Haircare e fitness: como manter os cabelos e o corpo sempre em forma

Chega mais e conta pra gente: já treinou hoje? E o haircare, tá em dia? Sim, essas duas coisinhas estão interligadas! 

A gente sabe muito bem que, com a rotina agitada que levamos hoje em dia, com certeza não é fácil cuidar dos cabelos e da forma física ao mesmo tempo. Mas separou algumas dicas bem legais pra ajudar você a entender como seus fios reagem após a atividade física e como conciliar esses dois cuidados diferentes. Alonga aí e vem junto!

 

Índice

 

Treinar sem descuidar do cabelo: sim, é possível

Fazer exercícios é bom demais, né? Nos sentimos com mais disposição, nosso dia fica mais legal e, claro, a saúde agradece! As recomendações mais recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que adultos devem fazer de 150 a 300 minutos de atividades físicas a cada semana. Isso dá uma média de 20 a 40 minutinhos por dia (se você se exercitar todos os dias). Muito legal, né? :)

No meio disso, acabamos esquecendo que os nossos cabelos também são uma parte importante dos exercícios físicos, na realidade do pós-exercícios. Cuidar dos nossos fios é parte integrante de uma rotina de cuidados em nosso dia a dia para ter um cabelo saudável e cuidar deles depois de se exercitar é essencial.

O desafio aqui é só o seguinte: quase todo tipo de atividade física envolve alguma situação que pode ser potencialmente prejudicial pros cabelos. De maneira geral, sempre rola muito suor, e, além disso, muitos exercícios físicos pedem alguma cobertura na cabeça: touca, boné, capacete, etc. Isso tudo sem falar na exposição a algum agente danoso externo, como sol, vento, sal e cloro.

Mas não precisa se preocupar, basta seguir algumas dicas simples – como sincronizar seu cronograma capilar com os dias de treino – pra garantir que os fios vão ficar em dia mesmo quando você se exercitar! 

 

Dicas de haircare para quem corre

É fato: a correria já faz parte da nossa rotina, né? Mas essas dicas aqui são para aquelas pessoas que ainda descolam um tempinho pra, literalmente, correr pelas ruas e avenidas da cidade. :)

Cuidado com a exposição ao sol

Cabelos expostos ao sol podem sofrer alguns efeitos indesejados. A exposição aos raios solares, se for exagerada ou frequente, pode ressecar os fios e torná-los frágeis e quebradiços. Da mesma forma como você aplica protetor solar pra proteger sua pele, é preciso pensar na proteção dos seus fios também.

Pra amenizar esses efeitos, a dica é usar bonés ou chapéus pra proteger os cabelos e o couro cabeludo. Só que não rola usar qualquer boné, tá? Prefira materiais leves e ventilados, específicos pra prática esportiva, já que tecidos pesados podem estimular o abafamento do couro cabeludo e levar ao surgimento de coceiras, descamação e dermatite seborreica – a temida caspa. 

Leia mais: Cuidados no Verão: saiba como se cuidar e curtir um verão perfeito!

Atenção com o suor

Mas correr debaixo do sol não expõe seus cabelos apenas aos raios UVA e UVB. Essa atividade também faz a gente suar e muito. E o suor, como você já deve imaginar, também pode prejudicar seus fios.

Além de se acumular no couro cabeludo e impedir que as raízes respirem, o excesso de suor acaba sendo absorvido pela a fibra capilar, que então sofre a ação dos sais minerais e outras partículas que são liberados pela transpiração. Isso faz com que ela perca nutrientes. Por isso, após concluir seu treino de corrida, o ideal é levar seus fios e fazer um tratamento de hidratação.

Me ajuda, B.O.B?

Quer se prevenir dos efeitos do suor e do uso de bonés de corrida? Vai de Trio Anticaspa B.O.B. Com essa equipe ao seu lado, seus cabelos ficam sempre em dia.

O Shampoo Detox garante uma limpeza profunda pra área do couro cabeludo, eliminando o suor que ficou por ali e também evitando o surgimento de fungos e bactérias. Enquanto isso, o Condicionador Suave e a Máscara Capilar Hidratação garantem a saúde dos fios que foram expostos ao sol e ao suor. Essa trinca de produtos poderosa é cheia de ingredientes naturais que não agridem seu corpo e nem o Planeta!

Dicas de haircare para quem nada

Nadar é um exercício completo, e faz um bem incrível pra nossa saúde. Na piscina é possível fortalecer os músculos e ampliar a capacidade pulmonar, entre muitos outros benefícios. Mas o contato com a água, das piscinas ou do mar, pode exigir cuidados especiais com os cabelos. Mergulhe de cabeça nas nossas dicas!

Proteja seus cabelos do cloro

Piscinas com tratamento à base de ozônio ainda não são muito populares, então, se você nada, provavelmente não tem pra onde fugir do cloro. Já no mar, o problema é com o sal. Em ambos os casos, pode ser uma boa proteger previamente os seus fios antes dessa atividade física. Como fazer isso? Aplicando um leave-in ou até uma máscara capilar antes da natação: isso forma uma camada protetora em volta da fibra capilar e diminui os danos causados por esses agentes agressivos.

Use a touca de natação

A touca de nadar é um acessório quase obrigatório, né? Além de evitar que a cabeleira fique entrando nos olhos debaixo da água, ela ainda melhora sua performance dentro da piscina ao diminuir o atrito com a água.


A touca faz mais que isso, sabia? Ela também protege seus cabelos da ação do cloro, deixando os fios mais fáceis de cuidar após dar umas braçadas. Mas só lembre de uma coisa: assim como um boné, a touca não deixa o couro cabeludo respirar, então é legal ter os mesmo cuidados preventivos e utilizar um shampoo anticaspa de vez em quando por precaução, tá?

Me ajuda, B.O.B?

O segredo pra quem nada é praticidade: ter um bom shampoo de limpeza profunda na sua mochila de natação e uma máscara capilar sempre à mão é fundamental pra garantir a saúde dos cabelos.

Com o Trio Detox e Hidratação B.O.B você tem tudo o que precisa em 3 barrinhas que pode levar pra qualquer lugar e garante fios protegidos com um couro cabeludo saudável. O Shampoo Detox atua na remoção de agentes agressivos dos fios e do couro; O Condicionador Profundo sela as cutículas e controla o frizz, enquanto a Máscara Capilar Hidratação pode ser usada como uma ação de cuidado preventiva antes de dar aquele “tchibum” na água.

Dicas de haircare para quem pedala

Quem curte andar de bicicleta, seja pela cidade ou em trilhas por aí, também pode seguir alguns cuidados básicos com os cabelos antes, durante e depois da pedalada. Confira!

Os perigos do vento no cabelo

Passear de bike ou treinar em circuitos fechados: seja qual modalidade escolher, ela vai envolver vento nos cabelos. E por mais delicioso que seja o ar passando pelos fios, essa dinâmica pode deixá-los ressecados e quebradiços.

O vento rouba a umectação da fibra capilar, e ela se torna mais frágil e exposta. Por isso, é legal aplicar uma sessão de hidratação e de reconstrução após os treinos, pra garantir que a estrutura dos fios seja fortalecida e que eles continuem macios, brilhantes e flexíveis.

Não esqueça do capacete

Usar capacete ainda não é lei no Brasil para os ciclistas, mas mesmo assim é extremamente recomendável que você se proteja com esse acessório. Embora ele acabe cobrindo seus fios e até isolando eles da ação danosa do vento, o uso frequente do capacete, assim como o boné e a touca de natação, pode acabar abafando a região do couro e causando problemas.

Escolha um modelo de capacete com aberturas que permitam a troca de ar e ventilação na região da cabeça. E após terminar o pedal, não esqueça de trazer para o seu haircare um shampoo com efeito limpante pra ajudar na higiene do couro e evitar qualquer chance de problemas.

Me ajuda, B.O.B?

Chame o Trio Reconstrução B.O.B pra pedalar com você e garantir que seus fios estarão sempre fortes e preparados pra resistir à ação do vento nos cabelos.

O Shampoo Revitalizante tem ação 3 em 1 e garante a limpeza do suor depositado no couro ao mesmo tempo que já inicia o processo de nutrição e reconstrução dos fios que sofreram a ação impiedosa do vento. Aí, a Máscara Capilar Hidratação atua profundamente nos fios, hidratando, nutrindo e fortalecendo a fibra. Por fim, o Condicionador Profundo hidrata os fios mais ressecados, fechando cutículas e combatendo a porosidade e as temidas pontas duplas.

Dicas de haircare para quem malha

Fazer ginástica ou puxar ferro na academia faz parte do dia a dia de muita gente e todo mundo que é fã de uma clássica malhação também não deve descuidar dos cabelos. Espia só como dá pra combinar essas atividades e garantir que o haircare não se torne um peso extra em sua rotina.

Cabelo preso: vai com calma, tá?

Prender o cabelo antes de malhar, além de ser bem mais prático e refrescante, também é uma ação preventiva de segurança, sabia? Afinal, já imaginou prender os fios em algum aparelho ou equipamento pesado de ginástica?

Então, já que é assim, o cuidado que você precisa ter antes de fazer seus exercícios na academia é prender os cabelos do jeito certo: não exagere na tensão do rabo de cavalo ou coque, tá? Se você errar na força aplicada sobre as raízes, podem danificar os fios e causar queda.

Lembre que a malhação costuma acontecer em vários dias da semana ou, em alguns casos, diariamente. Então, se todo dia um punhado de fios acabar caindo, em algum tempo pode começar a aparecer falhas no couro cabeludo e, eventualmente, levar até a problemas mais chatinhos de queda capilar.

Não descuide da lavagem 

Por conta da rotina atribulada e dos horários em que acontece o treino, muita gente acaba dando o famoso “jeitinho” e pulando a lavagem dos cabelos após a ginástica – especialmente quem malha logo cedo e precisa correr para o trabalho ou outros compromissos após a academia. Algumas pessoas só secam o cabelo com o secador, pra eliminar o excesso de suor, e passam o dia assim até lavar os cabelos à noite, por exemplo.

Mas essa prática não é muito legal, tá? O suor acumulado no couro cabeludo vai dificultar a respiração da pele da região e causar enfraquecimento das raízes e os tradicionais problemas de irritação no tecido, além da caspa.

Me ajuda, B.O.B?

Garantir cabelos saudáveis e eliminar qualquer chance de problemas no couro cabeludo fica mais leve com a ajudinha do Trio Antiqueda B.O.B.

 

O Shampoo Purificante oferece uma limpeza profunda, removendo o suor acumulado do couro e dos fios. Ao mesmo tempo, ele fortalece os cabelos que sofreram a ação mecânica do rabo de cavalo graças à ação do Óleo de Palmiste, que garante força e preserva a elasticidade natural dos cabelos, prevenindo a queda. Enquanto isso, a combinação do Condicionador de Hidratação Profunda com a Máscara Capilar Hidratação trata profundamente os fios que ficaram presos, garantindo brilho e maciez.

Dica extra da B.O.B: 

Além de ajudar você a manter sua rotina de atividades físicas sem abrir mão de um cabelo saudável e bonito, a gente ainda vai além e garante que você esteja sempre com as axilas protegidas e bem cuidadas enquanto faz seus exercícios, sabia?

A nova linha de desodorantes naturais em barra B.O.B Deo protege e equilibra a microbiota da axila, reduzindo a oleosidade excessiva, repondo os minerais essenciais e mantendo a hidratação natural da região. Além disso, os desodorantes B.O.B Deo elevam o pH das axilas pra evitar a proliferação de bactérias indesejáveis que causam o mau odor – mas sem impedir a transpiração natural do corpo. Você pode usar à vontade, sabendo que eles não levam alumínio na formulação e podem ser aplicados sempre que quiser – inclusive à noite, pra dormir. 

Leia também: Alumínio no desodorante: vilão ou não?

Exercite o corpo e a sustentabilidade todo dia com a B.O.B

Percebeu como tem um produto B.O.B que se encaixa direitinho com a sua rotina? Com nossos cosméticos sólidos é bem mais simples e prático levar seus produtos na mochila de esportes e se cuidar onde estiver, sem garrafas e frascos plásticos de shampoo bagunçando sua bolsa. Terminou o treino na academia? É só sacar suas barrinhas – que são naturais, veganas, livres de crueldade animal e 100% plastic free – e partir pro chuveiro.

Isso é a #sustentabilidadepossível que a gente gosta tanto aqui na B.O.B: quando ela se torna parte do seu dia a dia, sem você perceber, devagarzinho, ela vai fazendo efeito ao seu redor e ajudando a melhorar o planeta.

deixe um comentário

meus produtos