Lábios ressecados: o que pode ser? Confira o guia B.O.B!

Lábios ressecados: o que pode ser? Confira o guia B.O.B!

Os lábios ressecados também incomodam você? Quando a gente tá com a região labial seca, nós sentimos um desconforto, além daquelas descamações que incomodam. Isso acaba nos impedindo de comer alguns alimentos que gostamos, principalmente os ácidos.

Além, é claro, de interferir no dia a dia de quem ama usar batom, já que muitas fórmulas acabam ressaltando o ressecamento labial e o acabamento fica marcado.

O lado bom é que isso pode ser resolvido e de uma forma muito mais simples do que você imagina — e eu vou te contar tudinho sobre o assunto aqui nesse post! Então vem comigo, que a gente vai descobrir juntas por que os lábios ficam secos e como equilibrar o pH labial pra acabar com esse desconforto!

O que causa o ressecamento labial?

A nossa pele labial é uma região naturalmente mais seca que o restante do corpo, pois não possui glândulas sebáceas — que são grandes responsáveis pela umidade e lubrificação da pele. Com isso, a pele labial acaba sendo uma região mais fácil de ficar ressecada, mas alguns fatores contribuem pra isso. Dá só uma olhadinha em alguns deles:

  1. Falta de hidratação: causada pelo baixo consumo de água e hidratação do local;

  2. Passar a língua na boca com frequência: o pH alcalino da língua deixa essa região mais sequinha;

  3. Falta de vitamina B: a falta desta vitamina pode causar secura e, até mesmo, lesões na pele;

  4. Inverno: a falta de umidade no ar e as temperaturas mais baixas podem afetar essa região do rosto;

  5. Radiação solar: a pele labial é fina, por isso pegar um solzinho sem proteção pode deixar eles vulneráveis e secos;

  6. Respirar pela boca: quando o ar passa sempre pela boca acaba retirando a umidade dela, o que pode levar ao ressecamento.

Sinais de que os seus lábios estão ressecados

Descobrir se os seus lábios realmente estão secos é uma tarefa simples, basta analisarmos alguns pontinhos. Primeiro podemos notar que a região fica seca ao toque, apresentando algumas descamações e fissuras — dependendo do caso, essas aberturas podem ser profundas ou mais leves.

Outro sinal é que os lábios ficam irritados e causam uma sensação de ardência, principalmente quando a pele entra em contato com alimentos ácidos, como limão.

É normal ter lábios ressecados?

Sim, é bem normal ter essa região ficar mais seca, principalmente no inverno e no verão. Sabe por quê? A pele labial é bem fininha, então ela acaba sendo mais sensível e propensa a perder a umidade em climas extremos.

E o pH influencia muito quando o assunto é manter a pele saudável. Acontece assim: quando o pH labial está muito baixo, ele prejudica a barreira cutânea protetora, e por isso, os lábios ficam mais propensos a exposição a fatores externos, como do clima, por exemplo.

Por isso, nos dias mais frios, sentimos que a boca fica mais seca devido à baixa umidade, ventos fortes, clima seco e a temperatura baixa. Já nos dias quentes, a luz solar intensa contribui pra aparecerem as escamações e fissuras. Se você quer saber mais sobre esse tema, lê o meu guia completo sobre o pH da pele facial e corporal.

O que fazer pra tirar o ressecamento dos lábios?

Hidratar os lábios é uma parte fundamental pra evitar essa secura, mas não é a única. Outros fatores da saúde corporal também influenciam, como alimentação e a higiene adequada dessa região. Eu vou te contar algumas dicas valiosas pra tirar esse ressecamento labial — vem conferir comigo!

1. Mantenha uma alimentação saudável

Sabe quando eu disse que uma das causas do ressecamento é a ausência de vitaminas? Então, elas desempenham o papel de manutenção da pele e ajudam na redução de perda de água transcutânea. As duas mais importantes pros lábios ressecados são:

  1. Vitamina B: a B2 (riboflavina) e B3 (niacinamida) são as mais comuns, mas a B5 (ácido pantotênico) e B6 (piridoxina) também atuam na saúde da pele. No geral, elas são encontradas em nozes, legumes, carnes magras e cereais;

  2. Vitamina E: ela é um antioxidante que recupera a pele da ação dos radicais livres, além de acelerar os processos de cicatrização dos lábios. Você encontra em sementes de girassol, avelãs, amêndoas e frutas como kiwi, manga e abacate.

Pois é, manter uma alimentação equilibrada, incluindo alimentos ricos em vitamina, ajuda a preservar a hidratação do corpo e também possui poder regenerador. E claro: manter uma rotina mais saudável também te dá bem mais energia no dia a dia, te protege de doenças graves e melhora o seu bem-estar geral.

Leia também: 5 tipos de automassagem que você precisa conhecer!

2. Faça a higiene adequada da região bucal

Sim, a higiene da sua boca influencia — e muito — nos seus lábios, por isso, é essencial manter uma rotina de limpeza bucal todos os dias. Aqui, as dicas já são bem conhecidas, mas vale a pena reforçar:

  • Escove os dentes após todas as refeições e, também, antes de dormir;

  • Se atente ao tamanho da escova utilizada, ela precisa ser adequada pra anatomia da sua boca e possuir cerdas macias.

3. Hidrate a região todos os dias

Beber água ajuda a controlar a temperatura corporal e melhora a circulação do sangue, mas também contribui pra manter a hidratação natural da nossa pele, inclusive dos lábios. Aliás, uma observação bem interessante é que você pode realizar essa ingestão de água também por meio dos alimentos, como as frutas.

Cumprindo esses três passos é possível manter a hidratação da pele labial e equilibrar o pH dela. Além de tudo isso, você também pode contar com uma ajudinha extra de hidratantes labiais, os Lip Balms.

Se os seus lábios estiverem secos e com fissuras, o ideal é que você use hidratantes com ingredientes à base de abacate, porque eles ajudam na cicatrização. Aliás, eu tenho o produto perfeito pra isso, o Lip Balm Abacate!

Lip Balm Abacate

O meu Lip Balm em Barra chegou pra resolver o seu problema de ressecamento labial. Ele é super fácil de aplicar e ajuda a deixar os lábios com o pH equilibrado pra você não sentir nenhum desconforto — seja no inverno ou verão. E não acaba por aí, olha só os ingredientes especiais que ele possui:

  • Óleo de abacate: faz bem pra região labial, pois tem ação suavizante e acelera a cicatrização;

  • Lanolina Vegetal: cria uma barreira de proteção na boca, ajudando na hidratação e prevenindo o ressecamento;

  • Vitamina E: fundamental por sua ação antioxidante que combate os efeitos dos raios UV.

O mais legal é que os meus produtos são feitos em barras, produzidos de forma sustentável e não usam água na composição. As minhas barrinhas são veganas de verdade, não passam por testes em animais, nem usam plásticos em nenhum processo — ajudam você e o Planeta. Experimente pra conhecer um novo conceito de hidratação labial e autocuidado!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

ver todos os produtos