Cuidados com o cabelo e a pele no inverno.

Cuidados com o cabelo e a pele no inverno.

Eles merecem um pouquinho da sua atenção pra ficarem saudáveis nos dias frios.

Geralmente, focamos a nossa atenção em cuidar mais dos cabelos e da pele no verão, já que estarão expostos ao sol, praia, piscina e mais suor, mas no inverno eles precisam tanto de você, quanto nos dias quentes. São cuidadinhos simples que vão ajudar você a manter a pele e os cabelos lindos durante o frio também - e preparados com muita saúde pra quando o verão chegar. 

Segue aqui pra pegar as dicas.

 

Índice

 

Como cuidar do cabelo no inverno.

Assim como no verão, os cabelos no inverno também podem sofrer com ressecamento em excesso. Ele pode acontecer tanto pela ação das temperaturas muito baixas, ar seco e ventos fortes, quanto pelo uso excessivo de água quente e acessórios de calor, como os secadores. Um hábito bastante comum nos dias frios é dar um intervalo maior entre as lavadas no cabelo, mas tenha cuidado, ficar muitos dias sem lavar os fios também podem causar danos a eles e ao seu couro cabeludo.

O ideal é que você lave os cabelos de 2 a 3 vezes na semana, faça um cronograma capilar pra manter eles bem fortalecidos durante os dias frios (com bastante foco em hidratação, caso o restante esteja em dia) e sempre se lembre de só ir dormir com os cabelos bem secos — se precisar usar o secador, não esqueça de proteger os fios antes. Dormir com os cabelos molhados pode causar enfraquecimento e quebra dos fios, assim como dar espaço pro aparecimento de fungos e bactérias indesejáveis no couro cabeludo.

Leia mais: Cabelo molhado: mitos, cuidados e dicas para você conhecer.

 

De olho no couro cabeludo.

Falando em couro cabeludo, ele também merece aquela atençãozinha especial. Isso porque no frio costumamos tomar banhos mais quentes que podem causar danos pra pele do nosso corpo todinho, literalmente da cabeça aos pés. Acontece que essa região tem uma microbiota própria que precisa ser cuidada, por isso o ideal é, como dito acima, não dar intervalos tão grandes entre banhos, maneirar na temperatura da água e sempre ficar de olho em sintomas estranhos, como o aparecimento da caspa ou da coceira.

É bem comum que as pessoas tenham mais caspa no inverno, só que isso pode ser simplesmente a pele do seu couro cabeludo descascando por causa do uso de água muito quente, assim como pode acontecer no verão caso você fique exposta muito tempo ao sol sem usar protetor. 

Leia também: Microbiota: o que é, pra que serve e como manter ela saudável?

 

Homem utilizando barra de limpeza facial B.O.B para pele equilibrada

Como cuidar da pele no inverno.

Sua pele também pode sofrer com ressecamento em excesso nas temperaturas mais baixas — sim, até se você tiver uma pele muito oleosa. Assim como acontece com os cabelos, os efeitos do frio, ventos fortes, tempo seco e água muito quente do chuveiro tendem a ressecar a pele do corpo e do rosto, e até causar outras sensibilidades.

O ideal é lavar a pele sempre com uma água de temperatura no máximo morna, manter sua rotina de limpeza e hidratação em dia, além de ficar atenta a qualquer mudança que sua pele apresente. Um ponto importante pra gente abordar é a esfoliação, no inverno é melhor dar intervalos maiores entre uma e outra, já que a sua pele pode estar mais sensível.

Tudo isso que citei vale pra pele do corpo todo, tá? Desde o seu rosto, até os seus pés. Não esqueça de também prestar atenção nos seus lábios, eles ficam ainda mais sensíveis nesta época do ano, hidrate sempre que sentir necessidade.

 

Banho quente no inverno, pode?

Já comentei algumas vezes nesse post sobre a água quente, eu sei que nos dias frios a água quentinha é uma necessidade, e você não precisa abrir mão disso, mas é essencial que você regule a temperatura da água. Pra que você mantenha a saúde dos seus cabelos e da sua pele, a temperatura ideal é a morna, entre 28 e 38ºC, banhos mais quentes que essa média podem causar todos os danos que já citei nos parágrafos acima. 

Se você tem chuveiro a gás, controlar essa temperatura fica mais simples, já que é possível colocar a temperatura que deseja, mas pra chuveiros elétricos o controle é mais na sensação. Um chuveiro elétrico pode chegar em até 50ºC, o que é muito quente, na hora do seu banho, não coloque o regulador do chuveiro no máximo, tente sempre manter no meio termo. Além de ajudar você a manter seus cabelos e pele mais saudáveis, tomar banhos mais mornos vai reduzir seu consumo de energia e gás, então fica a dica.

Leia mais: Cuidados no Verão: saiba como se cuidar e curtir um verão perfeito!

 Mulher tomando banho lavando o cabelo

Produtos pra cuidar da pele e do cabelo no inverno.

Agora que você já sabe exatamente como cuidar dos seus cabelos e da sua pele no inverno, tá na hora de achar os produtinhos perfeitos que vão te ajudar nessa tarefa. Minhas barras são a escolha perfeita, além de serem veganas, livres de crueldade animal e embaladas em papel, elas usam os melhores ingredientes naturais de alta performance, que vão ajudar a manter seus cabelos e sua pele perfeitos durante os dias frios. Pega as dicas:

Barrinhas pros seus cabelos:

  • Shampoo Anticaspa em barra: reequilibra a microbiota do couro cabeludo, controla a proliferação dos microorganismos causadores da caspa, além de aliviar a coceira, regular a produção da oleosidade e não ressecar seus fios.
  • Shampoo Matizante em barra: neutraliza os tons indesejados de cabelos loiros e grisalhos enquanto hidrata e nutre os cabelos, devolvendo o brilho e maciez pros seus fios. Ah, ele pode ser usado diariamente, tá?
  • Shampoo Revitalizante em barra: 3 em 1, hidrata, nutre e reconstrói durante a limpeza, reparando os fios e repondo os nutrientes necessários pros cabelos ficarem mais saudáveis, leves e cheios de brilho. contém glúten.
  • Condicionador Hidratação Profunda em barra: hidrata profundamente, combate a porosidade e reduz as pontas duplas, garantindo maciez, brilho e o controle do frizz. contém glúten.
  • Condicionador Modelador em barra: 2 em 1, pode ser usado como condicionador e como leave-in. Ele hidrata, enquanto ajuda na definição dos cabelos cacheados, crespos e ondulados. contém glúten.
  • Máscaras Capilares em barra: em 2 versões, a Hidratação e a Definição, minhas máscaras capilares hidratam, nutrem e reparam os cabelos. Além disso, a Máscara Definição também define os fios com curvatura. 

Sequência de shampoos em barra

Barrinhas pra sua pele:

  • Barras de Limpeza Facial: são 2 fórmulas pra você escolher a melhor pra sua pele. A Pele Equilibrada faz uma microesfoliação, enquanto limpa e renova a pele. Já a Pele Oleosa controla a produção de oleosidade da sua pele, limpa profundamente, mas sem ressecar.
  • Sabonetes em barra: meus sabonetes corporais também têm duas fórmulas. O Sabonete Green Clay controla a oleosidade, tem poder adstringente e faz uma microesfoliação da pele. Já o Black Clay tonifica e nutre a pele, além de eliminar toxinas, ser antioxidante e ativar a microcirculação sanguínea.
  • Lip Balm: deixa os lábios macios e sem pelinhas soltas com uma cobertura confortável que não deixa os lábios pegajosos. A hidratação é de longa duração e ainda pode ser usado nos ossinhos da bochecha, nas cutículas, nos cotovelos, entre outras pequenas áreas.

Mulher com o sabonete facial em barra da B.O.B para peles equilibradas

Prontinho, você está pronta pra passar pelo inverno com os cabelos e a pele lindos. Ah, se tiver outras dicas, deixa aqui nos comentários. Até o próximo post.

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos