Cronograma capilar: haircare é o novo skincare!

Você provavelmente já ouviu falar em ritual de skincare, um termo que dominou as redes sociais nos últimos anos. Agora, se você reserva um momento especial do seu dia apenas para cuidar da sua pele, por que não faz isso com os seus cabelos também? Eles também precisam de uma atenção especial para estarem sempre saudáveis e brilhosos! 


Na verdade, o couro cabeludo e os fios sofrem a ação dos mesmos fatores que impactam nossa pele: estresse, poluição, acúmulo de resíduos, agressões, envelhecimento genético, etc. Aliás, vale lembrar que couro cabeludo é feito de PELE! Por isso, faz todo sentido que eles mereçam a mesma dedicação da nossa parte, não acha? E esse cuidado especial com os cabelos tem até nome: é o haircare, claro. E o cuidado específico com o couro cabeludo se chama scalpcare.


Se você quer saber mais sobre como pode incorporar o haircare no seu dia a dia e ainda aprender como montar o seu próprio cronograma capilar, vem com a gente nesse conteúdo! 


Índice

O que é haircare? 

O haircare é uma rotina de cuidados com seus cabelos e seu couro cabeludo que traz mais saúde e beleza para os seus fios. Ele está ligado a um cronograma capilar, que nada mais é que uma agenda de ações e tratamentos. Se você seguir certinho o cronograma mais adequado para o seu tipo de cabelo, ele fornecerá mais equilíbrio e força para os seus fios.


A ideia por trás do haircare é oferecer a mesma atenção que a pele costuma receber. É uma abordagem de cuidado pessoal mais carinhosa com os cabelos e suas necessidades específicas. E, claro, traz resultados visíveis, com couro cabeludo e fios mais saudáveis e bonitos.


 

 

Cronograma capilar: como funciona

A rotina de haircare depende, obrigatoriamente, de um programa capilar de cuidados contínuos, já que tratamentos pontuais e isolados não trazem benefícios reais e duradouros. Para isso, existe o cronograma capilar: uma forma de organizar, ao longo de semanas e meses, as ações e tratamentos que você irá aplicar em seus fios. Assim, fica mais fácil seguir um roteiro de atividades e criar uma rotina previsível de ações.

De forma geral, o cronograma capilar costuma envolver tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução (ou restauração) dos fios, intercalados ao longo dos dias da semana, sempre com intervalos mínimos de 48 horas entre eles. Cada cronograma capilar é montado de acordo com tipos de cabelo específicos, variando a ordem dos cuidados, a frequência com que são executados e até incluindo tratamentos adicionais.


Quanto tempo deve durar o cronograma capilar?

Um ciclo de cronograma capilar é concluído dentro de 4 semanas, e já é possível sentir os seus efeitos no fechamento dessa primeira rodada de cuidados intercalados. No entanto, ninguém melhor do que você para avaliar os resultados do primeiro ciclo e definir se precisa renovar seu cronograma capilar naquele momento, ou se fará uma pausa maior até o próximo. 

Os benefícios do haircare podem ser intensificados com a sequência contínua do tratamento, mas isso não significa que você precisa seguir o cronograma capilar para sempre. Quando achar que seu cabelo atingiu a melhora desejada, que tal experimentar uma breve pausa e conferir como os fios reagem? Se os resultados obtidos permanecerem visíveis, você já pode parar com o cronograma capilar. Agora, se os efeitos do haircare durarem pouco, pode ser legal retornar ao cronograma e continuar a avaliar os resultados.

 

 

Como montar o seu cronograma capilar?

Montar o seu cronograma capilar começa por desacelerar um pouco da correria do dia a dia e separar um tempo para prestar mais atenção aos seus cabelos. Parece óbvio dizer isso, mas acredite: é natural não darmos a devida importância a eles. Preste atenção nos seus fios e identifique quais são suas necessidades. Essa análise deve indicar como montar o melhor cronograma capilar para o seu tipo de cabelo. 

Uma técnica bastante conhecida para reconhecer o que seus cabelos estão pedindo é chamada de Teste de Porosidade. É bem simples, e funciona assim: coloque um fio de cabelo em um copo com água e aguarde 10 minutos para conferir o que acontece com ele.

  • Se ele afundou até a base do copo, é sinal que absorveu a água rapidamente: as cutículas estão muito abertas, e precisam de reconstrução. 
  • Se o cabelo boiar, a fibra capilar pode estar muito ressecada - quase impermeável - indicando que precisa de hidratação. 
  • Agora, se o cabelo descer até o meio do copo, ele mostra que está razoavelmente hidratado e com sua estrutura preservada. Ou seja: nesse caso, aposte na nutrição.

 

  


Qual é a ordem do cronograma capilar?

O modelo de cronograma capilar mais conhecido sugere 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução por mês. É uma combinação mais abrangente, quase genérica, que visa atender a diversos perfis capilares e oferecer os cuidados básicos. 

Porém, isso não quer dizer que você não pode adaptar esse cronograma para as necessidades do seu cabelo. Separamos alguns exemplos de cronograma para você se inspirar:


Cronograma capilar hidratação

Se você percebe ressecamento, falta de movimento dos fios e uma sensação áspera ao toque, o melhor é incluir mais sessões de hidratação em sua rotina de haircare. Isso é sinal de cutículas mais fechadas, incapazes de absorver tratamentos e até mesmo a água. Nesse ponto, o frizz e as pontas duplas estão há um pulo de distância.


Um cronograma capilar para hidratação poderia ser assim:

  • 1ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 reconstrução
  • 2ª semana: 1 nutrição, 1 hidratação e 1 nutrição
  • 3ª semana: 1 hidratação, 1 reconstrução e 1 hidratação
  • 4ª semana: 1 nutrição, 1 hidratação e 1 nutrição
  • Cronograma capilar nutrição

    Os cabelos ficam embaraçados com facilidade? Você nota muitos fios arrepiados e sem brilho? São indícios que seu cronograma capilar precisa de mais etapas de nutrição. Outro sinal de alerta indicando falta de nutrição são fios elásticos: ao puxá-los pelas pontas, eles vão e voltam, se esticando como um chiclete. Uma sugestão de cronograma capilar focado em nutrição seria a seguinte:

  • 1ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 hidratação
  • 2ª semana: 1 nutrição, 1 hidratação e 1 reconstrução
  • 3ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 hidratação
  • 4ª semana: 1 nutrição, 1 hidratação e 1 nutrição
  • Cronograma capilar reconstrução

    Se o seu cabelo tem histórico de agressões químicas ou físicas, as cutículas podem ter se danificado: elas ficam mais abertas, e perdem água e nutrientes ao mesmo tempo em que os absorvem. A diferença entre essas duas modalidades é que as químicas são referentes a alisamento, relaxamento, tintura ou descoloração, enquanto as físicas geralmente estão ligadas a escovação intensa, rabo de cavalo muito apertado, uso contínuo de chapinhas e secadores em temperaturas exageradas. Mas o resultado de ambas é o mesmo: fios quebradiços e com menos densidade. Nesse caso, o mais recomendado é investir em ações de reconstrução. Esse método pode dar mais massa e fortalecer a fibra capilar, deixando a estrutura dos fios preparada para aproveitar ao máximo os benefícios da nutrição e da hidratação.


    Confira essa sugestão de cronograma capilar para reconstrução:

  • 1ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 hidratação
  • 2ª semana: 1 nutrição, 1 hidratação e 1 reconstrução
  • 3ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 hidratação
  • 4ª semana: 1 nutrição, 1 hidratação e 1 reconstrução
  • Cronograma capilar para crescimento

    Nosso cabelo cresce em um ritmo próprio, mas às vezes queremos dar aquele empurrãozinho e acelerar esse processo, né? É o caso, por exemplo, de quem está em processo de transição capilar.


    Leia também: Como fazer o cabelo crescer: tudo sobre crescimento capilar


    O que acontece é que, muitas vezes, os cabelos passando por transição capilar estão se libertando das químicas, e apresentam duas texturas diferentes ao mesmo tempo. Com isso, eles podem sofrer com falta de nutrientes e fraqueza, quebrando com facilidade e desacelerando o seu ritmo natural de crescimento. Eles precisam de nutrição e reconstrução.


    Assim, um cronograma capilar para crescimento dos fios poderia seguir a seguinte rotina:

  • 1ª semana: 1 hidratação, 1 hidratação e 1 nutrição
  • 2ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 reconstrução
  • 3ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 hidratação
  • 4ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 reconstrução

  •  

    Cronograma capilar para cabelos cacheados

    Cabelos cacheados costumam ter problemas com ressecamento dos fios: a sua curvatura dificulta que a oleosidade do couro cabeludo chegue até as pontas. Assim, um cronograma capilar para cabelos cacheados provavelmente terá maior ênfase na hidratação, para reduzir esse efeito do ressecamento.

    Por outro lado, a nutrição capilar também é importante aqui, pois ela é capaz de construir uma barreira lipídica nos cabelos. Os lipídeos são moléculas orgânicas que fornecem a oleosidade necessária à fibra capilar e atuam como uma camada protetora dos fios. Eles ficam mais macios, flexíveis e brilhantes. E com as cutículas alinhadas, os cachos ganham mais definição, e ficam mais bonitos e saudáveis.


    Um possível cronograma capilar para cabelos cacheados seria o seguinte:

    • 1ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 hidratação
    • 2ª semana: 1 nutrição, 1 hidratação e 1 nutrição
    • 3ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 hidratação
    • 4ª semana: 1 nutrição, 1 hidratação e 1 reconstrução

     

    Kit Cronograma Capilar

    Agora que você já entendeu o conceito de um programa capilar de cuidados, e qual sua função dentro da rotina de haircare, é importante pensar em quais produtos usar para fazer o cronograma capilar. Esse pequeno “time” que irá acompanhar você ao longo de semanas e meses é chamado de Kit Cronograma Capilar. É importante escolher com atenção os ingredientes e ativos que farão parte dessa jornada, eles podem estar presentes em máscaras específicas para cada etapa, mas também em shampoos e condicionadores formulados especificamente para essa função.

    cronograma capilar

    Por exemplo, para a etapa de hidratação, produtos que consigam devolver a umidade natural dos fios são bem-vindos. É o caso do Shampoo Hidratante e do Condicionador Suave da B.O.B que, juntos, oferecem hidratação na medida certa com a combinação de ingredientes naturais como Queratina Vegetal, Óleo de Buriti, Acácia Senegal (Shikakai), Óleo Essencial de Cedro e May Chang, Manteiga de Karité e Óleo de Mamona.

    Para a fase de nutrição, o Shampoo Nutritivo e o Condicionador Modelador, da B.O.B, podem ser ótimos companheiros: suas fórmulas incluem ativos como Manteiga de Cupuaçú, Argila Branca (rica em alumínio e silício), Óleos essenciais de Ylang Ylang e Gerânio, Queratina Vegetal, Pracaxi, Manteiga de Manga, Cedro e May Chang. São ingredientes que formam uma proteção natural ao redor do fio, ajudando na umectação, deixando-os nutridos e preservando a hidratação por mais tempo.

    A reconstrução é a ação mais intensa do cronograma capilar, agindo na reposição de proteína dos fios, especialmente a queratina. Por isso mesmo, ela quase sempre aparece com menor frequência no cronograma de cuidados, atuando na recuperação da massa capilar que foi perdida. Os ingredientes mais indicados para essa etapa podem ser encontrados no Shampoo Revitalizante e no Condicionador Profundo da B.O.B: a Queratina Vegetal repara internamente e fortalece a estrutura dos fios, enquanto a Vitamina B5, combinada com manteigas e óleos vegetais (Pracaxi, Baobá, Karité e Mamona), nutre e hidrata profundamente, trazendo brilho e maciez para fios que foram quimicamente tratados e precisam de restauração.

     

     

    Seu cronograma capilar começa com a B.O.B

    A B.O.B uniu tecnologia e sustentabilidade para desenvolver cosméticos que acompanham seu dia a dia e suas necessidades, com produtos para todos os tipos de cabelos. São shampoos, condicionadores, limpadores faciais e acessórios que oferecem todo o cuidado com você e com o planeta. Aproveite e conheça a linha completa!

    Os produtos da B.O.B são sólidos, em formato de barra, e isso faz toda diferença: eles consomem menos recursos naturais em sua produção, não levam agentes químicos nocivos em suas fórmulas e não usam plásticos nas embalagens. É isso mesmo: a B.O.B é 100% livre de plástico! As barras também são veganas e Cruelty-Free, promovendo ainda mais cuidados com o meio ambiente 

    Quer uma dica? Responda ao Quiz B.O.B e descubra rapidinho qual shampoo e condicionador em barra são mais indicados para você! Depois, é só garantir suas barrinhas: escolha entre os diversos kits e trios prontos ou, se preferir, combine os produtos B.O.B como quiser e monte um combo que é a sua cara! 

     

    Você sabe: cuidar dos cabelos e preservar o meio ambiente depende de pequenas ações cotidianas que, realizadas de forma contínua, geram grandes resultados com o passar do tempo. E a B.O.B está ao seu lado nessa jornada diária. Vamos juntas? 

     

    deixe um comentário

    nossos produtos