Hidrofobia capilar

Hidrofobia capilar: o que é e como recuperar a saúde dos fios

Cabelo secos, opacos e que não parecem hidratar nem depois de um tratamento profundo? Você pode estar recebendo uma visitinha da hidrofobia capilar! Apesar do nome complicado e estranho, te garanto que resolver esse problema é bem simples do que parece. Spoiler: simplesmente trocar o seu shampoo já pode ajudar a recuperar a saúde dos seus cabelos e a mandar a hidrofobia capilar pra longe.

Segue aqui que hoje vou te contar tudo sobre esse problema e como recuperar a saúde dos seus cabelos com uma listinha simples de cuidados diários e produtos especializados. 

Índice

  • O que é hidrofobia capilar?

    • O que causa hidrofobia capilar?

    • Como saber se tenho hidrofobia capilar?

  • Como tratar a hidrofobia capilar?

    • Quais produtos usar pra acabar com a hidrofobia capilar.

  • Como prevenir que a hidrofobia capilar apareça.

    • Dicas de cuidados diários pra evitar a hidrofobia capilar.


O que é hidrofobia capilar?

Como o nome já sugere, a hidrofobia capilar é quando seu cabelo se torna resistente à absorção de água ou hidratação, isso faz com que o cabelo se torne quase impermeável, dificultando a penetração de produtos hidratantes e nutrientes essenciais pra saúde capilar. A consequência são cabelos secos, opacos e quebradiços! Ah, a hidrofobia capilar pode afetar qualquer tipo de cabelo, tá? Mas acaba sendo mais comum em cabelos que passaram por processos químicos, como alisamentos e descolorações frequentes.

O que causa hidrofobia capilar?

Uma coisa bem importante da gente entender é que a hidrofobia capilar vai aparecer nos cabelos que estão com as cutículas danificadas, já que essa é a camada de proteção externa dos nossos cabelos. Quando danificada, a cutícula perde a capacidade de reter água e nutrientes, tornando os fios impermeáveis. 


Por isso, vários hábitos do nosso dia a dia podem contribuir pro aparecimento da hidrofobia capilar, já que vários deles são danosos pra nossa cutícula, e entender a causa pode facilitar na hora de tratar e até prevenir esse problema. Por isso, fique atenta aqui nessa lista e se você tem qualquer um desses hábitos na sua rotina, talvez esteja na hora de repensar! 

Principais causas da hidrofobia capilar:

  • Processos químicos: procedimentos como alisamentos, colorações e descolorações frequentes podem comprometer a integridade da cutícula, além de causar outros danos.
  • Uso excessivo de ferramentas térmicas: o calor intenso causa uma perda de hidratação excessiva nos cabelos e ainda pode danificar bastante as cutículas, em alguns casos até queimar seus fios. 
  • Exposição ao sol e poluição: a exposição prolongada aos raios UV e à poluição ambiental pode degradar a estrutura do cabelo.
  • Produtos capilares agressivos: shampoos com sulfatos, parabenos, petrolatos álcool e outros ingredientes agressivos podem remover os óleos naturais do cabelo, afetando a capacidade de absorção de água.
  • Falta de cuidados adequados: a ausência de uma rotina de cuidados capilares, como hidratação e nutrição regulares, pode agravar a condição, impedindo a recuperação da cutícula.

Leia mais: Cabelo ressecado e com frizz: como identificar, tratar e evitar.


Como saber se tenho hidrofobia capilar?

Eu sempre digo pro aqui que o cabelo dá sinais antes de ficar completamente danificado ou sofrer uma quebra excessiva. Devagarinho ele vai nos apontando que algo na nossa rotina está errado e as vezes nem precisamos de um olhar super minucioso pra perceber que tá na hora de rever nosso haircare. Separei algumas das características mais comuns dos cabelos com hidrofobia capilar pra ajudar você a identificar se os seus fios estão passando por isso. 

Sintomas da hidrofobia capilar:

  • Dificuldade na absorção de água: durante a lavagem, você pode perceber que a água parece "escorrer" pelos fios sem ser absorvida, seu cabelo parece demorar mais pra ficar molhado. Isso é um sinal de que a cutícula do cabelo pode estar danificada ou fechada.
  • Cabelos secos e ásperos: mesmo depois de usar condicionadores e máscaras hidratantes, os fios continuam com aspecto ressecados e com uma textura áspera ao toque.
  • Falta de brilho: o cabelo opaco e sem vida é uma consequência da dificuldade de absorver ou reter hidratação, nutrição e reconstrução. 
  • Quebra e pontas duplas: a falta de hidratação adequada pode tornar os fios mais suscetíveis à quebra e ao surgimento de pontas duplas.
  • Dificuldade em desembaraçar: o ressecamento em excesso também leva ao aparecimento de nós, deixando os fios difíceis de pentear, mesmo quando úmidos.
  • Sensação de peso e rigidez: aquele cabelo pesado, que perdeu seu balanço e leveza naturais também pode ser causado pela hidrofobia capilar.

Como tratar a hidrofobia capilar?

Mesmo que pareça estranho, o principal tratamento pra hidrofobia capilar é a hidratação e a nutrição. E pra casos de danos mais extremos nos fios, a reconstrução também pode ser necessária. Se os cabelos estão muito danificados, por mais que você reponha a hidratação e a nutrição, seus fios podem não ser capazes de reter esses tratamentos, já que as cutículas são uma parte importante da retenção de nutrientes. A hidratação e nutrição constantes vão começar a recuperar os dados dos seus cabelos e ajudando ele a reter água e nutrientes novamente. 

Cronograma capilar pra acabar com a hidrofobia capilar

  • Semana 1: hidratação - nutrição - hidratação
  • Semana 2: hidratação - reconstrução - nutrição
  • Semana 3: hidratação - nutrição - hidratação
  • Semana 4: hidratação - reconstrução - nutrição

Em casos mais extremos, como em queda capilar ou irritação constante no couro cabeludo, a melhor coisa é buscar por especialistas, só eles vão poder te dizer se o que está acontecendo com seus fios é a hidrofobia capilar e como melhor tratar o seu caso. 

Quais produtos usar pra acabar com a hidrofobia capilar.

Minha dica é apostar sempre em produtos com ingredientes naturais, como óleos vegetais (argan, coco, jojoba) e manteigas (karité, cacau), eles vão agir de forma profunda nos seus fios sem o risco de causarem mais danos como os ingredientes sintéticos. Falando em ingredientes sintéticos, é legal evitar eles por completo, principalmente shampoos com limpantes agressivos que usam sulfatos, parabenos e petrolatos. Esses tipos de ingredientes podem ressecar ainda mais seus cabelos e causar ainda mais danos ao invés de ajudar você a combater eles. 

Os dois tipos de produtos que vão ser seus melhores amigos na hora de acabar com a hidrofobia capilar é o condicionador e a máscara de tratamento. Além de hidratar, nutrir e reconstruir, esses produtinhos vão ajudar a selar as cutículas dos seus fios, o que por consequência vai fazer com que seus cabelos retenham toda a hidratação e nutrição que você está tentando repor nos fios. 


Produtos naturais pra tratar a hidrofobia capilar:

  • Shampoo Hidratante: hidrata profundamente os fios, é rico em nutrientes e queratina vegetal, que restauram a fibra capilar, deixando os fios fortalecidos e macios. Além disso, deixa os cabelos cacheados definidos e modelados, dado ao seu efeito 'curl memorizer'.

Shampoo em Barra Nutritivo para cabelos ressecados B.O.B

  • Shampoo Nutritivo: nutre profundamente desde a raiz, repara as fibras danificadas e devolve elasticidade natural ao fio. Também deixa o cabelo macio e com mais brilho, enquanto controla o volume e o frizz.

  • Condicionador Hidratação Profunda: hidrata profundamente os fios mais ressecados, combate a porosidade e reduz as pontas duplas. Ele deixa o cabelo macio, controla o frizz e aumenta o brilho, além de ajudar a reconstruir e fortalecer os fios. 

  • Condicionador Modelador: 2 em 1, pode ser usado tanto como condicionador, quanto como leave-in pra finalização dos cachos. Ele hidrata, modela e reduz o frizz.

  • Máscaras capilares: nas versões Hidratação e Definição, as duas hidratam, nutrem e reconstroem os cabelos em um tratamento profundo que devolve a queratina aos fios, conferindo maciez e brilho intenso aos cabelos.

Esses produtinhos que indiquei aí em cima são as minhas barrinhas. As fórmulas são naturais e super concentradas, o que faz com que tenham uma ação profunda nos seus fios, recuperando a saúde deles em pouco tempo. Além disso, dispensam o uso de ingredientes sintéticos potencialmente nocivos e poluentes, e ainda são zero plástico, o que vai torar a sua rotina sustentável, além de incrível pra saúde dos seus cabelos. 

Leia também: Dominando o cabelo poroso: guia completo pra tratamento e cuidados.


Como prevenir que a hidrofobia capilar apareça.

Pra prevenir que a hidrofobia capilar apareça nos seus cabelos, o primeiro passo é escolher os produtos certos pro seu tipo de cabelo. Como eu já comentei, evitar shampoos e condicionadores que contenham sulfatos, parabenos, petrolatos e silicones é essencial, esses ingredientes podem ressecar os fios, comprometer a integridade da cutícula capilar e até se acumular no seu cabelo, causando quebra e pontas duplas. Substitua essas fórmulas sintéticas pelas naturais e pontos extras se forem cosméticos em barra que vão agir de forma ainda mais profunda nos seus cabelos. 

Outro ponto importante é controlar o uso de ferramentas térmicas, como secadores, chapinhas e babyliss, eles podem danificar a cutícula capilar, deixando ela mais propensa à hidrofobia. Limite a frequência de uso dessas ferramentas e prefira secar o cabelo ao ar livre sempre que possível. Isso também vale pra exposição ao sol, por isso sempre que possível fique na sombra e use chapéus pra proteger seus cabelos do sol.

Dicas de cuidados diários pra evitar a hidrofobia capilar.

Por último, mas não menos importante, manter uma rotina de cuidados diários com o cabelo é essencial. Se seus fios estiverem saudáveis, um cronograma capilar básico de hidratação semanal e nutrição e reconstrução mensais, já deve ajudar a manter a saúde dos cabelos e recuperar eles dos danos do dia a dia. Além disso, alguns hábitos diários também são essenciais pra que seus cabelos fiquem bem longe da hidrofobia.

Checklist pra um cabelo saudável:

  • Nada de sulfatos, parabenos e petrolatos.
  • Beba muita água, a hidratação de fora pra dentro é importante também.
  • Controle o uso de acessórios de calor. 
  • Não durma de cabelos presos ou molhados.
  • Tome cuidado com a água quente do chuveiro e enxágue com água fria sempre que possível.

Combinar esses hábitos simples com uma linha de produtos em barra e naturais vai deixar seu cabelo sempre saudável, macio e cheio de brilho — e bem longe da hidrofobia capilar. Conheça mais das minhas barrinhas e tenha uma rotina melhor pra você e mais equilibrada pro Planeta.

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
edição limitada
ver todos os produtos