de umidade no ar pode causar ainda mais sensibilidade na pele negra, além de desencadear ressecamento e manchas. 

Não precisa se desesperar, pra tudo tem solução! Vem comigo que hoje eu vou te contar tudo sobre os cuidados que a pele negra precisa no inverno e ainda dar dicas de produtos pra dar um boost no seu skincare.

Índice

  • A importância dos cuidados específicos pra pele negra

  •  Desafios da pele negra durante o inverno

    • Ressecamento e descamação da pele negra no inverno.

    • Hiperpigmentação e manchas na pele negra no inverno.

    • Sensibilidade na pele negra no inverno

  • Rotina de cuidados com a pele negra no inverno

    • Produtos naturais pra pele negra

A importância dos cuidados específicos pra pele negra.

Assim como todos os tipos de pele, a pele negra também precisa de alguns cuidados específicos pra se manter saudável. Por ter mais melanina, essa pele fica mais propensa a hiperpigmentação e ao surgimento de manchas escuras. Além disso, esse tipo de pele geralmente tem glândulas sebáceas maiores, o que faz com que ela produza mais sebo e, por consequência, seja mais oleosa, sofra menos com o ressecamento e esteja mais propensa a problemas dermatológicos, como a dermatite seborréica.


Ah, isso não quer dizer que esse tipo de pele não precisa ser hidratada, tá? A hidratação é essencial mesmo em caso de oleosidade excessiva! Inclusive, esse é um erro bem comum de todo mundo que lida com peles oleosas, parar de hidratar achando que essa produção excessiva de sebo está ligada a isso. Na realidade, a falta de hidratação leva a pele a produzir ainda mais oleosidade pra tentar se manter hidratada, fazendo com que você entre em um ciclo vicioso.

Leia mais: Quais são os tipos de tons de pele? Saiba tudo sobre!

 Desafios da pele negra durante o inverno.

Claro, apesar de estar mais propensa a oleosidade, isso não quer dizer que a pele negra não possa sofrer com o ressecamento. A baixa umidade do ar e a exposição a temperaturas frias podem afetar a hidratação natural da pele, causando descamação e uma sensação de pele áspera. E além disso, as peles negras ainda podem ter mais manchas e sensibilidade durante o inverno, por isso, mesmo que você tenha uma pele negra oleosa, é essencial intensificar a sua rotina de cuidados diários durante as temperaturas mais baixas. 


Porém, se mesmo com uma rotina consistente de skincare sua pele continuar sofrendo com esses problemas causados pelo frio, é legal você procurar por um médico dermatologista, tá? Ele vai poder entender melhor a causa dos seus problemas e te indicar o melhor tratamento. Agora segue aqui que eu vou te explicar um pouquinho mais sobre ressecamento, manchas e sensibilidade da pele negra no inverno.

Ressecamento e descamação da pele negra no inverno.

Como eu falei antes, a falta de umidade no ar no inverno pode fazer com que a pele negra sofra mais com o ressecamento durante esse período do ano, levando até à descamação e a uma sensação de rigidez. Essa descamação é um sinal claro de que a sua pele precisa de ajuda! Esse processo acontece quando a pele perde umidade em excesso, fazendo com que as células da camada mais externa da pele comecem a se desprender. 

Ah, se engana quem pensa que a descamação é só uma questão estética, tá? Ela também traz coceira e pode deixar a sua pele mais propensa a processos inflamatórios, já que ela causa fissuras e rachaduras que podem servir de porta de entrada pra infecções. Pra combater esse ressecamento todo, é essencial apostar em uma rotina de cuidados bastante hidratante desde a limpeza. Melhor ainda se você apostar em produtos naturais que vão limpar sem agredir a pele e hidratar na medida certa usando óleos e manteigas vegetais. Produtos sintéticos podem contar ingredientes limpantes muito agressivos que vão afetar ainda mais a hidratação natural da sua pele. 

Hiperpigmentação e manchas na pele negra no inverno.

Muitas vezes a gente acaba ligando o aparecimento de manchas com o verão e a exposição ao sol, e mesmo que essa seja uma causa bem comum pra hiperpigmentação, a pele negra pode ter um maior surgimento de manchas no inverno! Isso acontece por consequência do ressecamento excessivo, já que a pele seca fica mais vulnerável a irritações e lesões, resultando na produção excessiva de melanina como uma forma da pele se proteger. 

As próprias mudanças bruscas de temperatura também podem contribuir pra essa hiperpigmentação da pele negra. Essa mudança constante entre ambientes internos e quentinhos pros frios ao ar livre pode desequilibrar a barreira de hidratação natural da pele, agravando o ressecamento e, por consequência, trazendo manchas. Outro ponto bem importante é prestar atenção na temperatura do seu banho, a água muito quente também afeta a hidratação natural da pele e aí você já sabe: ressecamento, descamação e manchas. 

Sensibilidade na pele negra no inverno.

Como já deve ter dado pra perceber, muitos dos problemas que a pele negra sofre no inverno estão ligados à perda de hidratação, e quando falamos de sensibilidade não seria diferente! A combinação do ar frio e seco, que causam esse ressecamento na pele, pode comprometer a barreira de proteção natural da região, deixando ela mais propensa a vermelhidão, coceira, ardor e até a dermatite atópica.

Isso também vale pras mudanças de temperatura e banhos muito quentes falados no tópico anterior. Tudo isso compromete a produção da hidratação natural da pele, deixando ela mais ressecada e mais sensível. Além disso, o uso de produtos de limpeza agressivos podem agravar ainda mais a sensibilidade, por isso fique de olho no rótulo do que você está usando na sua pele. Se você ver sulfatos, parabenos ou álcool: fuja! 

Rotina de cuidados com a pele negra no inverno. 

Deu pra perceber a importância de uma rotina consistente de cuidados diários com  pele negra durante o inverno, né? Esse período mais frio do ano afeta muito a nossa produção natural de hidratação e o nosso skincare tem que entrar com força total pra impedir que a pele sofra com o ressecamento. Mas além desse ponto, alguns outros hábitos diários também vão te ajudar a regular a pele a deixar ela mais bonita e saudável durante o frio, anota aí:

  • Limpeza suave: dispense os sabonetes agressivos pra evitar a remoção dos óleos naturais da pele.
  • Esfoliação leve: esfoliar a pele uma vez por semana vai ajudar a remover células mortas e a promover a renovação celular.
  • Protetor solar diário: sim, mesmo peles negras precisam usar protetores solares TODOS OS DIAS! 
  • Umidificadores: como no frio o ar fica mais seco, os umidificadores vão ajudar a manter a umidade do ar equilibrada e sua pele mais saudável. 
  • Banho morno: eu sei que é gostoso, mas evite banhos muito quentes, o ideal é que água fique em até 40ºC, tá?

Sensibilidade na pele negra no inverno.

Como eu citei em pontos anteriores desse post, a limpeza é um ponto crucial pra saúde da sua pele, se você usar sabonetes sintéticos muito agressivos, ela vai sofrer. A melhor escolha, não só pro inverno, mas pro ano todo, é apostar em limpadores naturais e livres de ingredientes sintéticos potencialmente nocivos, como sulfatos, parabenos e petrolatos. Os sabonetes faciais naturais geralmente vão ter em suas fórmulas outros ingredientes além do limpante que vão ajudar a manter a hidratação natural da sua pele em dia, como o óleo de jojoba. E eu tenho dois pra te indicar:


  • Barra de Limpeza Facial | Pele Oleosa: controla a oleosidade, remove impurezas, toxinas e resíduos de poluição, e ainda deixa a pele com um efeito matte.
    • Barra de Limpeza Facial | Pele Equilibrada: limpa e microesfolia a pele, limpando sem repuxar. Ainda revitaliza peles cansadas, devolve o viço e a luminosidade, remove impurezas e células-mortas, além de contar com óleo de jojoba na fórmula.

    Além disso, os lábios também precisam de uma atenção especial nos dias frios. A pele do corpo todo tende a sofrer com o ressecamento em excesso e a nossa boca por ter uma pele mais fininha sofre ainda mais. Então, não esqueça de hidratar muito e com produtos que vão realmente agir contra o ressecamento, tipo o meu Lip Balm! Ele é feito com ingredientes naturais de alta performance que hidratam profundamente, deixam os lábios macios e sem pelinhas soltas. 

    Ele também é  incolor com acabamento acetinado que realça a cor natural da boca e tem uma cobertura confortável que não deixa os lábios pegajosos. Claro, ele é livre de silicones e outros ingredientes potencialmente tóxicos! E pra completar, meu Lip Balm ainda é  multifuncional e pode ser usado nos ossinhos da bochecha pra devolver o viço da pele, nas cutículas, nos cotovelos, entre outras pequenas áreas — perfeito pra evitar as manchas nessas áreas, né?

    Leia também: Lábios ressecados: o que pode ser? Confira o guia B.O.B!

    Viu só como manter uma rotina de cuidados com a pele negra no inverno fica mais fácil se você encontra os produtos certos? Tá esperando o que pra fazer parte dessa revolução em barras e cuidar de verdade de você e do Planeta?

    Compartilhe no Linkedin

    Deixe um comentário

    promoção
    ver todos os produtos