cuidados com o cabelo no inverno

Ih, apareceu o frizz no inverno? Eu te ajudo!

Se engana quem pensa que o frizz é coisa do verão. Sim, a exposição excessiva ao sol, mar e cloro pode colaborar pro aparecimento dele, mas no inverno nossos cabelos estão expostos a outros eventos climáticos e hábitos que podem fazer com que o frizz surja com força total! Sem contar que o frio traz uma preguicinha de lavar e secar naturalmente os cabelos, fazendo com que muita gente recorra ao uso excessivo de acessórios térmicos, como secadores, e toucas, que podem causar muita fricção e danificar os fios.

Claro, o frizz também é uma condição natural dos nossos cabelos e podem ter alguns tipos que estejam mais predispostos a ter ele do que outros. E eu sempre gosto de dizer por aqui que o cabelo perfeito é o que você tem — e pode ser que ele tenha um pouquinho mais de frizz, né? Só que ele também pode ser um pedido de ajuda dos seus fios e aí que a gente tem que saber diferenciar uma característica natural de problemas capilares. 

Segue aqui nesse post que eu vou te ajudar a entender o que é o frizz e como controlar ele no inverno!

Índice

  • O que é frizz?

    • Por que o frizz é mais comum no inverno?

  • Dicas pra controlar o frizz no inverno

  • Quais produtos ajudam a reduzir o frizz?

    • Cronograma capilar pra acabar com o frizz


O que é frizz?

Sabe aqueles fios que ficam mais arrepiadinhos e desalinhados do resto do seu cabelo? Esse é o frizz! Acompanhado dele, geralmente sentimos mais ressecamento e até uma falta de brilho. E isso não é à toa, já que ele é causado principalmente pela falta de hidratação, mas também pela própria estrutura dos fios, que pode absorver a umidade do ar de maneira desigual. Quando o cabelo está seco ou danificado, as cutículas não se fecham como deveriam, fazendo com que a umidade entre nos fios e cause um topo de inchaço que eleva as cutículas e dá esse visual frisado. Além dessas causas, alguns outros fatores podem contribuir pro surgimento do frizz:


  • Uso excessivo de acessórios de calor, como secadores, chapinhas e babyliss.
  • Procedimentos químicos agressivos, como a descoloração.
  • Condições climáticas, como alta umidade, vento, ar seco e baixas temperaturas.

Leia mais: Cabelo ressecado e com frizz: como identificar, tratar e evitar.

Por que o frizz é mais comum no inverno?

Como eu falei no tópico anterior, as condições climáticas podem ser um fator determinante pro aparecimento do frizz. E durante o inverno, lidamos com o ar frio e seco que desidrata a fibra capilar, deixando as cutículas mais abertas e suscetíveis àquela absorção de umidade irregular que comentei. Além disso, a falta de umidade no ar também faz com que o cabelo perca a sua capacidade de manter a hidratação natural dos fios, causando ainda mais frizz.

Além dessas condições climáticas, alguns hábitos diários que temos com mais força no inverno também podem contribuir pro frizz. O uso excessivo de aquecedores acaba deixando o ar dos ambientes muito quente e seco, o que também afeta a umidade natural dos cabelos. Além disso, nos dias frios costumamos tomar banhos mais quentes e demorados que também afetam a produção de óleos naturais do nosso couro cabeludo, deixando os fios mais ressecados e com frizz. E, claro, o próprio choque térmico causado por essa troca de ambientes quentes e frios fragiliza também a fibra capilar. 

E um último ponto que me surpreendeu muito e acho que vai chocar você também, é o uso de toucas, chapéus e até cachecóis em excesso. Mesmo que eles sirvam pra proteger a gente no frio (e sejam essenciais nessa época do ano!), usar esses acessórios com muita frequência também pode colaborar com o frizz, já que o atrito constante do tecido com os fios deixa a fibra capilar fragilizada. Isso não quer dizer que você deva parar de usar esses acessórios, tá? Só que é legal não usar todos os dias, além de manter uma rotina de cuidados diários que vai deixar o seu cabelo mais forte e preparado pra encarar todos esses fatores. 

Dicas pra controlar o frizz no inverno.

Como deu pra perceber, a falta de hidratação é um dos principais fatores que causam o frizz durante o inverno. Por isso, investir em uma rotina de cuidados capilares de hidratação profunda já vai te ajudar a controlar esse problema. Mas tem alguns outros hábitos diários que também vão acabar com o frizz e manter os seus cabelos bonitos durante o inverno. Anota aí:


  • Monte um cronograma capilar pro seu tipo de cabelo.
  • Aposte no leave-in pra finalizar e proteger seu cabelo do frio.
  • Opte por shampoos mais suaves e de fórmulas naturais.
  • Evite o uso excessivo de secadores, chapinhas e modeladores. 
  • Use com cautela acessórios como toucas, chapéus e cachecóis que podem causar atrito nos cabelos.

Tem um ponto bem importante da lista que eu quero destacar aqui pra você: a escolha dos produtos certos pra cuidar dos seus cabelos. Os shampoos e condicionadores líquidos que costumamos usar diariamente podem estar contribuindo pro aparecimento do frizz. Isso porque esse tipo de produto sintético geralmente é cheio de sulfatos, parabenos e petrolatos que são super agressivos pra fibra capilar. Por isso, na hora de escolher os seus produtos de uso diário, a minha dica é apostar em fórmulas naturais que usam apenas ingredientes selecionados que vão limpar sem agredir e ainda hidratar seu cabelo como ele realmente precisa.

Leia também: Cuidados com o cabelo e a pele no inverno.

Quais produtos ajudam a reduzir o frizz?

O segredo pra deixar os cabelos super hidratados e longe do frizz durante o inverno está em escolher produtos que usem óleos e manteigas vegetais pra hidratar de forma profunda. Além de dar esse boost na hidratação, esses produtos naturais também vão selar as cutículas do seu cabelo e ainda ajudar a criar uma barreira protetora que vai impedir a perda de umidade e, por consequência, evitar o aparecimento do frizz. Pra completar, esses ingredientes costumam ser bastante nutritivos, o que fortalece a fibra capilar e deixa os fios mais resistentes às agressões externas.

E você nem vai precisar ir muito longe pra encontrar produtos naturais de alta performance que vão ajudar a manter seus cabelos saudáveis no inverno. Eu tenho uma linha de cosméticos em barra que possuem 5x mais ativos e ainda entregam resultados profissionais usando apenas ingredientes naturais. Minhas fórmulas foram desenvolvidas pra limpar sem agredir e ainda tratar os fios de forma profunda, tudo isso sem poluir o Planeta com ingredientes sintéticos ou embalagens plásticas. 

Vou te apresentar alguns dos meus shampoos, condicionadores e máscaras capilares que vão te ajudar a controlar o frizz no inverno:

  • Shampoo Hidratante: hidrata profundamente, tem efeito curl memorizer que define os cachos por mais tempo e ainda usa queratina vegetal pra fortalecer os fios.
  • Shampoo Nutritivo: nutre e remineraliza a fibra capilar, melhora a elasticidade dos fios, além de deixar o cabelo macio, brilhante e com menos volume e frizz .             
  • Shampoo Purificante: faz uma limpeza profunda, controla a oleosidade sem ressecar os cabelos e ainda previne a queda capilar.
  • Condicionador Hidratação Profunda: hidrata profundamente e combate o ressecamento, reduzindo a porosidade e as pontas duplas. Também controla o frizz, dá brilho, reconstrói a fibra capilar e fortalece os fios.
  • Condicionador Modelador: é 2 em 1 e pode ser usado como condicionador e como finalizador de cachos. Define e modela cabelos cacheados, crespos e ondulados, enquanto faz uma hidratação profunda e reduz o frizz.
  • Máscaras Capilares: são duas versões, a Hidratação e a Definição que agem de forma profunda nos cabelos trazendo a combinação de hidratação, nutrição e reconstrução.

Cronograma capilar pra acabar com o frizz

Pra quem ainda não conhece, o cronograma capilar nada mais é do que uma rotina de cuidados diários. Essa rotina ajuda a manter a saúde dos cabelos de acordo com as necessidades específicas de cada fio em três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Como a gente viu durante todo esse post, a hidratação é o ponto principal pra acabar com o frizz, mas isso não quer dizer que você deva abrir mão das etapas de nutrição e reconstrução. Afinal, frizz em excesso também pode ser sinal de um cabelo enfraquecido e precisando de nutrientes! 


Separei aqui um cronograma capilar pra acabar com o frizz e que pode ajudar você a deixar os seus fios mais saudáveis:

  • Semana 1: hidratação - nutrição - hidratação
  • Semana 2: hidratação - nutrição - reconstrução 
  • Semana 3: hidratação - nutrição - hidratação
  • Semana 4: hidratação - nutrição - reconstrução

Ah, não esqueça que essa é uma indicação mais geral pra um cabelo que tá lidando apenas com o frizz em excesso. Caso seus fios estejam muito danificados ou passando por outros problemas, como a queda ou quebra de cabelo, é legal procurar por um profissional que vai te ajudar a identificar o problema e a montar um cronograma capilar mais personalizado, tá?


E se você quer montar esse cronograma usando só as minhas barrinhas, anota aí a dica que eu vou te ajudar: basta intercalar o uso dos Shampoos Hidratante e Nutritivo combinados ao condicionador em barra que você preferir e trazer a sua máscara capilar em barra preferida de 1 a 2x na semana. Caso sinta necessidade de uma limpeza mais profunda, acrescente também o uso do Shampoo Purificante 1x na semana. 

E se você quiser uma ajudinha extra pra escolher as barrinhas ideais pro seu tipo de cabelo, eu tenho um quizz que vai te ajudar nisso com algumas perguntinhas bem rápidas sobre os seus fios. Nos vemos no próximo post!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos